A Viagem de Théo

A Viagem de Théo Catherine Clément




Resenhas - A Viagem de Théo


101 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Andressa 22/10/2022

Bom?
Um pouco difícil de ler porque os personagens não são? muito cativantes.?. Mas também é bom pois é uma forma mais interessante de adquirir algum aprendizado sobre as religiões.?
Carol 22/01/2023minha estante
sim, estou com essa dificuldade. está me soando mais como um amontoado de informações sobre religião




Alzira 30/08/2022

Encantada! ????
Esse livro foi uma indicação de uma professora da minha filha. Comprei pra ela e me interessei. Théo é um adolescente que está muito doente. Sua tia rica, Marthe, o leva para uma viagem bem longa, que dura 9 meses e o faz conhecer as religiões e suas histórias. Também conhece pelo caminho "jardineiros" que o ajudam a entender tais religiões. Com ele viajamos também, de país a país, de religião a religião. Gostei de conhecer no Brasil, o maior país cristão do mundo, detalhes que ignorava sobre o Candomblé. Eu sou da maioria brasileira cristã, mas sou da minoria espírita, que também é vista com preconceito pelos que a desconhecem, bem como são vistas as religiões de matriz africana em meu país. Por isso achei importante a escolha dessa religião para representar nosso país no livro. Amei o fim, quanta sabedoria nas lições aprendidas por Théo. Ele realmente cresceu, amadureceu e evoluiu. Ah, o espiritismo foi esquecido no livro. Acho que muitos só o tratam por doutrina filosófica, embora ele seja filosofia, ciência e religião. Mas isso não muda minha opinião sobre o livro: ele é maravilhoso. Se Théo se cura? Ah, não vou dar spoiler, mas vou deixar a oração que tia Marthe entrega a Théo e Fatou, sua namorada e "Pítia" no fim do livro:
"Ide tranqüilamente entre o tumulto e a pressa e lembrai-vos da paz que pode existir no silêncio. Sem alienação, vivei tanto quanto possível em bons termos com todas as pessoas. Dizei calma e claramente vossa verdade, e ouvi os outros, mesmo o pobre de espírito e o ignorante; eles também têm sua história. Evitai os indivíduos barulhentos e agressivos, eles são um insulto para o espírito. Não vos compareis com ninguém: correríeis o risco de vos tornar vaidosos. Sempre há alguém maior e menor que vós? Desfrutai vossos projetos assim como vossas realizações, sede sempre interessados em vossa carreira, por mais modesta que seja: é uma verdadeira posse nas prosperidades mutáveis do tempo. Sede prudentes em vossos negócios, porque o mundo está cheio de malícias. Mas não sejais cegos no que concerne à virtude que existe: vários indivíduos buscam os grandes ideais e em toda parte a vida é repleta de heroísmo. Sede vós mesmos. Sobretudo não simuleis a amizade! Tampouco sede cínicos no amor, porque em face de qualquer esterilidade e de qualquer desencanto ele é tão eterno quanto a relva? Aceitai com bondade o conselho dos anos renunciando com graça a vossa juventude. Fortalecei a prudência de espírito para vos proteger em caso de infortúnio repentino. Mas não vos aborreçais com quimeras! Numerosos temores nascem da fadiga e da solidão? Para lá de uma disciplina sadia, sede ternos convosco mesmos. Sois filhos do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas: Tendes o direito de estar aqui? E, percebais ou não, o universo se desenrola sem dúvida como deveria. Estai em paz com Deus, qualquer que seja vossa concepção dele e, quaisquer que sejam vossas obras e vossos sonhos, guardai no desconcerto ruidoso da vida a paz em vossa alma. Com todas as suas perfídias, as suas tarefas fastidiosas e os seus sonhos desfeitos, o mundo é belo! Prestai atenção? Tratai de ser felizes."

Desiderata ? Uma oração para todas as religiões
comentários(0)comente



Bielzin 19/04/2022

Uma nova visão das religiões
Confessar que normalmente eu estudava apenas as três grandes monoteístas, mas a experiência de viajar junto do Theo pelo mundo me fez repensar muito sobre tudo que eu sei sobre crença religiosa.
Quero fazer uma viagem assim também, descubrir. E ter uma Pítia me ajudando.

Cada personagens é memorável...todos ao seu modo e ideologia. E o amadurecimento do Theo...Saudade, palavra única que diz muito para quem sabe seu significado.

Farei de questão reler.
comentários(0)comente



Isis243 25/03/2022

No decorrer das páginas embarcamos junto a Théo desvendando os mais diversos países, culturas e religiões. A Viagem de Théo pode ser facilmente comparada com O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, só que, enquanto este livro faz uma viagem sobre a filosofia, A Viagem de Théo faz uma viagem sobre o universo das religiões. Outro ponto em comum com a obra de Gaarder é sua maneira de comunicar conosco leitores ? de uma tão singela.

Se o mistério do divino, de Deus , toca seu coração e a sua mente esse livro vai te fazer viajar pelo mundo e pela maneira de como nos humanos reverenciamos e vivemos a experiência religiosa.

Mamaste
Shalom
Amém

Boa leitura,
E bom divertimento :)
comentários(0)comente



hkta01 03/03/2022

Amo este livro
Gosto muito deste livro pela reflexão que a autora te proporciona sobre as religiões e diferentes modos de ver a vida além de poder conhecer um pouquinho da cultura doa países visitados pelos personagens principais.
comentários(0)comente



Patricia.Cerutti 07/02/2022

Hoje vim trazer um livro inspirador. Nada de romance, nada de drama, nada de ficção. Simplesmente inspirador.?
Eu lembro que li (ou devorei seria o termo certo) esse livro numa sala de embarque do aeroporto, e numa viagem com um gosto amargo. Então esse livro veio para acalmar meu coração.?
?
Theo é um jovem que tem uma doença grave e que está sempre com a cara enfiada nos livros. Sua tia Marthe, uma mulher da cidade grande e com muito dinheiro, resolve levar Theo para uma viagem através das religiões e com isso eles viajam o mundo.?
Essa viagem leva-os aos principais centros religiosos do mundo, em busca de várias religiões e seus rituais. Será que assim eles encontram a cura da doença de Theo??
?
Esse livro nos mostra as religiões mais praticadas no mundo - catolicismo, induismo, judaísmo, budismo, protestantismo, eslamismo e por aí vai. Mas este livro nos mostra muito mais do que isso. Ele mostra a fé que nos move. A fé que nos faz escolher uma religião para seguir. A fé que nos norteia a vida.?
?
Acho que é uma leitura que todos deveríamos nos permitir ler. E assim descobrir o que aconteceu com Theo.?
comentários(0)comente



Gustavo.Martins 11/01/2022

Com certeza uma leitura que indicarei para minha filha quando tiver a idade certa. Li a obra quando tinha meus 16 anos, e até hoje ela me vêm a lembrança como se eu tivesse saído junto de Theo e sua tia nessa viagem. Um romance sem julgamentos ou intenção doutrinária. Uma viajem fabulosa pelas nuances das religiões.
comentários(0)comente



Aline.Mariane 31/12/2021

A Viagem de Théo
Lindo!!!

Senti vontade de viajar pelo mundo e viver a mesma experiência de Théo e sua tia Marthe durante toda a leitura do livro!
Demorei bastante para terminar porque não tenho o hábito de fazer leituras longas (coisa que pretendo mudar no próximo ano).

Vale a leitura :)
comentários(0)comente



Marco 22/12/2021

Uma viagem
Uma viagem por todas as religiões do planeta que evidência o que todas as religiões tem em comum.
comentários(0)comente



Pablo Paz 19/09/2021

Romance de formação
Uma obra de ficção com personagens cativantes que nos explica a função e o significado antropológico (não- ficção) das religiões na história da humanidade. Catherine Clément, antropóloga de formação, escreveu um belo livro recheado de muita cultura no gênero romance de formação. Se você gostou de 'O Mundo de Sofia', provavelmente gostará deste 'A Viagem de Theo'. Um daqueles livros que além de agradável e bem escrito, contribui para a formação de espíritos tolerantes, ainda mais nesses tempos de relativa intolerância por que passa o país do carnaval. Daqueles livros que todos devíamos ler ainda no ensino médio. Vale a leitura...
comentários(0)comente



Rubens.Memari 24/08/2021

Uma viagem com belas paradas
Não é fácil falar deste livro... A proposta de conhecer as religiões através de uma extensa viagem pelo mundo é observada desde o início, mas alguns comentários precisam ser feitos.
A história é bem tranquila. Um adolescente chamado Théo, que mora em Paris, descobre que tem uma doença grave. Já com a saúde debilitada, é convidado a conhecer as principais religiões do mundo em uma viagem acompanhado de sua tia Marthe, uma mulher bem sucedida e que acredita que seu sobrinho pode se restabelecer através de uma cura realizada por algum sacerdote de uma das religiões. E aí começa essa grandiosa viagem pelo mundo, em cada país os dois são recebidos por um "guia religioso".
As viagens acontecem, e aí está a minha principal crítica do livro. Inclusive ela tem nome: tia Marthe. Acontece que essa mulher (que talvez seja a autora personificada na história) é extremamente crítica em algumas dessas visitas às religiões, chega a incomodar na leitura. Por outro lado, em certos momentos ela se deixa ser deslumbrada por algumas religiões. E em outras ela "apaga" por ter exagerado na bebida, e ficamos sem a sua referência.
Assim, minha opinião é que houve uma desigualdade na exposição das religiões visitadas. E na visita ao nosso querido Brasil, a decepção foi grande: em pouquíssimas páginas, a viagem é encerrada, embora no livro conste que a dupla passou vários dias em terras brasileiras.
Ainda assim, gostei do livro. O grande momento, para mim, foi o passeio no Japão! E gostei do final, achei que a autora conseguiu fechar a história muito bem, diante do desafio proposto.
Leia o livro e aproveite a viagem!
comentários(0)comente



Christiane 24/07/2021

Théo sofre de uma doença grave e sua tia Marthe se propõe a levá-lo em uma viagem que pode se transformar em sua cura. Esta viagem será pelos locais sagrados de todas as religiões e seus rituais, além de Théo ter que descobrir sempre qual será a nova etapa da viagem através de pistas, como num jogo.

Marthe e Théo viajarão pelo mundo passando pelos locais sagrados do catolicismo, hinduísmo, judaísmo, protestantismo, budismo, islamismo entre outras. Ele sempre gostou muito de livros e lia muito sobre religião, se perguntava como os homens criaram deuses e como estes podem influenciar na história dos homens. Então, é a oportunidade de ir aos locais que ele só conhecia pelos livros e vivenciar o sagrado.

Um romance sobre as religiões, sua história, fundamentos, crenças, rituais.
comentários(0)comente



Lizuly 01/06/2021

Aprendendo no Processo ??
O encanto deste livro, para mim, foi poder viajar pelas religiões, notar os diversos modos de compreende-las e senti-las. Pouco a pouco fui entrando nas tramas do mundo, descobrindo suas bases, suas histórias, o que ajudou a crescer o nome de uma dada religião ou o que a fez cair para outra surgir de suas bases.

A maneira poética que Théo fecha o livro comentando sobre sua visão de tudo foi o que mais me cativou, ele era tão preso em seu próprio mundo, tão recluso em sua casa, ver esse crescimento me encheu de orgulho por quem ele é atualmente. Sinto eterna gratidão pela recomendação de minha mãe para ler este livro.

Embora tenha ocorrido momentos que me deixou irritada, frustrada e até mesmo confusa, sinto que essa leitura me fez crescer como os personagens nela descritos. A vivência deles não foi o foco, mas sem sombra de dúvidas, marcou meu coração com os doces laços encontrados ali, com as descobertas e avanços que eles tiveram, em especial com a visão singular que, somente após compreender inúmeras vertentes, um jovem poderia ter! Théo expressou tudo perfeitamente com seus resumos e eu achei isso muito importante para seu desenvolvimento. Ouso dizer que para o meu aprendizado também.

Para todos que desejam aprender um pouco mais desse universo religioso, leia "A Viagem de Théo".
comentários(0)comente



Babi 05/05/2021

Um livro fofo e com conhecimentos religiosos.
Esse livro é muito gostosinho de ler, ainda mais que tem a temática de viagem pelo mundo, porém conhecendo várias religiões.
Creio que para que, gosta desses dois temas, vale a pena se aventurar nas emoções e descobertas de Théo e tia Marthe (que é uma mulher fantástica tbm).
Ele é perfeito para um bom passatempo leve e cheio de aprendizado de forma simples e leve de algumas religiões pelo globo.
comentários(0)comente



Nanda 08/04/2021

Adorei.
Se vc tem curiosidade sobre as religiões ao redor do mundo, esse livro é para vc. Ele te faz viajar ao redor do mundo aprendendo um pouco sobre as religiões e costumes de cada local por onde o personagem passa. Muito interessante mesmo. O único ponto negativo: não é uma leitura simples e nem rápida, mas não se preocupe, pois vc nao vai se cansar facilmente. E te deixa com um quentinho no coração ao final da leitura.
comentários(0)comente



101 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR