A Viagem de Théo Catherine Clément

Resenhas - A Viagem de Théo

@mariresenhando 21/06/2019

Interessante, mas...
O livro demorou a me prender, apesar da temática ser bem interessante, ele se tornou cansativo por narrar exaustivamente cada religião. Apesar disso, tiveram partes bem interessantes do livro, e o final realmente vale a pena.
Carol 27/05/2022minha estante
Estou chegando na metade do livro e já pensei em abandonar a leitura várias vezes...

@mariresenhando 27/05/2022minha estante
Eu li até o fim, mas tiveram momentos cansativos ? Depois me conta se continuou e o que achou

Carol 28/05/2022minha estante
Pode deixar ???

Carol 14/06/2022minha estante
Abandonei esse livro. Vou tentar ler em outro momento, não consigo me apegar aos personagens, nem a escrita.?

@mariresenhando 08/07/2022minha estante
??????????

Raquel 17/01/2021

Extenso e denso
Théo é um adolescente francês de 14 anos filho de um francês e uma grega, que sempre demonstrou uma fragilidade além da média. O curioso é que mesmo tendo o nome de Théodore (que significa presente de Deus), Théo cresceu sem absolutamente nenhuma educação religiosa (seu pai era ateu convicto e detestava o catolicismo) e, tudo que sabia a respeito de religiões antigas e mitologia foi aprendido por conta própria ou inserido na sua cabeça por meio de sua vó materna grega, Théano.

A mãe desconfiava de que ele tinha algo errado, mas não sabia o que era. Até o dia que ele desmaia e os exames médicos confirmam: está gravemente doente. Em nenhum momento a autora explicitamente fala qual doença ele tem mas, analisando os sintomas e sinais, fica claro que ele tem leucemia. O caso é grave e aparentemente os médicos o deram pouco tempo de vida.

Entre o desespero da mãe e a austeridade do pai, surge Tia Marthe (irmã do pai), uma milionária viúva excêntrica extremamente viajada, que resolve levar o sobrinho para aproveitar o pouco tempo que o resta de vida viajando ao redor do mundo para aprofundar seus conhecimentos em religião e, quem sabe, desenvolver um pouco de fé.

Théo deixa sua namorada africana Fatou em Paris e sai com Tia Marthe rumo a uma viagem incrível por uma infinidade de países. Em cada local que visita, Théo conhece uma religião e se aprofunda naquelas já conhecidas. Também aproveita a viagem para fazer toda sorte de tratamentos medicinais alternativos, porém sempre realizando as paradas estratégicas em hospitais para fazer os exames e verificar o estado de sua saúde, conforme exigido por sua mãe. Dentre um dos países conhecidos, temos o Brasil. É retratado até bem, mas com uma ponta de preconceito por parte da tia francesa. Contudo, um brasileiro acaba por ganhar até um papel importante na trama.

Este livro é bastante extenso e exige uma certa força de vontade para lê-lo! São 614 páginas de um trabalho realmente muito bem feito e muito bem traduzido e que deve ter demandado à autora uns bons anos de estudo profundo em religiões.

O livro é tão rico de informações e detalhes que pode se tornar pesado e dificultoso de ler. Comecei a ler no final de 2012. Quando cheguei à Índia e seus 300 milhões de deuses, fui perdendo o interesse aos poucos e quando vi não tocava mais no livro havia 6 meses. Simplesmente empaquei. No final de 2013 resolvi dar mais uma chance ao livro e recomeçar do zero, desde o princípio, porém com outro objetivo na cabeça. Agora o objetivo seria não o de tentar absorver todas as informações que nos são oferecidas (É IMPOSSÍVEL), mas sim de aumentar um pouco a minha cultura geral. Desta vez a leitura fluiu de forma bem mais rápida, porém ainda me tomou 3 meses inteiros.

Se recomendo? Bom, se você se interessa por religiões como um estudioso e tem uma paciência um pouco mais exercitada para ler um livro tão extenso, sim! Porém, se você quer apenas um livro para uma leitura descompromissada e distrativa, sugiro procurar outro título...
Alê | @alexandrejjr 17/02/2022minha estante
De longe o melhor texto por aqui sobre a experiência de ler esse livro. Obrigado, Raquel!

Raquel 19/02/2022minha estante

simone267 27/08/2016

Uma das melhores recomendações de todos os tempos
Quando me recomendaram A Viagem de Théo como se fosse a O Mundo de Sophia das religiões, achei promissor mas não tinha ideia do quando gostaria deste livro.
Théo é um garoto comum, que adora jogos, tem família e amigos amorosos, mas sofre de uma doença que ninguém sabe explicar. A partir daí ele e sa tia resolvem fazer uma volta ao mundo das religiões, conhecendo os fundamentos de cada uma das principais religiões do mundo, por um ponto de vista limpo e simples. Agrega um conhecimento que todos deveriam ter, de uma forma suave e cativante.
Carla Maria 27/08/2016minha estante
Opa! Coloquei na fila de leitura... ;)

Andressa 22/10/2022

Bom?
Um pouco difícil de ler porque os personagens não são? muito cativantes.?. Mas também é bom pois é uma forma mais interessante de adquirir algum aprendizado sobre as religiões.?
Carol 22/01/2023minha estante
sim, estou com essa dificuldade. está me soando mais como um amontoado de informações sobre religião

Isabô Melina 22/10/2014

Essa semana dei a volta ao mundo!
Mudei de nome e gênero, me chamavam de Théo e voltei para a adolescência.
Tive uma namorada africana e fiquei muito, muito doente!
Depois de os médicos terem dado meu caso como perdido minha tia Marthe teve uma brilhante ideia: por que não dar a volta ao mundo das religiões?
Se a fé é tão forte, será que alguma fé do mundo não poderia me curar?
Foi assim que saí de Paris e visitei a Itália, a Índia, o Egito, o Senegal, a Turquia, a Rússia, o Japão, Israel, os Estados Unidos e até o Brasil!
Conheci um pouco do judaísmo, cristianismo, hinduísmo, islamismo, budismo, protestantismo e um monte de outras religiões.
Aprendi que não importa em qual parte do mundo você viva e qual crença pratique. No fundo todas as religiões são parecidas: todas são cheias de fé.
Essa semana eu li A VIAGEM DE THÉO.

Catherine Clément é uma francesa que escreveu A VIAGEM DE THÉO, um Romance das Religiões. Na forma de personagens religiosos por todas as partes do mundo ela nos mostra o fundamento de cada religião de um ponto de vista que muitas vezes nosso preconceito não nos permite ver. Recomendo esse livro a todos os curiosos que gostem um pouquinho de história e que sejam tolerantes com outras religiões. É um livro muito bonito, de linguagem fácil e que prende a atenção do leitor.
Andrea 19/08/2018minha estante
Se gostou porque deu apenas duas estrelas??

Dilcéia 08/04/2023

A jornada iniciática de Theo: Uma Busca Por Respostas
A Viagem Iniciática" de Catherine Clément, a jornada de Theo é vista como uma oportunidade de encontrar paz e equilíbrio, tanto físico quanto emocional.

Durante a jornada, Theo é submetido a várias práticas de cura de diferentes religiões e espiritualidades, e sua tia-avó espera que isso o ajude a se curar. Embora o foco principal do livro não seja a cura física, o resultado final dos exames mostra que a jornada foi bem-sucedida em curar a doença de Theo.

No entanto, vale ressaltar que a obra de Catherine Clément não trata apenas da cura física de Theo, mas também da sua jornada interior em busca de respostas espirituais e existenciais. Theo é exposto a diferentes práticas e crenças religiosas, o que o ajuda a desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo e a encontrar um sentido mais profundo em sua vida.
Renata 08/04/2023minha estante
Livro muito bom

Tatiely 20/08/2013

A Viagem de Théo
Dentre todas as coisas negativas que eu posso falar desse livro, vou falar da única positiva. O que posso dizer que aprendi com ele, foram as diversas religiões que eu não conhecia, e mesmo conhecendo continuo sendo cristã. Agora tirando isso, me esforcei pra ler esse livro inteiro, porque é um livro muito chato e que não dá emoção nenhuma.
Joel Premiani 11/08/2016minha estante
Concordo. Sou um leitor fanático dos mais variados gêneros, porém não consegui ir avante com este livro tal é a chatice do mesmo. A doença do garoto destoou completamente da linha que se percebe proposta no livro que é um passeio pelas religiões. Há muitas páginas enfadonhas as quais poderiam ter sido utilizadas para mais detalhes sobre o assunto nuclear.

Dani Feli7 25/10/2009

Para entender sobre as religiões mais conhecidas e praticadas no mundo.
Pela curiosidade de Theo, aprendemos a conhecer melhor essas religiões e a entender Deus em cada uma delas. O livro é grosso - o que abala o entusiamo de qualquer um - mas a história nos prende facilmente com informação e sensibilidade na medida certa.
Ari 06/11/2010minha estante
Pois é, estilo O mundo de Sofia, mas a primeira vez que peguei pra ler aA viagem de Théo, não consegui terminar, graaaaandeeee, quem sabe dou uma segunda chance pra ele.

Lilian.Inoue 16/05/2023

A viagem
Para aqueles que querem conhecer sobre as várias religiões ao redor do mundo, sem ser uma leitura técnica, cansativa recomendo!!
Ju Ragni 17/05/2023minha estante
Gostei, vou incluir na minha lista

Angel 20/03/2013

Aprendizado
Nossa este livro foi esclarecedor, aprendi muito a respeito das religiões e foi ótimo para ampliar minha visão cultural, politica e religiosa. Indico sempre este livro, pois viajei junto com Theo, senti os aromas e vi as cores, as luzes.... consegui me despir de todo preconceito.
Já cultivava amigos independente de sua crença ou a falta dela rsrsrs, agora além de cultivar os amigos procuro me inteirar mais da visão de mundo, morte, vida..... Aprendi a diferença entre religião e religiosidade.
Valerio.Assolari 21/03/2013minha estante
Estava na dúvida se pegava esse livro pra ler ou não, depois de ler seu comentário não tive mais dúvida, vou lê-lo :D

Andrea 02/03/2013

A Viagem de Théo

O livro nos conta a história de um menino francês de 14 anos, Théo, que encontra-se muito doente. Sua tia Marthe, uma mulher muito culta, bem de vida e viúva, quer ajudar e então resolve lhe dar um presente. Uma viagem pelo mundo das religiões. Como o menino não tinha tido nenhum tipo de educação religiosa ela achou que seria bom ele conhecer cada uma delas e tirar suas próprias conclusões. Com o consentimento de seus pais Théo parte para uma volta ao mundo com sua tia, passando por vários países (me lembro de pelo menos 12, mas são mais) conhecendo a cultura e principalmente a história das religiões de cada local. Vão a Israel conhecer Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, a Índia conhecer Hinduísmo, ao Brasil conhecer o Candomblé, e muitos outros lugares. A história dos dois na verdade é bem ‘chatinha’, foi um pretexto para a escritora escrever o que eu acho que é praticamente um guia sobre o assunto. Não chega a se aprofundar muito sobre nenhuma delas mas nos passa o básico de cada uma. Tem alguns contras como, por exemplo, ser uma leitura muito longa, tem mais de 600 páginas, acho que caberia bem em 400, onde podemos deduzir que teve sim, um pouco de enrolação. Em pelo menos dois momentos a leitura ficou muito cansativa: na Índia ( acho que eu tenho algum problema com a Índia, em ‘Comer, Rezar, Amar’ a leitura travou também nesta parte ) e depois no Senegal ( foi difícil sair do Senegal). No resto acho que fluiu bem. Uma das formas de medir o quanto um livro te acrescenta é quantidade de vezes que você fala dele com outras pessoas sobre as coisas que você aprendeu e este eu já citei em várias conversas. A diferença de sunitas e xiitas, as subdivisões dentro da igreja católica, o significado das flores das cerejeiras e da cerimônia do chá para os japoneses, e muitas coisas mais. Só não vou dar as 5 estrelas justamente pela enrolação em alguns momentos , mas pela quantidade de informação merecia sim a nota máxima. De qualquer forma achei que foi uma leitura muito válida.
Recomendo!
Victor 20/04/2016minha estante
Andrea, gostei muito da critica.
Eu tenho esse livro há alguns anos e começo e recomeço a ler, mas nunca termino.
Acho um ponto fraco mesmo nele. Queria que a historia fosse um pouco mais dinamica porque o livro em si é bom

Dea Balle 21/01/2009

Delicioso
À primeira vista, "A viagem de Theo" se parece muito com "O Mundo de Sofia". A diferença primordial entre os dois é que n'A Viagem de Theo a história que liga as explicações filosóficas-teológicas, apesar de ter um plot meio forçado, é muito bem escrita e gostosa de ler.

Marcelo 21/04/2009

Pelo mundo das religiões
Um livro interessante para quem quer conhecer de uma forma bem superficial as características das mais conhecidas religiões do ocidente e do oriente.

otxjunior 18/04/2024

A Viagem de Théo, Catherine Clement
Um Mundo de Sofia das religiões, mas menos ajambrado: na ânsia de abraçar o mundo, ou rodá-lo, o menino faz perguntas sem sentido para dar oportunidade a seu interlocutor de falar sobre quase tudo. Por outro lado, quem melhor que uma criança pra questionar os dogmas consolidados?

Moitta 25/08/2009

Volta ao mundo das religiões
A forma mais agradável e consisa de se conhecer um pouco de cada religião do mundo, por meio de um belo e cativante romance, ondo o Théo (personagem pricipal) esta terrivelmente doente e sua tia rica resolve levá-lo numa "volta ao mundo das religiões". Em cada novo país que eles chegam são recepcionados por algum amigo ou contato da tia que se encarrega de explicar a historia da religião do lugar, naturalmente com um pouco da cultura e/ou geografia também. Para poder ir à próxima cidade, Théo, que adora enigmas, deve decifrar as charadas de sua tia, feitas com o intuito de tornar a viagem mais animada e ensinar curiosidades ao sobrinho. O livro é muito rico no seu apanhado geral das culturas e grandes religiões do mundo, há encontro com padres, rabinos, sacerdotes, pais de santo e muito mais. Apesar de ser as vezes achado na categoria "infantil", tem mais de 300 páginas e informações que a maioria dos adultos desconhece.