Cavalo de Guerra Michael Morpurgo

Resenhas - Cavalo de Guerra

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Emocionante
Tem abordagem sensível e emocional ao tema da guerra e pela forma como destaca o sofrimento dos animais envolvidos nos conflitos armados. O livro foi adaptado para o cinema em 2011, em um filme dirigido por Steven Spielberg, que alcançou sucesso crítico e comercial. A obra de Michael Morpurgo é uma leitura comovente que oferece uma visão única da Primeira Guerra Mundial, da amizade e do poder do vínculo entre humanos e animais.

Aline ig @escape.abacharel 16/07/2023

Uma ficção com pano de fundo da Primeira Guerra! Super emocionante!
Hoje venho falar sobre o livro Cavalo de Guerra, uma história de ficção que vai emocionar até mesmo as pessoas mais insensíveis.

Eu já tinha tido antes um contato com a escrita do autor Michael Morpurgo, mas é incrível como ele me surpreendeu ainda mais com esse livro.

Michael Morpurgo é um autor que escreve livros curtos, voltados pro público infanto-juvenil, com uma escrita fácil e fluida, porém, os assuntos são muito importantes, tão atuais e adultos, que eu diria que os seus livros são para todas as idades!

Aqui acompanhamos a aventura do cavalo Joey, um lindo meio puro-sangue que encanta os corações de todos que o conhecem. Nos é narrada a história pelo próprio ponto de vista do cavalo, quando ele ainda era um potrinho.

Ele é separado da sua mãe e acaba sendo vendido para um fazendeiro que vive bêbado. Porém, lá ele faz uma amizade.

O filho do fazendeiro acaba criando uma ligação muito forte com o novo cavalo da fazenda. Albert, o nome do menino filho do fazendeiro, vai crescendo junto com o cavalo Joey, o enchendo de cuidados, mas ao mesmo tempo ensinando a ele as tarefas rurais árduas.

Entretanto, a guerra chega. O pai de Albert, a fim de pagar as contas da fazenda, vende o cavalo para um capitão. Agora, o cavalo que antes estava acostumado a realizar os serviços de tração, tem que se tornar um cavalo de infantaria. Mas Joey se adapta rapidamente à guerra, mesmo com as saudades imensas de Albert.

Na zona de conflito, Joey conhece outro cavalo, um belo corcel negro chamado Topthorn. Uma outra bela amizade surge entre eles, mas ambos terão que presenciar os horrores da batalha, nos mostrando a cada página a inutilidade da guerra.

Esta obra é belíssima e é impossível não lembrar de outro livro durante a leitura: Black Beauty (ou Beleza Negra), que também fala sobre os direitos dos animais e a exploração.

Média: 5 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/p/CuxJEAjLuhN/?img_index=1

readsbyisa 14/05/2023

Cavalo de Guerra
Um dos meus livros que tive que ler para escola, mas não é ruim. Um livro bem curtinho e rápido de ler, mas com uma história legal.
É sobre um cavalo (Joey) na primeira guerra mundial e fiquei contente que o seu primeiro dono (Albert) e ele se reencontraram no final?.
Não é meu tipo de livro, mas foi uma leitura boa.

Blog Purple Lines 22/03/2023

Resenha - Cavalo de Guerra
Joey, é um cavalo meio puro-sangue, meio cavalo de tiro, que é comprado por um fazendeiro que bebe demais e está mergulhado em dívidas, mas que por causa de ciúmes, envolve-se em uma compra que o faz levar um jovem potro para casa. Albert, filho desse homem, acaba se aproximando de Joey e surge uma linda amizade entre os dois, onde Albert enfrenta o pai para que ele pudesse treiná-lo para trabalhar na fazenda ao invés de o pai prosseguir com o plano de matar o jovem potro.

A amizade entre eles cresce diariamente e os dois crescem e amadurecem juntos, até que a Primeira Guerra Mundial os separa, com Joey se vendo em meio ao barulho ensurdecedor dos disparos de armas, a mortos no caminho e o sofrimento dos sobreviventes. Durante todo esse período Joey nunca esqueceu do seu amigo e se pergunta quando terminará aquela guerra atroz para rever seu amigo Albert.

"Fui até a porteira e vi Albert e sua mãe caminhando para dentro da escuridão. Então percebi que havia encontrado um amigo para a vida inteira, que tínhamos criado um laço instintivo e imediato de confiança e de afeto."

A narrativa do livro é feita pelo próprio Joey, o que nos deixa cada vez mais próximos do cavalo e do que ele sente durante a guerra que está enfrentando. Assim como no filme de 2011, dirigido por Steven Spielberg, todos os cenários de guerra que Joey passa nos mostra como o ser humano é contraditório. Os superiores sustentam um discurso de que a guerra será uma forma de colocar o país como um exemplo de vida, mas mandam seus homens e animais para um cenário de sofrimento e morte sustentado por um discurso de glória.

"Acho que eu daria um bom soldado, você não acha? Eu ficaria bem de farda, não ficaria? Eu sempre quis marchar ao som dos tambores."

Durante o desenrolar da história, Joey conhece muitos soldados, cavalos e moradores das regiões próximas da guerra. Todos mostram traços de como a guerra tem sido para eles: para os soldados antigos que já viram de tudo e os novos que chegam com um sorriso no rosto por acharem que são o apoio que todos precisavam; dos cavalos que adoecem por causa de situações precárias ou falta de cuidado dos próprios soldados; e até mesmo de moradores que se veem obrigados a auxiliar o exército e dar a eles o que precisam.

O livro mostra muito a realidade de uma guerra e como os sorrisos podem ser raros durante um período difícil, mas que uma amizade pode sustentar o fio restante da esperança. A leitura pode ser difícil para alguns, já que constantemente se repara com um cenário de guerra e morte por todo lado, mas esse livro me fez abrir os olhos para algumas coisas que acontecem na nossa realidade.

Enfim, recomendo muito a leitura e se você for mais fã de filmes, recomendo o filme também. Ambos trazem a mensagem que buscam transmitir.

"Hoje, centenas de cavalos morreram no arame farpado. Eu lhes digo que, se tivéssemos um décimo da coragem desses animais, não estaríamos aqui chafurdando na lama."

site: https://purplelinesresenhas.blogspot.com/2023/01/resenha-cavalo-de-guerra.html

Giu Vitoria 22/07/2022

Nova perspectiva
É um livro que me emocionou muito, sempre me interessei por histórias relacionadas ao período das guerras e essa é mais uma que eu amei. A perspectiva do Joey, o cavalo, também é algo que eu gostei bastante, ter um cavalo narrando a história é um tanto inusitado, mas não deixou de trazer emoção e acompanhar a trajetória dele e do Albert foi muito bom. É um livro curtinho e de leitura bem fluída, ótimo para quem está buscando uma história rápida e cativante.

Carlos.ParedAo 28/12/2021

Livro muito emocionante, fatos veridicos.
Livro muito emocionante, fala sobre um rapaz que tinha um cavalo e foram separados devido a segunda guerra mundial, mas, no final eles se reencontram novamente.

Duda 24/11/2021

Perfeição
Um dos meu livros favoritos,perfeito demais! é um livro que faz você amar, sofrer/chorar junto com os personagens,se emocionar e torcer muito

Laurabooktique 24/09/2021

Cavalo de Guerra
Eu tenho uma paixão por cavalos, então essa história me emocionou muito! A amizade entre Joey e Albert é perfeita! Me tocou muito ver de ?perto? a Guerra e como seria um cavalo narrando esses acontecimentos!
Julia 15/01/2023minha estante
Chorei horrores, livro ótimo recomendo!

Cami 01/08/2021

Simplesmente Incrível
Reler livros é algo incrível, principalmente quando vc se emociona com a história da mesma maneira que a primeira vez.
Sou do mundo equestre e entendo muitas coisas pela qual Joey passou. E ver tudo da perspectiva de um cavalo muda completamente nossa visão do mundo.

babooks12 28/05/2021

Confesso que fiquei chocada com o número de páginas e acredito que seja o menor livro que já li, mas isso não foi nada e eu amei a história. Histórias de amizades entre humanos e animais definitivamente me encantam, especialmente quando lealdade é posta em jogo. Também me lembro de ter visto o filme quando pequena, mas há pouco tempo que descobri que havia o livro antes e a sua adaptação também foi muito fiel (o fato de ser um livro curto deve ter ajudado muito, talvez).

Hong Zhuang 13/12/2020

Amei
Tive que ler por conta da escola, que havia solicitado que os alunos lessem o livro para fazer umas provas e trabalhos. Achei agradável de ler, conseguir terminar em um dia, muito bonito a história e fácil de entender. Recomendo

jamvers 29/06/2020

Um livro com uma história belíssima e encantadora! Qual o poder de uma verdadeira amizade? O quão forte é o laço em que nos liga com alguém? Até onde iríamos para encontrar quem amamos? Esses são alguns questionamentos que nos fazem refletir durante esta leitura e talvez encontrar as respostas para tais perguntas...
Um dos livros que eu mais gosto e que me fez chorar bastante durante a leitura.