Cyrano de Bergerac

Resenhas - Cyrano de Bergerac

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Livia V 30/07/2021

Vale a pena!
?Em minha vida fui sempre aquele que inspira... e depois é esquecido?
O livro a primeira vista parace ser de uma leitura difícil, por ser uma história bem antiga e por ser escrito em forma dramática, porém esse livro conta a história de Cyrano e seu amor imensurável, que mesmo aquela época lidava com assuntos atuais como a busca por corpos e não almas para amar, a falta de autoestima e o preconceito.
Enfim leiam, eu nunca tinha lido nenhum livro desse gênero, e me surpreendi bastante, pq além de ser uma leitura fácil, a história é linda e os poemas são emocionantes.

DIÓGENES ARAÚJO 01/07/2021

belo romance de final imprevisto
Aparentemente essa versão é uma adaptação, pra quem curte edições originais procure uma versão integral, porque é uma peça que vale a pena a leitura. Não acho que está ao nível das tragédias de Sheakespeare mas é de altíssimo nível.

Bruno @viagempelomundodoslivros 18/06/2021

Minha amada Roxanne...
Um dos melhores romances que li em toda a minha vida e que é considerado uma das mais belas histórias de amor de todos os tempos... CYRANO DE BERGERAC. A obra conta a história de Cyrano, um brilhante poeta e um bravo espadachim que vive na França do século XVII. Dono de um enorme nariz e achando-se feio demais, Cyrano não tem coragem de se declarar para a belíssima Roxanne. Ela, por sua vez, é apaixonada por um colega de Cyrano, o cadete Cristiano, um homem que não possui qualquer talento para expressar seus sentimentos à jovem. Então, Cyrano começa a escrever cartas com seus mais apaixonantes poemas escritos para a própria Roxanne, porém as dá à Cristiano para que ele entregue à jovem como se ele próprio as tivesse escrito. Roxanne então se apaixona perdidamente pelo autor daquelas cartas, o que ela não sabe, é que não se trata do belo rapaz que está a sua frente, mas sim Cyrano. A obra foi escrita inicialmente para o teatro, sendo lançada posteriormente como livro e finalmente sendo adaptada diversas vezes para o cinema. Um livro simplesmente apaixonante, principalmente para os amantes da mais bela poesia!

Moises Celestino 12/08/2020

Revisão do Livro...
Trata-se de romance estiloso clássico, valorizado pelo texto nobre e elegante. "Cyrano de Bergerac", com certeza, arrebatou legiões de fãs, mundo afora. Não curto muito peças de teatro, mas a obra de Edmond Rostand merece aplausos!

Carol 16/06/2020

Tudo era casar
Morro quando leio essas peças antigas porque a galera se conhece a dois dias e querem casar

Mairevuski 07/05/2020

Meu primeiro amor
O primeiro livro que eu realmente terminei a leitura, e lembro que chorei, ri, me apaixonei HORRORES lendo ele. Eu amei totalmente a obra desde pequena, e vale muito a pena ser lida.

Raquel.Corteze 16/04/2020

Para resenha, visite meu canal no youtube:

Gica 16/03/2020

Obra encantadora!
Um livro muito bom, leitura rápida e envolvente, que você nem percebe que já chegou ao fim, Cyrano como ele mesmo diz "foi tudo e não foi nada". Uma peça simples e bela com alegrias e tristezas.

Maitê 13/01/2020

Quem já assistiu ou leu comedias românticas vão ser muito familiar com vários momentos dessa peça, é engraçado ver como as ideias foram roubadas e diluídas nas mídias em gerais.
Mas infelizmente não gostei muito da leitura, sinto que a tradução não é muita boa.

Cristian 18/07/2018minha estante
muito bom!

Mr. Jonas 08/02/2018

Cyrano de Bergerac
Cyrano é um brilhante poeta e bravo espadachim que vive na França do século XVII. Dono de um enorme nariz, e achando-se feio e desprezível, teme declarar o seu amor a Roxana, sua bela prima. Esta, por sua vez, é apaixonada por um colega de Cyrano, o cadete Cristiano, que não tem qualquer talento para expressar seus sentimentos pela jovem. Sem esperança de conquistar a prima, Cyrano ajuda o cadete, redigindo suas declarações de amor.

z..... 14/06/2016

Edição da Coleção da Nova Cultura (2003)
Gostei da obra, especialmente por trazer a lembrança de outras que aprecio. Além do altruísmo que lembra Jean Valjean e Gilliatt, o Cyrano tem um quê de Dom Quixote na visão de mundo aventureira e romântica, mas coerente com a realidade. Vemos também o complexo de Quasímodo em seu amor platônico e a declaração entre Cristiano e Roxane, na sacada da janela, diz aí se não lembra a cena, ainda que capengando, de Romeu e Julieta.
A história tem esses atrativos e o Cyrano é uma personagem que tem presença marcante em todas as cenas. Às vezes pelo humor ferino, outras pela escolha altruísta, por sua melancolia e também pela valentia sempre confiante em suas forças. Chega a ser irônica se comparada a visão que tem de si mesmo em seu complexo "narigal".
A edição que li foi com o texto na disposição teatral. Não sou familiarizado e tive certa dificuldade, mas valeu a pena. Futuramente quero ler também numa adaptação em prosa.
Touché! Ganhou minha admiração.

z..... 13/06/2016

Adaptação em HQ da Coleção Classics Illustrated
Uma história que faz pensar no amor altruísta. Cyrano tem algo disso, como as personagens Jean Valjean e Gilliatt na obra de Victor Hugo. É um cavalheiro, filósofo, mestre espadachim, amante das artes, poeta, que se tornou uma de minhas personagens preferidas. Acho que acabei me identificando com algumas coisas no livro, daí meu entusiasmo. Um pouco da incompetência do Cristiano em se expressar romanticamente e a melancolia do Cyrano em viver seus sonhos e lidar com seus complexos.
Ah, essa pequena nota refere-se especificamente à adaptação em quadrinhos da Coleção Classics Illustrated. O desenho não é o ponto alto, nem a colorização, que tem um estilo que não me agrada, parecendo arte inacabada, mas o roteiro no geral resume bem a obra e transmite, a meu ver, as emoções do livro.
Uma ótima sacada nessa HQ está no encontro inicial entre Cyrano e Roxana, onde esta lhe revela o amor por Cristiano e Cyrano estava disposto a se declarar para ela. As emoções são expressas na sombra que se projeta na parede, em um misto de humor e drama. Achei isso muito interessante na arte de Kyle Baker e adaptação de Peter David.
Legal e vale uma conferida.

Dora Sales 29/05/2016

Cyrano de Bergerac - Resumo
--------------------------------------------------------------------- SPOILERS
Cyrano é um herói romântico, corajoso, espirituoso, dono de um nariz absurdamente grande, mas com uma grande sensibilidade com as palavras.
É apaixonado por sua prima Roxane, mas não demonstra seus sentimentos por medo da rejeição, ela por sua vez ama o belo jovem Christian que corresponde o sentimento, mas diferente de Cyrano, Christian não tem habilidade com as palavras e por isso não sabe como se declarar para sua amada.
Sabendo que a prima nunca o olharia da mesma forma, Cyrano decide ajudar Christian a conquistar Roxane através das palavras por meio de cartas e declarações.
O Duque de Guiche também quer a mão de Roxane e para atrapalhar o relacionamento dela com Christian, ele manda Cyrano e o jovem rapaz para a guerra. Cyrano continua escrevendo cartas para Roxane em nome de Christian e o amor da moça cresce ainda mais.
Descobrindo os feitos do amigo, Christian pede para que Cyrano revele seus sentimentos a Roxane e deixe que a moça escolha entre eles, mas ele não o faz.
Roxane vai de encontro à batalha e vê Christian morrer nos seus braços. Após isso a moça recolhe-se em um convento.
Anos se passam e Cyrano continua a visitar sua prima no convento para levar noticias de fora. Em um dia ele aparece ferido, quase morrendo e pede para que Roxane leia a última carta de Christian, no entanto ele inicia a leitura com a mesma emoção que tivera ao escrever tal carta, revelando-se então o autor da mesma.
Cyrano morre logo após terminar a leitura da carta e Roxane descobre que o amor que sentia por Christian era na verdade por Cyrano e seus poemas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5