As Bruxas

As Bruxas Roald Dahl
Quentin Blake

Resenhas - As Bruxas

Bruna | @bmartinssss 29/05/2021

Mais uma leitura super gostosa de ler. Adorei. Com muito sabor de infância. Outro que super recomendo!

Nado 31/10/2023

É um livro de fantasia infantil que conta a história de um menino que descobre que as bruxas existem e que elas odeiam as crianças. Com a ajuda de sua avó, que conhece os segredos das personagens cruéis, tenta impedir um plano maligno da Grande Bruxa, que pretende transformar todas as crianças da Inglaterra em ratos.
O garoto relata suas aventuras com sua avó, uma senhora norueguesa que perdeu um dedo em um encontro com uma bruxa na infância. A avó ensina ao neto como reconhecer essas inimigas, que se disfarçam de mulheres comuns, mas que têm características peculiares, como carecas, unhas roxas, dedos sem articulações e pés quadrados.
A trama se desenvolve quando o menino e sua avó vão passar uns dias em um hotel na Inglaterra, onde coincidentemente está acontecendo a convenção anual das bruxas. O menino acaba entrando na sala onde elas estão reunidas e ouve o plano da Grande Bruxa, que consiste em distribuir doces que contêm uma fórmula mágica, a qual faz as crianças se transformarem em ratos exatamente às nove horas da manhã. O menino é descoberto pelas bruxas e é transformado em rato pela Grande Bruxa. Mas ele não desiste de salvar as outras crianças e conta com a ajuda de sua avó e de outro menino-rato chamado Bruno para sabotar o plano das bruxas.
O livro é uma obra que mistura humor e horror, fantasia e realidade. O estilo de Dahl é simples e direto, entretanto, muitas passagens eu não acho condizente com a classificação indicativa. A leitura deve ser feita com um adulto.
O livro aborda temas como a infância, a família, a amizade, a imaginação, o bem e o mal. O texto também faz uma crítica à sociedade consumista e à violência contra as crianças. As bruxas representam os adultos cruéis e egoístas que não respeitam os direitos e os sonhos dos pequenos. Além disso, mostra que as crianças podem ser mais fortes e espertas do que os adultos malvados.

Rudiely 25/10/2021

Tem terror, mas tem comédia!
Como eu gosto de ler Roald Dahl! Ele escrevia para crianças, mas em momento algum as subestimava. Tanto é que um adulto pode ler e se divertir com seus livros.
Essa história teve pelo menos duas grandes adaptações e a maioria das pessoas devem conhecer por alto a história. Mas eu nunca vi nenhuma e mergulhei no universo de cabeça.
Foi incrível, o começo triste para o menino (personagem principal e narrador) e onde, com conversas com sua avó ele tem ciência da existência de bruxas e da descrição terrível de como elas são.
O destino do garoto crusa com as bruxas e sua famosa convenção anual.
Excepcional, o final não é convencional, é surpreende.
É aterrorizante no início, e se eu fosse uma criança estaria um pouco amedrontado. Mas também teve partes hilárias e que me arrancou sorrisos.

"Quando temos alguém que nos ama, não importa quem somos ou qual nossa aparência."

Nati Sampaio 18/11/2023

Mais um livro que finalizei com o meu filho, lendo todas as noites para ele.
Ele sempre amou o filme, os dois filmes, e amou mais ainda o livro.
O livro tem a escrita deliciosa de Roald Dahl, super rapidinho de ler e bem fácil para as crianças. O livro é um pouco diferente dos filmes em vários aspectos, principalmente no final.
Ainda assim, uma leitura super gostosa que vale muito a pena!

Duda 04/10/2020

Eu quero mais!
Uma leitura fluída, engraçada e intrigante. Queria que tivesse uma continuação para ver o desenrolar da história. Adorei a mensagem que o livro quis passar!!!
Bergson 17/10/2020minha estante
Como que faz pra ler o livro?

Duda 17/10/2020minha estante
Eu baixei...

Evelize Volpi 27/11/2022

Este autor vai muito além de Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolates.
Sugiro que os leitores leiam para as crianças os outros livros do autor( comecem primeiramente com Matilda ou A Fantástica Fábrica de Chocolates) e por aí vai.
Um melhor que o outro!

ThayAvalon 16/03/2022

Uma história impecável, sobre bruxas, sua real face, interpretadas de modo mais coerente com a realidade, para ser entregue a um imaginário fértil de uma criança , que vai sentir uma grande perda durante a história mas que vai ter uma avó porreta que fuma um charuto preto e ainda mastiga e oferece pro neto pra melhorar a tosse kkkk, e você vai crescer e se tornar um adulto apaixonado por essas histórias incríveis .

Roald Dahl né, como sempre fazendo meu coração de criança pular o tempo todo, com a magnitude de suas historias únicas. Ler suas obras me transportam lá para a sessão da tarde, com um copão de achocolatado e torradinhas com nata assistindo a Matilda e a Convenção das bruxas com a Angélica Hilston maravilhosaaaaaa.

Olivia 29/10/2020

Esse livro conta a estória de um garotinho que, logo após perder os pais e ir morar com sua avó, aprende tudo sobre as bruxas.
Leitura fluida com um toque de humor esse livro me cativou e arrancou sorrisos, ele é narrado pelo garotinho que ouve sua avó falar se bruxas como elas se camuflam e como odeiam crianças. Depois de se meter em algumas encrencas o garotinho e sua avó resolvem enfrenta-las.
É um livro ideal pra ler pros filhos e/ou sobrinhos, o garoto e esperto, corajoso e toma atitudes influenciadas pela avó bizarra e descontraída.

Mônica B. Lopes 06/05/2021

A leitura foi bem rápida e divertida.
A escrita do autor é muito boa.
Apesar de ser para o público infantil a história me divertiu bastante. O final foi a única parte que não me agradou tanto.

Alessandro.Aguilera 01/07/2021

Ques história maravilhosa
Meu segundo livro de Roald Dahl. E mais uma vez, se mostrou um exímio contador de histórias. Conhecia essa obra pelo filme A Convenção das Bruxas (1990), com Anjelica Huston no papel da Gran-Bruxa. E que história espetacular, Luke é um garoto fascinante. Uma bela história para ser contada para as crianças.

Domenica Mendes 21/12/2020

O filme "Convenção das Bruxas" é um daqueles filmes que me acompanhou na infância. Descobrir que o filme era adaptação foi uma grata surpresa e eu adorei. Até ler o livro, aí o cenário mudou.

As Bruxas é um livro infantil complicado. O conto de fadas sendo contado é interessante, mas o livro é cheio de preconceitos. É puro discurso misógino de ódio às mulheres, gordofóbico, capacitista. A partir da nova adaptação também li vários artigos falando do tom antissemita da história, ponto este que não me atentei o suficiente. Porém, considerando o local onde a história foi escrita e publicada e as características dos personagens ruins, é possível.

Não é um livro que eu darei a uma criança sem supervisão, devido a estes pontos.

Gravamos dois episódios sobre o tema no podcast Perdidos na Estante, um sobre o livro e outro sobre o filme.

Zapoo 20/03/2023

Leitura para crianças e adultos
Apesar de ser um livro grossinho, a história é curtinha, se passa em apenas duas localidades e os acontecimentos no hotel não duram mais que 2 horas em tempo real dentro da história. É uma leitura muito gostosa, divertida pacas e engraçada pelo seu tom sarcástico. O fato de ser um infanto-juvenil não impede de ter palavreados grosseiros, xingamentos brutos e situações mesquinhas, tornando o livro absurdo e dando a oportunidade de um adulto se divertir com a leitura também. Simplesmente Roald Dahl.

Paulo.Nunes 28/10/2020

Não sou criança mas...
As Bruxas é um livro do mesmo autor de "Matilda" e "A fantástica fábrica de chocolate" e já ganhou uma adaptação chamada de "A convenção das Bruxas", que se tornou um clássico da Sessão da tarde. O livro é bem divertido, fácil de se ler e voltado para o público juvenil mas pode ser lido por leitores de qualquer faixa etária. É claro que seria muito melhor lê-lo quando criança mas mesmo assim foi uma experiência boa. Recomendo!

cecília 07/02/2022

bruxas
O livro é muito emocionante . e de vez em quando quando eu tô lendo em uma parte emocionante eu leio mais rápido porque eu sinto que se eu parar de ler o a emoção continua sem eu ler. continuando o livro e muito bom e divertido

Isa 13/04/2021

Nostalgia!
Li quando era criança e como não amar? Esse livro é perfeito pra entreter qualquer um e Road Dahl é ótimo.