Cyrano de Bergerac

Resenhas - Cyrano de Bergerac

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana Priscilla 29/11/2022

Belo!
"Um grande amante, por meio de outros!

Hercule-Savinien De Cyrano de Bergerac, Que foi tudo e ao mesmo tempo nada."

Jacare 23/11/2022

Melhor livro do ano
Tô com preguiça de escrever uma resenha decente agora. Talvez um dia eu escreva.

Porém livro muito bom, recomendo ?

Leituras e Reflexões 05/10/2022

Como esta edição vem escrita em forma de peça teatral (script mesmo), foi meio estranho e demorou um pouco para eu me acostumar à leitura. Já verifiquei que algumas edições vêm no formato de romance. Uma espécie de adaptação. Creio que, como leitores, perdemos um pouco das informações sobre a intensidade da fala dos personagens, e das emoções que querem passar, mas deve ser válido também.

Gostei da história, principalmente do meio para o final, quando tudo se torna um tanto cômico e depois trágico.
> Um homem muito feio que se apaixona por uma linda dama. Ele "usa" um bom amigo seu, que também é apaixonado pela jovem dama, para declarar seu profundo amor a ela. Seu amigo tem beleza, mas não tem eloquência. Já Cyrano tem eloquência e beleza nenhuma.
Nunca tinha ouvido falar desse clássico, mas gostei e recomendo!

Johniere 05/10/2022

Um clássico do teatro mundial
Este livro é acabou se tornando um clássico do teatro mundial. A peça Cyrano de Begerac elevou-se a tal cateogoria pela sua qualidade estética, mas também por uma boa construção linguística, bem como a aplicação ao modo da comédia.
É uma excelente leitura .

giovanna 26/07/2022

cyrano vibes dom quixote
eu já tinha lido uma adaptação na escola mas nao lembrava direito e resolvi ler o original e MANO
não fazia ideia que peça era tãoooo difícil de ler e de entender mo treta
mas graças felizmente a história continua tão linda e legal como antes
eu só não lembrava que o final era triste pq provavelmente me traumatizou tanto que eu bloqueei da mente
e me deu uma saudade imensa de ler dom quixote

Carlos Nunes 02/05/2022

Uma daquelas obras em que o personagem é famosíssimo, virou referência, mas a história mesmo pouca gente conhece, apesar de ser uma das peças teatrais mais famosas de todos os tempos, além de ser narrada quase totalmente em versos.

O personagem-título, que eu não sabia que existiu realmente, é um excelente espadachim, e não tolera que ninguém mencione algo relacionado à palavra "nariz" em sua presença, porque tem um nariz enorme. Ele é apaixonado por sua prima Roxana, mas acredita que por causa de sua aparência não conseguirá conquistá-la. Resolve então ajudar um outro pretendente ao amor da moça, Cristiano, que é muito bonito mas não tem o menor jeito com as palavras.
Embora tenha sido escrita em meados do século XIX, é uma história tradicionalmente romântica, mas contém também uma cena de batalha e algumas cenas bem hilárias. Leitura rápida e muito agradável.

Regis 17/04/2022

Ansiava por ler esse livro desde meu primeiro contato com A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira, e a história não me decepcionou. Me fez torcer por Cyrano do começo ao fim da mesma forma que aos 13 anos torcia por Isabel ter um final feliz.
Em minha mente ainda imagino N finais para Cyrano e Roxane.

Anderson 13/03/2022

Mesmo sendo uma obra que representa tardiamente o Romantismo. Mesmo já tendo conhecimento dos principais episódios da história, por conta da adaptação cinematográfica com Gerard Depardieu no papel principal, a leitura de Cyrano de Bergerac ainda é cativante. Esta edição tem tradução livre de Ferreira Gullar, que a adaptou de modo que conservasse no português a característica de ser uma obra dramática em poesia. É uma leitura saborosa.

Ariam 12/03/2022

Primeira vez lendo esse gênero e simplesmente amei, imaginar a peça acontecendo enquanto lia foi incrível, a narrativa em si é muito boa e bastante atual apesar da época em que foi escrita.

Tico Menezes 24/01/2022

Um musical esperando para ser filmado!
A estrutura narrativa de Cyrano de Bergerac é teatral e isso é apaixonante. É muito fácil simpatizar com o protagonista, assim como compreender suas motivações. Os personagens e as situações são caricatos, mas a emoção da narrativa é intensa.
As rimas de Cyrano parecem um rap, o drama é trágico e há cenas que seriam intensificadas com um fundo musical bem orquestrado.

É claro que aqui temos uma versão adaptada, então muitas passagens são rápidas e até rasas, mas isso não atrapalha o leitor que quer conhecer esse clássico. Inclusive, esse livro é um convite para a peça clássica ou suas adaptações. Dramático e cheio de vida sobre uma época há muito passada - como os melhores romances franceses -, Cyrano de Bergerac é marcante!
Karla.Tomaz 18/12/2022minha estante
Eu gostei do filme...

Iago Dino 21/01/2022

Romântico e bem humorado
É daqueles livros em que o aspecto romântico do protagonista faz apaixonar-se o leitor pela vida. A leitura faz parecer às vezes que estamos assistindo a um teatro ao vivo, e e em muitos momentos dentro da própria história, na França antiga. Fala de paixões, humor, amizade e HONRA, Muita honra, coisa essa que é da antiguidade e porquê cada vez mais rara, quando aparece, parece que aquece a alma.

Iago Dino

Cláudia Cardoso 05/10/2021

A beleza é somente exterior?
Cyrano de Bergerac é um livro intrigante e com uma estrutura de escrita bem diferente do que os leitores atuais estão acostumados, pois não é uma escrita corrida e sim dividida em atos. Acompanhamos Cyrano, que por acreditar ser feio e desmerecedor de encontrar o amor, acaba ajudando Cristiano a conquistar a bela Roxana, sua paixão. O livro nos leva a repensar sobre como super valorizamos a beleza externa e da mesma forma podemos menosprezar ou esconder tantos dons e qualidades mais marcantes. O enredo é do séc.17, contudo é muito atual. É só pensar em nossas relações e reações baseadas no que consumimos através da internet e redes sociais.

palola1 05/09/2021

"?De onde você caiu? ... ?Da Lua."
Confesso que não gosto muito de poemas, e pulei essas partes do livro jaiakaoa, mas gostei muito conhecer o livro que serviu de partida p/ vários romances trágicos.
Gosto mto do personagem do Cyrano e o humor dele.

lucianem 13/08/2021

Cyrano
Cyrano é apaixonado por Roxana, mas tem vergonha de sua aparência.
Cristiano, um belo homem, também se apaixona por ela e pede ajuda a Cyrano, para conquista-la com as belas cartas de amor que este escreve.
Uma bela e trágica história de amor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5