O Doutor Benignus

O Doutor Benignus Augusto Emilio Zaluar




Resenhas - O Doutor Benignus


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Giu 10/07/2021

Anunciar esse livro como "ficção científica" ilude bastante o leitor potencial. Sim, é um livro de ficção; sim, se fala muito (MUITO!) sobre ciência. Mas ele não tem absolutamente nenhum dos elementos que normalmente enquadram um livro no gênero.

Além disso, é um livro maçante. Quase nada acontece - principalmente porque mais da metade das páginas estão ocupadas com monólogos do autor sobre absolutamente tudo que ele já aprendeu na vida - e o final é tosco.
comentários(0)comente



Marcos Faria 03/09/2012

Temos que reconhecer as boas intenções de Augusto Emílio Zaluar, que em 1875 tentou repetir no Brasil o que Jules Verne vinha fazendo com sucesso na França. “Doutor Benignus” (Editora UFRJ, 1994), porém, fica
longe do modelo. O principal motivo é a falha de leitura do próprio autor, que achou que o mais importante num romance “científico” seria acumular informações sobre a fauna, a flora, a geologia e a etnografia do Brasil. Acabou deixando em segundo plano qualquer preocupação com um enredo minimamente interessante ou personagens capazes de despertar identificação. No fim, precisou de um deus-ex-machina (aliás, machina-ex-machina) para resolver o conflito. Ficou mais improvável que os habitantes do sol cuja existência o Doutor Benignus defende. Se alguém quiser uma boa aventura pelo Brasil do século XIX, é melhor ficar com o original e ler “A Jangada”, de Verne.

Publicado também no Almanaque: http://almanaque.wordpress.com/2012/09/02/meninos-eu-li-26/
comentários(0)comente



Vanessa Amaral 15/08/2019

O Doutor Benignus
Primeira obra de ficção brasileira. Boa, pra época é boa. Enredo rico, porém arrastado. Rico em descrição de flora e fauna.
A escrita arcaica e pesada. Mas no geral é bom.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR