O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Patricia Lima 29/03/2019

Decepcionante
O livro é uma fantasia, porque eles fazem mágica de verdade, não são truques, e além disso tem outros personagens no circo com poderes meio sobrenaturais.

O livro todo fica nesse mistério sobre esse tal jogo ou competição que vai acontecer, você passa praticamente o livro todo sem saber o que é isso, e o propósito disso acontecer.

É muito confuso e aconteceu simplesmente que eu terminei o livro sem entender 100% o que aconteceu.

Eu não gostei desse livro, além dele ser muito confuso em relação a esse jogo, o livro tem um desenvolvimento muito estranho.

Toda a história se passa durante 30 anos, então cada capítulo tem um salto no tempo, que as vezes é curto mas as vezes pula muitos anos.

E além disso tem duas linhas temporais, uma que envolve os dois protagonistas, e outra que envolve um personagem fora do circo que conhece o circo e sua trupe bem na época do duelo.

E isso deixa o livro mais confuso ainda, então eu não consegui me conectar na história, principalmente porque os anos passavam muito rápido e isso me deu a impressão de uma história sem profundidade, que qdo você se envolve acaba o capítulo e o próximo já é uma outra situação anos depois sabe.

A narrativa com o personagem de fora do circo foi a que se desenvolveu melhor na minha opinião, mas como o livro te dá essa promessa do jogo, do duelo entre os mágicos você fica mais preocupado com isso durante a leitura, e quando esse esperado duelo acontece, é tão decepcionante.

Eu vi as pessoas falarem que a ambientação do livro é maravilhosa, que o destaque é o circo mas eu não senti isso, porque eu fiquei mais preocupada em saber o que ia acontecer com esses personagens. Então infelizmente eu não consegui gostar desse livro.

Vivi 19/12/2021

Perfeito
Esse livro é como um sonho, como uma visita a um lugar estranho e mágico!

Fácil de ler, difícil de esquecer, impossível de explicar!
matty0 04/01/2022minha estante
EXATAMENTE

Manu 21/07/2023

é um livro muito bem escrito, porém exaustivo por ter muitas descrições
achei que ia gostar mais da leitura, mas acaba que a história não leva a lugar nenhum, fiquei com altas expectativas no começo e fui me frustrando

celiabowen 15/05/2021

terminei esse livro e foi como acordar de um sonho
Não há como eu descrever o quanto essa leitura foi prazerosa. Você só entederia se lesse.
A ambientação que a Erin criou foi ótima, senti como se eu estivesse lá andando no circo, visitando todas as tendas, comendo uma maçã caramelada. Foi realmente experienciar um sonho.
Não leia esse livro achando que realmente existirá um desafio de luta, pois é muito maior isso. Não irei dizer como, quero que você experimente isso.
Amei também as partes em que a narração era em segunda pessoa, isso me deixou ainda mais imersa em toda a história.
Sinceramente não entendo o porquê de falarem mal desse livro, achei maravilhosa a experiência. Sugiro que leiam justamente por isso, deixar se envolver pela história, não ir com muita expectativa e certamente você irá aproveitar muito.

Virou favorito demais?

lucydiamond 16/05/2022

Um quase 4
Demorou um pouco pra engatar na leitura, eu só comecei a ficar entretida pela história depois da página 110. O livro é narrado em terceira pessoa e tem muita descrição, isso se dá pq o protagonista da história é o circo, mas a escrita da autora e os capítulos curtos foi um dos motivos de eu não ter desistido dele.

Cheguei no meio do livro e não consegui largar mais, o meio com certeza é bem melhor que o começo e o final. Fiquei curiosa e querendo saber o que iria acontecer com os personagens e com o circo.

O livro é uma boa idéia para uma adaptação pra filme com uma superprodução, tudo nele parece muito lindo, iria amar assistir O Circo da Noite.

Sarah Gomes 28/01/2021

Le Cirque des Rêves ?
Eu não consigo decidir se foi uma leitura extremamente incrível ou muito chata. Sério, achei a proposta do livro completamente cativante e diferente, mas é tudo muito enrolado e maçante até a metade, só começou a me prender de verdade agora para o meio/final.

Mas tirando a parte arrastada, foi uma história com o desenrolar do qual eu realmente não esperava, a autora criou um universo muito bem trabalhado e eu fiquei realmente apaixonada pelo circo e com uma vontade imensa de visitar ele.

Nanda 25/03/2021

Mágico
Esse livro é muito bem construído com tantos personagens legais e o sistema de magia maravilhoso. Uma história de amor e sacrifício?

@enightlibrary 21/03/2023

"Existe magia nisso. Está nas pessoas que ouvem, e será diferente para cada ouvido, e vai afetá-las de formas que nunca poderão prever. Desde o mundano até o mais profundo. Você pode contar uma história que passe a morar na alma de alguém, se transforme em seu sangue e propósito. Essa história vai motivar e impulsionar e quem sabe o que ela poderá fazer por causa disso, por causa das suas palavras."

E as vezes não...

É como diz esse trecho, as histórias sempre serão contadas, algumas vão ser o mundo de algumas pessoas e em outras vai passar tão rápido quanto o vento. Foi o que aconteceu comigo. Essa história é encantadora em toda a sua estrutura, mas fui apenas uma leitora passageira que não se encantou com o enredo e tá tudo bem. Esse livro vai atingir quem tem que atingir.

@karma 17/07/2021

"As pessoas preferem acreditar que magia é apenas uma ilusão inteligente, porque achar que é algo real não as deixaria dormir à noite, de medo da própria existência."
Esse foi meu primeiro contato com a autora, achei a escrita dela bem poética, o que eu gosto até, mas em alguns pontos senti meio carregada e cansativa. Tinha tudo pra ser incrível. Cheguei com expectativa pq a sinopse me deixou muito curiosa, mas saí triste. A história tem uma premissa muito bacana, o Le Cirque des Rêves é fascinante. O universo é mágico, bastante cativante. E realmente senti vontade de entrar no livro só para poder conhecer o circo e explorar as tendas.

Infelizmente, os personagens são bem superficiais. A história deles não tem profundidade e você termina o livro sabendo o básico. Não senti química com o casal e o romance deles não foi bem desenvolvido, apesar de estarem loucamente apaixonados. Além de passar metade do livro tentando entender melhor a competição e as regras do jogo... É só bom.

Finalizo dizendo que fiquei encantada com a originalidade ao retratar o circo, tudo tão bem pensado. É fantástico!

maclara. 30/11/2023

Grandes expectativas não foram atingidas
Esse livro foi um que morri de vontade ler desde o lançamento. Achei a sinopse incrível e cativante e a temática circense foram itens que me chamaram atenção.

O livro trata de um circo que chega à cidade e só funciona no período noturno, com atrações e tendas que são tão mágicos que te fazem duvidar se é magia ou ilusão. A escrita da Erin é linda, a história parecenser contada, ou melhor, cantada na forma de um poema; tive a sensação de que estava lendo um sonho de tão onírica e fluida que era a escrita. Apesar disso, em determinado momento o enredo se torna tão maçante, repetitivo e estagnado que essa escrita maravilhosa não é capaz de sustentar por tanto tempo o enredo enfadonho. O livro poderia ter acabado pela página 200 e seria 5 estrelas facilmente. As outras 200 páginas poderiam ser um email

Nada 27/08/2022

O circo da noite
De uma forma resumida é uma disputa entre duas pessoas e que existe um circo mágico, e o circo realmente é mágico, a ambientação do circo e do mundo em si que a escritora cria consegue transmitir com suas palavras é algo incrível, da vontade de ir para um circo e sonhar com algo tão mágico quanto esse circo.

Porém, o problema começa quando o circo deixa de ser o foco principal e entra na trama dos dois personagens principais, por que a disputa que há e liga eles, depende e gira em torno do desconhecido... mas sendo sincero, esse desconhecido só gera algum sentimento bom para a trama nas primeiras páginas, depois vira algo muito chato, decadente e um artifício muito mal explorado e aproveitado, tanto para o enredo e da mesma forma para os desejos e atos dos personagens, obvio não seria um grande problema se os personagens fossem legais e divertidos, mas os personagens principais (Marco e Célia) são um saco, o desenvolvimento deles não é bom, e uma moral que eles insistem em seguir mas violam sempre que possível é completamente dispensável, e meu Deus, como a ordem cronológica não ajuda em nada, é uma completa bagunça e tenta se conectar no final, mas ela mais atrasa do que ajuda na leitura, deixando pelo menos para mim algo bem maçante de acompanhar.

O que salvou este livro para mim foi os gêmeos e o Bailey que são super divertido de se ler, quando eles entram em cena o romance é bem construído e a relação entre eles personagens é maravilhosa,e algo que tem que exaltar são os últimos 19% do livro, que na reta final pega um embalo que ajuda muito tanto na tensão e no desfecho

julha 11/06/2021

Erin Morgenstern descreve as coisas que escreve como "contos de fada, de um uma forma ou de outra" e venho aqui pra dizer que é exatamente isso.

Nunca li nada igual, o circo da noite é uma história totalmente envolvente, diferente de tantas outras e mágica do seu jeito.

Logo no começo somos apresentados ao universo do livro em uma narração em 2° pessoa, o que passa a impressão de que nós estamos lá, que nós estamos vivenciando aquilo. O uso da 2° pessoa não para por aí, é um elemento que a escritora utiliza em diversas partes da narrativa, deixando sua história mais fantástica.

Fiquei tão imersa na leitura que quase não notei a ausência de diálogos, foi um detalhe que só passou pela minha cabeça lá pela metade do livro. As narrações e descrições são tão envolventes que a "falta" de conversa não fez uma diferença muito notável.

O jeito que a história é desenvolvida é um dos pontos que mais me agradou na leitura, a mistura entre o presente e o futuro, se assim podemos dizer, são espetaculares, mas, se você for do tipo que ignora as datas e locais essa vai ser uma parte bem confusa.

Todos os personagens são apresentados de uma maneira sensacional, me encantei desde o começo por todos eles. Uma dedicação especial para Marco e Celia, os nossos jogadores, que fisgaram meu coração na primeira página em que foram citados. A dinâmica desses dois é impecável, amo eles!!!

Me conectei muito com "O circo da noite", creio que quem não conseguiu fazer o mesmo foi ler com grandes expectativas em cima do "jogo", esperando uma coisa completamente diferente do que aconteceu.

Ler sem expectativa é a melhor decisão, tudo vai se tornar mais prazeroso e você certamente vai aproveitar melhor.

Um favorito do ano com certeza!!!

Fe 10/05/2022

Eu amei
Esse livro tem toda os truques de mágica que quebram a cabeça do leitor. A vibe é bem parecida com a de Caraval , mas não tem todo o suspense. Os personagens são bem construídos e o desenrolar da história é perfeito
O romance ele só vai acontecer pra 55% do livro, até porque o livro conta bastante sobre o circo e dps sobre as pessoas que participam.
O final eu fiquei meio assim?, mas o resto é mto bom, então é um livro bom pra passar o tempo , mas eu não leria dnv

Jess 21/08/2012

Le Cirque des Rêves
"O circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o procede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava."

Antes de mais nada eu diria que é um livro diferente e encantador, com muitos detalhes e claro expectativa. E para aqueles que tem uma boa imaginação e gostam de um espetáculo, eu os apresento Le Cirque des Rêves. "Abre ao cair da noite e fecha ao amanhecer"

Por trás de todo o encanto, truques e efeitos fascinantes do circo, a uma grande competição entre duas pessoas marcadas para um duelo, que desde crianças foram treinados sem ao menos saber a dimensão do que poderia acontecer, algo que vem acontecendo a muitos anos, e desta vez o lugar escolhido foi o famoso "circo da noite".
De um lado Célia Bowen é instruída por seu pai desde os 5 anos um famoso ilusionista, conhecido como o mágico próspero (Hector), um homem ambicioso. E de outro lado Marco que aos 9 anos conhece o misterioso "Homem do terno cinza" (Alexander) um grande ilusionista também. Ambos foram treinados para um jogo que só poderia restar um sobrevivente, onde suas habilidades mostrariam o vencedor. Mas não criem tanta expectativa para o duelo em si, pois ai você se surpreende.

Conforme o circo viaja pelo mundo, ganha mais forças para a magia e fantasia, encantado a todos por onde passa, cada um dos personagens eu diria que é uma chave para entender melhor os detalhes da narrativa, como por exemplo Poppet, Widget (os gêmeos) com certas habilidades, (e que particularmente são meus personagens favoritos), tem grande peso na historia e Bailey que de espectador e adorador do circo se torna ao fim fundamental para o desfecho.

A narrativa de Erin Morgebstern, achei encantadora, você pode saborear com calma, e em alguns momentos do livro quando se descreve o circo e algumas tentas, como: o labirinto das câmaras, o labirinto das nuvens, o poço das lagrimas, sala dos espelhos... entre outros, é como se estivesse de fato lá, incrível os detalhes. Um outro fato interessante, e que o leitor deve prestar atenção, é na descontinuidade cronológica, nas datas e acontecimentos em cada capítulo, que complementam a estória.

Adorei e indico com certeza! ;)

Boa leitura!

"Agora o circo esta aberto, agora você pode entrar."
Lucas 21/08/2012minha estante
Resenha Linda! Assim que possível vou lê-lo

Jess 21/08/2012minha estante
Obrigada! E Você vai adorar, tenho certeza ;)

Jess 22/08/2012minha estante
Opa! Eu te empresto -n rs Obrigada! s2