Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Carina 20/02/2010

Muito longe de casa...
Muito longe de casa é uma história real, infelizmente.

Li em algum lugar que, se Ishmael Beah tivesse inventado essa história, ganharia o Prêmio Nobel.

Acho que ele deveria ganhar de qualquer forma.

Não por ter escapado da morte diversas vezes, por ter visto seus pais, amigos e compatriotas morrerem; por ter perdido sua família ou mesmo por ter superado e vencido todas as barreiras que uma guerra civil pode pôr na frente de uma pessoa.

Mas por ter, depois de toda a tragedia que passou, vencido seu próprio consciente, seus próprios medos e ter encarado o passado, enfrentando-o corajosamente, conseguindo desenterrar de sua vida essa história, transportada para as folhas de um livro com maestria, clareza e riqueza de detalhes.

Beah ao compartilhar com o mundo a triste história de sua juventude, nos faz tomar consciência das atrocidades que ocorrem pelo mundo afora e nos faz pensar em como o ser humano pode se comportar de maneira totalmente inumana.
Sergio Carla 25/10/2012minha estante
Muito bom seu comentário Carina , infelizmente foi baseado em fatos reais e além de tudo o que você citou , há ainda o envolvimento com as drogas ...

Lucas 15/06/2015minha estante
Parabéns pela resenha.

Dayane.Oliveira 21/10/2020minha estante
Adorei seu comentário descreveu super...??

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Muito longe de casa (memórias de um menino-soldado), Ishmael Beah – Nota 9/10
Essa obra é um verdadeiro soco no estômago! É daqueles livros que nos faz refletir sobre uma realidade que parece ser mentira, de tão absurda. Mas apenas parece mentira – e o autor deixa claro isso. O livro escancara uma realidade pouco abordada e extremamente sofrida: a vida das crianças guerrilheiras – sim, crianças - na Serra Leoa. Acompanhamos a história verídica de Ishmael Beah, desde o primeiro contato com a guerra civil que destrói o país, o seu recrutamento nas guerrilhas, a luta pela sobrevivência e a fuga para os Estados Unidos. É revoltante perceber a lavagem cerebral, alimentada por ódio e drogas, a que essas crianças são submetida. Embora cruel, a leitura é rápida e fluida. Talvez pelo trauma vivido, o autor não se aprofunda tanto em seu sofrimento íntimo, psicológico, e senti um pouco de falta disso. Mesmo assim, é uma obra obrigatória, que todos deveriam ler!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Ri :) 10/02/2022

Queria muito que fosse uma história de ficção, mas é a história real de pedaços de juventudes roubadas, em meio a uma violenta crise em Serra Leoa. Pesadíssimo!!!

GustavoDC 06/08/2022

Uma descrição de como uma guerra civil destrói famílias!
É difícil avaliar um livro sobre a vida de uma pessoa! Querendo ou não, você estará avaliando a vida da própria pessoa. Ainda mais quando essa pessoa é um garoto de 13 anos, quando tudo começou.

Esse livro é uma grande demonstração de superação de obstáculos mais insanos que esse garotou passou durante três anos.

Através de seus relatos, o leitor consegue ter uma noção da loucura que ocorre num país em que se instala uma guerra civil. É impressionante como as pessoas envolvidas no conflito perdem completamente a razão e o senso de humanidade! Elas fazem tudo que é mais obscuro para a sociedade! Torna-se uma verdadeira selva! Ou o sujeito torna-se tão cruel como os demais, ou então ele não sobreviverá!

Uma pessoa que passa por isso, jamais conseguirá voltar a ser como uma pessoa comum! Passará a conviver com pesadelos e lembranças das atrocidades vividas na guerra por toda sua vida!

Dos livros lidos por mim, esse, sem dúvida, foi o mais violento que já li até hoje. E o que mais me deixa impactado é que tudo que é relatado no livro foi fato verídico!

Nota 4.5 em 5 estrelas.

Rosdaibida 04/07/2023

Um dos melhores livros que já li!
Devorei esse livro em dois dias e não em um porque tive que parar para dormi. Simplesmente incrível, leitura fácil e fascinante.

Marcus.Vinicius 03/10/2020

A vida de uma criança na guerra
Livro de memórias, que conta a história de Ishmael Beah no período da guerra civil de Serra Leoa, um dos países mais pobres do mundo. Através do livro, vemos a triste e sofrida realidade das crianças soldado, que num ambiente de fome, miséria, abandono, se veem obrigadas a pegar em armas para sobreviver.
Um relato pesado, duro, difícil de processar, mas extremamente necessário para fazermos uma reflexão de como existem pessoas que passam por problemas infinitamente maiores que os nossos em condições extremas. Por outro lado, a obra nos mostra o poder da superação e da esperança. Recomendo a leitura!

Caroline.Mestanza 09/05/2020

Uma história real e pouco conhecida
Ishmael é uma criança em Serra Leoa e de repente se vê inserido em uma guerra que nunca imaginou que poderia acontecer! O livro é triste e cativante, Ishmael passa por muitos momentos de incerteza e se vê perto da morte por diversas vezes! História real, pouco contada, que todos precisam conhecer!!

Yasmim 30/08/2021

Que livro triste! Acompanhar a história de Ishmael na Guerra Civil de Serra Leoa nos tira do nosso lugar de conforto, ao adentrar nas experiências de um menino soldado. Para a sua sobrevivência, foi obrigado a escolher um lado na guerra, o exército do governo contra os rebeldes da RFU. Uma infância roubada, a perda de familiares, a incerteza do futuro, contextos de extrema violência, vício em drogas, reabilitação e a fuga. Uma guerra que destroçou um país e que faz com que as pessoas precisem romper com o seu pertencimento ao país, lutando para escapar dele, como Ishmael que consegue deixar o país rumo aos EUA. No final ainda somos agraciados com uma cronologia sobre a história de Serra Leoa e conseguimos ter um pouco da dimensão da complexidade política do pós-independência, revelando mais um conflito africano no período após a descolonização. Por fim, ficamos com um gostinho de quero mais pra saber das outras personagens, das pessoas que cruzaram o caminho de Ishmael e sua situação. Mas é triste saber que boa parte dessas pessoas não sobreviveu.

sarah 18/03/2021

Tocante história de um menino-soldado
RESENHA – Muito Longe de Casa

"Muito Longe de Casa" conta a história de Ishmael Beah, que com poucos anos de idade já se vê em meio à um cenário de caos e guerra. Quando os rebeldes atacam sua vila, Ishmael sabe que não há mais tempo, ele precisa sair dali imediatamente. A partir daí, ele e seu grupo de amigos sempre está fugindo de algum lugar, até que começam a trabalhar como soldados, ajudando seu país na guerra.
Demorei bastante para ler esse livro porque ele realmente estava me impactando demais. Apesar disso, eu gostei muito da forma em que o livro é organizado, e a história em si também é inacreditável e muito verdadeira ao mesmo tempo.
Saber que o livro retrata uma história real traz um impacto bem maior. Eu recomendo o livro, mas se forem ler já entrem com a cabeça sabendo que ele é bem triste.

Edna 09/05/2022

Infância roubada
"Não só havíamos perdido nossa infância na guerra, mas também nossas vidas estavam manchadas pelas mesmas experiências quw ainda nos causavam dor e tristeza."

Essa é a autobiografia de Ishmael e várias crianças que perderam suas famílias para a guerra, vivenciaram a crueldade imposta à seus entes queridos, roubaram-lhe o pouco que possuiam, para sobreviverem fogem em direção às florestas e a cada aldeia novos e trágicos episódios quw presenciam e são dizimados e ao confrontarem com as milicias, os recrutam como soldados (crianças soldados que são obrigados a matarem outras crianças, tortura crescente nas mentes deles, perdem os sentimentos.

E quando alguns como ele tem a felicidade de encontrar apoio de Ongs ainda enfrentam o disturbio psicológico, a descrença dos que ouvem e ñ acreditam nos horrores a que foram submetidos e muitos ainda retornam para a mesma guerra que fugiram quer seja pela política ou ñ se adaptam mais ao mundo real.

Forte, dramática e digna de uma otima leitura e saber que poucos como Isgmael venceram e hoje Ishmael faz parte de várias instituições que dão suporte e apoiam crianças afetadas pelas guerras.
Cristiane 09/05/2022minha estante
Este livro é emocionante, é cruel, é triste... É profundo. O que fazemos ou permitimos que façam com as crianças no.mundo.

Edna 09/05/2022minha estante
Doloroso e poucos conseguem sobreviver.

Alan.Bravo 09/05/2022minha estante
esse cara é um guerreiro,depois de tudo que ele passou e fez,e como termina a ,ainda dá para ter um pouco de esperança

Marcele 01/10/2020

Tristes guerras
Este livro, confesso, me pegou de surpresa. Algumas vezes eu leio o prefácio, separo o livro que quero ler e depois de um tempo já não lembro
Mais, mas mesmos sim início a leitura. Este foi um deles. Ishmael destroçou meu coração com uma colocação tão nua e crua dos acontecimentos durante a guerra.

Carla 16/07/2009

Triste demais.
Chorar pelo acontecido, e saber que nao muda nada.
Grande escritor, narrativa maravilhosa. E lamentavelmente uma versao da cruel realidade de jovens e suas familias.

Daniel Costa 13/02/2023

Um soco no estômago
Mostra até que ponto o ser humano é capaz de se desumanizar em busca de poder e ideologias. Fatos contados pelos olhos de uma criança, que pelos reflexos da soberba humana é compelida para o antro do que há de mais terrível no mundo. Este relato trouxe um peso enorme de uma realidade, que de tão inimaginável e absurda, poderia se passar por uma sádica ficção distópica ao leitor desavisado.
Uma leitura forte, mas muito importante!

Carlinha 19/08/2021

É triste, mas é a realidade.
No início foi uma leitura pesada, li 60 páginas de uma vez, chorei por todas as 60 páginas e só voltei a ler depois de duas semanas, mas foi mais "tranquilo". É um livro bem rápido pois o Ismael não deixa a escrita se estender tanto, ele só conta o necessário, só conta o que quer que a gente saiba. Isso não é ruim, e é bem feito, até, a gente não sente como se "faltasse" algo, ele simplesmente nos poupa de detalhes que considera inútil pra história. Ismael Beah é muito forte por viver tudo isso e reviver ao escrever esse livro tão profundo. Estava na minha lista há muito tempo e consegui lê-lo finalmente, estou feliz.

É uma história bem sofrida, mostra como a guerra tira a vida e inocência de muitas crianças e adolescentes, os que sobrevivem acabam ficando com muitos traumas, abstinência de entorpecentes, crescem muito rápido mentalmente, e o pior é que nenhuma dessas crianças fez por merecer, muitos civis adultos inocentes também sofrem constantemente! Por causa de problemas políticos, por causa de "gente grande" (vulgo políticos, milionários) toda uma população sofre horrores e têm de viver as atrocidades da guerra, depois disso ninguém vive mais, eles apenas sobrevivem. E o medo permanece junto a eles.

LissBella 26/01/2011

“Meus olhos se encheram de lágrimas, mas eu estava com fome demais para chorar”.

Ler as “memórias de um menino soldado” (subtítulo do livro) é completamente enriquecedor, além de nos deixar extasiados em muitos momentos.

O livro é a história real da vida de Ishmael Beah. Adoro biografias, e confesso que essa é indescritível. Na verdade parece ficção. Em muitos momentos eu parei de ler e tentei imaginar parte do que Ishmael contou que viveu na região de Serra Leoa, e em todas essas minhas reflexões só consegui concluir que Deus sempre tem um futuro grandioso para pessoas como ele.

O menino Ishmael, era apenas um garoto quando descobriu algumas verdades sobre as guerras... “Ouvi alguns adultos dizerem que aquela era uma guerra revolucionária, a liberdade para um povo preso a um governo corrupto. Mas, que tipo de guerra atira em civis inocentes, em crianças, naquela garotinha?”

“Covardes morrem muitas vezes antes de sua morte...

Viveu a guerra e toda a sua crueldade... vivenciou a maldade e sentiu o gosto da perda...

“Caminhei por cinco dias, do amanhecer ao entardecer, sem encontrar qualquer ser humano... Toda manhã eu decidia meu destino escolhendo em qual direção seguir... Uma das coisas mais pertubadoras sobre minha jornada, era que eu não tinha certeza de quando nem onde ela ia terminar... Sobreviver a cada dia que passava era meu objetivo na vida”.

“as florestas onde dormíamos tornaram-se minha casa. Meu pelotão era minha família, minha arma era o meu provedor e protetor, e a minha lei era matar ou ser morto. Meus pensamentos não iam além disso”.
Ishmael perdeu tudo na guerra, sua casa, seus amigos, sua família, acho que ele na verdade perdeu o seu ‘mundo’ e teve que arrumar forças para construir outro... e o fez com louvor.

Recomendadíssimo.