Baroak - A  Estrela

Baroak - A Estrela Cris Motta

Resenhas - Baroak - A estrela

Máh Bracho 26/09/2012

☆ Baroak a Estrela★ O livro é infantojuvenil, mas confesso que amo ler esse gênero, principalmente quando tem uma base solida, apresentando novos assuntos e bem escritos sendo o caso desse aqui...
Esse livro trás a história de Beatriz Comarin, uma adolescente de 13 anos, muito inteligente e introspectiva, ela é excluída dos grupos além de ser constantemente o principal alvo de situações embaraçosas e chacotas sempre vindas da garota mais popular da escola, Liana e sua turma.
Apesar disso Bia é uma garota de coração puro e gostei de ler que suas atitudes são adequadas para um adolescente da sua idade não agem como alguém mais velha. Simpatizei com suas tristezas e solidão que a assolava, e sem tem ter alguma amizade toma as estrelas como suas confidentes.
“ Por Favor, me ajude a ser livre desses sentimentos que só machucam meu coração, a minha alma ... Quero me sentir normal, querida pelas pessoas da minha idade; não quero ser mais esquisita [...] Mais estou infeliz. Sempre me sentirei só? É esse meu destino? Ajude-me...”

Porém, sua vida muda quando seu pai Carlos Cormarim, um pai e marido amoroso ainda que não mostrasse esse lado sempre, ele é muito ausente por causa de seu trabalho e muita vez deixa a filha e esposa de lado, mas a vida de Bia dá uma virada quando ele é transferido para a Arábia e ficam por lá durante um ano, esse que fez muito bem para ela, lá fez algumas amizade e teve mais liberdade que até então não tinha.
E em um momento de angustiante muito grande provocado mais uma vez por Liana, Bia desabafa com as estrelas do céu, eis que ela lembra que trouxe uma estrela de cristal de sua viagem e resolve abri-la e eis que *::.¤*Puff *::.¤* não é que surge a Clair Baroak nada mais nada menos que uma Djinn, um gênio!!
Isso mesmo que vocês leram, e nesse momento percebi que não tinha lido nada a respeito desse assunto e que sou, era, uma leiga totalmente daí por diante a história fica mais fascinante, nos apresentando uma nova cultura, novos temas que quando citados passam despercebidos.
Coisas boas irão surgir para a Bia e não por ter feito seus “três” pedidos, pelo menos isso eu sei que um gênio concede três. – Cadê meu djinn-? rsrs
Amei ler a cumplicidade entre Bia e a Clair e a forma que elas interagiam entre si, também divertir-me bastante nos poucos momentos que elas "brigavam" entre aspa já que eram mais brincadeiras que propriamente brigas.
“ Geniazinha ruiiiiiim, Deus! Ó, Deus! Por que mereço essa gênia na minha vida? Por quê? Por quê? – E fez cócegas no ser mágico magoado...”
E a história não fica parada não gente! Citei algum Rodrigo, Pietroh aí?
aaah, paixões, amores... *oo* vou deixar para vocês descobrirem, detalhe a Bia não fica só nos 13 anos, o livro evolui e mostrar várias etapas e facetas dela e de quem a cerca, além de lutas e batalhas que são criadas conforme vamos lendo e claro um mundo imaginário – pelo menos para mim, tenho certeza que a Motta acredita, ela faz ...hmmm ... alguma coisa da lua azul e com fogueira e tudo!! oO” – rsrsrsrs.
Enfim, Motta, escreveu com uma leveza e de forma madura, transmitindo maturidade e lições de vida escrita nas estrelinhas e bem captadas para quem está lendo e o melhor de um modo fácil de ser absorvido por seu público alvo, além de bem moderna, usando de algumas palavras atuais do mundo virtual como -humpf- eu mesma uso bastante essa aí.

Maria 21/09/2012

BAROAK A ESTRELA, não é um livro.E sim um mundo no qual,se entra, e se envolve em viagens fantásticas,através da história de cada personagem.Vivendo intensamente cada momento e quando chega o fim desse mundo encantador,dá vontade de voltar para curtir melhor,pois a primeira viagem, foi para conhecer a segunda é para verificar se deixou passar alguma coisa maravilhosa sem usufruir e a terceira viagem;aí sim é para curtir pois já se ficou amigos íntimo de todos.Então é só aproveitar o máximo.

Cris Motta,te encontrei em cada personagem,vivendo intensamente tudo que era para ser vivido por cada um e descobrir mais uma verdade em você.
Descobri em você, que a sua Luz se multiplica e consegue atingir distancia infinita.
Cris Luz em forma humana.

Júlia Alves 19/08/2012

[Resenha] Baroak - A Estrela, de Cris Motta
Primeiramente, achei MUITO linda esta capa, e se você não entende o que significa esta fumacinha na capa, leia o livro que você vai entender!

Quando vi o livro, já me interessei pois acabei lendo a sinopse e isso me fez ficar com uma imensa vontade de ler este livro.. Quando comecei a ler o livro, me deu uma vontade enorme de saber o que iria acontecer com Bia, sobre o relacionamento dela com Rodrigo..

Sim, fique com plena raiva de Rodrigo quando ele ficou com a maior inimiga de Bia, Liana.. Meu Deus, sim, eu simplesmente odiei Rodrigo por fazer isso. Gente, não sei porque, mas eu AMO as partes de livros de romance em que o mocinho briga com a mocinha e depois de um tempo eles voltam.. eu literalmente amo cenas de brigas de casais.. Sim, eu sou louca de não gostar de cenas de beijos em vez de brigas segundo a minha amiga.

Enfim, é uma história muito fácil de se ler, linguagem prática e rápida. Parabéns Cris, você conseguiu me fazer chorar com este romance que deveria virar filme segundo a minha opinião.

Sim, é verdade isso que vocês leram, eu CHOREI! Ai vocês devem se perguntar: Mas por acaso este livro é drama? Não, mas com esse romance lindo, perfeito e maravilhoso, eu consegui chorar do começo ao fim..

Não vejo a hora de lançar o segundo.. Estou louca para saber o que acontecer com Bia e Pietroh!

Jaque 15/08/2012

Baroak conta a história de Beatriz Comarin, 13 anos estudante da escola CDF e filha única. A história tem como pano de fundo, a princípio a cidade do Rio de Janeiro onde a menina reside com seus Pais Carlos e Helena Comarin e sua querida babá Jô, que cuida com todo amor e dedicação da menina, mesmo esta já adentrando a adolescência.
Porém Bia, que tem uma bela casa, uma bela família, estuda num ótimo colégio e tem um futuro promissor – pois é uma das meninas mais inteligentes da escola – não tem uma vida perfeita como vocês devem estar imaginando. Ela tem um algoz perverso – Liana – que a inveja por tanta inteligência, e principalmente por atrair toda atenção de Rodrigo, o garoto mais desejado da escola, por quem Bia é perdidamente apaixonada desde sempre. O menino rico, de família renomada, estudioso, gentil, educado e com um futuro brilhante garantido, Rodrigo é o melhor partido da CDF, além de ser o mais bonito, claro.
Com isso Liana, não mede esforços para tornar a vida de Bia um inferno diário...
Entre humilhações, armações, mentiras e joguinhos sujos, Liana mantém sua popularidade à custa de Bia, porém ela nem imagina que só está colaborando para o futuro da menina.
Por motivo de força maior – o trabalho do Pai – a família Comarin é obrigada a se mudar, sair da cidade por mais de um ano – o que no momento foi um presente dos céus para Bia – a menina já se sentia cansada das armações de sua rival. Mas Bia nem imaginava que nesta viagem encontraria o “ser” que mudaria por completo sua vida. Ela trás para casa uma lembrança do País que visitou e que tanto amou – mas nem imagina o que vem no pacote – ela apenas pensa ser um souvenir do lugar mágico onde passou ótimos momentos e fez amigas de verdade. Feliz com a viagem e com uma nova visão da vida, Bia se sente mais forte e preparada para encarar a escola, Liana e seus problemas de frente. Pelo menos era isso que ela imaginava...
Assim que volta a sua cidade – Bia agora já com 15 anos completos – percebe certa exultação por parte das pessoas – ávidas por fofoca – e uma receptividade por parte de Liana, que agora alega querer sua amizade.
Liana então dá sua cartada final, com a intenção de acabar de vez com Bia na frente de todos os amigos da escola...
Mas mal sabe ela que o feitiço se vira contra o feiticeiro... É nesse momento em que a vida de Bia ganha novo rumo, quando Baroak brilha pela primeira vez em sua vida... A menina ganha vida, se transforma por completo. As aventuras de Bia e Clair começam e nasce uma amizade incondicional, de cumplicidade e apoio mútuo. As duas nem imaginam o quão longe essa amizade às levará...
Bia passa por fortes emoções, momentos que jamais imaginou viver, tem até seus momentos de “estrela” ao ganhar um “quiz” entre escolas de todo o País. Torna-se conhecida e tudo parece estar melhorando.
Bia completa seus 18 anos agora e então tem a chance de conhecer a família de sua melhor amiga Clair, seus pais, seu irmão (Pietroh), tios, primos e amigos, e o mundo dela em outra dimensão.
O Mundo de Clair é fantástico e é lá que acontece a maior de todas as reviravoltas da história de vida da Bia... Quando ela pensa que está tudo dando certo em sua vida – que tudo está no lugar que deveria – como ela sempre sonhou. A vida dá mais uma rasteira em Bia, dando a ela motivos para questionar toda sua vida novamente. E muda-la por completo. E que motivos hein... Eu no lugar dela reformularia tudo também. Rsrs
Com seus 20 anos, Bia forte, corajosa e certa de tudo que quer, embarca na maior de todas as suas aventuras para salvar as pessoas que ama. E ela está decidida a ir até o inferno para salvá-los, e digo de maneira literal. Será que ela vai conseguir salvar o amor de sua vida?

A autora Cris Motta com sua escrita simples e leveza nos leva a lugares maravilhosos, nos faz viver emoções e compartilhar os desejos e sensações dos personagens.
Ela nos transporta para dentro da historia e nos leva ao mundo de Baroak com tamanha destreza e facilidade, que é difícil, aliás, impossível parar a leitura.

A diagramação, revisão do livro – não contém um errinho se quer – e a capa do livro também são perfeitas, vemos nestes o carinho da editora para com os leitores.
A narrativa é dinâmica, leve e durante toda a história vemos o dom e a beleza da obra escrita pela autora, que nos faz viajar por mundos diferentes, que nunca imaginamos conhecer. A riqueza de detalhes descritos do mundo dos Baroaks é imensa. Gostei muito também das referencias e legendas nos rodapés das páginas, vemos que toda a obra foi pesquisada, bem fundamentada, não se trata somente de ficção, a história toda é bem amarrada. Embora tenha ficado para mim, um pouco sem explicações as visões/sonhos e sensações que Bia tem, mas como se trata de uma série, imagino que a autora deva amarrar essas pontas nos próximos livros. Porém foi só o que ficou de suspense mesmo. O livro no todo não deixa pontas soltas, é muito bem construído.
A história fala de um amor arrebatador, paixão, força, fé, autoconhecimento, descobertas e de se abrir para o novo, se permitir. Trata da Espiritualidade de uma maneira suave, leve, nos levando a pensar em Deus em diversos momentos de uma forma sublime. É linda a história, e vale muito a pena ler.
A leitura é gostosa e acontece com naturalidade...
Recomendo a todos. Se eu leria novamente? Com toda certeza !!!
Ainda bem que tem continuação... Para quem não sabe Baroak é uma série.
E agora eu to ansiosa pela continuação, tomara que a Cris não nos deixe esperando muito tempo. Rsrss Eu sempre fico roendo as unhas nesses casos. rs

“Me sinto tão pequena... E tão perto de Deus” (Pág. 108)

“Que paixão é essa que dilacera meu coração? Por que todo esse sofrimento? Não posso estar fazendo a coisa certa. Não tenho mais como esconder de mim mesma o que sinto. Afastei-me tempo demais. E se ele estiver feliz vivendo outra história? Aí desistirei dele... Não! Não posso! Não quero mais ouvir a razão... Há uma força maior que nos impulsiona.” (Pág. 235)
Marcelo 21/09/2012minha estante
Ótima resenha! Parabéns!

Luciana 21/09/2012minha estante
É uma história maravilhosa, realmente. Devorei o livro! Ele te prende do inicio ao fim. Parabéns pela resenha.

Raiane 07/08/2012

AO LER O LIVRO BAROAK - A ESTRELA, ME ENCANTEI. RESOLVI FAZER UMA RESENHA DESTE SUCESSO NACIONAL E DEIXÁ-LOS COM VONTADE DE LER..;D
BEATRIZ COMARIN, É UMA ADOLESCENTE DE APENAS 13 ANOS, QUE MORA NO RIO DE JANEIRO. NO COLÉGIO, NO QUAL ESTUDA, SOFRE BULLYING PELOS COLEGAS DE CLASSE.

O TEMPO PASSA E UMA PROPOSTA INESPERADA DE EMPREGO SURGE NO ORIENTE PARA SEU PAI, ENTÃO A FAMÍLIA COMARIN DECIDE SE MUDAR.

AO CHEGAR NO ORIENTE, BIA SE ADAPTA RAPIDAMENTE, FAZ NOVAS AMIZADES E APRENDE MUITO SOBRE A CULTURA.MAS ANTES DE VOLTAR PARA O BRASIL, BIA PEDIU A SUA MÃE, HELENA, QUE COMPRASSE PARA ELA UMAS LEMBRANÇAS NO MERCADO POPULAR. AS DUAS FORAM AS COMPRAS, E ENTRE UMA ESPECIARIA ALI, BEATRIZ ENCANTOU-SE COM UMA ESTRELA DE CRISTAL. NA PONTA LATERAL DA ESTRELA HAVIA UMA TAMPA COM PEQUENAS FRANJAS DOURADAS. BIA AO ACHAR O POTE DIFERENTE, TENTOU ABRÍ-LO, MAS FOI ADVERTIDA PELA VELHA MERCADORA: - ABRA QUANDO PRECISARES!A FAMÍLIA COMARIM VOLTOU AO BRASIL.

BIA DEIXOU TODOS SURPRESOS E PRINCIPALMENTE O RODRIGO, POR QUEM ELA NUTRE UMA PAIXÃO PLATÔNICA, POIS DESSA VEZ ELA VOLTOU MENOS TÍMIDA, DE CABELOS SOLTOS E COM BRILHO,CHEIA DE ACESSÓRIOS E MAQUIAGEM, FAZENDO A LIANA (NAMORADA DO RODRIGO) FICAR COM INVEJA E CIÚME.APÓS A ARMAÇÃO FEITA POR LIANA, EM SUA FESTA DE 15 ANOS. BIA CORRE PARA CASA, SE TRANCA EM SEU QUARTO E PEDE AS ESTRELAS DO CÉU QUE A FAÇAM MUDAR. DE REPENTE UM RAIO DA ESTRELA MAIS BRILHANTE SE ADENTRA NO QUARTO DA MENINA, FAZENDO A ESTRELA DE CINCO PONTAS TRAZIDA DO ORIENTE TORNA-SE UM PONTO ENORME DE LUZ. COMO UM FLASH EM SUA MENTE, BIA LEMBRA-SE DO QUE A VELHA MERCADORA HAVIA DITO E RAPIDAMENTE AO PEGAR A ESTRELA, ELA RETIRA A TAMPA QUE FICA EM SUA PONTA LATERAL. LOGO UMA FUMAÇA CINTILAVA TODAS AS CORES DO UNIVERSO, ERA UM FRUTA-COR QUE ILUMINAVA TODO O QUARTO E PERFUME DELICIOSO DE JASMIM, BAUNILHA E CANELA EXALAVA NO INTERIOR DA ESTRELA DE CRISTAL. ASSUSTADA COM TAMANHA SURPRESA, BIA MAL CONSEGUIA RESPIRAR. DE REPENTE O ESPETÁCULO FOI TOMANDO FORMA, E SURGE DIZENDO: -" QUIRRISH, BIA!" ERA A CLAIR BAROAK, UMA DJINN, OU SEJA UMA GÊNIA.DEPOIS QUE CLAIR ENTROU NA VIDA DA MENINA, BIA FAZ NOVAS AMIZADES, CONQUISTA O RODRIGO, INCLUSIVE BIA E CLAIR, VIRAM MELHORES AMIGAS. VIVEM MUITAS AVENTURAS JUNTAS AO VIAJAREM PELA EUROPA E AO CONHECER O MUNDO DOS DJINNS.MAS NÃO PÁRA POR AÍ, ISSO É APENAS O COMEÇO, BIA TEM AS AMIZADES NOVAS, A FAMÍLIA E O RODRIGO EM SUAS MÃOS, SERÁ QUE AO CONHECER O MUNDO DE CLAIR É CAPAZ DE FAZER A SUA OPINIÃO MUDAR? SÓ LENDO PARA SABER...RS!!

GRANDE AUTORA, CRIS MOTTA. A PARABENIZO POR SER A RESPONSÁVEL POR ESTE SUCESSO NACIONAL. A HISTÓRIA NOS SURPREENDE A CADA MOMENTO, É FÁCIL NOS ENCONTRARMOS EM DIVERSAS SITUAÇÕES, NAS QUAIS A PROTAGONISTA PASSA, COMO, AS DÚVIDAS, AS CRENÇAS, O CIÚME, O AMOR, O ÓDIO E A AMIZADE. O FINAL NOS DEIXA COM ÁGUA NA BOCA, MAS CREIO QUE A AUTORA JÁ ESTEJA PREPARANDO O 2º LIVRO PARA MATARMOS A SEDE. ESPERO ANSIOSAMENTE PELA ESTRÉIA DO 2º !!!

Como comprar o livro?
Site da Livraria Saraiva:

Camis 27/07/2012

Baroak narra a estória de Beatriz Comarin, uma garota que mesmo católica tem uma fé incontestável nos astros, em especial nas estrelas. Uma adolescente que no início se apresenta como insegura, tímida e submissa, mas que no decorrer do livro vai ganhando força, coragem e até mesmo um humor inconstante. Ainda não decidi se eu gosto ou não da Bia, porque ela é personagem forte e bem construída, mas que deixa o leitor em muitos momentos aflito e nervoso com suas ações e decisões.

Bia, mesmo sendo inofensiva, sempre sofreu com as armadilhas da diabólica Liana, a garota popular, metida e invejosa, que tinha o colégio em suas mãos. Por isso, quando Beatriz mudou-se para a Arábia sua vida se tornou mais leve e tranquila. Na véspera de sua volta ao Brasil, ela encontrou em uma loja uma estrela de cristal com um pequeno fecho em uma das pontas. Pela beleza do objeto Bia resolveu ficar como a estrela apenas como uma lembrança da Arábia, recebendo apenas um aviso por parte da vendedora: Abra somente quando precisar.

Beatriz pensava estar preparada para voltar ao Brasil e encarar seus medos, mas principalmente Liana. Infelizmente, após acontecimentos desastrosos ela se vê chorando em seu quarto enquanto implora ajuda às estrelas. É por isso que ela decidi abrir a estrela de cristal, e o inimaginável acontece: Uma fumaça colorida sai de dentro do objeto e se transforma em uma gênia: Clair Baroak.

Clair tem Bia como sua ama agora, ela irá realizar 3 desejos da jovem humana de 15 anos, e Bia terá toda a eternidade como tempo limite para pensar sabiamente em seus 3 desejos. Mas tudo que a adolescente deseja é ser normal, e ter força para madurecer. Por isso, seus desejos são deixados em segundo plano enquanto Clair se torna uma amiga fiel e sábia para sua ama.

Entre a gênia e a humana surgi uma amizade linda e pura. Clair vai ajudar Bia a amadurecer não só como pessoa, mas também no amor, na amizade e na família. Baroak é um livro que trata sobre amor, confiança, fé, amizade e a linha tênue entre o bem e o mal.

O livro me agradou desde o início, mas durante um tempo eu desanimei um pouco com ele porque o livro deixou de lado um pouco o sobrenatural, fazendo Clair agir quase como humana (exceto pela parte de dormir em uma estrela). Mas isso durou pouco, porque a Cris estava reservando uma surpresa e acontecimentos surpreendentes para o leitor.

A narrativa é dinâmica, gostosa e flui com muita leveza. O enredo, como já disse, reserva muitos fatos surpreendentes que deixarão o leitor grudado em cada uma das páginas. Recomento a leitura de Baroak, um livro ótimo, nacional e cativante.

"Hoje existimos, daqui a minutos ou segundos podemos não existir mais. (Página 87)"

"(...)“Festejar é celebrar a nossa existência, é um ato de amore gratidão com nosso Deus”, costumavam dizer. (Página 188)"

Helena 23/07/2012

"Baroak - a estrela"
O que me encanta nos livros, é a possibilidade de em algumas histórias, nos identificarmos com os personagens, apesar deles muito vezes não serem completamente parecidos conosco, determinados aspectos da personalidade nos remetem a nós mesmos. Foi assim que me senti com Baroak, identifiquei-me com alguns sentimentos da protagonista.
O livro conta a história de Beatriz Comarin, uma adolescente tímida, residente no Rio de Janeiro, que é menosprezada pelos colegas da escola, e tem a oportunidade de ir morar no Oriente, quando seu pai, um executivo bem sucedido, assume um emprego naquela região.
No mundo dos incensos, lenços e magias, Bia faz novos amigos, e num passeio acompanhada pela mãe Helena, compra no mercado uma linda estrela de cristal das mãos de uma velha mercadora. Beatriz e a família retornam ao Brasil, e a sua antiga rotina. Na escola os já conhecidos “colegas” continuam a desprezá-la, deles destacam-se Rodrigo, por quem ela nutre uma paixão secreta, e Liana, namorada dele, que vê em Bia uma rival e decide transformar sua vida, num inferno. Após um episódio sofrível, ela se refugia em seu quarto e pede as estrelas do céu que mudem sua vida, e faz isso tendo em mãos a estrela trazida do Oriente.
Então, lembrando a história “As mil e uma noites”, surge Clair Baroak, uma Djinn, ou comumente chamada no Ocidente, uma gênia. À partir daí Beatriz, através da amiga, que é isso que a gênia se torna para ela, a menina resgata sua auto estima e passa a se destacar, chamando atenção de Rodrigo e fazendo novos amigos.
Os anos passam e Bia conquista seu amor, quando parece que tudo está as mil maravilhas, novamente esta garota especial, resolve dar uma guinada em sua vida. Parte com a amiga Djinn para a Europa, e de lá, para o mundo de Clair.
A história é recheada de aventuras e dramas. A autora Cris Motta, deixa-nos com uma vontade de quero mais, ao chegar ao final, pois a história não se finda neste primeiro livro. Fiquei ansiosa por conhecer o restante da trama e saber como nossa protagonista conseguirá se manter em seu mundo e no de Clair, que é onde ela encontra sua verdadeira razão de viver.

Luh 22/07/2012

O livro tinha muito potencial, é uma pena que eu não tenha gostado.
Me surpreendi muito ao receber o livro e perceber qual seu tema e estava muito animada com a ideia original, nunca havia lido um livro sobre um gênio da lâmpada! Infelizmente, eu não consegui gostar da história criada por Cris Motta e vou tentar resumidamente explicar o porquê. A resenha vai ficar grandinha, me perdoem, mas eu preciso tentar justificar minha nota, que foi a mais baixa que dei até agora.

A Trama: Beatriz é uma menina bem jovem que, em uma viagem com sua família, acaba comprando uma estrela de cristal que continha... um gênio! Não vou sequer tentar resumir a trama do livro porque ela é enorme e um pouco confusa, então leiam a sinopse dessa vez! No início da trama Beatriz tem apenas 13 anos e ao fim ela já passou de seus dezoito! Se você olhar um pouquinho acima vai ver que o livro tem apenas 300 páginas e esse foi o principal motivo para eu não ter gostado da história: senti que foi tudo 'corrido' demais, você mal tinha tempo para absorver o que estava acontecendo e já eram inseridas novas reviravoltas e acontecimentos importantes. É claro que a ideia da trama é muito original e eu gostei de como Cris abordou os gênios e o "mundo" deles era maravilhoso, foi a melhor parte do livro! A história de Beatriz não me prendeu, não me agradam romances "amor quase instantâneo" e toda a reação da garota ao ver o gênio foi um pouco normal demais.
A pior parte, para mim, foi o final. Minha impressão é que a autora estava cansada de escrever e finalizou rapidamente, o fim pareceu apressado e não fez muito sentido com o resto do livro, eu não tive aquele sentimento de que a trama fluía aos poucos até chegar ao "clímax".

Os Protagonistas: No início da trama Beatriz era nada além de uma nerd introvertida e protegida pelos pais. Aos poucos vamos conhecendo traços fortes de sua personalidade como a lealdade e a curiosidade. Eu gostei um pouco da protagonista, mas achei seu suposto amadurecimento "falso", para mim ela terminou o livro com a mente de uma garota em seus quinze ou dezesseis anos. (Spoilers aqui, passe o mouse para ver) E não entendo como uma garota de dezessete anos pode ficar noiva e todos agirem como se não fosse nada demais, e poucos dias depois ela já está apaixonada por outro cara.
Clair foi uma ótima personagem, ela era consistente com suas ações e tinha convicções fortes, mas ainda era divertida e não abusava de seus "poderes de gênio", aparecia no livro nos momentos certos e no geral tornou o livro mais divertido.

Os Personagens Secundários: Liana e Manuhela faziam o típico gênero "garota mimada e malvada" e minha impressão é que as duas eram quase a mesma pessoa. Manuhela foi uma boa antagonista, eu não gostava dela nem um pouco e é exatamente isso que se espera de um personagem "malvado", mas ela também se mostrou humana e todas as suas "maldades" tinham razões justificadas.
Os integrantes da família Baroak (em especial Pietroh) eram todos muito bons, cada um tinha uma personalidade distinta e, ao mesmo tempo, traços em comum com todos os outros membros da família. Pietroh, com seu jeito descontraído, foi meu personagem predileto, é uma pena que ele apareça tão pouco na história!

Capa, Diagramação e Escrita: Aquela fumaça na capa ficou super legal e eu gostei bastante da fonte utilizada. A diagramação do livro não tem nada demais e apesar de a escrita da Cris ser muito boa, ela me confundiu em diversos pontos da história porque um grande período de tempo poderia passar entre um parágrafo e outro sem um aviso sequer. Eu começava a ler um parágrafo pensando que era uma continuação do último para, só após algumas linhas, entender que na verdade já havia se passado um grande período de tempo na história.

Concluindo: A trama é original e muito diferente, mas poderia ter sido melhor desenvolvida. Minha opinião é que se o livro tivesse sido dividido em dois volumes, permitindo à autora mais espaço para desenvolver a trama com calma, eu teria gostado muito mais da história. Infelizmente, não estou ansiosa pelo segundo volume e provavelmente não vou comprá-lo.
Para evitar confusões vou deixar bem claro: Não estou dizendo que o livro é ruim ou que vocês não deveriam comprá-lo! O que aconteceu é que infelizmente eu não gostei do livro, mas isso é minha opinião pessoal e não deve influenciar a de vocês!
Raiane 07/08/2012minha estante
Sinceramente, é a PRIMEIRA pessoa que eu vejo não gostar, mas gosto não se discute. Acho que você não deve ter entendido a mensagem que a autora quis passar. O final da história deu mais vontade ainda de saber como será o 2º livro, eu o aguardo ansiosamente ;D

Duda Oliveira 26/08/2012minha estante
Sem comentar que a autora tem ficção por sobrenomes, reparou?

Mila F. @delivroemlivro_ 05/06/2012

Em uma estrela de cristal...
Baroak - a estrela, Cris Motta, Barueri, SP: Novo Século, 2011, 312 pág.

“Baroak – a estrela” foi escrito pela carioca Cris Motta. A autora é formada em jornalismo e já trabalhou em emissoras de rádio e TV. “Baroak” trata-se de uma série fantástica arraigada na contemporaneidade.

No livro acompanhamos a história de Beatriz Comarin, ou simplesmente: Bia, uma adolescente insegura e solitária. Seu pior pesadelo é a escola onde ‘as patricinhas’ lhe tratam muito mal e sempre encontram um jeito e oportunidade para humilhá-la. A pior garota do colégio é Liana, que sempre sentiu inveja de Bia, pois esta era a melhor aluna do colégio e o garoto mais popular da escola, Rodrigo, sempre procurou se aproximar da jovem. Bia apesar de achar impossível Rodrigo amá-la, sempre o amou.

Tudo começa a mudar quando Bia e sua família vão para os países árabes, por conta do trabalho do pai. Lá Bia se desenvolve, fica mais vaidosa e adquire um pouco mais de autonomia, apesar de seus pais ainda a superprotegerem. Os anos passam e Bia volta ao Brasil, mas antes ela acaba comprando um artefato árabe em forma de uma estrela de cristal. A vendedora informa à Bia que a estrela só pode ser aberta quando a jovem mais precisar.

De volta ao Brasil, Bia retoma sua vida anterior e sua perseguidora Liana volta à ativa, pois a inveja somente aumentou. E Bia se vê diante de uma terrível e humilhante situação, desolada ela decide que chegou o momento de abrir a estrela. Eis que surge uma djinn (gênio) chamada Clair Baroak. A gênia concede três desejos à Bia, mas Bia não os faz imediatamente, pois prefere cultivar a amizade da gênia.

Tudo muda na vida de Bia, os anos passam e as mudanças são cada vez mais salientes, principalmente quando Bia conhece o mundo mágico dos gênios e a família de Clair, incluindo aqui seu lindo irmão Pietroh – o típico Deus Grego. Mas a história não para por aí, mistérios mágicos e quebras de regras se configuram numa hybris, em que todos sofrerão as consequências.

A linguagem utilizada por Cris Motta é simples e cativante. A história traz um tema bastante interessante que apesar de fantástico não envolve a moda vampírica e sim gênios em estrelas de cristais! Os personagens são cativantes e às vezes, irritantes. Clair a gênia se tornou minha personagem favorita. Bia já não me cativou tanto, achei-a muito insegura, no livro todo foi exaltada sua inteligência, mas senti que a garota apesar de inteligente não sabia lidar com muitas coisas e tinha atitudes muito infantis. Rodrigo, cativou-me demasiadamente, ele é o típico príncipe encantado, o rapaz mais apaixonado do mundo. Já Pietroh é lindo, sexy e maravilhoso, com uma aura mágica e cheio de crueldade também, realmente ele me deixou na dúvida entre amor e ódio: eu me encantei com ele, mas em alguns momentos eu tive muita raiva.

Quero também salientar que a capa do livro tem um encantamento maravilhoso, envolve qualquer leitor. Se eu indico a obra? Sim! Ela é muito boa e envolvente. Já espero ansiosamente pela continuação, pois o final deste volume deixa o leitor numa curiosidade incrível. Então fica aqui a dica: Leiam Baroak - a estrela!

Camila Márcia

Just Livros 20/05/2012

Resenha Just Livros
Mais resenhas em http://just-livros.blogspot.com.br/

Beatriz Comarin, ou simplesmente Bia, é a filha perfeita. Madura para sua idade, tem excelentes notas e sempre obedecia as regras impostas por seus pais.
Na escola ela sempre se sentiu deslocada, sem amigos e tendo que aturar as maldades de sua “rival” Liana. Esse começo parece clichê certo? A garota boazinha que se sente o patinho feio da escola e a garota má e seus planos, mas calma! A história vai mudar com uma viagem que a Bia vai fazer com a sua família.
Seu pai recebeu uma oferta de trabalho nos Emirados Árabes e sua família se muda para lá. Em contato com uma nova cultura, com novas amizades, Bia começa a transformar se sentindo mais segura para enfrentar seus problemas. Antes de voltar para o Rio de Janeiro Bia resolve sair para comprar algumas lembrançinhas e se encanta com um pote em forma de estrela de cristal e resolve comprar. A vendedora misteriosamente diz “Abra quando realmente precisares.” Pág. 19.
Após retornar de viagem e passar por uma grande humilhação causada por mais um plano de Liana, Bia resolve pedir as estrelas (suas confidentes) ajuda e resolve abrir o pote em formato de estrela e para sua surpresa de lá saiu uma fumaça que cintilava todas as cores do Universo e essa fumaça aos poucos tomou forma humana. Era Clair Baroak, uma djinn, um gênio para os ocidentais.

Com esse acontecimento surge uma amizade verdadeira entre as duas que se tornam inseparáveis, com a ajuda de Clair a vida de Bia da uma reviravolta e tudo começa a dar certo da maneira que ela sempre quis. Quais serão os três pedidos de Bia? Isso você vai descobrir lendo.

A capa é simples, mas chama atenção e desperta curiosidade. Nela tem uma estrela em relevo, pena que quase não da para notar esse detalhe que tem tanto significado na história.
O livro conta com uma diagramação ótima e começa com um prólogo lindo, te passa a mensagem positiva para não desistir de seus sonhos, pois o destino te reserva algo especial. A leitura das primeiras páginas do livro pode te enganar, pensando que é apenas mais uma história clichê para adolescente. Mas conforme a leitura tudo muda e você descobre que é um livro para qualquer idade, envolvendo valores familiares, culturais, éticos, amorosos e você ainda pode acompanhar o amadurecimento da protagonista. Além disso, o livro tem um toque especial de humor, imagine Clair Baroak tentando se adaptar ao mundo dos humanos falando gírias.
A autora Cris Motta escreve de tal maneira que a leitura flui e é envolvente te prendendo ao ponto de te fazer perder a noção do tempo lendo. O final vai te deixar querendo muuuito mais!
Recomendo a todos, uma história criativa e diferente.

Elis 23/03/2012

Beatriz Comarin é uma filha e aluna exemplar, não desaponta seus pais, vai bem na escola, não entra em confusões. Tão exemplar que parece perfeita. Mas todos sabem que nada é perfeito, por isso no decorrer das páginas notamos que antes da personagem reagir ela aguenta calada tudo que Liana apronta para ela, somente porque Rodrigo um dos gatos a admira por sua inteligência. E pelo que notaram Liana quer o rapaz somente para ela. E além dessa rival ela tem um pai super protetor que não a deixa fazer quase nada sozinha, por isso está sempre acompanhada de seu motorista.

Mas não se preocupem, porque tudo irá mudar, depois que Bia passar um ano fora e voltar para casa linda, com um brilho no olhar e mais madura. Clair uma nova amiga aparecerá em sua vida e modificará por completo tudo que ela conhece, com ela se sentirá mais segura e conseguirá tomar muitas decisões importantes. Como em nossa vida o mundo da voltas, não poderia ser diferente com Bia a quem vemos amadurecer, se transformar e despertar para uma vida além da imaginação. Lá ela encontrará alguém que vai balançar o seu coração e a deixará numa situação desesperadora.

Cris, a autora, aborda diversos temas em seu livro, como por exemplo: família, ciúme, inveja, amor, paixão, amizade, sobrenatural, fé, adolescência, amadurecimento, até momentos históricos entre outros. Enquanto vamos conhecendo a vida e as decisões que a personagem toma, nos damos conta que passamos por algumas delas e nos identificamos. O modo como ela foi escrita nos faz viciar em suas páginas e por isso lemos rapidamente e já aviso que ficamos com o gostinho de quero mais. Sim virei uma fã da escritora e como ela disse na entrevista que está escrevendo mais sobre essa personagem, que pelos menos pra mim me encantou, já estou esperando para saber o que vai acontecer. Pois o final é diferente e intrigante.

Recomendo....Nota 10!!!
Beijokas Elis

jacdeoliveira 17/03/2012

E se sua vida mudasse completamente graças a uma estrela?

Beatriz Comarin era a garota perfeita. Pelo menos aos olhos de seus pais. Ela sempre foi uma ótima filha e tirava as melhores notas, algo que para um pai é realmente importante. Mas apesar de ser perfeita aos olhos de seus pais, ela não era uma garota popular e tinha apenas um amigo, um grande amigo chamado Rodrigo (Só amigo? Acredito que não...). Graças a isso Bia sempre conversou muito com as estrelas, suas grandes amigas.
Certo dia o Pai de Bia recebe um convite de ir trabalhar nos Emirados Árabes e ela obviamente vai junto. Durante está viagem Bia amadurece muito e vira uma moça muito bonita. Um ano após sua partida, Bia volta a sua cidade e trás consigo um presente muito especial que havia comprado de uma senhora, uma estrela de cristal. Antes da venda a senhora avisou Bia: "Só abra a estrela quando mais precisar", mesmo sem entender o que aquilo significava ela levou a estrela.
Quando voltou de viagem todos ficaram muito curioso para saber as novidades e Rodrigo ficou muito feliz, até surgiu um certo brilho em seus olhos. Apesar de ter feito grandes amigos, Bia tinha uma certa "inimiga", Liana. Então, Liana acabou armando para cima de Bia, o que deixou a menina mais sozinha do que nunca.
Desesperada com a situação, Bia decidiu abrir a estrela e ver o que realmente acontecia pois ela realmente estava precisando.

Com um final surpreendente Baroak - A estrela é um livro que todos deveriam ler. Um livro com uma história muito emocionante e surpreendente.
Não imagina que a história levaria o rumo que ela levou. Cris Motta realmente superou as minhas expectativas quanto a história. Sem contar que a escrita do livro é bem limpa e divertida, o que deixou o livro ainda mais surpreendente.
E não posso deixar de falar: Que capa linda!!! Com certeza mereceu as minhas 5 estrelas.

MILA 15/02/2012

Nessa história marvavilhosa somos apresentados a Beatriz Comarin, posso dizer que no inicio não gostei muito dela, achei Beatriz muito recatada, obediente ao extremo, não se indispõe com ninguém e nem com quem a machuca, prefere ficar na sua, num canto sozinha a enfrentar alguém que esta sempre implicando e fazendo covardias com ela. Esta sempre com seus pais ou acompanhada pelo motorista particular. Bia, não saía sozinha, e quando tinha festa não podia ir de carona com ninguém, sempre com o motorista.

“Para evitar desentendimentos, a jovem preferia deixar a vaidade de lado e se esconder em seus óculos e cabelos penteados comportadamente.”

Bia passava por diversas provações, implicâncias na escola e sempre lanchava sozinha e sentava bem ao fundo da lanchonete.
Ela pedia proteção toda noite, apelava para os luminosos pontos da Via Láctea e abria seu coração, ela queria ser diferente, ela queria transformar sua vida.
Um belo dia, o pai de Bia foi designado a trabalhar um ano e meio apresentando um projeto nos países árabes, e toda sua família se mudou.
Bia só sentiu falta de uma pessoa, Rodrigo, a quem em seus pensamentos chamava de Principe Salvador.

Agora a história fica boa, Bia se transforma nesta nova fase de sua vida, fica mais experiente, mais cheia de si, espontânea, ela experimenta comidas exóticas, conhece as arquiteturas, os hotéis indescritíves, as indumentárias árabes fazem parte do seu guarda-roupa, como saias coloridas e bordadas, véus, jóias e até um traje de dança do ventre, Bia se sente com mais auto estima nesta cidade desconhecida do que em sua cidade.
Sua família conheceu alguns lugares e um desses lugares foi Belém na Palestina, foram visitar a Igreja da Natividade, Basílica construída em cima do local onde Jesus nasceu.
Foi lá que Bia comprou uma linda estrela de cristal, que a velha mercadora a advertiu para só abrir quando realmente precisar.

Bia voltou outra para sua cidade, cheia de histórias para contar, com sua alto estima alta, porém uma pessoa não estava feliz com isso, Liana, que sentia muita inveja de Bia, por ser a mais inteligente da turma, por ter a atenção de Rodrigo, e bolou um plano para acabar com a felicidade de Bia, e assim o fez, se fez de coitada e pediu para ser amiga de Bia e chamou para sua festa de aniversário, e deixou um bilhete para Bia no armário como se fosse de Rodrigo, se fazendo de apaixonado, Liana estava noiva de Rodrigo, e ia anunciar no aniversário, e fez isso para machucar Bia e armou para ela um terrível escândalo, Bia ficou muito machucada e foi para casa aos prantos, e então Bia abriu a Estrela, e de lá saiu uma fumaça luminosa que cintilava todas as cores do Universo em forma de espiral, e aos poucos tomou forma de uma humana, cabelos cacheados, olhos cintilantes e o corpo coberto de pó mágico. Bia a chamou de Clair, e se tornaram amigas, foram á escola juntas, Clair mostrou muitas coisas a Bia, e a ajudou bastante, bom, muitas coisas aconteceram, Bia desmascarou Liana, começou a namorar Rodrigo, fez projetos importantes para escola, foi baleada, ficou em duvidas sobre o futuro, sobre seu compromisso com o Rodrigo, e resolveu fazer uma viagem com Clair, conhecem vários lugares especiais, Museo do Louvre, Paris e então Clair resolveu levar Bia até seu mundo... Onde tudo é muito lindo!!
E meus amigos, quando eu digo que a partir daqui a estória fica mais emocionante, é por que fica mesmo, caliente!! E eu gosto!! Hehe e eu não conseguia mais largar o livro...

"Beatriz ficou apreensiva ao ver a silhueta de um homem. Ele se aproximava devagar e aos poucos a luz revelava seu dorso nu. O corpo parecia uma pintura dos mestres do renascimento, tamanha a perfeição dos talhos de seus músculos."

"Os desejos intensos de mulher se apossaram de Bia. Seu corpo aqueceu-se, sua cabeça ficara confusa, não sabia se a sensação era de peso ou de flutuação. Seu coração batia descompassadamente e ela só tinha uma vontade: beijar aqueles lábios e sentir o entrelaço dos braços daquele... Deus?.."

Amiguinhos, daí para frente as emoçoes estão á flor da pele, muitas coisas acontecem, muitas emoções, Bia aprende muita coisa no mundo dos djins e vive muitas emoções,. e se vcs quizerem descobrir essas emoções, e digo que vale muito a pena, vão ter que comprar o livro!!! ^^
Cris, obrigada pelo livro, eu amei me aventurar com Beatriz Comarin e aguardo anciosamente por uma continuação, e vou ser a "primeira" a comprar, me avise quando lançar, tá?!
Beijos!!

Amigos e amigas, me desculpem por uma resenha tão longa!! é que o livro é muito bom... ^^

Raiane 14/02/2012

Excelente Obra!
Parabenizo a autora pela obra que criara. A história é uma junção de sentimentos e aventuras nas quais são transpassadas o mundo dos djinns para o mundo real, ou seja, a obra é atual e transmite realismo mesmo que contada de forma lúdica.
O livro não possui uma faixa-etária,pois todos nós passamos por situações parecidas durante a vida.
Quando lia sobre Bia, me via em sua pele. Bela personagem és! Sensível, mística e confusa. Para mim, Pietroh é o seu par ideal, pois é o oposto dela. Explosivo, ciumento e descontrolado; daí dá-se a graça, dá-se o ponto de equilíbrio nessa relação. Mas como a autora disse que a obra não termina aqui, tenho que esperar(ansiosamente) para saber o seu desfecho no segundo livro. Recomendo a todos!