Relato de um Náufrago

Relato de um Náufrago Gabriel García Márquez

Resenhas - Relato de um Náufrago

Douglas 12/09/2021

Ótima história, onde se sente angustiado e com sede durante toda a sua leitura, juntamente com náufrago, protagonista e narrador dessa história.

Quando, ao final , ele diz que "meu heroísmo consistiu em não me deixar morrer", não podemos deixar de pensar no quão variáveis são as noções do que é ser um herói. Tudo depende do contexto e do contador da história.

Mas, no mais, é um bom livro, rápido e de leitura agradável, que conseguir ler numa tarde calorenta.

Aconselho sua leitura!

Maria 16/04/2023

Esplêndido do começo ao fim. De tirar o fôlego, muitas vezes repugnante. Que força a desse marinheiro! Vou pesquisar as notícias agora. Gabo sempre entregando TUDO.

Ana - @edicaodebolso 06/04/2021

Relato de um náufrago
Relato de um náufrago faz parte das obras jornalísticas de García Marquez e é contado em detalhes tamanha aflição de um jovem marinheiro de guerra que em 28 de fevereiro de 1955 junto com sua tripulação, caiu ao mar.

Realmente me fez lembrar um pouco de O velho e o Mar, porém algo bem mais intenso, sofrido e perturbador.
Foram dez dias a deriva em uma balsa. Cercado pela imensidão do mar, abraçado a sua solidão. Tendo que lutar não só contra o frio, a fome, a sede, mas contra o medo e a desesperança.

A força de vontade desse marinheiro, sua garra em continuar vivendo, em suportar mais um dia, sem saber se seria encontrado, ou se veria terra; apenas vencer mais um dia, nos enche de inspiração, ver como essa perseverança faz diferença na vida do ser humano, como essa força às vezes transforma-se em combustível contra a exaustão física.

É um relato curto ao mesmo tempo tem-se a sensação de viver cada minuto desses dez dias, sente-se sede, sente-se medo, insegurança e mais a frente você torce para que todo seu esforço tenha valido a pena.

Em poucas páginas você acompanha a incrível história de um marinheiro que venceu os perigos mortais do mar, e a capacidade do ser humano em lutar pela vida a todo custo.

Um adendo sobre a escrita: esquece poesia e mágica, aquele ar fantástico dos livros de García Marquez, o que vai encontrar aqui é um relato cru e cruel de uma história real, por isso a importância em frisar que é uma obra jornalística, e que nem por isso perde em escrita com sentimento.

dieipi 20/11/2022

limites literários postos na mesa
eu não voltara a ler este relato nestes 15 anos. parece-me bastante digno de ser publicado, mas não consigo entender a utilidade de sua publicação. causa-me depressão a ideia de que aos editores não interessa tanto o mérito do texto como o nome que o assina, que, para desgosto meu, é o de um escritor da moda.

Paulo Alves 23/02/2012

Sufocante!!!
Lendo o livro Relato de um náufrago, realmente me deixou com uma pulga atrás da orelha. Como um livro pode fazer você sentir na pele todo o sofrimento de um marinheiro que passou semanas a deriva no mar, encima de uma jangada, sem água ou comida?! Leia esse livro e você vai concordar comigo. É simplesmente agoniante e sufocante. Deixa o leitor com fome, sede e queimaduras de sol por todo o corpo. Vale muito a pena.

Iza 02/04/2013

Mediano
Realmente, esperava mais deste livro do grande GGM. Esperava mais emoção, mais angústia que a situação no mar, sozinho, passando frio, fome, sede, medo, suscitava ao protagonista. Achei o relato muito linear, repetitivo, sem sobressaltos.É certo que é uma obra mais jornalística, de uma situação real e não um romance. Mas nem se compara aos outros livros que já li deste grande escritor.

soubarroca 03/01/2024

Relato de um Náufrago, de Gabriel García Márquez
Começando o ano em grande estilo. fora de brincadeira, esse livro me surpreendeu demais. tava esperando uma escrita chata e penosa e recebi UMA PROSA POÉTICA ESTONTEANTE E IMPLACÁVEL.

achei maravilhosa a forma como gabo conseguiu traduzir perfeitamente o sentimento de um homem que ama e respeita o mar, mas ao mesmo tempo vê nele todos os seus temores. gabriel garcía transformou vivência em texto e é maluco ver como alexandre velasco começou a perder a sanidade, temendo também a terra, tendo alucinações.

uma das passagens que mais me marcou é quando velasco diz que pra ele, que mora há meia vida na água, é impossível imaginar que alguém poderia morrer ou se perder no mar.

esse trecho se tornou pessoal porque antes de sentar pra ler, recebi a notícia de que um rapaz tinha morrido em um mar que cresci e que por muito tempo amo. gabo descreve o momento logo após o naufrágio, quando os amigos de velasco tentam nadar até a balsa. em um momento eles estavam ali e, em um piscar de olhos, não estavam mais. e inconcebível que isso possa acontecer na vida real. até que acontece.

Leila 26/02/2023

Um livro com gosto de quero mais. Um livro curto e fluido que lemos tão rápido que ficamos "ah nãoooo, já acabou?". A história real de um marinheiro que sobreviveu a um naufrágio e ficou dez dias à deriva no mar, entre delírios e altas aventuras que beiram ao realismo mágico que encontramos nas obras do Gabo, até à proibição do então governo ditador da época na Colômbia que proíbe o náufrago de contar sua historia. Vale a pena a leitura desse ?ensaio? jornalístico do nosso autor colombiano favorito.

Marlon.Abel 21/07/2021

"Relato de um náufrago...
...que esteve dez dias à deriva
numa balsa, sem comer nem beber,
que foi proclamado herói da pátria,
beijado pelas rainhas da beleza,
enriquecido pela publicidade, e
logo abandonado pelo governo
e esquecido para sempre."

Dá para fazer um paralelo dessa história com os milhares de náufragos abandonados nas ruas e esquecidos por todos, todos os dias.

13marcioricardo 24/04/2021

Aconteceu mesmo.
Relato de um náufrago nos traz a história de um homem que viu o barco onde viajava se afundar e com ele toda a tripulação.

Luiz Alexandre Velasco consegue no meio da tempestade, se agarrar a uma balsa na qual vai sobreviver por dez dias, até que consegue chegar a terra.

A história é verídica e foi relatada ao jovem repórter Gabriel Garcia Marquez, que em virtude da sua fama e sucesso como escritor, foi pressionado pela editora a publicar.

Emelly.Neves 13/04/2023

Preciso ler mais livro do garcía!!!
O livro é quase um ?As aventura de Pi? muito bom, li em espanhol e me enriqueceu muito de conhecimento. Com certeza irei ler mais livros do García, muuito fluida a leitura

Clara Vellozo 15/07/2020

Único defeito: ser muito curtinho!
Que saudades estava de ler este que é um dos meus escritores preferidos! Faz tanto tempo que li Cem anos de solidão que não me lembro nem o ano que foi!

Este livro-reportagem te faz devorar as páginas em poucos dias, quando não em apenas um. História envolvente e surpreendente! Único defeito: muito curtinho, fiquei com gosto de quero mais!

Para quem quer conhecer o autor esta é uma excelente porta de entrada para seus inigualáveis romances.

Aproveite a excelente leitura!

EduardoCDias 26/06/2020

Outra história (real) de náufrago.
Um marinheiro da marinha colombiana é jogado ao mar após uma onda violenta, junto com outros sete companheiros. Único sobrevivente, passa dez dias à deriva até conseguir chegar à costa. História real, organizada por Gabriel Garcia Marquez, na sua época de repórter, em 1955.

Luisa647 29/01/2024

Altamente instigante e cativante
Essa obra de Gabriel Garcia Marquez é curta mas bem cativante. Prende a nossa do início ao fim, e por isso, consegui ler em uma sentada, segurando em alguns momentos a respiração.
O autor consegue nos transportar para o cenário o qual vive o personagem principal, fazendo-nos sentir todas as suas angústias, medos, anseios, e esperança, ou, a desistência dela.
Mais uma obra que consagra GGM como um dos maiores autores que a Colômbia já teve.