Feios / Perfeitos

Feios / Perfeitos Scott Westerfeld

Resenhas - Feios / Perfeitos

Natalia 29/12/2011

Feios
De início, Feios estava em minha lista de desejos. Minha prima estava lendo o tal e eu o havia encontrado em uma livraria durante um passeio com minha madrinha. Confesso que nutria fortes expectativas sobre ele, pelas quais lamento seriamente.

Feios tem como gênero principal a ficção, mas admito que esperava algo diferente. Ao começar a ler o livro, me deparei com um cenário onde o povo era oprimido pelos comandantes de uma sociedade cujo o pretexto de tornar as pessoas iguais os obrigava a se submeterem a uma operação que faria com que aos dezesseis anos eles se vissem perfeitos. Ossos eram quebrados e trocados, pele raspada e substituída por uma completamente nova, sem cicatrizes ou qualquer tipo de dano.

A protagonista tem como sonho ser uma dessas pessoas perfeitas, e na espera de seu aniversário de dezesseis anos acaba conhecendo Shay, uma menina com objetivos totalmente contrários aos dela. Shay preza uma vida independente, e apresenta a Tally a proposta de viver em Fumaça, uma sociedade ilegal diferente de Vila Feia ou Nova Perfeição, que promete aos seus moradores a liberdade e a possibilidade de poder viver sem a operação que os transformaria em perfeitos.

É por aí que o livro vai se prejudicando. Scott tinha tudo para concluir uma história tão intrigante quanto o possível, porém acabou desenrolando os fatos rápido demais. Me senti como se o livro inteiro fosse um carrinho de fórmula 1 que eu não conseguia acompanhar, pois o ritmo é tão frenético que acaba dificultando nossa identificação com relação aos personagens.

Já no início da história você não consegue se apegar a Shay, pois os dois meses durante os quais ela convive com Tally passam rápido como um piscar de olhos. Outra falha é a falta de riqueza de detalhes. Terminei o livro sem saber com o que Shay, Tally, David e os demais se pareciam. Scott nos fornece pouca informação sobre a aparência deles, de forma que não consegui visualizar as cenas com clareza.

O romance é rapidíssimo, como podem imaginar. O foco da leitura era a ficção, então acabei achando tal clima dispensável, pois você não consegue ter apego pelo casal presente na história. Quanto às cenas de aventura, só consegui viver algo durante a ida da protagonista à Fumaça. O resto eu li sem prestar atenção, pois Feios acabou se tornando para mim, um livro chato de tão rápido.

Nota: 50/100

Resenha feita por Natalia Leal, blog Páginas Encantadas (http://www.paginas-encantadas.blogspot.com)
PATY 29/12/2011minha estante
Bem, ainda não comecei a ler o livro, comprei-o esta semana no site da Saraiva, aproveitando que estava em promoção na edição "vira,vira", Feios e Perfeitos. Quando iniciar minha leitura, ficarei atenta ao que você citou, para ver se também terei a mesma impressão. Como gosto muito de ficção, confesso que estou na expectativa de uma boa leitura. Gostei muito de sua resenha.

Natalia 30/12/2011minha estante
Obrigada :)

Marcia 29/05/2014minha estante
Amei sua resenha , fui ler tão empolgada e confesso que me decepcionei ,muitas expressões repetititvas como borbulhante , muitos vôos de prancha , sinceramente não indico e nem vou ler Especiais.

PATY 14/01/2012

"Não é uma coisa boa encher a sociedade de pessoas bonitas?"
Ao entrar em uma loja da Livraria Leitura, notei uma jovem comprando o livro "Feios". Achei o título estranho e perguntei a jovem do que se tratava o livro, ela me disse que era uma série de ficção científica. Fiquei interessada, mas não comprei. Depois vi uma promoção na Saraiva, edição vira-vira. Acabei comprando.

"Feios"
Confesso que no inicio fiquei um pouco desapontada, esperava algo mais. Mas depois acabei me envolvendo com os personagens e a leitura ficou mais agradável. O livro faz uma crítica dura à indústria da beleza, que incentiva todos a seguirem um padrão, o que está fora dele, é 'feio'.
Na estória, Tally está prestes a fazer 16 anos, idade que poderia realizar a cirurgia para se tornar "Perfeita". Então conhece Shay, que nasceu no mesmo dia que Tally, e não queria fazer a cirurgia. Por seu intermédio descobre que existia uma cidade, chamada de "Fumaça", para onde fugiam os que não queriam se submeter ao procedimento. Descobre ainda algo terrível por trás de tanta perfeição. Vale a pena ler.

"Perfeitos"
Assim como o anterior, o início é previsível e enfadonho, mas melhora depois. Após se tornar "Perfeita", Tally e seus amigos, lutam para sair de Nova Perfeição e terem o domínio de seus cérebros.

"Mas era preciso ao menos tentar desenvolver uma mentalidade própria. Do contrário, você podia acabar vivendo em uma reserva, adorando um bando de deuses falsos."

Indico.

Elton Rodrigues 25/05/2012

Eugenia a serviço da engenharia social
O refinamento dos sonhos de Auguste Comte através do aparato tecnológico atual e do futuro bem próximo.

O sonho de todo governo democrático que se preze, ao preço de uma cirurgia.

Evelyn Véras - 23/01/2013

Feios
Tally Youngblood era uma moradora de Vila Feia. Um lugar onde todos os feios viviam até completarem 16 anos e fazerem um cirurgia plástica para se tornarem perfeitos. E depois disso iriam morar em Nova Perfeição.
Nenhum feio podia visitar Nova Perfeição antes de realizar a cirurgia, mas Tally desobedece essa regra para tentar encontrar seu amigo Peris, que tinha se tornado um perfeito alguns meses antes dela.
Durante sua visita ela é descoberta e sua fuga provoca uma verdadeira confusão em Nova Perfeição. É nesse momento que ela conhece Shay, que também era uma feia e que também seria transformada em perfeita na mesma data de Tally.
Shay e Tally logo se tornam melhores amigas. E Shay passa a ensinar a Tally a andar numa prancha que flutua.
Como Tally já havia aperfeiçoado bastante sua técnica de flutuar na prancha, Shay a convida parase aventurarem em um lugar mais interessante que Nova Perfeição, as Ruínas de Ferrugens,que aparentemente seriam as ruínas da nossa civilização. E com isso nós seríamos os 'Enferrujados'.

Para continuar lendo essa resenha acesse o link abaixo e visite meu blog sobre resenhas de livros..

Bosque da Leitura...Resenha: Feios

Cris 25/05/2018

Razoável
“Perfeitos não brigavam. Até as discussões eram raras, e com certeza ninguém gritava com outra pessoa no meio de uma festa. Comportamentos agressivos eram apenas para os feios.” Pág. 126

A série “Feios” se passa em um mundo distópico, em que os adolescentes ao completarem 16 anos passam por uma cirurgia plástica que os transforma de “Feios” a “Perfeitos”.

Ao passar por essa cirurgia, eles abandonam o lar - Vila Feia, e passam a morar em Nova Perfeição, um lugar só habitado por perfeitos e onde tudo funciona harmonicamente, com muito luxo, alta tecnologia, festas e diversão.

Após os acontecimentos do primeiro livro, Tally Youngblood se transforma numa perfeita, e vai morar com os seus amigos. Tudo está indo maravilhosamente bem, até que Tally recebe um recado misterioso com uma mensagem para ela.

A partir de então, ela desperta memórias de pessoas e acontecimentos ocorridos antes que ela passasse pela cirurgia. E ela descobre que sua nova vida não é assim tão perfeita.

Eu tinha lido o primeiro livro desta história faz bastante tempo, e não lembrava de muitos detalhes. Mas a história voltou rapidamente à minha memória à medida que eu fui lendo.

Eu achei o começo da história muito interessante, e começa num ritmo ágil. Mas o ritmo cai bastante ao longo dos capítulos, e fica meio monótono e arrastado em algumas partes.

O livro se passa num ambiente tão “improvável” que pra mim é até difícil de imaginar como funcionam os inúmeros aparelhos tecnológicos que surgem ao longo da história. Outra dificuldade que eu tenho com a história, é que surgem muitos grupos ao longo do livro. Além dos Feios e Perfeitos, temos os Enfumaçados, os Enferrujados, os Pré-enferrujados, Crims e por aí vai…

Apesar disso, eu acho bem interessante a crítica que é possível perceber ao longo da história, com toda a questão de beleza e perfeição.

O livro termina deixando muitas pontas soltas, e o final foi bem surpreendente e apesar de não ter gostado tanto do livro, pretendo ler os outros livros da série pra ver como tudo se finaliza.

“Havia coisas piores do que estar sentada num parque maravilhoso sob o olhar de um garoto perfeito.” Pág. 49

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Dressa Persan 30/03/2022

Melhor ficção-científica
Minha saga de ficção científica favorita! Um enredo perfeito, personagens instigantes e uma história que te faz imaginar mil e uma coisas.