As Bruxas

As Bruxas Roald Dahl
Quentin Blake

Resenhas - As Bruxas

Isabela Zocolaro 31/03/2024

"As Bruxas" de Roald Dahl é um livro divertido ? brinca de uma maneira única sobre a existência das bruxas ( elas querem trucidar e sumir com todas as crianças do mundo) ? mas senti falta, durante a leitura, daquele encantamento tão típico das histórias de Dahl.

Não é surpresa que Roald Dahl é grande contador de histórias, mas o que o torna incrível para mim é que enquanto leio seus livros, meus olhos brilham com o encantamento do fantástico ou com o jeitinho de seus personagens. Em "As bruxas" senti falta disso, e embora tenha me divertido e indique sim a leitura para as crianças ? toda criança merece saber que bruxas são más e estão por aí ? não é algo que eu indicaria como indispensável.

?Bruxa de verdade nem parece bruxa. E aí está o perigo. Como é que a gente vai saber quem é bruxa e quem não é??

Larissa.Ramos 26/03/2024

Ai gente nostalgia pura , é o roteiro todinho do filme que passava a tarde na globo , muito legal de ler

Edith 23/03/2024

Não sabia que existiam tantas bruxas no mundo!
O neto e sua avó sabem! Eles estão atentos aos movimentos delas para eliminá-las.
Bem divertido!

Isabely 17/03/2024

Magia, terror e planos
Um menino, sua avó e bruxas! os acontecimentos mágicos que esses três personagens podem participar?
a magia e o terror das bruxas, elas, que cultivam um ódio mortal a crianças, e tem um plano grandioso de acabar com todas as da Inglaterra. essas são as informações que posso revelar a cerca desse livro, que além de espetacular me deixou amedrontada de por acaso dar de encontro com uma bruxa, por mais que ja tenha passado do grupo de riscokkkk

kittyleitora 27/02/2024

Roald Dahl >>>>
Eu já conheço esse autor desde o ano passado com minha leitura de "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Gostei muito da escrita e comprei "Matilda", que foi melhor ainda que o anterior.
Com tantas boas impressões, eu vi este livro em algumas livrarias e acabei me interessando, logo comprei. O livro em si tem uma introdução longa abordando sobre as bruxas, porém trouxe mais curiosidade para saber o futuro da história.
A escrita é fluida, você nem percebe que leu várias páginas pois é algo muito natural e divertido. O protagonista passa por várias aventuras no hotel Majestic e até mesmo no local onde morava (Reino Unido).
Um livro leve, divertido, e até um pouco triste nas últimas páginas (não vou falar o que aconteceu pra não dar spoiler ne)

Bkcbc 30/01/2024

Lembrei desse livro que foi um dos primeiros que eu li, e é realmente muito bom. Tem vários outros que eu queria colocar aqui também, mas tenho vergonha kkk

Gaby 21/01/2024

Muito leve e divertido
Amei o livro assim como os demais lidos do autor ! Super divertido e leve . Uma excelente leitura para crianças e adultos fãs de literatura infanto juveni!.

Ariana Xavier 16/01/2024

As Bruxas
Amei o livro!
Quando a avó o questionou sobre se ele não incomodava em ser rato pra sempre, me emocionei. Muita simplicidade e amor na relação dessa família.
Fiquei surpresa em saber que esse livro inspirou o filme que cresci assistindo.

leaoliterario 28/12/2023

?? Querido, tem certeza de que não se importa de passar o resto da sua vida como rato?

? Nem um pouco. Quando temos alguém que nos ama, não importa quem somos ou qual a nossa aparência.?

Maria Fernanda 11/12/2023

Me enganei
Achei que ia ser uma história sobre as bruxas, e não uma história contra as bruxas. No meio do livro me liguei que já tinha visto o filme e aí ficou tudo mais sem graça. É uma boa leitura, leve para se distrair, mas Não é tão interessante quanto eu achei que seria.

Nati Sampaio 18/11/2023

Mais um livro que finalizei com o meu filho, lendo todas as noites para ele.
Ele sempre amou o filme, os dois filmes, e amou mais ainda o livro.
O livro tem a escrita deliciosa de Roald Dahl, super rapidinho de ler e bem fácil para as crianças. O livro é um pouco diferente dos filmes em vários aspectos, principalmente no final.
Ainda assim, uma leitura super gostosa que vale muito a pena!

Marcos.Detanico 16/11/2023

Ler foi como reencontrar um velho amigo da infância. A trama encantadora e os personagens cativantes me levaram de volta a um tempo mais simples, cheio de imaginação e maravilhas. A nostalgia que permeia cada página fez com que a leitura satisfatória, não é perfeita, mas vale a pena.

Caroline.Grossl 16/11/2023

As Bruxas, de Roald Dahl
As Bruxas é um livro infanto-juvenil, escrito pelo britânico Roald Dahl, mesmo autor de "Matilda" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Sua primeira publicação ocorreu em 1983 e chegou aqui no Brasil através da editora Martins Fontes. A edição que li, foi publicada em 2012 e contém 240 páginas.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, bruxas não são apenas criaturas dos contos de fadas, elas realmente existem e vivem entre nós disfarçadas como mulheres normais, o que torna difícil de identificá-las. Por isso, é importante estar sempre atento para perceber quando estiver de frente com uma bruxa, principalmente se você for uma criança, pois o objetivo dessas criaturas é sumir com todas as crianças que surgirem em seu caminho através de seus poderes mágicos!

O protagonista dessa história é um menino inglês que irá narrar sobre as suas aventuras vividas quando ele ficou frente a frente com as bruxas. Essa criança não possui nome e durante a trama ele apenas é chamado de neto ou menino, isso pode parecer um pouco estranho no começo, mas esse detalhe logo é esquecido com o decorrer da leitura.

A história começa quando o protagonista tinha 7 anos, ele e seus pais estavam viajando para Noruega para visitar sua avó, quando sofrem um acidente no qual seus pais não sobrevivem. Após esse triste acontecimento, a avó do garoto começa a contar histórias sobre as bruxas, para distraí-lo e também para adverti-lo dos perigos do mundo. Essa avó é uma verdadeira especialista no assunto e conta sobre como é possível reconhecer as bruxas, os seus disfarces, as suas características físicas extravagantes, como elas se organizam e várias outras informações que ela considera importante que seu netinho saiba para se proteger.

Passa alguns dias e é feito a leitura do testamento, a avó ganha a guarda do netinho, porém como era vontade dos pais que o menino continuasse seus estudos na Inglaterra, ambos se mudam para lá e começam a viver sua vida normal até o dia em que o menino tem seu primeiro encontro com uma bruxa, do qual ele conseguiu sair ileso.

Meses se passaram e o período das férias de verão estava chegando, a avó e o menino estavam com tudo planejado para ir a Noruega, mas, semanas antes, a avó adoece e o médico a impede de viajar e sugere que os dois vão passar suas férias em um hotel à beira-mar ali mesmo na Inglaterra.

Assim, os dois se hospedam no Magnificent Hotel e durante suas brincadeiras dentro do hotel, o menino entra em um salão onde aconteceria um importante congresso. Quando o menino menos espera, a sala começa a ficar cheio de um grupo estranho de mulheres que logo ele percebe ser bruxas.

É nesse momento que nosso pequeno protagonista se vê no meio de uma Convenção de Bruxas, ali ele escuta o terrível plano da cruel e poderosa Grã-Bruxa e suas companheiras que estão se organizando para transformar todas as crianças do mundo em ratos. Quando a reunião estava quase no fim, o menino não consegue sair da sala e despercebido acaba sendo transformado em rato, assim como um menino chamado Bruno, que também estava hospedado no hotel.

Após sua transformação, o “menino” consegue escapar das garras das bruxas e vai a procura de sua avó para que juntos eles encontrem uma maneira para impedir as bruxas de colocar seus planos em ação.

As Bruxas é um livro recheado de aventuras e magia, possui uma linguagem simples e suas diversas ilustrações, facilitam o leitor visualizar as cenas com mais facilidade.

O começo da história é um pouco lento, mas a partir do momento em que os personagens chegam no hotel é que tudo fica mais animado e flui com muita facilidade. A parte da Convenção das Bruxas é genial, ver todos os detalhes mencionados pela avó ganhando forma de uma vez, foi uma das partes mais interessantes e divertidas!

O protagonista é um garoto curioso, esperto e ativo, ele não fica esperando que as coisas aconteçam, ele simplesmente vai lá e faz. Já sua avó, é uma senhora muito amorosa e maluquinha, ela apronta todas durante a história, além de viver apoiando o neto em todas as suas travessuras, essa é uma dupla e tanto!

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Géssica 13/11/2023

Uma vovó e um rato, contra todo o mal
Muito cuidado com as bruxas, elas usam luvas, sapatos finos, são elegantes e simpáticas, mas odeiam, odeiam MUITO todas as crianças, elas fedem a cocô de cachorro, por isso não deixe que as crianças tomem banho, criança suja pra elas não tem cheiro.
Melhor ser rato que ser menino, menino tem que ir pra escola, tem que fazer tarefas, tem que ser educado e gentil, rato não precisa de nada disso.

Nado 31/10/2023

É um livro de fantasia infantil que conta a história de um menino que descobre que as bruxas existem e que elas odeiam as crianças. Com a ajuda de sua avó, que conhece os segredos das personagens cruéis, tenta impedir um plano maligno da Grande Bruxa, que pretende transformar todas as crianças da Inglaterra em ratos.
O garoto relata suas aventuras com sua avó, uma senhora norueguesa que perdeu um dedo em um encontro com uma bruxa na infância. A avó ensina ao neto como reconhecer essas inimigas, que se disfarçam de mulheres comuns, mas que têm características peculiares, como carecas, unhas roxas, dedos sem articulações e pés quadrados.
A trama se desenvolve quando o menino e sua avó vão passar uns dias em um hotel na Inglaterra, onde coincidentemente está acontecendo a convenção anual das bruxas. O menino acaba entrando na sala onde elas estão reunidas e ouve o plano da Grande Bruxa, que consiste em distribuir doces que contêm uma fórmula mágica, a qual faz as crianças se transformarem em ratos exatamente às nove horas da manhã. O menino é descoberto pelas bruxas e é transformado em rato pela Grande Bruxa. Mas ele não desiste de salvar as outras crianças e conta com a ajuda de sua avó e de outro menino-rato chamado Bruno para sabotar o plano das bruxas.
O livro é uma obra que mistura humor e horror, fantasia e realidade. O estilo de Dahl é simples e direto, entretanto, muitas passagens eu não acho condizente com a classificação indicativa. A leitura deve ser feita com um adulto.
O livro aborda temas como a infância, a família, a amizade, a imaginação, o bem e o mal. O texto também faz uma crítica à sociedade consumista e à violência contra as crianças. As bruxas representam os adultos cruéis e egoístas que não respeitam os direitos e os sonhos dos pequenos. Além disso, mostra que as crianças podem ser mais fortes e espertas do que os adultos malvados.