Relato de un Naufrago

Relato de un Naufrago Gabriel García Márquez

Resenhas - Relato de um Náufrago

bia 12/04/2021

Um conto jornalístico do gabo que conta a história do náufrago Luis Alejandro Velasco. O texto como tudo do gabo nos imerge na realidade do personagem, nos deixa muito próximo dos sentimentos dos mesmo, sua fome, sede (bebi três copos de água enquanto lia hahaha) Adorei o relato, lido em uma noite, recomendaria muito!

Ana - @edicaodebolso 06/04/2021

Relato de um náufrago
Relato de um náufrago faz parte das obras jornalísticas de García Marquez e é contado em detalhes tamanha aflição de um jovem marinheiro de guerra que em 28 de fevereiro de 1955 junto com sua tripulação, caiu ao mar.

Realmente me fez lembrar um pouco de O velho e o Mar, porém algo bem mais intenso, sofrido e perturbador.
Foram dez dias a deriva em uma balsa. Cercado pela imensidão do mar, abraçado a sua solidão. Tendo que lutar não só contra o frio, a fome, a sede, mas contra o medo e a desesperança.

A força de vontade desse marinheiro, sua garra em continuar vivendo, em suportar mais um dia, sem saber se seria encontrado, ou se veria terra; apenas vencer mais um dia, nos enche de inspiração, ver como essa perseverança faz diferença na vida do ser humano, como essa força às vezes transforma-se em combustível contra a exaustão física.

É um relato curto ao mesmo tempo tem-se a sensação de viver cada minuto desses dez dias, sente-se sede, sente-se medo, insegurança e mais a frente você torce para que todo seu esforço tenha valido a pena.

Em poucas páginas você acompanha a incrível história de um marinheiro que venceu os perigos mortais do mar, e a capacidade do ser humano em lutar pela vida a todo custo.

Um adendo sobre a escrita: esquece poesia e mágica, aquele ar fantástico dos livros de García Marquez, o que vai encontrar aqui é um relato cru e cruel de uma história real, por isso a importância em frisar que é uma obra jornalística, e que nem por isso perde em escrita com sentimento.

Miguel.Angelo 07/03/2021

Relato de um náufrago deixa uma dúvida e uma certa angústia à medida que os fatos se desenvolvem. Tudo parece dar quase certo. A leitura é instigante e deixa você preso pela curiosidade de ver o fim da história. Gabo!

FAbio.Piccirillo 06/02/2021

Bendita hora que Luís Alexandre Velasco se meteu a procurar algum jornalista com culhão para publicar sua verdadeira história. E que bom que foi o Gabriel García Márquez que o fez. A capacidade de narrar os acontecimentos é impressionante e mencionar a importância desse livro é chover no molhado.

Karoline.Beatriz 16/01/2021

Leitura de um sábado, super recomendo
Senti a angústia tal como se fosse minha

LeandroCastro88 30/12/2020

Bela história
Li em dois dias. Leitura agradável. GGM é sensacional! Quero ler tudo dele!

Bia 03/11/2020

Relato de un Náufrago
Li esse livro por indicação da minha professora do curso de espanhol, ia ter uma prova oral sobre ele. Gabriel García Márquez é um clássico autor latino e da língua espanhola. O livro conta a história de um marinheiro sobrevivente de um naufrágio no mar do Caribe. Ficou a deriva numa balsa salva-vidas por 10 dias sem alimento e água, os perigos e desafios que passou. A história te prende, você quer saber se o personagem está delirando e se vai sobreviver. Em muitos momentos me coloquei no lugar do homem e me perguntava: o que será que eu faria se estivesse naquela situação? Texto bem detalhista. O autor tem uma mania na escrita, ele começa o livro no meio da história, aí uma hora ele volta para contar como tudo começou, memórias. Gostei muito.

Antonio.Junior 23/10/2020

O Gabo repórter.
Um episódio acontecido nos mares do Caribe onde a narrativa do náufrago é usada por Gabriel Garcia Marquez para transforma a tragédia em um fato emocionante.

Dadá 18/10/2020

O que eu fiz durante dez dias no mar?
O livro-reportagem de um García Márquez conta a história de um náufrago colombiano que passou dez dias no mar, virou um heroi nacional e foi esquecido

Fábio Nogueira 06/10/2020

Que repórter promissor...
O mestre do realismo mágico surge como um repórter iniciante, que soube com toda sua maestria hoje conhecida, conduzir o leitor nessa aventura angustiante e repleta de detalhes que nos prende até o fim.

Leitura essencial!

Nil 28/09/2020

Achei essa faceta do Gabo, que eu ainda não conhecia, o texto jornalístico, espetacular.
A história tem o poder de despertar, em nós, uma grande vontade de ir descobrindo o que acontece com esse homem que teve a infelicidade de se tornar um náufrago.
O fato de a história ser real torna o texto ainda mais instigante.
Obrigado, Gabo!

Luana 17/09/2020

Lendo esse livro percebo que Gabriel García Márquez poderia escrever sobre absolutamente qualquer coisa que ele quisesse.
Ah e as ilustrações de Carybé deixam o livro ainda mais interessante. A editora Record deveria voltar com as ilustrações de cem anos de solidão também, são lindíssimas.

Danielle.Zische 02/09/2020

Relato de um náufrago
Como o nome diz, é um relato, uma forma mais jornalística do que um livro de contos, romance ou o que seja

O livro inicialmente parece ser um relato normal ou chato de um jovem navegante, porém com o passar de páginas, o relato se torna cada dia mais interessante, instigador.

Aos leitores que gostam de pesquisar sobre os livros, o contexto dos livros e dos escritos, esse é um dos que vale a pena ser pesquisado.

Gabriel em inumeros livros, como ótimo escritor que era, consegue inserir diversas informações reais do contexto vivido por ele, por seu pais e também pela america do Sul.
Esse teve como base um caso real.

Vayan más allá del horizonte.