Relato de um náufrago

Relato de um náufrago Gabriel García Márquez

Resenhas - Relato de um Náufrago

Malu Flório 02/04/2024

Em 28 de fevereiro de 1955, oito tripulantes do destróier Caldas, da Marinha da Colômbia, caíram na água e desapareceram durante uma tormenta no Mar do Caribe.

Divertido. Um pouco aflitivo em momentos apesar de saber que vai dar tudo certo no fim, o que só demonstra a qualidade da escrita do Gabo e a forma como ele retrata esse relato.

Thamiris.Treigher 17/03/2024

Angústia e agonia!
Um relato angustiante e real de Luís Alexandre Velasco, o único sobrevivente do destróier Caldas, da Marinha da Colômbia.

Em "Relato de um Náufrago", Gabriel García Marquez nos presenteia com seu lado jornalista, contando sobre os angustiantes 10 dias que Velasco ficou à deriva, sem comida, sem água, e sem nenhuma esperança, pois já era dado como morto.

Porém, esse não foi um naufrágio "qualquer", pois por trás dessa tragédia, existiam interesses políticos envolvidos. Nessa época, em 1955, a Colômbia vivia sob a ditadura de Gustavo Rojas Pinilla. O destróier, na verdade, levava contrabando e, com a força dos ventos, a carga soltou-se e arrastou os oito marinheiros a bordo para o mar. Assim, a revelação do que realmente ocorreu se tornou, também, uma denúncia política.

Velasco relatou para Gabo, durante 20 sessões, todos os mínimos e verdadeiros detalhes do que aconteceu, e que estão nessas páginas.

Durante a leitura, me senti tomada de uma angústia intensa e muita desesperança, mesmo sabendo que Velasco ia sobreviver. Uma angústia misturada com agonia e impotência, sentimentos parecidos com o que vivi assistindo os filmes "127 horas" e "A sociedade da neve", que mostram as últimas forças que o ser humano consegue tirar, não se sabe de onde, para tentar sobreviver em situações totalmente desumanas, precárias e sem esperança de sobrevivência.

Outra reflexão que tomou conta de mim foi: e depois da sobrevivência, como lidar com todos os traumas? Para mim, o fim da história não "termina" com a sobrevivência de Velasco, mas no que a vida dele deve ter se transformado depois disso: traumas, dores, ressignificados, lembranças perturbadoras... No que se transforma uma vida depois de sobreviver a tal tragédia?

Enfim, um livro curto, real, intenso e que explodiu minha cabeça com reflexões! Recomendo!

Manu139 16/02/2024

Relatos de um náufrago
Eu fiquei simplesmente chocada com o quanto essa leitura é envolvente e excitante, foi simplesmente incrível!! e com poucos páginas esse livro fez o que muitos não fazem, nos levou verdadeiramente a viver as situações, dava para sentir o desespero, o medo e a esperança em cada página. Prometeu nada e entregou tudo!

PauloLeal 14/02/2024

Um ótimo relato.
"Relato de um náufrago", de Gabriel García Márquez, é uma narrativa baseada nos relatos reais de Luis Alejandro Velasco, um marinheiro colombiano que sobreviveu a um naufrágio e passou dez dias à deriva no mar. Publicado em 1970, o livro apresenta a história em forma de diário, transmitindo uma sensação de autenticidade aos eventos descritos. Márquez utiliza uma linguagem jornalística direta para relatar os desafios enfrentados por Velasco, como a fome, sede e os confrontos com a natureza. Com técnicas literárias, como a caracterização dos personagens e a criação de tensão narrativa, o autor nos convida a refletir sobre temas universais, como a resiliência humana. Em resumo, "Relato de um náufrago" combina elementos do jornalismo e da literatura, proporcionando uma leitura envolvente sobre a condição humana diante da adversidade.

mesquita1903 13/02/2024

Primeiro livro que li do García
Nunca tinha lido nenhuma obra do Gabriel até agora. Gostei muito. Baseado em eventos reais, o livro traz uma visão dos desafios que o Luis enfrentou.

Achei que a narrativa foi construída de uma forma que te deixa envolvido do começo ao fim.

Thaís Bueno Serafim 30/01/2024

Esse livro foi uma indicação do pessoal que estava participando da Leitura Coletiva de "O velho e o mar". Como fica claro pelo título, as obras tem uma ligação quanto ao tema, o mar. Também realizei a leitura no BibliON.

Gabriel Garcia Marquez não escondia a influência que a obra de Ernest Hemingway exerceu em seus textos. Esse foi o primeiro livro completo que li do autor. (Iniciei a leitura de "Amor nos tempos do cólera", mas dei uma empacada).

Assim como "O velho e o mar" esse é um livro curto, essa edição tem apenas 144 páginas. O texto que abre a edição explica a origem da história: um texto jornalístico publicado ao longo de 14 fascículos do jornal El Espectador em 1955.

Nesse livro acompanhamos o relato de Luís Alexandre Velasco, um tripulante de um navio colombiano que foi jogado ao mar e sobreviveu depois de passar 10 dias a deriva em uma balsa.

Foi uma leitura rápida e interessante, mas não tão impactante quanto o texto de Hemingway. Como no início já temos uma explicação dos fatos, não fica muito para a imaginação, o que não deixou menos aflitivas as descrições de tudo sobre o naufrágio. Além do que foi muito interessante ver a vertente jornalística do Gabo que escreveu esse texto em primeira pessoa tomando por base o relato de Velasco.

site: https://www.instagram.com/p/C2n2mjArogo/

Luisa647 29/01/2024

Altamente instigante e cativante
Essa obra de Gabriel Garcia Marquez é curta mas bem cativante. Prende a nossa do início ao fim, e por isso, consegui ler em uma sentada, segurando em alguns momentos a respiração.
O autor consegue nos transportar para o cenário o qual vive o personagem principal, fazendo-nos sentir todas as suas angústias, medos, anseios, e esperança, ou, a desistência dela.
Mais uma obra que consagra GGM como um dos maiores autores que a Colômbia já teve.

thabooks 21/01/2024

Muito bom!
"Relato de um Náufrago", do renomado autor Gabriel García Márquez, é uma narrativa cativante que mergulha nos desafios da sobrevivência em meio ao oceano. Baseado em eventos reais, o livro acompanha a jornada solitária e angustiante de Luis Alejandro Velasco após um naufrágio. Márquez tece uma trama emocionalmente envolvente, explorando a resistência humana, a solidão e a luta pela esperança em condições extremas. Com sua prosa habilidosa, o autor transporta os leitores para as águas turbulentas e os pensamentos desesperados do náufrago. Uma leitura fascinante que revela a maestria literária de García Márquez ao narrar eventos reais com uma intensidade que ressoa além das páginas.

Flávio 18/01/2024

À deriva
Luíz Alejandro Velasco se tornou um herói nacional, por permanecer 10 dias em uma balsa, sem comer e sem beber. Náufrago, foi alijado do Navio de Guerra Caldas, em uma tempestade no Caribe em 1955. Aproveitando do momento de fama que a tragédia lhe proporcionou, viveu contando repetidamente a história, e de patrocínios. Gabo o conheceu anos depois, e a história que ele lhes contou, rendeu-lhe perseguição, por parte do Governo na época. História fantástica, rica em exemplos de superação.

Danilo 15/01/2024

Um livro diferente de Garcia Marquez
Diferente dos outros livros de Garcia Marquez, esse é um livro reportagem e narrado em primeira pessoa. Gabo afirma que a publicação desse relato foi responsável por seu exílio durante a Ditadura comandada por Gustavo Rojas Pinilla, pois desmentiu a versão oficial do governo em relação ao resgate dos possíveis sobreviventes do naufrágio de um Destróier da marinha colombiana, no caso o único sobrevivente Luis Alejandro Velasco.
O relato conta a história de Luis Alejandro e como ele conseguiu sobreviver a dez dias à deriva em uma pequena balsa. O detalhe de Garcia Marquez pode ser notado no estilo da escrita, que é muito envolvente e te transporta pra dentro dessa pequena embarcação. O relato passa pelos detalhes da queda no mar até a chegada em uma pequena vila colombiana, sem deixar de falar sobre a dificuldade (impossibilidade) de conseguir comida e o estado psicológico do náufrago.
Livro mais do que recomendado.

Daniel1693 08/01/2024

Gabriel sem Garcia Marquez?
Impressiona em vários sentidos.Pois quando a escreve, o relato já era conhecido pelo povo Colombiano, e assim o faz no livro quando desde o início mostra o que vai acontecer, mas é no suspense que faz a cada capítulo que mostra sua potência como escritor. Assim como na surpresa do leitor que espera um relato árido de um incidente e recebe uma história ao estilo de Garcia Marquez, na qual a fantasia fica na dúvida, na possibilidade, mas que, talvez, esteja presente em alguns momentos.
Belo livro!

soubarroca 03/01/2024

Relato de um Náufrago, de Gabriel García Márquez
Começando o ano em grande estilo. fora de brincadeira, esse livro me surpreendeu demais. tava esperando uma escrita chata e penosa e recebi UMA PROSA POÉTICA ESTONTEANTE E IMPLACÁVEL.

achei maravilhosa a forma como gabo conseguiu traduzir perfeitamente o sentimento de um homem que ama e respeita o mar, mas ao mesmo tempo vê nele todos os seus temores. gabriel garcía transformou vivência em texto e é maluco ver como alexandre velasco começou a perder a sanidade, temendo também a terra, tendo alucinações.

uma das passagens que mais me marcou é quando velasco diz que pra ele, que mora há meia vida na água, é impossível imaginar que alguém poderia morrer ou se perder no mar.

esse trecho se tornou pessoal porque antes de sentar pra ler, recebi a notícia de que um rapaz tinha morrido em um mar que cresci e que por muito tempo amo. gabo descreve o momento logo após o naufrágio, quando os amigos de velasco tentam nadar até a balsa. em um momento eles estavam ali e, em um piscar de olhos, não estavam mais. e inconcebível que isso possa acontecer na vida real. até que acontece.

Sabrina 01/01/2024

Leia o prefácio depois
Nesta edição o prefácio é um resumo do livro. E acaba dando todos os spoilers possíveis. O que não acaba com a narrativa e ainda é interessante ler o relato.

Bianca Martins 20/12/2023

Relato de sobrevivência
Gosto muito de relatos de sobrevivência, principalmente quando envolvem o mar.
Então só pelo tema esta é uma história que me agrada, mas a escrita q narração do autor faz com que tudo fique melhor.

Fique angustiada e pensativa quando o naufrago finalmente consegue chegar até a praia... por quantas vidas precisando de ajuda passamos todos os dias, principalmente nas cidades grandes? É de se pensar e comparar a atitude dos que o encontraram.

Dá uma curiosidade para saber o que mais aconteceu pós esclarecimento do caso, já que os responsáveis pelo navio tentaram acobertar o que realmente tinha acontecido e foi necessário o livro para o personagem principal pudesse conta a sua versão.

Recomendo a leitura, é rápida e fluída.

Rafael549 26/11/2023

Herois comuns
É incrivel a habilidade do Gabo de contar uma história mesmo ela sendo real. To muito ansioso para ler as proximas obras jornalisticas dele.
Ao todo, o livro é angustiante e com descrições tão ricas, que se você tiver algum problema com o mar, terá muito mais depois dele. A cena da gaivota me chocou bastante, mas é intendivel em relação ao que estava acontecendo. Livro fabuloso que só prova que mesmo antes de ter seu nome consagrado, Gabriel García Marquez seria um dos maiores escritores do mundo.