O Ópio dos Intelectuais

O Ópio dos Intelectuais Raymond Aron

Resenhas - O Ópio dos Intelectuais

Graciano 10/04/2017

Raymond Aron foi um filósofo, como tal, o livro é escrito de acordo. Ou seja, para quem não é da área ou não está acostumado o livro pode ser por vezes enfadonho, cansativo e chato.
Em vários momentos a revisão histórica me pareceu desnecessária, pois meu interesse estava mais na "lógica" por trás da coisa. Alguns dos exemplos aprofundados são muito peculiares da França e o autor não se debruça sobre a América Latina. Depois do meio para o final, o livro fica melhor. O capitulo de conclusão é brilhante.

Ainda assim um livro muito válido, especialmente para alunos de cursos de humanas. Para os anti-marxistas de intelecto fraco, coxinhas e afins, o livro não sera de bom proveito. Para aqueles que já se converteram ao marxismo, será um desafio.

Como um livro para "desconstrução do marxismo" eu diria que não é o melhor, é bom, porém o propósito dele não é esse. O propósito do livro é comparar a forma como muitas pessoas encaram o marixsmo de maneira dogmática e a coisa se torna literalmente uma religião.

Era isso que o velho barbudo queria? Provavelmente não, mas da maneira como ficou exposta a teoria parece levar quase sempre a esse caminho...

O que eu recomendaria para "desconstrução do marxismo", especialmente como uma introdução, então ? Obviamente o Manifesto Comunista. A melhor maneira de desconstruir algo é entender como este algo foi construído. Em seguida o "Sócrates encontra Marx" para iluminar algumas coisas...