O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Iris Figueiredo 29/02/2012

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
"O Circo da Noite" não é sobre fantasia ou mágica, embora todos os personagens carreguem muitas coisas mágicas dentro de si. Não é uma história de amor, embora haja amor, um amor lindo e bem narrado, real e fácil de acreditar. Esse também não é um livro sobre um jogo, embora haja um jogo. Os personagens não sabem muito bem que jogo é esse - e nem o leitor compreende o que se trata até as últimas páginas. Ele poderia ser considerado um livro sobre o misterioso circo que só abre à noite e fecha ao alvorecer. Sim, os protagonistas do livro não são Marco ou Celia, embora eles sejam os responsáveis pelo circo ter sido criado. O protagonista desse livro é o próprio circo, embora no final eu tenha me perguntado se o protagonista desse espetáculo não foi a emoção...

Emoções que permeiam o leitor e os integrantes do circo - desde amor ao ódio, passando pelo medo e pela esperança. Foi assim que "O Circo da Noite" me ganhou e, tal qual Widget, eu vou lhes contar uma história agora... E peço, por favor, que leiam até o fim e me deixem convencê-los que esse livro vale a pena ser lido.

Essa resenha vai soar muito pessoal, mas eu quero que seja assim. Alguns livros mexem com a gente por lembranças, experiências e pelo que ele representa. Se a leitura não se torna uma experiência pessoal, ela não valeu a pena o suficiente. Então, eu vou encher essa resenha de memórias, sonhos e histórias, porque "O Circo da Noite" mexeu comigo - e eu espero que ele mexa com você do mesmo jeito.

Eu tenho uma lembrança da infância que envolve o circo. É uma dessas lembranças muito distantes e borradas, daquelas que a gente não sabe o quanto é real e o quanto é invenção da sua cabeça, mas ela me acompanha desde que consigo lembrar. Nessa lembrança eu estou sentada nas arquibancadas do circo acompanhada do meu avô e nós estamos assistindo uma apresentação com animais. Quando eu era criança, os circos no Rio de Janeiro ainda podiam se apresentar com animais, coisa que foi proibida por lei pouco tempo depois. O animal que se apresentava era um felino, mas eu não lembro qual bicho era. Eu lembro das cores do circo, da pipoca e do meu avô apontando a domadora para mim. E eu lembro que o bicho rugiu e correu pelo picadeiro, descontrolado por alguns minutos e que senti muito medo, mas eu lembro que eu fiquei fascinada com a domadora retomando o controle do animal e fazendo truques com ele.

Como já disse, não sei o que é verdade e o que minha mente inventou no meio do caminho, mas eu lembro que o circo fez parte da minha infância. E toda vez que eu lembro do circo, eu lembro dessa cena e do meu avô. Quando eu via o circo chegar e erguer as tendas em locais próximos à minha casa, eu ficava fascinada. Eu me encantava com as cores, passava em frente aos terrenos todos os dias, esperando ver quando eles iam abrir ao público. Nunca gostei de palhaços, não por medo, mas por achar sem graça. Mas eu amava trapezistas, mágicos e contorcionistas. Eu amava a corda bamba e qualquer número que envolvesse perigo. Eu amava o ambiente, o picadeiro, estar debaixo da lona e olhar para o público rindo ou assustado diante de algum número. Em suma, eu amava o circo, desde o momento que eu comprava os bilhetes e aguardava a abertura da tenda, andando entre os equilibristas e comendo uma maçã-do-amor.

A última vez que eu fui ao circo foi no meu penúltimo ano do Ensino Médio. Era um circo pequeno e eu tive a impressão que as pessoas que viviam ali estavam quase perdendo aquele circo, que talvez nem todo mundo se encante com os truques e palhaçadas agora... E, de algum modo, aquilo me deixou triste. Mas porque estou contando isso? Porque enquanto lia "O Circo da Noite", revivi todas as sensações que experimentei em minha vida enquanto ia aos circos - desde as melhores até aquelas que não sei se eram reais, e chegando à essa última, mais recente, quando achei que o circo estava acabando.

Eu sou uma amante do circo. E se um dia eu tivesse o prazer de entrar no Le Cirque des Rêves, eu o seguiria em todas as cidades onde ele parasse, tal qual os rêveurs do livro.

A história começa com a disputa entre dois mágicos, um exibicionista e outro que prefere guardar sua mágica para si. Acostumados a brincarem com a mágica, um deles acha que está na hora de levarem seu espetáculo para o público, um público que acha que a magia real é apenas uma ilusão. Nada melhor que levar isso até o circo, um lugar onde tudo é possível e ninguém acha que é real. Eles treinam seus aprendizes, Marco e Celia, para mais um jogo que não está claro como funciona. Um jogo de exibicionismo, lento, que afeta os outros aos poucos e atravessa anos - onde definir um vencedor não é tão fácil quanto parece.

Atravessando várias cidades e muitos anos, o circo chega aos lugares sem avisar onde está. Por onde passa, angaria fãs e pessoas fascinadas por tudo de diferente que o circo abriga. Enquanto isso, a competição entre Marco e Celia vai acontecendo - muitas vezes, eles sequer sabem que estão jogando.

O livro é lento e bem elaborado. A autora presa por uma narrativa que descreva para o leitor o que está acontecendo e os diálogos são em menor quantidade. A cada palavra que ela ditava, eu me sentia mais dentro do circo que antes. O cenário é perfeito e você imagina cada detalhe, é como se ela sussurrasse tudo em seu ouvido. Erin escreve muito bem e é muito criativa, o livro é original como eu não via há muito tempo.

A autora inicia a história em 1888, quando Celia é entregue na casa do pai, e continua por três décadas. Enquanto o enredo ainda está na Europa de 1888, somos jogados para o ano de 1897, nos Estados Unidos, na vida simples e pacata de um menino chamado Bailey que, em uma brincadeira de "Verdade ou Desafio", é desafiado pela irmã a entrar no circo durante a manhã e trazer algo de dentro dele.

Aos poucos, vamos vendo detalhes da vida de Bailey alternados com o circo, sua jornada e a história de Marco e Celia, até chegarmos ao ano de 1902, quando a história chega ao seu ápice.

Os personagens de "O Circo da Noite" são diferentes, bem elaborados, aparecem na hora certa e estão sempre orbitando em volta do circo, mesmo que anonimamente. Provavelmente, muitas pessoas vão se irritar com a lentidão do enredo ou a falta de foco no romance ou no próprio jogo, mas não é realmente essa a proposta do livro. Para mim, "O Circo da Noite" não entra como um livro YA. Ele é mais adulto e apresenta dilemas mais maduros, até mesmo os personagens não são adolescentes.

Meu personagem preferido é o relojoeiro, Friederick Thiessen. Responsável pelo relógio do circo e maior amante dos espetáculos que se escondem atrás das tendas preto-e-brancas, ele me cativou por algum motivo que não sei explicar, mas entrou como meu personagem preferido e ficou.

O amor de Marco e Celia não toma espaço enorme na história simplesmente porque não é para tomar. Eu li em uma resenha no Skoob uma menina dizendo que em um momento eles se odeiam e no outro eles se amam... Não é bem assim. Eles nunca se odiaram. Ambos nutriam admiração mútua pelas qualidades e dons um do outro, mas também tinham medo como jogadores. A forma como progride e é abordada é linda, natural e nada forçada, e não tira o foco dos outros enredos do livro.

A mágica abordada no livro é bem diferente daquilo que a gente viu em livros como Harry Potter. É uma mágica mais espetacular, sem limitações ou explicações. De acordo com a autora, está presente em todo mundo, só a perdemos no meio do caminho e precisamos reavivá-la, treinar. É assim que Marco, Celia e outros personagens conseguem fazer o que querem com sua mágica, cuja única regra é não interferir no outro.

Talvez a suposta lentidão no enredo e poucos diálogos (coisas que nada me incomodaram, porque quem me conhece sabe que gosto mais de narrações que diálogos) possa assustar algumas pessoas ou outras não gostem porque o livro não se concentra no romance, mas na aura do circo. Eu não sei explicar o que senti enquanto lia, mas fui arrebatada pela originalidade e a beleza de tudo. Enquanto lia, era como se estivesse em outro mundo, dentro de uma das ilusões do Marco, dentro do circo... Como eu disse, não é realmente YA e se você prefere umas leituras mais tranquilas, talvez esse não seja seu livro. Mas, nos últimos tempos, esse livro foi um dos que senti mais "meus". E agora eu sonho em escrever algo que mexa com alguém de um jeito parecido que esse livro mexeu comigo, porque se um leitor meu se sentir do jeito que me sentia enquanto li "O Circo da Noite", eu serei muito feliz.

A última vez que me senti assim por um livro foi com "Jogos Vorazes", só para vocês entenderem o que quero dizer. Eles são muito diferentes, não podem ser colocados no mesmo patamar, mas eu só quero mostrar que é um livro que realmente mexeu muito comigo.

Eu amei O Circo da Noite e agora sou uma rêveurs, como todos os apaixonados pelo circo, que seguem Le Cirque des Rêves de cidade em cidade, vestidos de preto e branco tal qual os artistas do circo, mas usando um detalhe em vermelho para lembrarem que não são integrantes reais daquele espetáculo, que estão dentro do jogo como meros espectadores. E eu acho que muita gente vai amar também...

Para quem ficou interessado, "O Circo da Noite" será lançado pela Intrínseca dia 05 de março.

Deixo para vocês uma das minhas citações preferidas do livro, que resume exatamente o que senti ao lê-lo. Nem precisava escrever esse testamento, na verdade... Era só deixá-los com esse parágrafo para vocês entenderem que esse livro fez comigo exatamente o que o personagem fala:

"- Mas é importante - interrompe o homem de terno cinza. - Alguém precisa contar essas histórias. Quando batalhas são travadas, vencidas e perdidas, quando piratas encontram seus tesouros e os dragões comem seus inimigos no café da manhã acompanhados de uma bela xícara de chá, alguém precisa contar as próprias narrativas superpostas. Existe magia nisso. Está nas pessoas que ouvem, e será diferente para cada ouvido, e vai afetá-las de forma que nunca poderão prever. Desde o mundano até o mais profundo. Você pode contar uma história que passe a morar na alma de alguém, se transforme em seu sangue e propósito. Essa história vai motivar e impulsionar e quem sabe o que ela poderá fazer por causa disso, por causa das suas palavras. Esse é o seu papel, o seu talento. Sua irmã pode ser capaz de ver o futuro, mas você pode moldar esse futuro, rapaz. Não se esqueça disso. - Toma outro gole de vinho. - Afinal, existem muitas formas de magia".

O que me lembrou aquela frase que encerra "Coração de Tinta": "o ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia".
diego 29/02/2012minha estante
Parece resenha de conveniência, pra sustentar parceria com a toda poderosa Intrínseca.

Do jeito que você descreveu o livro está entre nada e coisa nenhuma. Não é romance embora a autora diga na sinopse e nem tem duelo embora era insista nisso também, será que ela sabe o significado de feroz? Desisti quando vc disse que o livro é lento, vide maçante....

Não é pra mim!

Iris Figueiredo 29/02/2012minha estante
Diego, você pode achar que é resenha de conveniência. Se for ver meu blog, notará que já dei notas negativas sobre vários livros da Intrínseca e se você me conhecesse, saberia que realmente gostei desse livro.

O livro não "fica entre coisa nenhuma", pelo contrário. Ele tem muitos temas abordados, que são complexos e mais adultos que os assuntos que a gente vê em livros YA. O erro das pessoas é comprar essa obra como Jovem Adulto ou Juvenil, quando é um romance para um público mais maduro e não procura ser uma história essencialmente de aventura, mas sim sobre emoções e descobertas.

É um romance e é adulto, não é um livro YA, por isso não vai agradar muito algumas pessoas. Há o duelo e há o romance, mas eles não são os pontos principais do livro.

Não gostar da minha resenha é uma coisa, mas falar inverdades sem ter lido o livro é outra completamente diferente. :) Se você não acha que o livro é para você, tudo bem. Mas não diga que minha opinião é vendida quando você não me conhece.

Iris Figueiredo 29/02/2012minha estante
E um enredo que caminha mais devagar não significa que o livro seja maçante. São coisas completamente diferentes. Existem livros ágeis mas que ainda assim se tornam maçantes.

Iris Figueiredo 29/02/2012minha estante
Que bom que, apesar de termos opiniões diferentes, você gostou da minha resenha, Leticia :) Espero que goste do meu livro também!

Beijos

diego 01/03/2012minha estante
Minha filha se não é romance e nem tem duelo por que a autora ocupa metade da sinpose falando disso? Vc ñ acha que ela tentou vender gato por lebre?

Além do mais eu quis dizer que a sua resenha está muito vaga. Vc que se julga adulta e superior ppoderia nos dizer quais são essas emoçoes superiores q nós meros mortais ñ conseguimos saber. A própria editora vende o livro como YA, informe-se mais, se ele falhou como esse gênero não adianta dar desculpas vagas.

Vc falou mais de vc do que do livro, ficou naquele mimimi, piegas e infantil de lembrar de memórias quando o livro é que está sob análise. Vou começar a resenhar e contar sobre a minha vida, os pés na bunda que levei e minha primeira namorada. Sai de foco não acha?

Pra mim vc falou falou e não disse nada, palavras demais, pensamento de menos.

Iris Figueiredo 01/03/2012minha estante
Diego, livros mexem com experiências pessoais e memórias e, se alguns deles mexem com isso, porque não dizer? Seja menos agressivo ao falar. Discordou? Ótimo. Concordou? Ótimo também. A opinião é minha e eu comento como acho melhor comentar. Se você ler o livro, vai perceber o que quero dizer. E se soa vago, é porque não acho que devo contar como os fatos se desenrolam, assim o leitor descobre sozinho.

Ju 04/03/2012minha estante
Fiquei encantada com a capa do livro em uma loja virtual mas não confio nas sinopses, por isso sempre entro no Skoob para ver a opinião de quem leu, li sua resenha, muito boa e com certeza me deu uma noção bem clara da história, mas li a da Leticia e decidi que agora não fiquei interessada. Acho que as resenhas aqui servem para isso e não para outros membros ficarem criticando as opiniões: se gostou gostou, senão gostou, deixa de ser preguiçoso: leia o livro e tire suas próprias conclusões e escreva sua própria resenha!

Lizzie 20/03/2012minha estante
Achei a cada do livro linda e, com tantas opiniões diferentes, quero logo o meu para poder opinar também. Gostei muito da sua resenha e de como você se envolveu com o livro. Só me impressiona é a ignorância alheia... Mas deixa quieto. Enfim, parabéns pelo texto.

Monique 11/01/2013minha estante
Sua resenha está ótima!!
E, mesmo que tenha exposto suas lembranças, colocou também uma análise do livro segundo seu ponto de vista, o que é ainda melhor, porque vc soube misturar fatos pessoais com crítica. Parabéns!
Agora, sim: quero comprar... Mas talvez eu mude de ideia, rsrsrs
Um abraço!

Letícia 04/04/2014minha estante
Iris, adorei a sua resenha! Estou acabando de ler 'O Circo da Noite', nunca fiquei tão feliz de encontrar alguém que pudesse sentir as mesmas coisas que senti enquanto lia, você simplesmente resumiu o que eu sinto ao longo da leitura, eu até brinco às vezes dizendo que a autora colocou "magia" no livro *risos*! Mais um vez, parabéns pela sua resenha. Beijos :*

*OBS: Jogos Vorazes também marcou muito para mim.*

Simone 14/07/2014minha estante
Gostei da sua resenha ... estou lendo o livro e adorando!!

Samis 28/12/2014minha estante
Finalmente uma resenha que eu concorde! Parabéns!
Li pela primeira vez como indicação de amigo: "O livro é ótimo, o final nem tanto. Mas você deve ler." Bom, amei o final também! É um livro fantástico! Empolguei-me como a tempos não acontecia! Reafirmando o que foi dito em alguns comentários, pra quem ficou em dúvida aconselho a ler e tirar sua própria conclusão. Afinal, pessoas são diferentes! Não tem que gostar porque alguém gostou ou não gostar porque outro alguém não gostou.
Mais uma vez, Parabéns!

nikoaria0 03/04/2021minha estante
que resenha grande do crlh mlk

matty0 12/06/2021minha estante
INCRÍVEL
uma resenha maravilhosa igual o livro merece
ele é incrível demais pra ser resumido em "eu gostei"
quem leu e se apaixonou, como vc e eu, entende a magia

Stephanne.Smiths 14/06/2021minha estante
que resenha lindaaaa Iris

Um copo de livro, por favor! 02/07/2021minha estante
Fui atrás desse livro por causa do mais recente que a autora escreveu e que estou doida para ler, mas que estava absurdamente caro! ? Gostei e li até o fim seus apontamentos justamente pela lembrança de infância que você trouxe para ilustrar o como a história te comoveu. Eu sou exatamente como você, sempre que leio algum livro de alguma forma ele me remete a algo mais pessoal, mesmo sem eu nunca ter tido tal lembrança, o que é demasiado esquisito e fantástico ao mesmo tempo. Acho que essa é a graça dos livros, das artes e tudo o mais; fazer com que experienciemos coisas a ponto de imaginar que em algum momento vivemos aquilo! Parabéns pela resenha!

Laura Paidosz 12/01/2024minha estante
A resenha conseguiu tirar toda minha vontade de ler o livro, usando inúmeras palavras mostrando nada, e coisa nenhuma, obrigada por passar o "resumo" indicando que este livro não vale a pena ser lido.

JoAo366 13/01/2024minha estante
Eu amo esse livro

JoAo366 13/01/2024minha estante
Oi

bellaxyz 07/02/2024minha estante
Nossa, o tamanho da resenha, vou ler não. Vou ler o livro na sorte mesmo

Jojo 19/02/2024minha estante
Olha eu aqui comentando em resenha de 12 anos atrás. Acabei de terminar o livro e fiquei muito feliz que alguém (voce) conseguiu colocar em palavras tudo aquilo que eu não consegui. O Circo da Noite é uma experiência única e maravilhosa, e todo mundo deveria ter o prazer de ler ele pelo menos uma vez.

Ingrid1214 25/04/2024minha estante
Ai Jesus o tamanho da resenha kakaka

Victor Almeida 21/03/2014

OS MAIORES PRAZERES SÃO SEMPRE OS INESPERADOS
O Circo da Noite é o tipo de livro divido em estantes de “amei” e “odiei”. Algumas pessoas irão amar a prosa, outros irão detestar por ser enfeitada e excessiva. Alguns leitores irão odiar a falsa premissa da sinopse oferecida na orelha, enquanto outros irão encontrar algo mágico para amar e admirar, mesmo que decepcionados com a premissa inicial. Quanto a mim, minhas opiniões ficaram divididas. Quero dizer, eu realmente ansiava pela história prometida pela sinopse sobre uma competição feroz e um romance apaixonado e mágico. Meu desejo ainda é que alguém a escrevesse, uma vez que Erin Morgenstern não me satisfez.

Entretanto, ler o livro foi uma experiência única. Basicamente somos expostos a uma passagem de tempo dentro um circo cheio de conotações mágicas. O circo não é apenas um local, mas um personagem mais vibrante que qualquer outro dentro da história. As descrições são vívidas, causando minha mente a conjurar os locais que não podem existir fora da imaginação. Eu podia sentir o caramelo no ar, experimentar a pipoca, apreciar as luzes do circo e participar das incríveis atrações que ele oferece. Porém, aqueles que procuram as regras dos encantamentos e explicações irão se desapontar. Não há rima ou razão para a mágica do circo. Tudo simplesmente existe, e isso tanto é um ponto positivo para o livro, como negativo.

O livro é embaralhado em pontos de vista e linhas do tempo nada consistentes, alternando os capítulos entre passado e presente. Apesar de confuso, consigo entender como a autora achou isso necessário para contar a história não só de Marco e Celia, os rivais, mas também muitos outros personagens magníficos que permeiam o circo. Entretanto, os saltos confusos entre as passagens de tempo tornaram o livro um pouco desorientado.

Enquanto eu estava realmente apreciando o livro, acredito que alguns pontos poderiam ser melhores. Primeiro de tudo, me frustrei com certas partes do livro que pareceram que a autora estava intencionalmente criando uma distância entre o leitor e os protagonistas. Quando eu queria ler mais sobre Celia e Marco, a narrativa gastava uma enorme quantidade de tempo com outros personagens que, mesmo que importantes para a trama, dificilmente possuem a distinção e proeminência que os protagonistas têm. Na verdade, essa distância forçada fez com que seus sofrimentos e seu aparente amor trágico difíceis de simpatizar.

Apesar disso, acredito ser justificável, uma vez que não há muita tensão para começo de conversa. Celia e Marco são treinados para uma disputa que nunca fora definida para eles. Os dois não sabem como o jogo pode ser jogado e não sabem quem é seu oponente. Sejamos sinceros, eles nem sabem o que a disputa é, até que sem querer se envolvem por um tempo. Isso se torna problemático, pois Celia e Marco não possuem motivação para investir no desafio proposto a eles, e nem o leitor, visto que o livro nos mantem no escuro junto com os personagens o tempo todo.

Eu esperava um final maior e conclusões mais chocantes e esclarecedoras. Quando a revelação do final da história e como tudo se encaixa poderia ser surpreendente e escrito maravilhosamente, não foi. Foi, sim, executado de uma forma agradável, mas não foi nada inesperado e brilhante para condizer com o restante do livro e o mundo criado dentro do circo. Mas, apesar disso, não fiquei completamente desapontado, apenas acredito que teria a possibilidade de ser muito melhor.

site: http://olhosderessaca.com.br/o-circo-da-noite-erin-morgenstern/

vit 27/01/2023

Maravilhoso.
A história gira em torno de um circo misterioso chamado Le Cirque des Rêves, que aparece de repente em cidades diferentes sem aviso prévio e só fica aberto à noite. O livro acompanha a vida de dois personagens principais, Celia e Marco, ambos artistas no circo, que são ligados por um concurso de mágica realizado quando eles eram crianças.

A trama é repleta de reviravoltas e surpresas, e a autora consegue criar um clima de mistério e tensão ao longo da narrativa. Além disso, os personagens são muito bem desenvolvidos e cativantes, e a relação deles com o circo é descrita de maneira profunda e emocionante.

Outro ponto forte do livro é a descrição dos números do circo, que são tão detalhados e incríveis que parece que você está assistindo a um espetáculo ao vivo. A escrita da autora é tão evocativa que você realmente se sente transportado para dentro do circo e pode sentir o cheiro do algodão-doce e ouvir os aplausos das plateias.

Em resumo, "O circo da noite" é um livro incrível, com uma escrita poética e uma história envolvente e mágica.
Luna. 27/01/2023minha estante
Eu comprei esse. Só estou esperando terminar uns aqui pra começar

Maria15267 27/01/2023minha estante
Saudades desse livro

DeniseSC 01/03/2024

Le Cirque des Rêves
Esse livro já estava a muito tempo na minha lista, tanto que já não me lembrava sobre o que se tratava.
Estruturalmente o livro é composto de capítulos curtos onde acompanhamos diferentes personagens em épocas distintas e que são eventualmente conectados.
Acompanhamos o jogo de dois magos que de tempos em tempos treinam dois aprendizes para competirem por eles, e os aprendizes da vez são Célia, a filha de um deles e Marco que foi adotado pelo outro apenas para a disputa.
Eles desenvolvem os conhecimentos desde a infância para disputarem em um circo que tem como a principal peculiaridade ser todo em preto e branco.
Nós acompanhamos Marco e Célia entendendo as regras desse jogo, a criação e evolução do circo e os artistas que participam dele.
Achei o universo encantador e imersivo, fiquei muito presa para saber qual o final da estória, me emocionei e com certeza indicaria para outras pessoas.
Meu único ponto negativo é que gostaria de entender melhor como a magia funciona nesse universo, como Célia e Marco desenvolveram os poderes, etc, isso não prejudicou a narrativa, foi apenas a vontade de mergulhar ainda mais nesse mundo.
Biaaa 01/03/2024minha estante
Eu tenho que pegar esse pra ler logo

Pedro 01/03/2024minha estante
Depois que eu li Brandon Sanderson, eu também comecei a exigir mais informação dos sistemas de magia nos livros.
Ótima resenha!

DeniseSC 01/03/2024minha estante
Espero que goste Biaaa!

oz. 09/08/2023

é bom, mas não é legal
Essa leitura foi muito decepcionante. Conheci esse livro com uma proposta de ser um duelo entre aprendizes de feiticeiros em um circo mágico. Mas tem um impasse, os oponentes se apaixonam... Com isso, é de se esperar um livro incrível, o que não é verídico.

Eu não consegui classificar esse livro em um gênero específico. Embora, em teoria, contenha romance, elementos da fantasia e um pouco de aventura (ou não).

O romance entre os protagonistas, para mim, foi o erro desse livro. Eles passam 50% do livro longe um do outro e ainda assim desenvolvem uma paixão ardente. É tipo isso:

Marco: Olha essa tenda que fiz pensando em você enquanto você estava do outro lado do mundo.
Celia: Lindo amor, te amo.

O livro tem saltos temporais confusos e perspectivas de outros personagens, algo que não gosto tanto, mas acabou funcionando nessa narrativa. Dito isto, o romance entre Bailey e Poppet foi mais desenvolvido, pelo menos essa é a minha opinião. Eles se conhecem ainda crianças; ele invade o circo misterioso e acaba conhecendo uma garota misteriosa que estranhamente sabe seu nome; depois que o circo vai embora, ele volta para sua vida pacata, pensando se a garota teria sido apenas fruto de sua imaginação; daí, tem a volta do circo e o reencontro de Bailey e Poppet, que mostrará toda importância dele para o circo. A princesa salva o príncipe nessa história.

A parte fantasiosa foi muito confusa, pelo menos a magia envolvida e o desafio. A magia usada na trama não é explicada até o final do livro, no último capítulo, mas é uma explicação tosca. Tipo, a magia existe como elemento da terra, mas ninguém acredita nela, por isso não é fácil de explicar ????????? Foi essa a sensação do final. É feito um mistério tão grande nesse duelo de mágicos, mas é uma coisa tão mequetrefe, que até agora estou esperando um combate. SIMPLESMENTE NÃO TEM DESAFIO NENHUM. Ain, mas eles têm que suportar a ligação entre eles blablabla, fod@-se ?????? A ligação deles quase inexistente.

O circo não tem nenhum defeito, ele consegue atingir seu propósito: ser algo mágico, um sonho. Lê Cirque des Rêves.

Os personagens são incríveis, cada um tem um desenvolvimento, mesmo que minimamente. Menos o Marco, que tem o carisma de uma porta.

A escrita é linda. Mas esse floreio, essa boniteza, essa descrição excessiva tornou a leitura arrastada.
readingwmalu 09/08/2023minha estante
o marco tendo o carisma de uma porta é muito verdade mano KKKKKKK

oz. 09/08/2023minha estante
esse marco, só serve pra ser bonito

CarolCazzolli 10/08/2023minha estante
É bom, mas é ruim kkkk

Aline MSS 10/08/2023minha estante
Eu sempre quis esse livro, mas pela sua resenha a minha conta de caiu 50%. ??
Mandou super bem!

Aline MSS 10/08/2023minha estante
*vontade

oz. 10/08/2023minha estante
Aline, esse livro divide muitas opiniões, eu esperava uma cosa e recebi outra

Mas se vc quiser ler, pelo menos já sabe do que se trata

Marcio 26/04/2021

O impossível se torna possível
Antes de tudo, eu senti que não havia de fato um enredo na história. Houveram vários capítulos contando coisas aqui e ali, aparentemente sem nexo. Mas a escrita da Erin, depois de um tempo, se revelou mais fluida e envolvente, mágica de certa forma (a ponto de eu sonhar com a história).
Eu achei extremamente criativas as apresentações das tendas e as imagens lindas evocadas pelas descrições precisas da Erin. Consegui visualizar os trejeitos e aparências dos personagens como se eu fizesse parte dali.
E por fim, o sistema de magia era conveniente demais, mas também enigmático e brilhante e encantador o suficiente pra me fazer esquecer desse detalhe. O final foi tão alegre, eu esperava uma coisa mais trágica (não sei, qualquer coisa parecia provável e imprevisível). Contudo, fora o romance, que não foi o que mais gostei aqui e nem achei tão convicente, acompanhar o circo e suas apresentações foi inesquecível e único.

Queria Estar Lendo 18/08/2022

Resenha: O Circo da Noite
O Circo da Noite foi meu primeiro contato com a autora Erin Morgenstern, anos atrás. Eu tinha me apaixonado tanto pela história que não consegui explicar, em palavras, meu amor por ela. Depois dssa releitura, na edição da Morro Branco, acho que finalmente encontrei uma maneira de falar.

O circo chega sem aviso. Ele surge da noite para o dia, e anuncia suas atividades para a noite seguinte. Abre quando o sol se põe, fecha antes do amanhecer. Quando ele se vai, não deixa rastros. E, assim, se torna um alvoroço sobre o fantástico e os truques e a misteriosa mágica circense por todo o mundo.

Mas, além do circo, há quem se apresenta nele. O circo guarda segredos e pessoas misteriosas. Celia Bowen é uma delas. Filha de um famoso ilusionista, Celia descobriu, logo cedo, que carregaria um legado em suas costas. Mas não um relacionado à fama do pai, e sim a uma competição mágica. Ela foi escolhida, entre o pai e o adversário, para representá-lo nessa disputa.

Seu oponente, Marco, um órfão que não fazia ideia do fantástico até ser apresentado a ele, cresce em preparação à competição. Competição misteriosa que acontece entre as tendas do circo, mas em enigmas. Quanto mais os dois descobrem, menos gostariam de saber.

O Circo da Noite é uma história de amor impossível, do fantástico bizarro. Principalmente, daquela poesia inerente que só a Erin Morgenstern consegue colocar em palavras.

É um tipo de livro que você não entende completamente, e a beleza dele está justamente nisso. É uma magia que não precisa de grandes explicações. Ela nasce e existe e faz coisas acontecerem. Assim como o truque de um mágico no picadeiro de um circo, O Circo da Noite acontece e encanta pelo mistério e pelo fascínio.

"- Siga seus sonhos. Não importa o que seu pai diga ou quão alto ele grite. Ele esquece que ele mesmo já foi o sonho de outra pessoa."

Além da fantasia, tem o romance. Ele começa sutil, e se desenvolve nesse espetáculo grandioso que move os dois protagonistas. Se você ama um enemies to lovers, vem comigo. Porque Marco e Celia nasceram e cresceram inimigos. Mas nada disso impede o amor de surgir e se estabelecer com força sobre cada um deles. O amor mais sofrido possível, aquele impossível, o dos amantes desafortunados.

Porque, afinal, eles estão competindo. É uma competição silenciosa e crescente, e tudo que sabemos, junto com os dois, é que envolve o circo. Mas o que o pai de Celia e o criador de Marco têm a revelar sobre essa disputa só aparece no momento em que a tensão precisa crescer; e a revelação deixa o desespero ainda mais palpável na história.

O Circo da Noite é um livro recheado de personagens marcantes e bizarros. Marco e Celia e suas vidas recheadas em magia, fantástico e sombras. Os gêmeos Widget e Poppet, que aparecem de repente e nos conquistam pela simpatia, pelo mistério e por serem crianças tão genuínas nesse universo de picadeiros e truques. Bailey, que é um ponto fora da curva, um garoto comum que se apaixona pelo circo e de repente se vê envolvido em tudo que diz respeito a esse lugar.

Devagar, Erin Morgenstern tece suas tramas paralelas à principal, e tudo faz sentido. Personagens coadjuvantes soltos se tornam essenciais. Tramas que pareciam aleatórias fazem parte de algo maior. O Circo da Noite funciona muito como um espetáculo circense; cresce e cresce e cresce e guarda o melhor para o final.

Eu gosto demais da magia dessa história, porque ela é impossível de explicar. Está ali, em cada detalhe do circo. As ilusões de Marco, as criações de Celia. O jeito com que os poderes dos dois se entrelaçam e falam sobre o impossível que é o amor deles, e o quanto pertencem um ao outro por isso. É o tipo de romance em história que vai te fazer sofrer em agonia, e você vai agradecer por isso.

"Marco a beija como se fossem as únicas duas pessoas no mundo."

A edição da Morro Branco ficou linda demais. A capa que eu mais queria ver por aqui ganhou, e eu nunca fui triste. Mas o soft touch me mata um pouquinho; parem de fazer o soft touch em capas acontecer!

A tradução da Isadora Prospero ficou excelente. O jeito poético com que a Erin Morgenstern conta sua história ganhou uma adaptação maravilhosa, que faz jus à narrativa única da autora.

"- Você pode contar uma história que marca a alma de alguém, que se torna o seu sangue, identidade e propósito. Essa história vai movê-lo e impedi-lo e quem sabe mais o que poderá fazer por causa dela, por causa das suas palavras."

Do começo ao fim, O Circo da Noite é avassalador. De confusão a paixão a compreensão e medo e tensão, o livro tem de tudo. Vai te fazer amar alguns personagens, odiar outros. Vai falar sobre o preço do poder, da magia e do sacrifício. E, assim como acontece com aqueles que visitam o circo da noite e vão embora sentindo saudade, é esse o sentimento que o fim da leitura deixa em você.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/08/resenha-o-circo-da-noite-erin.html

Jess 10/09/2021

Com esse livro, sendo o segundo da autora lido em menos de um mês, eu percebi que sempre vou sentir essa sensação de pertencimento com as suas histórias. Essa sensação de estar em terra firme, no mundo real, em um momento e no outro, em um piscar de olhos tão rápidos que eu nem o vi chegar, estou em um sonho, estou dentro de uma história cheia de magia da qual eu não quero nunca sair. Ela tem uma forma única de levar o leitor para dentro de suas histórias, o transformando em uma parte dela.

E mesmo admitindo que esperava um pouco mais do final, mesmo que ele tenha conseguido me surpreender, esse universo que a autora criou, cheio de mistério e sonhos que se transformam em realidade, com personagens tão intensos sobre os seus sentimentos e cenários dos quais as vezes é até difícil de imaginar de tão grandiosos, é espetacular.

Letícia 13/01/2022

Definitivamente esse não é um livro para todo mundo. O estilo de escrita da autora com um tom bastante lúdico e descritivo, pode afastar muita gente dessa leitura.

Confesso que em alguns momentos fiquei um tanto quanto cansada desse livro, considerei até abandonar, mas segui lendo porque apesar disso tinha alguma coisa que sempre acabava me pegando, não sei se foram os personagens ou realmente o tom da história em si e nossa, valeu muito a pena.

Os últimos 30% foram para mim os melhores do livro e eu me peguei chorando e me sentindo feliz(?) (não sei muito bem como explicar como me senti mas ok hahaha) ao final dessa história. Não teve como não favoritar.

Espero que a Morro Branco escreva uma sinopse melhor e sem spoilers quando for o relançar ?, indico a leitura sem saber muito sobre o que é o livro, valeu muito a experiência pra mim.
Amanda2580 13/01/2022minha estante
Depois que li o mar sem estrelas eu quero ler esse livro urgentemente, parece muito bom!

Letícia 13/01/2022minha estante
E eu fiquei morrendo de vontade de ler Mar Sem Estrelas hahahha

Amanda2580 13/01/2022minha estante
Mar Sem Estrelas é maravilhoso já ouvi bastante gente falando que é bem parecido e ele é bem doido acho q vc vai gostar

Caroll 04/07/2020

O circo da noite
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigada
Instagram: @castelodepaginas
Resenha:

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/07/o-circo-da-noite.html
GabriellaEstrela 04/07/2020minha estante
Vou ler hojeeee muita expectativa

Barão 04/07/2020minha estante
Muito lindo ??

Jéssica 09/09/2020minha estante
Eu amo esse livro de paixão

Wendy 03/02/2023

*O Circo dos Sonhos*
Não posso deixar de exaltar a autora sobre a forma como ela elaborou e construiu os pilares do Circo, e toda a história intrincada através dele e seu funcionamento.

Foi fascinante acompanhar os espetáculos e a emoção e comoção que o Circo causava nos seus expectadores, admiradores e seguidores, era pra mim mágico e encantador.

E tudo começa através de um desafio entre Hector e o Sr. A. H? que escolhem seus protegidos, treinando-os para que um dia, um deles se torne o vencedor desse jogo complexo e mortal.

Mas a vida, assim como no palco as coisas não são previsíveis, Marco e Celia, os protegidos e rivais, terminam se apaixonando, e assim, tornando o jogo mais difícil, e eles querem a todo custo encerrar essa longa e angustiante partida.

Com personagens maravilhosos e enigmáticos, uma história envolvente, instigante, por hora de difícil compreensão por conta das datas que não eram lineares, o tempo era diferente na narrativa, e essas datas não poderiam ser ignoradas pela importância da sua contextualidade, mas em termos gerais, foi uma leitura única, um verdadeiro passeio complexo e mágico no Circo dos Sonhos.

"? O circo chega sem aviso."

"Marco diminui a distância entre eles, beijando as lágrimas dela antes de capturar seus lábios com os dele.
Enquanto a beija, a fogueira resplandece mais forte. Os acrobatas refletem a luz perfeitamente ao girar. O circo inteiro cintila, deslumbrando todos os visitantes."

P.S.: Nunca gostei de circo, mas ultimamente tenho lido alguns livros e gostado, rsrsrsrs!

Ali 12/05/2023

Livro incrível!
Amo esse tipo de fantasia, que me deixa um pouco confusa e possuí uma ambientação e escrita meio "poética", me lembrou um pouco caraval então não podia ter uma nota menor, né ?!
Eu só esperava ter um plot maior, mas enfim amei quase tudo sobre o livro, os cenários, os personagens, a escrita da autora me conquistaram muito ?

Mari 12/01/2024

Melhor livro da vida
Mt bom o livro, poderia ser facilmente uma série de livros, gostei mt, pretendo ler mais livros da autora ela escreve de uma forma q sempre tem algo q lhe instigue a ler mais e mais e a leitura sempre é interessante, simplesmente melhor livro q já li na vida!!
Sou eu 12/01/2024minha estante
Esse livro é magnífico

GabsOSilva 20/03/2024

A avaliação que estou fazendo para esse livro está relacionada a 3 coisas: a ideia para a história do livro, a descrição do circo e aos momentos entre a Celia e o Marco. Consigo entender as pessoas que amam o livro e também as que odeiam. Nesse caso, eu sou um meio-termo. Não amei, mas também não odiei.

O começo é extremamente lento e até mesmo entediante. Gosto dos personagens apresentados, apesar de serem muitos, mas não gosto das várias perspectivas e da mudança entre passado, presente e futuro. Acho que o principal problema é que começamos a ler o livro pensando na competição e no amor impossível, mas os dois são, na minha opinião, um pano de fundo na história. O principal personagem é o circo, tudo o que ele representa para as pessoas que estão dentro e as pessoas que estão fora. É muito rico a quantidade de detalhes do circo, sendo surpreendente como a autora conseguiu descrever suas várias características tão bem.

Em relação aos momentos entre a Celia e o Marco, eu não posso negar que gostei e que fez com que eu tivesse mais interesse no livro, mas também não posso deixar de falar que para mim aconteceu meio do nada, a intensidade foi muito rápida.

Em geral, é um bom livro, mas não é todo mundo que vai gostar.