Amor cruel

Amor cruel Reyes Monforte

Resenhas - Amor cruel

Thamara 08/10/2021

Surreal
Uma história real, um amor real, uma luta real, perigos reais, tristeza real. Fiquei sem ar ao ler todas as coisas que acontecerem com essa mulher e acima de tudo fiquei impressionada com a força dela!

Riva 26/01/2012

Simplesmente impossível parar de ler!
Simplesmente impossível não se comover com essa história (real)!
Simplesmente impossível não se colocar no lugar da protagonista!
O que lhe aconteceu, simplesmente pode acontecer com qualquer pessoa!

San... 15/06/2014

Esse livro ganhou apenas três estrelas por uma série de motivos. A história real da espanhola Maria José Carrascosa é motivo de muita indignação por conta de todo o ocorrido nas prisões americanas, desde a falta de tratamento para as graves moléstias de que é acometida, até as torturas que alí ainda lhe são infringidas. Também a falha do governo espanhol em pressionar o governo americano e acompanhar mais de perto o drama de sua cidadã é indesculpável. Embora eu não creia que ela mereça nada do que tem passado, o fato é que tudo isso só foi possível por conta da teimosia da própria Maria José, que, contrária aos conselhos de seus familiares e advogados, deixou a Espanha e foi apresentar-se ao tribunal americano, quando então ocorreu sua prisão. Se não tivesse saído de seu país, nada disso estaria ocorrendo. Em sua teimosia, a espanhola não prejudicou apenas a si mesma. Prejudicou em muitos aspectos seus familiares e não por conta apenas dos rios de dinheiro que gastaram, mas e acima de tudo por conta do sofrimento indizível de seus país e pela escravização da própria irmã, que, afim de tudo fazer para reverter essa situação, deixou de ter vida própria. Isso sem contar a própria filha, que cresce sem a mãe. Assim, embora eu entenda suas razões para se apresentar à justiça americana, afim de não pairar sobre sí culpa que realmente não tem, não concordo de forma alguma com sua opção, uma vez que tal opção atingiu um universo muito maior do que apenas sua própria pessoa. No afã de se mostrar a certa, não pensou nas consequências que seus atos trariam às pessoas a sua volta. Fica aqui evidente que é melhor ser feliz do que ter razão. Não sei se os atos da protagonista dessa biografia não autorizada são movidos por uma teimosia infinita e tola ou por extremado egoismo, uma vez que se recusa a perceber o quanto atinge seus familiares. Mas, para entender melhor minhas palavras se faz necessário uma leitura imparcial, desprovida das emoções e empatia que sentimos pelas pessoas injustiçadas.

CooltureNews 21/05/2012

Publicada no: www.CooltureNews.com.br
Por: Junior Nascimento

Eu gosto muito de ler livros que retratam uma vida, um drama, uma história real, infelizmente essa não é uma das boas histórias para se ler. O drama vivido por Maria José é cruel e desumano, ao ler sobre sua história sentimos um aperto enorme no coração, uma revolta, nos sentimos impotentes diante da maldade que algumas pessoas possuem.

Maria José, espanhola, advogada bem sucedida que se sente só resolve apelar para a tecnologia com a intenção de encontrar sua alma gêmea e assim ela acaba conhecendo Peter Innes, após um romance meteórico engravida e casa. Até esse momento o relacionamento era perfeito, pelo menos para Maria, até que após algum tempo de casado ela resolve telefonar para o local onde supostamente o marido trabalhava, ou melhor, era dono, e descobre que o mesmo não passava de um estagiário que havia perdido o emprego. Quando resolveu enfrentar o marido para descobrir a verdade, apanhou pela primeira vez.

Comum em casos de violência doméstica, após algum tempo o marido, arrependido pede perdão e aparentemente tudo volta ao normal, com o passar do tempo, e após ocorrer algumas outras coisas Maria percebe que seu casamento não tem mais futuro e ambos entram com um processo de anulação do matrimonio.

Durante o processo, Maria volta a Espanha com sua filha e Peter a acusa de não solicitar a autorização dele para tal (mesmo isso tendo sido feito, segundo Maria), desta forma, Maria é acusada de sequestrar sua própria filha e a guarda da criança é passada para o pai, nos Estados Unidos. Enquanto isso, Maria descobre que o marido a estava envenenando, devido a isso acabou desenvolvendo um câncer no pâncreas, que precisou ser operado, teve o baço extraído e perdeu as funções da tireoide.

Sem auxilio de seu país, Maria acabou sendo presa nos Estados Unidos, condenada a 14 anos de prisão por sequestro. Sua filha continua na Espanha com seus pais aguardando o desenrolar do processo. Maria está presa até os dias de hoje.

Não constumo colocar muito sobre a história em minhas resenhas, mas essa eu simplesmente tive que fazer diferente. Entretanto, devo alertá-los que o livro em sí é extremamente romantizado e tendensioso, em nenhum momento tivemos a oportunidade de conhecer o outro lado da história. Ao fazer alguma pesquisa sobre a mesma, fica claro que os pontos abordados por Maria realmente aconteceu, mas durante toda a leitura a ausencia de relatos da outra parte interessada realmente causou incômodo.

Outro ponto que deve ser abordado sobre o livro é que a história por ser densa e complexa, a princípio não me prendeu. A autora não soube, apesar de romancear a história, colocar um certo carisma pela protagonista, pelo menos na primeira parte da obra. Posso afirmar que essa empatia pelo caso só consegui ter após ler noticias sobre o mesmo, o que confesso ser estranho.

Mesmo com esses problemas que encontrei durante a leitura, a história em si se sustenta, o livro é realmente emocionante e espero que esse caso reja resolvido o quanto antes. Confira abaixo o video da condenação de Maria Jose Carrascosa e alguns links sobre o caso.

Flavinha 04/02/2013

Quando o amor vira um pesadelo
Um prato cheio pra quem gosta de textos jornalísticos e principalmente pra quem é da área jurídica!
Amor Cruel é uma narrativa da história real da espanhola Maria Jose Carrascosa, que vivia e trabalhava nos EUA como advogada; Para sua alegria ficar completa, faltava-lhe apenas um amor e uma família a formar. Graças ao incentivo de uma amiga, ela resolve inscrever-se num site de relacionamentos através do qual acaba por conhecer o homem que viria a tornar-se seu marido, e posteriormente seu pior inimigo.
Aquele que parecia o homem perfeito transforma-se numa criatura cruel e violenta, cujos atos para acabar c/ a vida de Maria Jose não teriam limites.
Deste amor cruel, nasce a pequena Victoria Solene, o maior amor da vida de Maria Jose, e aquela que acaba transformando-se na fonte de seu maior infortúnio: Uma prisão injusta fundamentada numa acusação de sequestro por conta da não aceitação da justiça americana das sentenças proferidas na Espanha. Tudo isto começa em 2002, e desde então Maria Jose vem se apegando ao amor pela filha para suportar as mazelas vividas dentro da prisão norte-americana onde sofreu maus tratos das piores espécies.
Até então, a mulher segue presa.

Joice 16/12/2015

Uma mulher descobre que seu marido é um homem perigoso quando já é tarde demais e tenta afastar sua filha dele.

Ainda assim, ela é presa por ter tirado sua filha do país e enfrenta um julgamento de pena entre 40 e 70 anos.

A espanhola Maria José Carrascosa seria uma mulher comum se não fosse por um detalhe: ela está presa há mais de 5 anos, por uma cruel ação de seu ex-marido e pelo descaso do sistema judiciário.
Após um período de muita felicidade, seu marido, Peter Innes, revela-se um homem perigoso e psicopata e Maria José só vê uma alternativa para proteger sua pequena Victória: levá-la de volta para a Espanha.
Agora ela está presa e enfrenta uma vida de abusos físicos e psicológicos impostos pelo governo americano, que podem parar com uma única condição: que traga Victória para os Estados Unidos, para as mãos de Peter.
Conheça a história real da mãe capaz de desistir da própria vida pela segurança de sua filha.

Lulukabooks 05/05/2020

Muito triste
Não tem como não se comover com a história dessa mulher guerreira que sofreu tanto em nome do amor por sua filha. E que até hoje é injustiçada.

Victória 24/03/2012

Maria José Carrascosa, um exemplo de pessoa, e de mãe. muito comovente a história real dela, que sofreu pela injustiça...

Nica 28/03/2012

O que tenho aqui para vocês é um livro de Reyes Monforte, uma jornalista espanhola, que ficou famosa por escrever Uma burca com amor, um romance trágico baseado em fatos reais. Desta vez, Amor Cruel, veio para abalar os thrillers policiais e os mais trágicos dramas familiares da ficção, pois trata-se de outra tragédia real envolvendo outra espanhola que se casa com outro estrangeiro. Agora é Maria José Carrascosa, a real protagonista, que sem o seu consentimento prévio, para a exposição de sua vida, mostra ao mundo que a vida real é bem mais dura que a ficção, que é sempre a arte que imita a vida, pois esta não teria tanta competência e nem tanta imaginação para superá-la. Aqui não temos um romance-reportagem, apesar de ter sido baseado em depoimentos de amigos e pessoas que se envolveram diretamente ou indiretamente no caso, contendo minúcias de documentação, datas, locais, e até o nome verdadeiro de todos os envolvidos. O que temos é um romance forte, emocionante, envolvente e muito doloroso.
Maria José é uma advogada que depois de estudar e morar em vários países do mundo se instala em Nova York e conta com a atenção de vários amigos latinos. Ao sentir estava com a vida profissional bem estruturada, ter um lindo apartamento em Manhattan, parte a procura de um companheiro que combinasse com seu estilo de vida e que juntos pudesse formar uma família. Seguindo os conselhos de uma amiga, se cadastra em um site de relacionamentos e encontros e conhece um americano, Peter Innes, um entre milhões de candidatos. Foi amor a primeira vista e Maria José só desejava uma coisa, casar-se com Peter. E a cerimônia aconteceu na Espanha em 1999. Sem imaginar o que a aguardava em sua nova vida de casada, parte de volta para os Estados Unidos para dar início à vida como Mrs. Innes e ao pesadelo que continua até hoje e está muito longe de chegar ao fim.
Depois de cinco anos de casada e com uma filha, Maria José separa-se do marido e volta da Espanha, com o consentimento de Peter leva a filha com ela, certa de que estava deixando para trás os dolorosos anos de abandono, humilhações, extorsões, maus tratos, incluindo espancamentos. Como já estava há muito tempo se sentindo doente, e com um severo quadro de depressão, em companhia da família, procura um médico pra tratar de sua saúde. Depois de vários exames foi dado o diagnostico um tumor no pâncreas causado por substâncias tóxicas, perda das funções da tireóide, e seu fígado estava em colapso pelo alto grau de envenenamento. De acordo com os exames, concluíram ainda, que ela estava recebendo em pequenas doses diárias, medicamentos para tireóide, veneno para ratos, e outras substâncias tóxicas.
Leia o restante no blog Ler é o melhor lazer, entre no link abaixo: