A Viagem de Théo

A Viagem de Théo Catherine Clément

Resenhas - A Viagem de Théo

Alice.Silva 29/03/2021

perspectiva de leitura
o livro aborda de forma imparcial muitos temas importantes sobre as religiões, se equiparando à História. é interessante conhecer fatos e raízes de todo tipo de religião existente de forma que poderíamos nunca ter visto sem essa leitura.

Vivi 24/03/2021

Um pouquinho de cada religião mundo afora
Uma viagem pelas religiões mundo afora. O livro narra de forma sucinta diversas religiões. Achei muito interessante para que possamos ter ao menos uma noção de quase todas as religiões existentes de uma forma leve. Adorei a viagem pelo mundo das religiões.

peby 18/03/2021

Quando se rompem as barreiras
Eu gostei muito do livro,pois nos mostra a peculiaridade de cada um religião, muito interessante, eu recomendo.

Geo.Alencar 18/03/2021

A melhor viagem do mundo
Já tinha lido anteriormente a esse livro "O mundo de sofia" e me encantei demais com o jovem Théo. Tenho uma conexão especial com esse livro porque antes de encontra-lo estava procurando um livro sobre religiões e o primeiro que eu bati o olho na estante do sebo foi ele!
Aprendi muitas coisas com o livro e óbvio que ele é só um "start" para entender e se aprofundar nas religiões. Algumas delas eu já tinha um conhecimento sobre, mas outras foram como um "despertar". Ao ler lembrei-me da frase de marx "A religião é o ópio do povo" que nada mais é do que cura para dor, alívio da alma. A religião é isso, traz cura, mas também traz alienação. É preciso que consumamos tudo com criticidade.
Enfim, esse livro tem algo que nos prende e confesso que fiquei o livro todo esperando que eles chegassem no Brasil e amei a aparição do candomblé!
Ps: A tia Marthe é muito chatinha, poderia ser como Alberto em "O mundo de Sofia".

Juliana 28/02/2021

Uma grande viagem cultural
Amo viajar, amo conhecer novas culturas. Amo aprender! O que melhor do que fazer isso através da literatura (ainda mais nesta pandemia?) Aqui viajei o mundo todo para aprender mais sobre um tema que sempre me interessou: as religiões. O livro explica, sem viés de qualquer tipo e numa linguagem simples e lúdica, o surgimento das 3 principais religiões monoteístas, além de apresentar os fundamentos do catolicismo, budismo, protestantismo e outros. Théo, um adolescente de 14 anos, é o protagonista, que vive diversas situações ligadas às práticas religiosas em muitos países. Sensacional!

Elaine 15/02/2021

Finalmente terminei!
"É preciso amar o presente. Fotografá-lo é traí-lo um pouco. Concentra-se na maravilha da flor."

Raquel 17/01/2021

Extenso e denso
Théo é um adolescente francês de 14 anos filho de um francês e uma grega, que sempre demonstrou uma fragilidade além da média. O curioso é que mesmo tendo o nome de Théodore (que significa presente de Deus), Théo cresceu sem absolutamente nenhuma educação religiosa (seu pai era ateu convicto e detestava o catolicismo) e, tudo que sabia a respeito de religiões antigas e mitologia foi aprendido por conta própria ou inserido na sua cabeça por meio de sua vó materna grega, Théano.

A mãe desconfiava de que ele tinha algo errado, mas não sabia o que era. Até o dia que ele desmaia e os exames médicos confirmam: está gravemente doente. Em nenhum momento a autora explicitamente fala qual doença ele tem mas, analisando os sintomas e sinais, fica claro que ele tem leucemia. O caso é grave e aparentemente os médicos o deram pouco tempo de vida.

Entre o desespero da mãe e a austeridade do pai, surge Tia Marthe (irmã do pai), uma milionária viúva excêntrica extremamente viajada, que resolve levar o sobrinho para aproveitar o pouco tempo que o resta de vida viajando ao redor do mundo para aprofundar seus conhecimentos em religião e, quem sabe, desenvolver um pouco de fé.

Théo deixa sua namorada africana Fatou em Paris e sai com Tia Marthe rumo a uma viagem incrível por uma infinidade de países. Em cada local que visita, Théo conhece uma religião e se aprofunda naquelas já conhecidas. Também aproveita a viagem para fazer toda sorte de tratamentos medicinais alternativos, porém sempre realizando as paradas estratégicas em hospitais para fazer os exames e verificar o estado de sua saúde, conforme exigido por sua mãe. Dentre um dos países conhecidos, temos o Brasil. É retratado até bem, mas com uma ponta de preconceito por parte da tia francesa. Contudo, um brasileiro acaba por ganhar até um papel importante na trama.

Este livro é bastante extenso e exige uma certa força de vontade para lê-lo! São 614 páginas de um trabalho realmente muito bem feito e muito bem traduzido e que deve ter demandado à autora uns bons anos de estudo profundo em religiões.

O livro é tão rico de informações e detalhes que pode se tornar pesado e dificultoso de ler. Comecei a ler no final de 2012. Quando cheguei à Índia e seus 300 milhões de deuses, fui perdendo o interesse aos poucos e quando vi não tocava mais no livro havia 6 meses. Simplesmente empaquei. No final de 2013 resolvi dar mais uma chance ao livro e recomeçar do zero, desde o princípio, porém com outro objetivo na cabeça. Agora o objetivo seria não o de tentar absorver todas as informações que nos são oferecidas (É IMPOSSÍVEL), mas sim de aumentar um pouco a minha cultura geral. Desta vez a leitura fluiu de forma bem mais rápida, porém ainda me tomou 3 meses inteiros.

Se recomendo? Bom, se você se interessa por religiões como um estudioso e tem uma paciência um pouco mais exercitada para ler um livro tão extenso, sim! Porém, se você quer apenas um livro para uma leitura descompromissada e distrativa, sugiro procurar outro título...
Alê | @alexandrejjr 17/02/2022minha estante
De longe o melhor texto por aqui sobre a experiência de ler esse livro. Obrigado, Raquel!

Raquel 19/02/2022minha estante

Daniel Lucca 17/01/2021

Lindo
Uma aula sobre as principais religiões praticadas no mundo contemporâneo...

"Ao longe, sob as oliveiras, ressoava o eco do riso de Théo"

Fat212 21/12/2020

Um pouco de cada lugar
Religião, fé, ?guerra e paz?. Onde o certo e o errado são uma questão de referencial.

Dassa 11/10/2020

Legal mas um pouco cansativo
O livro marra a aventura de Théo que ao descobrir uma grave doença é levado por sua tia Marthe a dar um giro pelo mundo para conhecer as religiões e tirar suas próprias conclusões sobre elas...
Tem capítulos que te prende outros que te cansam muito, mas vale a pena a leitura, e eu particularmente adorei o final.

TCN 13/07/2020

Aprendizado para vida
Este livro é fantástico.

Não vou ocultar o fato de ser uma montanha russa. Tem horas que ele te prende muito e tem horas que você vai levando aos poucos. Isso sem falar nos caps enormes.
Entretanto, este livro é mágico. É incrível como a autora consegue passar conceitos tão delicados e complexos como as religiões de uma forma fácil e agradável. Há um respeito evidente por todas as religiões citadas e isso me é de muito apreço.

Não é um livro onde se tem um aprofundamento dos personagens, mas em contra partida os guias são cativantes, conseguem te passar uma experiência verossímil das religiões, e te fazem sentir a dor das despedidas junto com o Théo.
Além é claro de ensinar tanto sobre as principais religiões do mundo. Tenho que admitir que não sabia que existiam tantas ...

O final é lindo! Me emocionou demais.
Vou levar o que eu aprendi nesse livro para a vida.
Esse livro marcou.

MSaverna 19/06/2020

Excelente!
Amei este livro! Li a muito tempo!!! É um titulo que eu leria novamente fácil!!!

Guilherme.Henrique 11/04/2020

Um panorama sobre as religiões do mundo.
Uma tia cosmopolita leva seu sobrinho, que possui uma doença terminal, para uma grande viagem ao redor do mundo, conhecendo amigos que trarão um panorama de diferentes religiões do mundo. O livro é uma aula sobre as religiões, tem uma escrita leve, intercalada por personagens interessantes, cada um deles trazendo sua cultura e crença. Gostei especialmente da passagem por Jerusalém, Índia e Japão. Vale contar que o livro passa pelo Brasil e reforça a singularidade da nossa miscigenação e sincretismo. Vale a leitura sim, recomendo!

Andrezza.Braga 09/04/2020

Não sabia o que estava perdendo...
Ele é sensacional!!!
Nos traz um pouco de cada religião e possui uma história linda de fundo.
Eu amei o final!

livrodebolso 14/10/2019

Théo não recebeu educação religiosa em sua infância, ainda assim, sempre fora curioso sobre as muitas religiões ao redor do mundo, sobretudo, a mitologia egípcia, tema de um vídeo game do qual gostava. Aos quatorze anos, descobriu-se vítima de alguma doença, sobre a qual seus pais eram sempre misteriosos. Surpreendentemente, sua tia, viúva e rica, veio visitá-lo com uma intenção única: levar Théo para uma volta ao mundo das religiões, como um "presente de despedida", afinal, ele estava prestes a morrer.
A viagem, planejada conforme seu jogo, o levaria para conhecer os aspectos peculiares da fé de diferentes países, a cultura e as soluções para crenças distintas. Théo precisaria desvendar pistas que indicariam qual o próximo destino, e seria guiado por amigos de sua tia, especialistas nas religiões que interessavam em cada país. E este é o principal pecado do livro: a autora se apega aos ritos mais chocantes para traçar um retrato local, de forma que muitas características ficam de fora. Uma vez escolhida a religião preferida da tia, conta-se algo de História, informações complexas em poucos parágrafos e um relato detalhado de algum ritual místico, com o máximo de sensacionalismo possível.
De qualquer forma, é um bom livro introdutório, sendo escrito aos moldes de O Mundo de Sofia, para quem pouco sabe sobre a cultura religiosa.
Não posso negar que, quando Théo visitou o Brasil, focando nos ritos do Candomblé, me emocionei profundamente, pois a autora sabe narrar de forma ímpar as particularidades da crença das pessoas, mesmo eu não sendo de tal religião.
Uma questão que me agradou, foi o esclarecimento sobre o sincretismo que envolve o mundo: as misturas feitas através do tempo, e a mudança nas tradições e na própria fé das pessoas, algo que nós, brasileiros, entendemos bem. Brasil é sinônimo de sincretismo, de mistura. Aliás, o mundo todo é.
A autora não se apega ao discurso de tolerância, mas é a lição principal desse pequeno calhamaço. Théo descobriu que sua doença era na alma, e que precisaria utilizar um pouco de cada religião para se curar, subir os galhos da grande árvore religiosa, e acreditar.