O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Mayara.Martins 21/03/2024

Não foi perfeito, mas muito bom.
Fazendo um resumo rápido, nessa estória nós acompanhamos diferentes pontos de vista, sendo os mais frequentes os de Celia e Marco (os protagonistas), os quais são forçados em um jogo em que cada um deles tem que se provar mais proficiente nas manipulações (algo parecido com mágica) que o outro. Além disso, esse jogo se passa dentro de um muito bem descrito circo, cheio de tendas e apresentações, cada uma mais incrível que a outra, tanto que nos deixa morrendo de vontade de entrar no livro e vê-las presencialmente, chego a sentir o cheirinho de caramelo e fumaça da fogueira. Agora quanto às críticas negativas, eu achei o livro meio paradão durante pelo menos 70% dele, e parece que tudo acontece no final (o que poderia ser normal, considerando que é o ápice da estória), só que o final me pareceu meio simples, a resolução foi muita rápida e fácil, especialmente pelo problemão que tava rolando. Outra coisa que me deixou um pouco agoniada lendo, foi que eu não gostei muito da personalidade do Marco, achei ele extremamente cruel com a Isobel e sem noção. Mas fora isso, foi ótimo, tinha romance na medida certa, personagens interessantes (fora o Marco, kkkk) e algumas coisas que eu não esperava, não chegou a ter um plot twist, mas alguns detalhes me surpreenderam.
Esse ponto não é importante para a resenha, mas eu tenho que dizer que minha personagem favorita foi a Celia, fofinha ela.

Alienne 21/03/2024

O que esse livro me deixou apaixonada e louca nao ta escrito!! a leitura inteira fiquei muito animada e achei que foi bem fluída mesmo eu tendo demorado p ler, porem, é uma história linda.
todo o contexto da celia com o pai dela ou com o marco me deixaram sem palavras, tudo na história foi muito bem pensado e isso me fez ficar mais apaixonada ainda! os personagens sao facilmente cativantes e cada um mostra uma personalidade diferente, o que me agradou muitooo vendo o desenvolvimento pessoal de cada um.
é um livro lindo, história linda, tudo lindo!! concorrendo a um dos melhores de 2024

GabsOSilva 20/03/2024

A avaliação que estou fazendo para esse livro está relacionada a 3 coisas: a ideia para a história do livro, a descrição do circo e aos momentos entre a Celia e o Marco. Consigo entender as pessoas que amam o livro e também as que odeiam. Nesse caso, eu sou um meio-termo. Não amei, mas também não odiei.

O começo é extremamente lento e até mesmo entediante. Gosto dos personagens apresentados, apesar de serem muitos, mas não gosto das várias perspectivas e da mudança entre passado, presente e futuro. Acho que o principal problema é que começamos a ler o livro pensando na competição e no amor impossível, mas os dois são, na minha opinião, um pano de fundo na história. O principal personagem é o circo, tudo o que ele representa para as pessoas que estão dentro e as pessoas que estão fora. É muito rico a quantidade de detalhes do circo, sendo surpreendente como a autora conseguiu descrever suas várias características tão bem.

Em relação aos momentos entre a Celia e o Marco, eu não posso negar que gostei e que fez com que eu tivesse mais interesse no livro, mas também não posso deixar de falar que para mim aconteceu meio do nada, a intensidade foi muito rápida.

Em geral, é um bom livro, mas não é todo mundo que vai gostar.

Larissa 19/03/2024

Divisor
Este é o primeiro livro que não tenho uma opinião formada se gostei ou não, nos primeiros 40% do livro pensei em desistir o livro a princípio é chato e confuso, mesmo após ter terminado eu não entendi as regras do desafio mas mesmo se apresentando às vezes um pouco confuso o livro é extremamente bem escrito traz uma narrativa imersiva como se eu conhecesse cada pedaço do circo este livro é uma grande aventura é como se eu estivesse no circo e o explorasse mas como eu disse ele tende a ser um pouco confuso. Alguns panfletam esse livro como se ele fosse romântico porém ele não é o personagem principal do livro é o próprio circo ele tem um certo romance porém não é o foco principal do livro

sabrinamenegassi 18/03/2024

Não foi pra mim
Terminei tem vários dias, mas tava pensando no que escrever aqui, e me sentindo culpada/pressionada pra gostar da história, porque muita gente ama, então eu deveria amar também, certo?

Esse livro tem muitos personagens e perspectivas, esse vai e vem no passado maluco, que não explica nada...

Eu simplesmente não consegui me importar com absolutamente nada, nem ninguém, nem com o casal, nem mesmo com o circo kkk

A nota foi única e exclusivamente pela ideia, e pelas frases que eu gostei, porque ele realmente não funcionou nada pra mim.

Eu nem considero uma fantasia, propriamente dita, mas sim um realismo mágico de construção. E esse tipo de livro, não funciona comigo.

Ju Musin 17/03/2024

E olha que eu tenho medo de circo
Esse livro começou meio enrolado, demorou umas 100 páginas pra pegar no tranco, mas quanto mais você conhece o circo, mais encantada fica.
A ambientação é maravilhosa, senti que minha imaginação não conseguiu acompanhar tudo que é descrito, de tão maravilhoso.
O romance pra mim foi a parte chata, o casal não colou, mas paciência.
Em compensação o livro brilha nas partes dos gêmeos.

Uma história que vale a pena embarcar.

Elly Martins 11/03/2024

História muito boa, tema incrível e que encanta, ler sobre os detalhes do circo era divino, mas ao mesmo tempo pra mim foi muito confuso.

Marisgc 08/03/2024

Cade a série desse livro?
É um livro bem interessante, ao decorrer da leitura fiquei me questionando porq ainda não temos uma série baseada nele. Parece que ele foi projetado para o áudio visual, espero que em breve desenvolvam.
A história não é contada de uma forma linear.
Alguns personagens são adoráveis (os gêmeos ?).
Achei o começo bem demorado, os fatos mais interessantes começam acontecer mais do meio para o final e vai acontecendo de tudo. Mas é um ótimo livro.

Gaby 07/03/2024

Le Cirque des Rêves
Eu ainda estou numa relação de amor e ódio por esse livro. no começo foi muito difícil entender certas coisas, foi muito difícil entender o cenário, o jogo (que até agora ainda estou confusa), os personagens, etc etc. demorei pra entender até mesmo qual era o gênero desse livro, pois quando li a sinopse pensei que seria algo mais puxado para um mistério/suspense, mas foi basicamente pura fantasia. a história é bem detalhada, a autora foi genial em pensar em toda estrutura do circo, todas as tendas, todos os personagens interligados, mas ainda senti que ficaram muitas pontas soltas no final da história.
não sei se recomendaria esse livro a alguém, talvez seria ótimo àqueles que gostam de livros de fantasia.

Toniolo 06/03/2024

O circo da noite
O livro é bom trazendo uma história envolvente e cheia de mistérios com personagens muito vivos uma história contada de um jeito lindo

Gabriel 05/03/2024

Fascinante!!
Poucos livros possuem uma construção tão singular quanto o Circo da Noite: cercada de mistérios, a narrativa se entrelaça a personagens muito carismáticos e consigo perceber o motivo de tantas pessoas amarem esse livro: ele é simplesmente mágico. Em uma escrita poética e quase melancólica, Erin vai nos guiando em meio a tendas de um circo que chega e parte sem avisos, afinal, faz parte do suspense não saber para onde ele irá em seguida. É uma história muito rica, ainda que sua evolução seja lenta e gradual. É um livro que você precisa estar atento para não perder nenhum detalhe, e ele não flui tão "rápido" quanto outros, mas acredite, vale muito a pena.

Em alguns momentos, realmente fiquei confuso com relação à narrativa, alguns detalhes não ficam muito claros e como há muitos personagens, sentia que não entendia muito bem o que estava rolando ali naquele momento, motivo pelo qual não consegui dar 5 estrelas ao livro, mas definitivamente é uma leitura muito bonita e cativante. Eu me apaixonei por esses personagens e me senti muito próximo a cada um deles.

O Circo da Noite é uma grande aventura. Nem a sinopse te dá qualquer indício do que você irá encontrar nessas páginas e sinto que agora, conhecendo melhor a história, eu conseguirei aproveitar muito mais em uma releitura - que definitivamente irá acontecer!
Joana Carvalho 07/03/2024minha estante
Já quero que essa releitura chegue, porque as 5 estrelas vem ai com certezaaaaa! Livro favorito da vida e que não dá 5 estrelas tá errado!

Gabriel 07/03/2024minha estante
Irei reler com toda certezaaaa! Mas o livro é muito bom mesmo ??

DeniseSC 01/03/2024

Le Cirque des Rêves
Esse livro já estava a muito tempo na minha lista, tanto que já não me lembrava sobre o que se tratava.
Estruturalmente o livro é composto de capítulos curtos onde acompanhamos diferentes personagens em épocas distintas e que são eventualmente conectados.
Acompanhamos o jogo de dois magos que de tempos em tempos treinam dois aprendizes para competirem por eles, e os aprendizes da vez são Célia, a filha de um deles e Marco que foi adotado pelo outro apenas para a disputa.
Eles desenvolvem os conhecimentos desde a infância para disputarem em um circo que tem como a principal peculiaridade ser todo em preto e branco.
Nós acompanhamos Marco e Célia entendendo as regras desse jogo, a criação e evolução do circo e os artistas que participam dele.
Achei o universo encantador e imersivo, fiquei muito presa para saber qual o final da estória, me emocionei e com certeza indicaria para outras pessoas.
Meu único ponto negativo é que gostaria de entender melhor como a magia funciona nesse universo, como Célia e Marco desenvolveram os poderes, etc, isso não prejudicou a narrativa, foi apenas a vontade de mergulhar ainda mais nesse mundo.
Biaaa 01/03/2024minha estante
Eu tenho que pegar esse pra ler logo

Pedro 01/03/2024minha estante
Depois que eu li Brandon Sanderson, eu também comecei a exigir mais informação dos sistemas de magia nos livros.
Ótima resenha!

DeniseSC 01/03/2024minha estante
Espero que goste Biaaa!

Mariii 29/02/2024

O Circo da Noite acompanha a história de dois jovens aprendizes mágicos, Marco e Celia, que quando ainda crianças foram colocados em um duelo mágico por seus instrutores. Marco e Celia não sabem quem seria seu oponente, a única coisa que sabem é que o palco desse duelo é o Circo dos Sonhos, e nesse circo, eles precisam apresentar seus melhores truques para que assim possa ser anunciado um vencedor.

Esse foi meu primeiro contato com a autora Erin Morgenstern, e apesar de ter achado a leitura não tão fluída, gostei bastante da história. A construção dos personagens é incrível e apesar de em alguns momentos eu ter ficado perdida com os saltos temporais, tudo acabou fazendo sentido no final. A forma como o duelo é desenrolado entre a Celia e o Marco ao longo dos anos se relaciona proporcionalmente ao desenvolvimento do romance entre os dois, e a delicadeza dos gestos entre os dois (na criação das atrações do circo) é incrível. Foi uma leitura um pouco mais lenta, mas muito boa.

Renata_ Pandora 28/02/2024

Que livro maravilhoso, essa autora é maravilhosa, escreve divinamente!!! É um livro sensorial, eu tive que ler aos poucos porque cansa a mente com todas as imagens incríveis que ela desenha, eu me apaixonei pelo circo feito de papel e ilusões, cheio de histórias e personagens incríveis. Uma fantasia cheia de realismo mágico, e isso não cativa muitas pessoas, eu entendo porque não são todos que gostam da leitura e sentem dificuldade em compreender a história, que está além da compreensão, a própria autora fala que é limitado pela imaginação, é perfeito para mim, amei cada página, é um livro para se sentir. E estou empolgada para ler O mar sem estrelas, dizem que é muito melhor, então eu vou surtar com ele. ?

Mayara.Cardoso 24/02/2024

Cansativo
Demorou a engatar a história, com mais de 50% do livro ficou interessante, mas perto dos 80% perdeu o encanto de novo.
Sei que esse livro divide opiniões, uns amam, outros odeiam, eu achei esquecível.
As narrativas do circo são maravilhosas e as poucas cenas da Celia com o Marco possuem química, mas parece que tudo é explicado pela metade.
Os gêmeos salvam o livro todo.