O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Ellie 08/05/2021

Ler o Circo da Noite foi uma experiência que eu só posso descrever como beber uma xícara de chá no ponto exato entre nem tão quente e nem tão morno. Ou então nadar no mar calmo em um dia quente sem ninguém na praia. O livro muitas vezes caminha lento mas de forma mágica, diferente, mas bom.

Jujuba 04/05/2021

Uma verdadeira experiência circense
Antes de ler essa obra pensei que ia ser algo meio vibes AHS naquela temporada que se passa em um circo(kkk).Mas é algo totalmente diferente! Envolve magia, não somente a convencional,mas também a do circo em si, as descrições do ambiente circense são ótimas, você mergulha facilmente no ambiente, acho que é isso que torna o livro bom com um tom único,as tendas do circo são maravilhosas,da vontade de entrar no livro pra visitá-las,no entanto,boa parte do livro tem trechos muitos massantes e ousaria dizer até que mal estruturadas/ confusas.

cami 29/04/2021

esse livro é uma experiência.
toda a atmosfera e tudo sobre o circo é tão palpável, vc consegue sentir o cheiro de caramelo e canela, vc quer estar lá vendo as atrações e quando chegar o amanhecer vc não pode esperar pra chegar a noite de novo pra voltar pro circo. eu amo os personagens e foi muito justo o rumo que a história tomou, esse livro é mágico

@junior.manj 26/04/2021

O impossível se torna possível
Antes de tudo, eu senti que não havia de fato um enredo na história. Houveram vários capítulos contando coisas aqui e ali, aparentemente sem nexo. Mas a escrita da Erin, depois de um tempo, se revelou mais fluida e envolvente, mágica de certa forma (a ponto de eu sonhar com a história).
Eu achei extremamente criativas as apresentações das tendas e as imagens lindas evocadas pelas descrições precisas da Erin. Consegui visualizar os trejeitos e aparências dos personagens como se eu fizesse parte dali.
E por fim, o sistema de magia era conveniente demais, mas também enigmático e brilhante e encantador o suficiente pra me fazer esquecer desse detalhe. O final foi tão alegre, eu esperava uma coisa mais trágica (não sei, qualquer coisa parecia provável e imprevisível). Contudo, fora o romance, que não foi o que mais gostei aqui e nem achei tão convicente, acompanhar o circo e suas apresentações foi inesquecível e único.

mwreirx 26/04/2021

"O Circo chega sem aviso."
Le Cirque Des Rêves me prendeu desde o início com suas exuberantes tendas listradas em preto e branco, e atmosfera mágica. Os capítulos são narrados em terceira pessoa sendo narrados por personagens diferentes e cativantes, e em datas diferentes, o que me causou certa confusão pois cada personagem tem seu mistério e sua importância para o circo, mas a confusão dá lugar ao entendimento com o decorrer das páginas.

"O circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. As tendas imponentes são listradas de preto e branco, sem dourados ou carmesins. Não há cor alguma, a não ser a das árvores mais próximas e a da grama nos campos ao redor. Listras pretas e brancas no céu cinzento; incontáveis tendas de vários formatos e tamanhos, e uma elaborada cerca de ferro forjado enclausurado em um mundo sem cor[...]"

"[...]Divulgo isso por meio de palavras impressas em notícias de jornal amassadas, palavras que eles podem ler muitas vezes, voltando ao circo quando quiserem, independentemente da hora do dia ou da localização física. Transportando-os à vontade. Colocado desta maneira, soa como mágica, não é?"
? FRIEDRICK THIESSEN, 1898

Nabia 15/04/2021

Magnífico
Eu poderia tecer mil comentários sobre essa história ou sobre como a narrativa da Erin falou com a minha alma, mas basta isso, é um livro magnífico. Sinto que é o tipo de história que mesmo daqui a alguns anos, quando eu revisitá-la, ela continuará me arrebatando.

"Alguém precisa contar essas histórias. Quando batalhas são travadas, vencidas e perdidas, quando piratas encontram seus tesouros e os dragões comem seus inimigos no café da manhã acompanhados de uma bela xícara de chá, alguém precisa contar as próprias narrativas superpostas. Existe magia nisso. Está nas pessoas que ouvem, e será diferente para cada ouvido, e vai afetá-las de formas que nunca poderão prever. Desde o mundano até o mais profundo."

Ana 12/04/2021

Achei a história muito enrolada, somente em 50% a trama começou a se desenvolver e cumprir mais ou menos o que prometia

Chris 10/04/2021

Encantador
Não é um livro perfeito, mas é um livro que não se esquece. Vc viaja dentro do circo e sente como se estivesse dentro dele. Alguns pontos negativos mas nada que estrague a experiência.A escrita da Erin é poética e muito original.Ele se revelou uma obra refinada e me apresentou algo raríssimo: uma história profundamente original. Já que se tratando de fantasia já conhecemos algumas fórmulas. Não entrou para os preferidos, mas sem dúvidas vou recomendar pq vale muito a pena amei

Duda 08/04/2021

uau
Esse livro é surpreendentemente denso. Não é extenso, é bem escrito, mas nunca demorei tanto pra terminar um livro.
E como explicar a sensação?
Eu me perdia muito no começo, a narração vai e vem entre anos, personagens, locais....
Eventualmente isso se tornou familiar pra mim.
Assim como o Circo.
E vivi essa experiência muito intensamente.
O drama do duelo, o nascimento do amor, os corações partidos, as mortes, as loucuras.
O final é muito bem feito e isso é fato. Estava escrito desde o início.
Ainda assim.... Tenho sentimentos complicados sobre.
Seja lá quem estiver lendo esta resenha, gostaria de te pedir pra ler o livro.
Talvez eu devesse ter esperado mais pra escrever isso aqui, inclusive. Ainda estou presa em teias - ou tendas, dependendo do contexto - sem saber o que sentir.
Te amo Célia, te amo Marco.
Te amo Bailey, te amo Poppet, te amo Widget.
Te amo Alexander!! (Te odeio Hector. Morra.)

E é isso.
Esperei encontrar conforto entre essas páginas, acabei encontrando emoção, mas valeu a pena.
Por mais irônico que possa soar, me sinto no Circo dos Sonhos, sem saber o que é real e o que é ilusão.
Mas não gostaria de sair.

Lulis 04/04/2021

Li o livro agora pela segunda vez e ainda amo a história. Acho todo o enredo incrível, gosto dos personagens e toda a magia em volta deles.
Uma coisa que eu amo nesse livro, e que não me recordo de ter visto em outro, são as partes da narrativa feitas como se o leitor fosse um personagem da história. É incrível e te faz mergulhar ainda mais já história!
Os personagens são muito ricos e tem histórias bem densas, algo bom de ler, porque o destaque não é só dos protagonistas. Mas também pode ser incômodo, porque você acaba querendo mais desses que você já conhece e dos outros personagens de um circo que mal são mencionados.
Um ponto que me incomoda é a forma como a autora escolheu pra narrar, indo e vindo na história o tempo todo. Às vezes um único acontecimento fica dividido em dois capítulos (o que não é um problema), mas no meio deles tem mais capítulos em anos diferentes que não fazem diferente para aquele momento que não foi concluído ainda.
Apesar disso, eu amo a história! Marco e Célia me ganharam demais, assim como todo o circo!

Lady Bridgerton 01/04/2021

um filme descrito na sua mente
não vou mentir e falar meu deus esse livro não tem defeitos, tem e ele esta no inicio que é um pouco lento e confuso mas ai quando você entende o que ta rolando fica mais facil, a fluidez surge melhor, a concepção da ideia foi magnifica e eu queria muito poder visitar essa porcaria de circo mas ne nao posso infelizmente, a ideia da competição assim eu esperava uma coisa mas não me decepcionou o que me entregaram, celia e marcos são dois protagonistas maravilhosos com uma quimica sem igual e eu sofria por eles a cada pagina nossa lindos e perfeitos e fiquei feliz pelo final amem apesar de ter sido um pouco confuso kkkkkk e eu so queria que esse livro fosse adaptado por que as descrições sao tao precisas e boas que você consegue imaginar tudo e parece um filme na sua mente com todos os detalhes

Victoria.Lage 30/03/2021

Bom mas vago
Achei o livro bom, tem diversos "mistérios" que se desenrolam, mas tudo se encaixa perfeitamente, deixando a ideia de que foi tudo coisa do destino. Mas achei um pouco vago, parece que algumas linhas ficaram soltas no final, uns pontos ficaram muito subjetivos. Mas tem uma pitada de romance que acaba prendendo a gente também!

Jul 29/03/2021

Eu amei tanto! Ainda não consigo explicar muito bem, mas se tornou um livro conforto muito especial para mim.
Não é um livro com grandes plots, sendo previsível no decorrer da narrativa. A escrita foi um pouco diferente do que estou acostumada, muito bonita e inteligente.
Pode não ser um livro que agrade muitas pessoas, como já vi em vários comentários, mas foi uma experiência incrível para mim!

Beatriz Gaudio 28/03/2021

Final bonito, história arrastada
Trata-se de uma história para quem gosta de circo e não se importa em ler a descrição de cada atração. Essas descrições tornam a história arrastada e tira o dinamismo do enredo. Muitas das questões a serem respondidas sobre a história ficam para os 25% finais da história, o que passa a impressão de que muita gordura poderia ter sido cortada pelo revisor do livro. Final lindo, mas a trajetória até lá é cansativa.