Relato de un Naufrago

Relato de un Naufrago Gabriel García Márquez

Resenhas - Relato de um Náufrago

Loren Fernandes 26/12/2022

Relato de um Náufrago
Um dos livros que mais gostei do Gabo, facilmente pode ser lido em um final de semana, leitura fluída.

Tuyl 08/12/2022

Simplesmente Gabo! A história é ótima, mas só consegue ter essa profundidade e nos prender pelo texto impecável de Gabriel García Márquez

dieipi 20/11/2022

limites literários postos na mesa
eu não voltara a ler este relato nestes 15 anos. parece-me bastante digno de ser publicado, mas não consigo entender a utilidade de sua publicação. causa-me depressão a ideia de que aos editores não interessa tanto o mérito do texto como o nome que o assina, que, para desgosto meu, é o de um escritor da moda.

brunadaguarda 29/09/2022

Uma obra impressionante!
Esse livro possui uma narrativa impressionante. Mesmo contando o fato mais impactante no início da história conseguiu passar a emoção do relato. "Relatos de um náufrago" conta uma história verídica, vivida pelo castelhano Luís Alexandre Velasco, no qual contou com a brilhante escrita de Gabriel García Márquez para retratar o seu relato. Isso prova que uma história bem contada não depende só de quem viveu, pois esse relato teve um toque especial de Márquez.

"Em 28 de fevereiro de 1955, no mar do Caribe, oito tripulantes do ARC Caldas, um navio da Marinha de Guerra da Colômbia, caíram na água durante uma viagem que tinha Mobile, nos Estados Unidos, como ponto de partida, e Cartagena como destino." Essa é a breve sinalização feita no início do livro. O que me pareceu mais estranho, porque esse parece ser o fator mais interessante que pode acontecer em toda a história, mas não é considerado um "spoiler" porque já ficamos sabendo na primeira página.

Acho que foi ótimo ter começado por essa obra do autor, já me deixou bastante impressionada. A proposta inicial não me interessava tanto, mas quando comecei a ler notei que era bem diferente de tudo que já tinha lido, me senti incluída na história, e isso só me deixou mais empolgada para continuar lendo.

Uma das coisas mais impressionantes foi o relato jornalístico tão impecável, que ao mesmo tempo que narrava a história de Velasco, noticiava fatos, ou uma denúncia talvez, ao governo pelo contrabando em navios. O que foi inédito na época, porque nenhum narrador anterior da história teve acesso, ou talvez a coragem, para contar essa parte da história.

No fim da história Velasco também fica impressionado por ter sido recebido como um herói, porque para ele não tinha sido um ato heróico cuidar de si mesmo e lutar pela sua vida. Mas isso, por não ser um fato corriqueiro, impressionou as pessoas, por ele não ter desistido de lutar pela sua sobrevivência.

Mariane 18/09/2022

Relato de um náufrago
Não achei que fosse ficar tão submersa nessa história, confesso que tinha um certo preconceito com histórias que se passam em alto-mar mas me surpreendi muito positivamente.
Me aguçou a curiosidade de ir atrás de mais obras do Gabriel García Márquez.

blacktonks 11/09/2022

O que é ser um herói?
Quando li a introdução desse livro pensei "uau, ele quer que a gente acredite que isso realmente aconteceu para dar uma imersão maior na leitura", mas ai pensei em jogar no Google o nome "Luís Alexandre Velasco" e fui inundada pelas manchetes de jornais da época. O ano era 1955, um destróier da marinha colombiana lotado de contrabando joga ao mar seus marinheiros e a carga que extrapolava seu limite de peso, o único sobrevivente é o herói Luís Alexandre Velasco que passa 10 dias à deriva em uma balsa tendo apenas três remos, um relógio de pulso, suas chaves, três cartões de lojas e a roupa do corpo. Essa é a história do livro, essa é a história vivida por Velasco e moldada pela ditadura da qual Gabriel reconta baseado nos relatos fidedignos de Velasco em uma série de 10 publicações no jornal El Espectador, de Bogotá, e posteriormente compiladas neste livro.

Eu não gosto de histórias de náufragos, tudo me deixa extremamente incomodada e angustiada (e talvez tenha sido por isso que eu tenha dado somente 3 estrelas), mas a carga política que esse livro teve é gigante. Em um período que a palavra herói da nação era tida como homenagem suprema da vida, Velasco se questiona o que seria um herói e por que a história dele se enquadraria nisso, visto que ele só sobreviveu e (no fundo) não conseguiu morrer. Ao jogar para o público tais questionamentos, Velasco foi expulso da marinha e esquecido pelo povo colombiano, já Gabriel, foi perseguido pela ditadura e mudou-se para a Europa em uma espécie de exílio.

Camila.Gama 11/08/2022

O mais antigo marinheiro pode um dia temer o mar
O relato de um náufrago é uma compilação de um jornal de 1955 feito por Gabo, que posteriormente se tornou livro. Para aqueles que assim como eu, cresceram lendo Robson Crusoé, esse livro será instigante. O contexto histórico da narrativa foi o que me fez ter interesse pelo livro, Gabo soube prender a minha atenção com cada detalhe, sua escrita é tão gostosa de se ler! Em poucos dias, me vi deixando outros títulos de lado, presa em cada detalhe mesmo sabendo o que aconteceria ao final de sua história. Não por menos que Gabriel Garcia Marquez é esse autor tão aclamado.

Angel 20/07/2022

Impressionante
Gabo já mostrava em seu primeiro livro os porquês de ser o escritor fabuloso reconhecido mundialmente.
Sendo seu livro inicial e um relato jornalístico eu fui sim com expectativas, afinal é um dos maiores autores da literatura em linguas latinas e um dos meus preferidos, mas não esperava que fosse tão imersivo, empolgante, e nem encontrar tanto a poesia como a crítica política já tão bem delineados nesta obra.
Que livro gostoso de ler. Uma tarde é suficiente para terminar a leitura mas certamente me acompanhará por um largo tempo.
Adorei ler esse livro. Não é o melhor dos seus livros, mas certamente é um ótimo livro.

J_Piexak 16/06/2022

Por muitos anos procurei esse livro e encontrei esse ano na biblioteca da minha universidade. Um dos primeiros trabalhos do Gabo, se trata do relato real de um marinheiro que ficou à deriva por dez dias em uma balsa.

brentlejuice 12/05/2022

O livro é bem curto e rápido para ler porque a escrita é muito boa mesmo a historia sendo tensa. Mesmo sabendo o final (que é dito nas primeiras paginas do livro) fiquei ansiosa querendo saber quando o "personagem" ia conseguir ficar em segurança.

Malu 23/04/2022

Leitura legal. Pra mim não é uma das melhores do Gabo, mas foi bom pra distrair. É mesmo um relato jornalístico, então é um pouco diferente das outras obras dele. Bem detalhado e bem escrito. Só não consegui mesmo ficar imersa no cenário. Pode ter sido eu mesma, o momento em que li, a forma que encarei a leitura. No todo, não foi ruim não!

GeovanaBosak 26/03/2022

Meu primeiro contato com Gabriel García Márquez.
Emocionante. O relato de um náufrago com certeza é um daqueles livros que você se envolve do início ao fim, com pressa para terminar logo. Curto, leitura rápida e de fácil compreensão.
Gostei bastante, pretendo, o mais breve possível, ler as demais obras do autor.
Me surpreendeu ainda mais por se tratar de uma história real.

Jacqueline 15/03/2022

Riquíssimo
Este livro é o relato real da história do sobrevivente de um naufrágio no ano de 1955, Luiz Alexandre Velasco foi o único sobrevivente e conta a sua real história ao autor e jornalista na época.
É surpreendente a riqueza de detalhes com que Gabriel Garcia Marquez conta essa história. Tudo o que Luiz passa nos seus dias a deriva vem para o leitor de forma tão intensa que é aterrador imaginar tal situação onde as forças da natureza sobrepujam a vida humana com uma simplicidade chocante.
"Relato de um náufrago" é triste, impactante, avassalador e intenso de todas as formas possiveis.

Lucas 03/03/2022

Relatos depois da fama
Relatos de um naufrágio conta a história de um marinheiro colombiano que passou 10 dias à deriva em bote.
O navio de guerra colombiano foi aos Estados Unidos para ser consertado, e enquanto to estava a ser reparado a tripulação vivia a vida em Mobile, no sul dos EUA. Antes de iniciarem a viagem de volta, os marinheiros vão ao cinema assistir a um filme que relata a história de um tempestade em alto mar. Os latino americanos ficam, principalmente o personagem principal, com um temor de voltar a navegar. Este medo irá se concretizar.
O navio está repleto dd máquinas de lavar, estufas, rádios entre outros produtos comprados por eles para levarem à Colômbia, este será o motivo de o navio sofrer um pequena turbulência e lançar alguns de seus membros em alto mar.
Apenas um de seus membros foi capaz de se segurar numa balça flutuante, os demais não. Sem suprimentos e sem orientação, fica 10 dias à deriva, até finalmente chegar à Colômbia e ser condecorado como um herói pelo feito.

maria 27/02/2022

eu sempre tive problema com histórias reais mas realmente aproveitei a leitura desse livro. apesar de ser originalmente uma reportagem, acho que transita perfeitamente entre o real e o fantástico com uma ótima escolha de abordagem e estilo, tornando a história magnética.