Cyrano de Bergerac

Resenhas - Cyrano de Bergerac

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Aline T.K.M. | @aline_tkm 09/06/2014

Tema ainda bem atual
Escrito e montado pela primeira vez em 1897, este clássico do teatro francês foi baseado na vida do escritor Hector Savinien de Cyrano de Bergerac. Até os dias atuais a peça continua a ser encenada no mundo todo.

Paixão proibida, cartas e declarações de amor, guerra, triângulo amoroso. Todos esses elementos estão presentes na peça, cuja ação se passa em pleno século XVII – dois séculos antes de sua concepção. O diferencial fica por conta do protagonista: grande em feiura, Cyrano é maior ainda em generosidade, coragem (e petulância) e romantismo. E ainda é poeta. Seu invólucro horrendo – o imenso nariz é a marca do personagem – o impede de confessar seu amor pela bela Roxane, sua prima.

Ao tomar conhecimento de que o jovem Christian – bonito, porém sem habilidade com as palavras – também ama Roxane, Cyrano propõe unir-se a ele na conquista da mulher amada. Christian com a beleza; Cyrano com as belas palavras de amor.

A união tem êxito, Roxane acaba se apaixonando por Christian, tanto por sua beleza como também por seus cortejos e declarações de amor – que ela ignora pertencerem a Cyrano. Mas a guerra (dos Trinta Anos, entre França e Espanha) irá interferir no triângulo amoroso e trará consequências.

Escrita em rima e composta por cinco atos, a peça traz, além da história de amor, um tema bastante em alta nos dias atuais (poderíamos considerá-lo até mesmo atemporal), que é o conceito do belo e a influência da aparência na autoestima de uma pessoa.

Cyrano é feio, ponto. E apesar de sua grandeza de caráter, ele permite que sua falta de beleza interfira em seus atos. Ele não suporta estar diante da própria imagem no espelho e, se é corajoso no que se refere a batalhas e provocações (Cyrano é o símbolo do panache), nem sequer considera a possibilidade de declarar seu amor, pois a certeza da rejeição o assombra.

Às vezes maçante (por conta das rimas), a leitura se arrasta no início. Lá pela metade do livro, quando realmente as coisas começam a acontecer – a união de Cyrano e Christian, a guerra –, a trama envolve e ganha interesse genuíno.

O que mais marca, entretanto, são os personagens. Cada um deles é único e dotado da força e personalidade que apreciaríamos ver em toda trama que nos cai nas mãos. Apesar da previsibilidade da tragédia, o desfecho não deixa de surpreender e de fazer com que fechemos o livro admirando ainda mais o protagonista – e desejando, no íntimo, escrever uma nova trajetória para ele.

É um clássico velho? Decerto. Mas nem um pouco démodé. Seu brilho e essência continuam atuais e não é à toa que ainda é encenado com frequência mundo afora.

LI EM FRANCÊS
Leitura difícil devido ao conjunto rimas + vocabulário antigo.
Indicado para os falantes mais avançados (e com um dicionário sempre à mão).

Edição lida: Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, Pocket Classiques.

LEIA PORQUE...
Clássico francês com mensagem que continua bastante atual. Dica: assistam também à adaptação homônima de 1990, dirigida por Jean-Paul Rappeneau e com Gérard Depardieu – magistral – no papel de Cyrano. Legal para quem curte filme de época.

DA EXPERIÊNCIA...
A leitura custou para começar a fluir – quem me conhece sabe que não sou lá grande fã do gênero teatral; prefiro assistir a ler as peças –, mas a trama é envolvente e, uma vez que a coisa engatou, não consegui sossegar até terminar o livro.

FEZ PENSAR EM...
Outras peças que li sem esperar grande coisa e que acabaram por me surpreender, como Escola de Mulheres (de Molière) e A Importância de ser Prudente (de Oscar Wilde). E, mudando da água para o vinho, lembrei que ainda morro de vontade de ler as peças de Nelson Rodrigues...

site: http://livrolab.blogspot.com

Candiani 18/05/2013

Cyrano Badass
Quem é o Cyrano?
Em poucas palavras, um fodão.

A peça tem o intuito de relatar a vida do escritor e duelista Hector Savinien de Cyrano de Bergerac (1619 - 1655) e em todas as obras referentes a ele, a protuberância do nariz é relatada. O contexto histórico está relacionado ao período da Guerra dos Trinta Anos entre a França e a Espanha, onde Cyrano luta na frente francesa. A princípio a peça foi escrita com quatro atos que se passam em 1640 e só teve o quinto ato publicado em 1655. Acredita-se que Roxane era uma prima de Cyrano (o real) que morava com sua tia, Catherine de Cyrano, em um Convento, onde Bergerac foi atendido após ter sido atingido por uma viga de construção.

Cyrano é apaixonado por sua prima Roxane, cuja qual, cresceram juntos. Nunca declarou seu amor, até descobrir que ela é apaixonada por Cristiano, que não sabe como se expressar com ela e oculta esse amor. Até que Cyrano, em uma tentativa frustrada de revelar seu amor, descobre os sentimentos da prima quanto a outro homem e decide ajudá-lo a conquistá-la e manter, dessa vez, o seu amor oculto.

De momentos cômicos a tristes, a peça trás um duelo contra cem homens, uma serenata e uma morte épica. Dentre os momentos da peça, D'Artagnan um dos três mosqueteiros faz uma aparição com um comentário sobre a perícia de Cyrano com a espada. A peça virou filme em 1946, mas trazendo para atualmente e não entrando em muitos detalhes, em 1990 Cyrano, foi interpretado por ninguém menos do que Gérard Depardieu, outro ilustre mantenedor de uma grande napa.

A peça é totalmente escrita em verso e conforme você vai lendo você adquiri o ato de falar rimando, que pode ser complicado de se controlar, até que enfim normalmente você volte a falar. Hahaha. A edição que consegui é da Nova cultural com parceria com a Suzano que já falei em Crime e Castigo - Fiodor Dostoiévski e A Metamorfose - Franz Kafka. Abaixo o trailer do filme de 1990.

Kimberly30 25/03/2013

Resenha do Estante Cultural
Clique e veja a resenha no meu blog!

mila antares 01/03/2013

Linda história, um livro que não devia faltar na estante, mas, não entendo porque ele não recebe muita atenção.
Cecília 05/05/2013minha estante
Também não entendo Ana!
Um dos meus livros favoritos !

Monique 17/01/2013

Apaixonante
Eu li esse livro já faz uns trÊs anos, mas até hoje lembro de várias partes desse emocionante e comovente livro!

A história se passa na França, e conta sobre como um homem narrigudo é apaixonado por uma moça, mas por não ter coragem de contar que a ama, ajuda outro a conquistá-la, loucura né?
A história toda gira em um clima de comédia, só o fim que é bem triste!

Ju 08/09/2012

Cyrano de Bergerac
O afeto que me invade,
Terrível e zeloso e cheio de verdade,
É amor: tem do amor a fúria que me atrista.
É amor, mas amor sem ser exclusivista.
Ah! Por te ver feliz toda a ventura eu dera.
Não conheças, embora, esta paixão sincera,
Que importa? Se eu, de longe, ouvir o leve indício
Dum riso que nascer de tanto sacrifício?

Cyrano, em "Cyrano de Bergerac" (p. 186)

Sinopse: Cyrano de Bergerac é uma criação imortal do dramaturgo francês Edmond Rostand, em que a nobreza de espírito, a espirituosidade, a coragem e o amor estão capturados para toda a eternidade. Ambientada no reino de Luís XIII, é a excitante e comovente história de um dos mais habilidosos espadachins da França, soldado e escritor de inteligência brilhante, que de fato viveu na França no século XVII. Na peça de Rostand, Cyrano é um herói romântico que combate a covardia, a estupidez e a mentira. Sua agudeza de espírito, ousadia e sensibilidade converteram-no em um verdadeiro símbolo popular, até hoje representado nos palcos e telas de cinema do mundo inteiro.
Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/1/1681946
/cyrano+de+bergerac

Cyrano é apaixonado por sua prima, Roxana. Mas tem medo de declarar-se, pois considera-se infinitamente feio devido ao enorme nariz que possui. Quando enfim toma coragem, ela o procura, e diz estar apaixonada por Cristiano, um lindo rapaz que acaba de se alistar como soldado em seu regimento. Cyrano, então, mesmo com o coração destroçado, ao perceber que o amor dela nunca lhe pertencerá, resolve ajudar Cristiano e passa a escrever cartas que ele envia para Roxana como se fossem suas.

Leia mais: http://entrepalcoselivros.blogspot.com/2012/02/dl-2012-resenha-cyrano-de-bergerac.html
Lua 25/03/2013minha estante
Adorei essa capa, bem o estilo da minha família nariz grande hahahaah (temos que nos conformar com nossos defeitos, não mesmo?!) Gosto da linguagem da literatura clássica, apesar de muitas vezes ter que lê-lo com um dicionário do lado. Cyrano, pra mim faz a coisa certa, pois, minha definição de amor é, ver a outra pessoa feliz mesmo que não seja você a faze-lo.

Dani 27/03/2013minha estante
Eu já li 3 edições diferentes desse livro e amei cada uma delas, a história é triste porém apaixonante, morro de dó dele e me apaixonei por ele também, é um clássico, amo *-*

Adriane Rod 10/04/2013minha estante
Gostei da historinha. Quem nunca teve uma apaixonite por um primo??

;)

Baah 13/04/2013minha estante
uma capa divertida, gostei bastante!

Thaís 14/04/2013minha estante
História interessante mas não sei se leria, a capa é bem diferente haha espero que se eu o ler ele me surpreenda ^^

teteu 31/05/2016minha estante
voce me ajudar numa coisas do livro porque vou fazer uma prova sobre eu queria saber

como é o cyrano

e o encontro com roxana

e as sugestao de roxana ao conde guiche

teteu 31/05/2016minha estante
e tambem fatos importantes do livro por que minha prova e a amanha

May 22/08/2012

Uma história de amor não convencional, mostrando o quanto sacrificamos por aquele que amamos, inclusive o próprio sentimento.

Inlectus 11/07/2012

Muito legal.
Para se ter uma noção básica no entanto rica do livro, com imagem que também dizem muito.

JH 27/11/2011

Me impressionou na peça a sua sutileza
Falar de amor assim, com tanta nobreza.
Contar de um homem feio, mas de genialidade
Que deu d'orgulho espaço à generosidade.
Típico romance, com cavalheiro a declarar-se à amada
Não fosse por estar ele velado abaixo de uma sacada
Enquanto dita amadas frases a um impostor
Inábil nas palavras, mas verdadeiro no amor.
Cyrano, herói romântico, que luta contra frivolidade
defendendo o amor à honra ao invés de à vaidade.
Assim, morre vítima dos desafetos a maldade,
Daqueles incapazes de ouvirem a verdade.
Só ao fim, revelando os sentimentos, tem Roxana amada
Chorando sua perda, sobre ele debruçada.
Obrigado ao autor pela ótima peça criada
Que resenha me inspirou, assim meio improvisada...
Regis 17/04/2022minha estante
Que forma linda de descrever a peça.

Gláucia 18/08/2010

Cyrano é apaixonante...
Um dos dos meus personagens favoritos... Por seu humor audacioso, por seu espírito impregnado de poesia, por seu amor altruísta, por sua coragem inteligente, por seu desapego material e, principalmente, por sua nobreza de caráter.
Mesmo feio e quase grotesco, que mulher não se apaixonaria por ele?

Luz 04/05/2010

Amigo urso
Eis uma história assaz interessante, poética, e até divertida seria, se não fôsse trágica. O cavalheiro, gentil, culto e muito sábio, o sr, Cyrano de Bergerac, apaixona-se por sua prima, e para declarar o seu inaudito amor, sem coragem de fazê-lo ao vivo e à cores, compõe muitos versos e poemas, e pede que seu colega e fiel escudeiro (fiel?) faça o serviço de levá-lo à Roxane. Leva e nunca traz, as respostas a tanto amor, claro. A mazela de tão educado senhor, o Bergerac, que o faz se esconder e escamotear o seu sentimento, é que, com tanto intelecto, a beleza não se lhe faz, haja que é feio, e ainda possui um nariz enorme, desmedido e horroso. Ao contrário do seu "colega", que não tão culto, é mais bonito e charmoso, o livro de Edmond Rostand prova que, uma, as aparências geralmente enganam e quem vê bela viola, esquece que por dentro, pode haver, muitas vezes, pão terrivelmente boloronto. Vale a pena ler e ver como o pobre Bergerac será colocado à margem, pela vida, que sempre prima mais por estética em detrimento a sentimentos mais nobres.

Ocandura 09/05/2010minha estante
Bela resenha!

M. Scheibler 19/01/2010

Um dos inúmeros livros da série Reencontro que li na infância e pré-adolescência...

Muito legal...

Kika 04/06/2009

A estória é boa. Tem um pouco de aventura e romance. Não gostei do final, mas de um modo geral, o livro é bom. Recomendado pra adolescentes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5