A Viagem de Théo

A Viagem de Théo Catherine Clément

Resenhas - A Viagem de Théo

otxjunior 18/04/2024

A Viagem de Théo, Catherine Clement
Um Mundo de Sofia das religiões, mas menos ajambrado: na ânsia de abraçar o mundo, ou rodá-lo, o menino faz perguntas sem sentido para dar oportunidade a seu interlocutor de falar sobre quase tudo. Por outro lado, quem melhor que uma criança pra questionar os dogmas consolidados?

Max 15/04/2024

Esperava mais
O enredo não é tão cativante e os personagens também seguem a mesma linha. O aspecto histórico quanto às origens e características das religiões, ponto que foi determinante para o meu interesse inicial, fica muito na superfície, infelizmente.

ToniBooks 29/03/2024

Seminal
A incrível história de Théo, um adolescente de quatorze anos, apaixonado por leitura, aborda principalmente histórias mitológicas e religiosas. Sua família descobre que o jovem tem uma grave doença, que a medicina ocidental nada podia fazer. Diante deste quadro, a tia de Théo, Marthe, resolve levá-lo a uma viagem espiritual, ao mundo das religiões, sem que o garoto soubesse que estava doente e próximo de sua morte. Começa uma emocionante saga ao redor do mundo, atrás de cura para a doença de Théo.

Estimulante, contagiante e informativo, o livro aborda com um olhar profundo o vasto mundo das religiões, desde as tradicionais doutrinas católica e judaica, passando por cerimoniais hinduístas aos cultos animistas da África negra.

Hildeberto 02/02/2024

Viagem pelas religiões
"A viagem de Théo", de Catherine Clément, conta a viagem que Théo faz pelo mundo para encontrar a cura de sua doença terminal, acompanhado de sua tia Marthe. Nessa viagem, os dois visitam vários países e aprendem um pouco sobre suas religiões.

Trata-se de um livro para apresentar ao público as diferentes religiões do mundo, o que consegue fazer. Mas, diferentemente do "Mundo de Sofia", que tem a mesma proposta para ideias filosóficas, o enredo de "A viagem de Théo" é mais sem graça, monótono.

Seja como for, é uma boa leitura para conhecer um pouco das diferentes religiões do mundo.

Simone 28/01/2024

O livro que me tornou professora de Ensino Religioso
A Viagem de Théo foi um marco na minha vida! Comprei o livro durante uma viagem de trabalho, para passar o tédio. Ao retornar da viagem, não consegui dar prosseguimento a leitura devido a demanda da faculdade. Anos se passaram até que consegui retomar a leitura do mesmo e me apaixonei pelo mundo da religião. Viajar com o Théo, me levou a fazer uma pós em "Docência do Ensino Religioso" e me aprofundar no conhecimento das religiões. Gratidão a Cathérine Clement por nos conduzir ao mundo das religiões trazendo conhecimento de maneira didâtica e respeitosa através da inteligência de Théo.

Tereza121 05/01/2024

Um dos livros mais lindos de todos/ viagem volta ao mundo
Um menino doente e uma tia bem aventurada são a companhia que você precisa para viajar pelo mundo nas histórias apresentadas. Difícil não dar spoilers, o livro é lindo! Pode ser para adolescentes, adultos, idosos e qualquer pessoa pronta para embarcar em uma jornada de autoconhecimento e sensibilidade.

maria 27/07/2023

Infelizmente, não funcionou para mim. A proposta de apresentar as religiões do mundo é boa, mas achei os diálogos muito forçados e superficiais. Acho que a grande diferença entre A Viagem de Théo e O Mundo de Sofia (livro com o qual constantemente é comparado) é que, apesar do objetivo do segundo repassar a história da filosofia, Jostein Gaarder o faz de maneira magistral, realmente há uma correlação entre a filosofia e a história, não parece algo forçado, ao contrário do que acontece em A Viagem de Théo, na minha opinião.

Mandy 01/07/2023

Amei. Simplesmente leiam!!!
O livro é muito bom, de verdade.
Para aqueles que leram O mundo de Sofia, e gostaram... leiam A viajem de Theo

Julia Manjko 23/05/2023

Muito bonitinho
Um livro com uma história bem simples , simples até demais as vezes, mas levando em conta q a historinha do Theo é só um pretexto para a autora te apresentar as religiões de uma forma mais lúdica, ela funciona bem.

A Tia Marthe me irritou muito em alguns momentos, principalmente quando ela queria debater as religiões de forma desrespeitosa ( as vezes dava a impressão q era só para se aparecer). O Theo pra mim não parece q tem 14 anos e sim uns 9, e isso ficou bem estranho em alguns momentos.

Resumindo a trama em si não é o forte do livro, mas em alguns momentos ela nos rende momentos muito fofos e emocionantes.

O final é muito muito lindo.

Recomendo muito a leitura a todos, é um livro fácil e leve e de bônus ainda proporciona muito conhecimento.

Lilian.Inoue 16/05/2023

A viagem
Para aqueles que querem conhecer sobre as várias religiões ao redor do mundo, sem ser uma leitura técnica, cansativa recomendo!!
Ju Ragni 17/05/2023minha estante
Gostei, vou incluir na minha lista

Dilcéia 08/04/2023

A jornada iniciática de Theo: Uma Busca Por Respostas
A Viagem Iniciática" de Catherine Clément, a jornada de Theo é vista como uma oportunidade de encontrar paz e equilíbrio, tanto físico quanto emocional.

Durante a jornada, Theo é submetido a várias práticas de cura de diferentes religiões e espiritualidades, e sua tia-avó espera que isso o ajude a se curar. Embora o foco principal do livro não seja a cura física, o resultado final dos exames mostra que a jornada foi bem-sucedida em curar a doença de Theo.

No entanto, vale ressaltar que a obra de Catherine Clément não trata apenas da cura física de Theo, mas também da sua jornada interior em busca de respostas espirituais e existenciais. Theo é exposto a diferentes práticas e crenças religiosas, o que o ajuda a desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo e a encontrar um sentido mais profundo em sua vida.
Renata 08/04/2023minha estante
Livro muito bom

Jessi 21/01/2023

Romance das religiões
A viagem de Théo foi publicado a primeira vez em 1998, pela francesa Caterine Clément que estudou filosofia e ciências humanas, o livro é basicamente um resumão de todas as religiões do mundo, Théo é um adolescente francês que está com uma doença que os médicos não conseguem dizer o que ela é, sua tia então propõem uma viagem ao mundo passando por todas as religiões do mundo, eles saem por essa aventura em busca da cura de Theo descobrindo novas culturas e religiões diversas. O livro é bem fluido, só precisa de um pouco de paciência porque é um pouquinho grande (600 páginas), mas é um ótimo livro é super recomendo!!

madu.taveira 15/12/2022

Ano que vem, em Jerusalém
Termino esse livro simplesmente encantada! Théo é um menino de 14 anos que, graças a um infortúnio, faz uma viagem ao mundo das religiões, passando inclusive pelo Brasil. Confesso que em alguns momentos foi fácil ?esquecer? algumas informações ? os exames necessários para a doença de Théo, sua idade, algumas relações de parentesco, nome dos personagens ? porque a verdadeira história se desenrola lindamente, numa facilidade impressionante de ser compreendida: o conhecimento das religiões, dos povos, dos costumes, os ideais sagrados, o próprio Deus. Fiquei fascinada do começo ao fim, e certamente o lerei de novo em algum momento ? agora é meu catecismo.

Vanessa 28/10/2022

Uma viagem mesmo
Esse livro é literalmente uma viagem, descritivo na medida certa, repleto de ensinamentos sobre as religiões e regiões do mundo. Amei conhecer um pouco de cada lugar e toda a construção da história nos envolve para o ápice do final que emociona. Recomendo muito.