Relato de un Naufrago

Relato de un Naufrago Gabriel García Márquez

Resenhas - Relato de um Náufrago

Rafael549 26/11/2023

Herois comuns
É incrivel a habilidade do Gabo de contar uma história mesmo ela sendo real. To muito ansioso para ler as proximas obras jornalisticas dele.
Ao todo, o livro é angustiante e com descrições tão ricas, que se você tiver algum problema com o mar, terá muito mais depois dele. A cena da gaivota me chocou bastante, mas é intendivel em relação ao que estava acontecendo. Livro fabuloso que só prova que mesmo antes de ter seu nome consagrado, Gabriel García Marquez seria um dos maiores escritores do mundo.

César. 22/11/2023

Leitura absurdamente imersiva.
O autor conseguiu, com excelência, escrever a história de uma forma que ficou muito boa, com suspense e que prendeu bastante, além de ter moldado o relato do náufrago Luis Alejandro Velasco para que a história ficasse mais interessante. Gostei muito.

09/11/2023

Gabi sempre me surpreende com sua inesgotável capacidade de escrever.
O Relato de um Náufrago publicada em 14 semanas num jornal colombiano que rendeu um exílio e o fechamento do próprio jornal sob a ditadura da época.
A coragem e a ousadia sempre presentes num escritor como esse.
Vale a pena conhecer essa história não só pelo seu conteúdo, mas pelo contexto em que foi estruturada.

Rafael1082 24/10/2023

Mais forte que o mar
Uma história de sobrevivência que prende a atenção do começo ao fim, com uma escrita que beira a perfeição somos imersos em um mar caótico e solitário. Velasco apesar de jovem passou por uma experiência muito traumática e apesar de ser tido como herói, é sincero em rejeitar esse adjetivo mostrando como o fato de haver contrabando no navio foi o que ocasionou a sua queda no mar, como também teve momentos de fraqueza, nisto ele realmente se torna herói a nossos olhos, o herói que enfrenta a ditadura e a fraqueza de nossa condição humana.

Paulo.Vitor 16/10/2023

Terceiro livro que leio do Gabriel Garcia Márquez, e sem dúvida, o mais diferente.
Neste, conhecemos a história de Luis Alexandre Velasco, oficial da marinha da Colômbia, que após retornar dos EUA abordo do Destroier Caldas, acaba por ficar a deriva, após naufrágio da embarcação.
Passa por dez dias a deriva, com todos os tipos de pensamentos, paranoias e lembranças e tendo que se virar com o possível para sobreviver. Aqui, aprendemos alguns dos costumes de marinheiros para quando virarem náufragos.
Digo que este livro é diferente dos outros que li do Gabo pois este, é praticamente um relato jornalístico, extraído pelo mesmo de Luís após se infiltrar como psiquiatra. Luís passou a viver de suas histórias e experiências, fazendo propagandas e dando entrevistas.
A leitura é boa, a escrita é boa, e gosto muito de livros em que o personagem se encontra isolado ou em algum lugar inóspito (ainda que no mar existem diversos seres vivos, que inclusive interagem entre si e com o personagem principal. Me lembrou um pouco de O Velho e O Mar.
Recomendo caso o livro encontre-se barato.

_carollorac 01/10/2023

Fiquei impressionada com como a escrita deste relato prendeu minha atenção e provocou em mim tantas sensações. Por muitas vezes senti na pele as dores e agonias de Velasco, assim como pude sentir também o balanço do mar e o sal da água. Apesar de já saber que o náufrago teria êxito em sua jornada, a chegada em terra firme me emocionou profundamente.

Gostei tanto deste livro que no mesmo dia que o finalizei,
iniciei a leitura de outra obra de Gabriel Garcia Márquez.

Teresa-Costa 29/09/2023

Incrível
Relato de uma história verídica. Uma narrativa sobre a luta de um homem para se manter vivo sozinho no meio do mar em um bote. A fome, a sede e a ensolação levam-no a um estado constante de desespero e contemplação da morte, até nos momentos em que a sua salvação se torna clara. Não existem atos heróicos, apenas uma luta, muitas vezes involuntária, para não morrer. Acho que a única coisa que não é angustiante neste livro é que sabemos desde o início que ele não morre. É também um testemunho repleto aquilo que é fundamental para que todos tenhamos sucesso nesta empreitada que é a Vida: sorte. Muita sorte.

Jeff_Rodrigo 26/09/2023

Bear Grylls não aguentaria
Um relato da absurda situação do náufrago Luís Alexandre Velasco, que lutou pela vida durante dez dias à deriva no mar do Caribe. Dado como um herói, num primeiro momento, posteriormente foi sendo esquecido por todos.
O livro é repleto de detalhes impressionantes, onde é possível perceber o quanto Velasco se aproximou da morte. A narrativa é contagiante, demonstrando o quanto ele lutou, de forma quase sobre-humana, para se manter vivo em condições que não aparecem no "Largados e Pelados", "A prova de tudo", etc...

Rosalba Moreira 15/09/2023

Custei a acreditar que a história retratada nesse livro era real. Afinal, uma pessoa sobreviver 10 dias à deriva no mar, sem comer nem beber, não é algo fácil, né? O relato, contado em primeira pessoa, conta como aconteceu o naufrágio e como foi cada um desses dias em que o marinheiro esteve em uma balsa à espera de resgate. A história nos prende do início ao fim. Tanto que fui pesquisar na internet sobre esse naufrágio ocorrido em 1955, para saber se realmente isso tinha acontecido, do jeitinho que estava sendo contato. E a resposta é sim: foi tudo real.

O sobrevivente, após ser resgatado, contou todos os fatos para o então jornalista Gabriel Garcia Marquez, que escreveu e publicou todo o relato do náufrago em edições diárias de um jornal. Posteriormente, os relatos foram reunidos nesse livro.

Giovanna 15/09/2023

A escrita é tão boa que por vários momentos parecia que eu que estava na balsa. Por mais que seja uma situação de muita agonia, a leitura consegue ser rápida e gostosa. Fiquei feliz demais quando a terra firme finalmente chegou.

BridgesInTheSky 28/08/2023

Muito interessante
Livro super interessante de um relato real. A narrativa do Gabo é muito envolvente e o tempo todo sentimos muita ansiedade em pensar na situação extrema e acompanhar a jornada de dez dias no mar.

Andyhte 05/08/2023

É
Fiquei um tempo pensando se deveria dar uma nota a esse livro. Enfim, dei 3,5. Gabriel García Marquez escreve muito bem e isso me fez querer dar uma nota maior! ao ler, me senti em alto mar. senti esperança e a perdi, acompanhando a história, tão bem narrada. dei essa nota por uma questão de ser um livro bom? no geral, gostei da leitura. é gostoso de ler!

Juio 31/05/2023

Só queria dizer que achei um litro chato, sla. Li pq a escola mandou e achei bem sem graça. Mas acredito q caso você leia de mente aberta, possa gostar

esterzinha :) 25/04/2023

Sobrevivência a todo custo!
Sempre amei ouvir histórias sobre sobrevivência, alto mar, superação... e quando li esse livro não foi diferente! Ele é super bem detalhado e com escrita bastante perspicaz, não me entendiei em momento algum. Que relato incrível e emocionante: simplesmente amei. ??