The Girl With the Dragon Tattoo

The Girl With the Dragon Tattoo Stieg Larsson

Resenhas - The Girl with the Dragon Tattoo

Eduardo Corazza - Escritor 10/10/2020

Surpreendente
A trilogia de Millennium é realmente surpreendente. Uma escrita muito bem organizada por Stieg Larsson. Em um ambiente sombrio, com uma trama policial fascinante.

Fausto 25/04/2024

O patriarcado é assassino
Sombria, genial e implacável, Lisbeth Salander é uma das personagens mais fascinantes da ficção policial. Creio que esse livro envelheceu muito bem, e o retrato que faz da violência contra mulheres deve ser mais bem compreendido hoje do que na época em que foi publicado (uma resenha do NYTimes, por exemplo, escrita por um homem, ironizava o fato de quase todos os homens apresentados na história apresentarem doses enormes de misoginia). Me deu vontade de ler os demais.

Maitê 06/08/2014

Não imaginei que fosse gostar tanto desse livro, uma total surpresa virar cada página e ir descobrindo os personagens aos poucos e desvendando o enredo. Definitivamente um livro que deve ser lido sem ler o resumo.

Demian 04/05/2020

Enrolei bastante para terminar mas valeu completamente a pena. Stieg Larsson não deixa nada pela metade, cada passo dado por Salander e Blomkvist é explicado nos mínimos detalhes, tornando a experiência ainda mais imersiva para o leitor.

Paula 05/09/2014

Livro pra quem tem paciência!
O começo do livro é extremamente confuso e chato. Comecei a me interessar pela estória depois do meio do livro, mas valeu a pena ler até o fim. O final é surpreendente e me deixou com vontade de ler o segundolivro da saga (que eu já estou lendo)

Alessandra @euamolivrosnovos 26/02/2014

Páginas e páginas de suspense
Meu Deus que livro comprido.
Demorei bastante para ler essa obra de Stieg Larsson, mas não porque tive a oportunidade de lê-la em inglês. Na verdade, a história é extremamente bem construída e a trama central muito bem elaborada.
Por muitos momentos me perdi nas páginas do suspense de Harriet. Em outras rezava para o capítulo se tornar mais interessante.
Enfim, de modo geral apreciei muito o livro e com certeza vou terminar de ler a série toda, só não sei quanto tempo isso vai levar.
Uma boa pedida para quem adora uma literatura policial carregada de dramas atuais como a violência contra as mulheres.

Gabi 02/02/2013

I really enjoyed the book. I'd already seen both versions of the movie before reading and they are really close to the book... And the book really catches us, sometimes I was so tired but I couldn't stop reading for it was so exciting! Totally recomended (:

Kat 27/04/2012

This book inspires womanly confidence and in my opinion not in an overly feministic way, it's wonderfully written, a true masterpiece! I can't wait to get my hands on the sequal.

Lili Machado 24/10/2011

No início não me apaixonei
No início não me apaixonei - estava meio que decepcionada com tanta falação sobre o livro, sobre o autor – mas segui em frente, para ver se engrenava. Cheguei até ao meio do livro e nada - pelo andar da carruagem, já estava pensando em colocar para troca... Cheguei até a parar - pronto, fale – e, depois, eu tentaria voltar, ia ler algo de ritmo mais intenso.
Logo depois, comecei a entender o ritmo do livro - é muito lento - mas talvez seja intencional para forçar o suspense - estou esperando uma reviravolta homérica, ou um segredo revelado - coisas desse tipo.
Acho que o problema, também, são esses nomes de personagens fictícios e de personalidades do mundo político e econômico da Suécia, que não nos passam familiaridade.
Agora sei que o jornalista e principal protagonista masculino da série, chamado Mikael Blomkvist, também lê como eu, Sue Grafton (pág. 234) e curte Sweet Dreams, com os Eurythmics. Quanto à protagonista feminina, Lisbeth Salander, não consta que tenha, sequer um "gosto" musical, quanto mais literário, a não ser que se refira a alguma manobra hacker na internet.
Não é que, de repente, na página 260, engrenou? A tal Salander é boa de briga...
Ooooopa!!! Blomkvist e Salander, finalmente se encontram (pág. 300). O tal crime a ser desvendado pelo nosso casal de nomes interessantes, parece estar relacionado a citações bíblicas - Adoooooro isso. Capítulos e versículos do Levítico, o Terceiro Livro do Pentateuco - todos falando sobre imolação e sacrifício de animais pelo pecado (castigos) - vou pesquisar mais sobre o tema. Um exemplo: "Se uma mulher se aproximar de um animal para se prostituir com ele, será morta juntamente com o animal" - Levítico, capítulo XX, versículo 16. Como assim? Alguém aí poderia me ajudar a fazer essa ligação? "Se um homem dormir com uma mulher durante o tempo de sua menstruação e vir a sua nudez, descobrindo seu fluxo e descobrindo-o ela mesma, serão ambos cortados do meio de seu povo" - prostituta encontrada morta em sua casa, com as mãos e os pés amarrados e um guardanapo enfiado em sua garganta. Eles fizeram essa ligação - eu, confesso que não entendi, ainda.
Na página 345 cheguei à conclusão que tá muuuuuito bom - tá boooom demais... Os assassinos seriais são muito raros na Suécia. - mas, também, quando aparecem...
Clímax: Mikael acaba de abrir a porta do inferno. (pág. 397)
O que vocês acham dessas 3 frases? (pág. 425) "As pessoas são inflenciadas pela educação que recebem." "Isso não lhes dá carta branca para assassinar mulheres." "Acho patético que sempre concedam circunstâncias atenuantes aos canalhas.""
(pág. 445) - Eu sabia que tinha sido ela – como? Só lendo o livro - eh,eh...
Acabou-se o que era doce - mas, pelo lido, Stieg Larsson não regalou-se: desvendada a trama policial principal, volta o livro à modorra política e econômica inicial. Ainda bem que podemos contar com as atividades insólitas da protagonista Lisbeth Salander nos extertores finais do livro - bela virada.. Acabou - até o próximo!

KK 16/08/2011

Instigante
Assim que saiu o filme no Brasil, eu assisti. Depois descobri que era um livro. Corri na livraria e comprei os três volumes. Não me arrependo!
"The Girl With the Dragon Tattoo" é instigante, inteligente, controverso e surpreendente. Obviamente também é um milhão de vezes melhor que o filme!!!

A maneira de pensar e agir da Salander é brilhante, de uma maneira sensacional, que vai do irônico ao sórdido. Uma personagem como raras que se encontram por aí. Não é vilã, não é "mocinha", simplesmente humana, fruto de sua personalidade e do meio em que se desenvolveu.

Além de tudo isso, há o relacionamento controverso e, ainda sim, cheio de química entre ela e Blomkvist. Um tipo de relação que jamais poderia ser imaginada por autores comuns.

Com certeza, lerei toda a trilogia. Stieg Larsson ganhou mais uma fã!

Camee 31/01/2011

Fiquei tensa, esses suecos viviam bebendo ou preparando café.

Mimi 27/01/2012minha estante
Haha, também notei isso! O café é quase um personagem da trama.

Isa Gama 07/08/2010

Bom...sempre que vi esse livro "Os homens que não amavam as mulheres", achava o título tão péssimo que NUNCA imaginava que eu fosse lê-lo um dia...
Aos poucos fui descobrindo que o título não era o que eu achava...e que realmente tinha um significado...e era algo perfeitamente compreensível com a narrativa...
Quando dei por mim, já não conseguia largar o livro e mesmo que tenha ficado decepcionada com o desenrolar da história (me lembrou "O quarto cavalheiro", um livro que eu não recomendo) e também com o fato do mistério terminar tão rápido (achava que a trilogia inteira seria sobre essa história e que saberíamos mais sobre os outros Vanger), aconselho a todos!
**A Lisbeth é a melhor!

22/08/2010

Basta começar a ler Os homens que não amavam as mulheres para entender o sucesso que a trilogia faz. Nem bem cheguei à metade, o livro já constava como um dos meus favoritos. Mas tenho uma ressalva: li em inglês, e o título é The girl with the dragon tattoo, numa referência a Lisbeth, mas eu prefiro o título em português. Esses tais homens realmente não amavam as mulheres.

Confesso que o começo é meio arrastado,...

Para ler mais, acesse: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

brumiranda 13/07/2010

Muito bom!
Eu comecei a ler o livro por uma recomendação de uma professora, não sabia nem do que tratava. Porém fui lendo e mesmo que no começo não fizesse muito sentido e fosse meio difícil acompanhar duas histórias diferentes dos principais personagens, foi ficando cada vez mais envolvente e pela página 200 em diante eu não consegui parar de ler! A história é muito bem escrita, os personagens são fascinantes e gostei muito de ter lido :) Ah, e quanto ao fato de ser em inglês, não é tão difícil porque mesmo sem saber algumas poucas palavras, dá pra entender pelo contexto.