Cavalo de Guerra Michael Morpurgo

Resenhas - Cavalo de Guerra

Laurabooktique 24/09/2021

Cavalo de Guerra
Eu tenho uma paixão por cavalos, então essa história me emocionou muito! A amizade entre Joey e Albert é perfeita! Me tocou muito ver de ?perto? a Guerra e como seria um cavalo narrando esses acontecimentos!
Julia 15/01/2023minha estante
Chorei horrores, livro ótimo recomendo!

readsbyisa 14/05/2023

Cavalo de Guerra
Um dos meus livros que tive que ler para escola, mas não é ruim. Um livro bem curtinho e rápido de ler, mas com uma história legal.
É sobre um cavalo (Joey) na primeira guerra mundial e fiquei contente que o seu primeiro dono (Albert) e ele se reencontraram no final?.
Não é meu tipo de livro, mas foi uma leitura boa.

Carlos.ParedAo 28/12/2021

Livro muito emocionante, fatos veridicos.
Livro muito emocionante, fala sobre um rapaz que tinha um cavalo e foram separados devido a segunda guerra mundial, mas, no final eles se reencontram novamente.

Duda 24/11/2021

Perfeição
Um dos meu livros favoritos,perfeito demais! é um livro que faz você amar, sofrer/chorar junto com os personagens,se emocionar e torcer muito

Hong Zhuang 13/12/2020

Amei
Tive que ler por conta da escola, que havia solicitado que os alunos lessem o livro para fazer umas provas e trabalhos. Achei agradável de ler, conseguir terminar em um dia, muito bonito a história e fácil de entender. Recomendo

jota 20/03/2012

Dose cavalar
Cavalo de Guerra é um livro que apresenta uma história tão bem contada, numa linguagem tão acessível e vem impresso com letras tão graúdas que fui logo consultar a ficha de catalogação bibliográfica. E lá estava: literatura infanto-juvenil; literatura juvenil. Fazer o quê, então? Continuar lendo e não comprar mais tantos livros por impulso.

Joey, o cavalo de guerra, senão não teria esse nome, participa da I Guerra Mundial primeiro prestando serviços para os soldados ingleses, depois foge e vai parar numa fazenda de franceses (um velho e sua neta apenas; os demais morreram por conta da guerra) e mais tarde, capturado, trabalha para os soldados alemães.

Joey, além de ser educado e simpático, é também um cavalo com entendimento bílingue pois compreende tanto os papos dos Johns quanto dos Karls sem precisar de legendas, já que este é um livro e não um filme (também já é um filme, mas disso falo depois). Na verdade, ele é trilíngue pois ainda consegue entender o que falam seus amigos durante o ano em que passa na fazenda francesa.

Várias vezes Joey passa por maus bocados e o que ele mais deseja mesmo é voltar para a fazendola de seu dono, o jovem inglês Albert Narracott. Torna-se um grande crítico das guerras de um modo geral. Claro; ele não é burro. É um cavalo.

Quando a história (bastante curta) se aproxima do final, o que todos querem saber é se Joey e Albert se reencontrarão um dia e viverão felizes para sempre (ele no estábulo, logicamente). Aí tem que ler o livro. Ou então ver o filme do Steven Spielberg (que dizem que é superior ao livro; não sei, não vi).

Escrevendo sério agora: se você lê aquelas adaptações e condensações de livros famosos que pretendem iniciar os jovens na alta literatura e gosta, então certamente também vai gostar deste livro. Ou não, sei lá.

Lido entre 18 e 20.03.2012.

babooks12 28/05/2021

Confesso que fiquei chocada com o número de páginas e acredito que seja o menor livro que já li, mas isso não foi nada e eu amei a história. Histórias de amizades entre humanos e animais definitivamente me encantam, especialmente quando lealdade é posta em jogo. Também me lembro de ter visto o filme quando pequena, mas há pouco tempo que descobri que havia o livro antes e a sua adaptação também foi muito fiel (o fato de ser um livro curto deve ter ajudado muito, talvez).

Rodrigo 08/03/2012

Cavalo de Guerra
Bom, mas por incrível que pareça, o filme foi melhor. O livro não passa a emoção necessária. Não agradou muito. Faltou a narrativa ser mais espirituosa, ter mais valor.
Naldinh o/ 01/09/2012minha estante
O Filme é maravilhoso, Amei.

Wemerson 04/03/2015minha estante
O filme é do Spielberg, então deve ser muito bom.
Confesso que só li o livro por influência do filme que ainda nem vi!
Mas concordo que o livro ficou meio parado, sem emoção.

Quatro Amigas 03/07/2013

Cavalo de Guerra - Michael Morpurgo
Verdadeiras amizades são capazes de ultrapassar todas as barreiras. Quando realmente se acredita nisso e se tem amigos de verdade pra contar, conseguimos superar as dificuldades e encontrar momentos de alegria.
Eu poderia estar falando de duas pessoas...Contudo, é sobre a história de um cavalo e seu amigo humano.

Prepare-se, você está prestes a ler uma resenha sobre um livro cujo narrador é um cavalo! Sim meus queridos, Joey é um cavalo lindo, de pêlo avermelhado e com uma cruz branca na testa. Fiquem tranquilos, ele não morde...
A história se passa em 1914 na Inglaterra e nosso Joey vivia numa fazenda com seu amigo humano Albert, desde que era um pequeno potro e era muito bem tratado pelo dono. Totalmente inseparáveis, andavam pelas redondezas do vilarejo e realizaram todas as tarefas da fazenda juntos.

Contudo, quando a Primeira Guerra Mundial chegou, o pai de Albert decidiu vender o cavalo para o exercito inglês escondido do filho, à fim de conseguir dinheiro, já que as coisas iam de mal à pior na fazenda. Enquanto Joey é levado à força para o campo de treinamento, Albert fica desolado com a noticia e decide resgatá-lo.

----------CITAÇÃO:
Ele nunca me batia nem perdia a paciência comigo. Ao contrário, às vezes eu tinha a impressão de que ele gostava de mim, e eu o respeitava, é claro, mas esse respeito se baseava no medo, e não no amor. Irritado e infeliz, tentei derrubá-lo várias vezes, mas nunca consegui. Seus joelhos tinham uma força descomunal, e ele parecia adivinhar o que eu iria fazer.
--------------------------------------------------------------------

A partir desse momento, vamos viajando por vários países na Europa, conhecendo a realidade das trincheiras e o horror da guerra. Michael consegue através de uma escrita delicada e muito bem detalhada (sem ser exagerado ou repetitivo), nos transmitir a percepção do mundo através dos olhos de um cavalo. Engraçado como Joey consegue tocar o coração das pessoas e despertar sentimentos bons e que lhe ajudam em vários momentos.

----------CITAÇÃO:
Minutos depois, a névoa começou a se dissipar, e vi pela primeira vez que eu estava em um longo corredor de lama, uma paisagem devastada, cercado por rolos de arame farpado que sumiam no horizonte. Lembrei que eu tinha passado por um lugar parecido quando investira contra o exército alemão, com Topthorn ao meu lado. Aquilo era o que os soldados chamava de "terra de ninguém".
---------------------------------------------------------------------

Conforme eu ia avançando na leitura, fiquei me questionando sobre o poder da amizade, seja entre dois humanos, ou entre um humano e um animal. Acredito que seja um dos sentimentos mais bonitos que exite e transcende a limitação de espécies, gêneros e raças. E dai você me pergunta: mas eles conseguiram se encontrar depois? Só lendo pra saber, não quero estragar a surpresa ;)

Mesmo sendo uma resenha de livro, também queria comentar aqui que existe o filme, que foi dirigido por Steven Spielberg. Ou seja, adaptação perfeita. Um fato que ocorre tanto no livro quando no filme, é que Joey é realmente o personagem principal, os humanos são apenas coadjuvantes.
Os cavalos que escolheram para o papel do Joey são lindos de morrer, e conseguem passar tantas coisas pelo olhar, que fiquei até arrepiada enquanto assistia. As atuações são excelente e podemos conferir atores conhecidos, como Tom Hiddleston (Os Vingadores) e David Kross (O Leitor). Fora que o visual do filme é simplesmente perfeito, Spielberg trabalha muito bem com a questão da fotografia lindíssima e as cores. Vale muito a pena ver e ler ;)

Recomendo o livro e o filme pra quem gosta de animais/cavalos e histórias emocionantes sobre superação e amizade.

Postada Originalmente em:

site: http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/2013/05/resenha-cavalo-de-guerra-michael-morpugo.html#.Ua-8zNKkoZk

Ana 10/10/2012

Inocência
Tudo começa quando o inimigo de um bêbado tenta comprar um potro no mercado de uma pequena cidade da velha Inglaterra... O bebum acaba comprando o animal por birra, levando-o para casa irritado e deixando o pobre pequeno nas mãos de outro pequeno: seu filho Albert.
Os dois crescem e se tornam grandes e fiéis amigos, mas é como diz o ditado: tempos de calmaria antecedem uma turbulência, e a Primeira Guerra tomou espaço. Joey (o cavalo) é vendido pelo pai de Albert ao exército britânico, e os meninos acabam se separando.
A partir daí, Joey sofre várias aventuras, vendo morrer tanto amigos quanto inimigos, e mudando de lado (não por opção própria) na guerra algumas vezes.
Seus ferimentos físicos e psicológicos refletem que a guerra não faz bem a ninguém, e ninguém deseja participar dela. Joey está consciente do que está ao seu redor, porém em nenhum momento busca por explicações razoáveis para tudo aquilo. "Assassinaram um tal príncipe, e os países estão bravos. Mas vai ficar tudo bem, Joey, a gente não tem nada a ver com eles." - Foi tudo o que disse Albert.

Aline ig @escape.abacharel 16/07/2023

Uma ficção com pano de fundo da Primeira Guerra! Super emocionante!
Hoje venho falar sobre o livro Cavalo de Guerra, uma história de ficção que vai emocionar até mesmo as pessoas mais insensíveis.

Eu já tinha tido antes um contato com a escrita do autor Michael Morpurgo, mas é incrível como ele me surpreendeu ainda mais com esse livro.

Michael Morpurgo é um autor que escreve livros curtos, voltados pro público infanto-juvenil, com uma escrita fácil e fluida, porém, os assuntos são muito importantes, tão atuais e adultos, que eu diria que os seus livros são para todas as idades!

Aqui acompanhamos a aventura do cavalo Joey, um lindo meio puro-sangue que encanta os corações de todos que o conhecem. Nos é narrada a história pelo próprio ponto de vista do cavalo, quando ele ainda era um potrinho.

Ele é separado da sua mãe e acaba sendo vendido para um fazendeiro que vive bêbado. Porém, lá ele faz uma amizade.

O filho do fazendeiro acaba criando uma ligação muito forte com o novo cavalo da fazenda. Albert, o nome do menino filho do fazendeiro, vai crescendo junto com o cavalo Joey, o enchendo de cuidados, mas ao mesmo tempo ensinando a ele as tarefas rurais árduas.

Entretanto, a guerra chega. O pai de Albert, a fim de pagar as contas da fazenda, vende o cavalo para um capitão. Agora, o cavalo que antes estava acostumado a realizar os serviços de tração, tem que se tornar um cavalo de infantaria. Mas Joey se adapta rapidamente à guerra, mesmo com as saudades imensas de Albert.

Na zona de conflito, Joey conhece outro cavalo, um belo corcel negro chamado Topthorn. Uma outra bela amizade surge entre eles, mas ambos terão que presenciar os horrores da batalha, nos mostrando a cada página a inutilidade da guerra.

Esta obra é belíssima e é impossível não lembrar de outro livro durante a leitura: Black Beauty (ou Beleza Negra), que também fala sobre os direitos dos animais e a exploração.

Média: 5 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/p/CuxJEAjLuhN/?img_index=1

Ricardo Santos 29/12/2012

para jovens sonhadores (ou bobos, depende da visão de cada um...)
Ganhei esse livro no natal de 2011 na expectativa do filme de spielberg. Achei o trailer bom. A maior qualidade do livro é seu tamanho. Ele é curtinho. Você consegue ler numa sentada. Mas infelizmente eu não consegui me envolver na trama contada pelo cavalo Joey. Isso mesmo, o narrador é um cavalo. Nada contra. Mas o autor precisa ter muito talento para envolver o leitor, para que ele leve o livro a sério, quando o narrador é um animal, em 1ª pessoa. Para piorar as coisas, o filme foi um dos piores do ano. Não assisti e não gostei.

André Felipe 22/10/2019

Homem e cavalo amor inseparável
Joey era apenas um potro que foi separado de sua mãe para ser leiloado. Seu primeiro dono foi o pai de Albert que lidava com os animais diferente de seu filho assim não conseguindo e ficando com raiva do animal passou essa tarefa para seu filho Albert quem o domou e conquistou, tornando-se melhores amigos.
Na história o pai de Albert vendeu Joey ao exército Inglês para pagar as contas da fazenda da fazenda. Ao saber, Albert jurou ao seu amigo que iria encontrá-lo.
Durante a guerra Joey conheceu e perdeu parceiros. Em especial conheceu Emilie e seu avô, que cuidaram e acolheram Joey até o exército Francês o chamarem para guerra.
No meio de uma batalha Joey acabou voltando para o exército de origem e se deparou com Albert, que já com idade, havia se alistado para encontrá-lo. Ambos continuaram na guerra até cessar.
Ao término da guerra, eles estavam ansiosos para voltar a fazenda, mas os cavalos tinham que ser leiloados. Quando Albert estava perdendo as esperanças de ficar com seu melhor amigo algo aconteceu. Para saber mais leia o livro!

Carla 19/03/2013

Cavalo de Guerra
Particularmente eu adorei este livro. Achei interessante ter sido escrito na visão do cavalo.
Sou suspeita na avaliação porque sou apaixonada por cavalos, mas eu recomendo!

Joey era apenas um potro quando foi separado de sua mãe para ser leiloado. Seu primeiro dono foi Albert que o domou e conquistou, tornando-se melhores amigos.
Ao decorrer da história o pai de Albert vendeu Joey ao exército Inglês para quitar a hipoteca da fazenda. Ao saber, Albert jurou ao seu amigo que iria encontrá-lo.
Ao término da guerra, eles estavam ansiosos para voltar a fazenda, mas os cavalos tinham que ser leiloados. Quando Albert estava perdendo as esperanças de ficar com seu melhor amigo algo aconteceu. E isto você só saberá lendo este livro!