A Viagem de Théo Catherine Clément

Resenhas - A Viagem de Théo

Valéria 12/03/2012

Esse com certeza será o "catecismo" de meus filhos. A viagem de um jovem pelo mundo para conhecer as diversas religiões. Muito, muito bom.

Andrea 02/03/2013

A Viagem de Théo

O livro nos conta a história de um menino francês de 14 anos, Théo, que encontra-se muito doente. Sua tia Marthe, uma mulher muito culta, bem de vida e viúva, quer ajudar e então resolve lhe dar um presente. Uma viagem pelo mundo das religiões. Como o menino não tinha tido nenhum tipo de educação religiosa ela achou que seria bom ele conhecer cada uma delas e tirar suas próprias conclusões. Com o consentimento de seus pais Théo parte para uma volta ao mundo com sua tia, passando por vários países (me lembro de pelo menos 12, mas são mais) conhecendo a cultura e principalmente a história das religiões de cada local. Vão a Israel conhecer Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, a Índia conhecer Hinduísmo, ao Brasil conhecer o Candomblé, e muitos outros lugares. A história dos dois na verdade é bem ‘chatinha’, foi um pretexto para a escritora escrever o que eu acho que é praticamente um guia sobre o assunto. Não chega a se aprofundar muito sobre nenhuma delas mas nos passa o básico de cada uma. Tem alguns contras como, por exemplo, ser uma leitura muito longa, tem mais de 600 páginas, acho que caberia bem em 400, onde podemos deduzir que teve sim, um pouco de enrolação. Em pelo menos dois momentos a leitura ficou muito cansativa: na Índia ( acho que eu tenho algum problema com a Índia, em ‘Comer, Rezar, Amar’ a leitura travou também nesta parte ) e depois no Senegal ( foi difícil sair do Senegal). No resto acho que fluiu bem. Uma das formas de medir o quanto um livro te acrescenta é quantidade de vezes que você fala dele com outras pessoas sobre as coisas que você aprendeu e este eu já citei em várias conversas. A diferença de sunitas e xiitas, as subdivisões dentro da igreja católica, o significado das flores das cerejeiras e da cerimônia do chá para os japoneses, e muitas coisas mais. Só não vou dar as 5 estrelas justamente pela enrolação em alguns momentos , mas pela quantidade de informação merecia sim a nota máxima. De qualquer forma achei que foi uma leitura muito válida.
Recomendo!
Victor 20/04/2016minha estante
Andrea, gostei muito da critica.
Eu tenho esse livro há alguns anos e começo e recomeço a ler, mas nunca termino.
Acho um ponto fraco mesmo nele. Queria que a historia fosse um pouco mais dinamica porque o livro em si é bom

Angel 20/03/2013

Aprendizado
Nossa este livro foi esclarecedor, aprendi muito a respeito das religiões e foi ótimo para ampliar minha visão cultural, politica e religiosa. Indico sempre este livro, pois viajei junto com Theo, senti os aromas e vi as cores, as luzes.... consegui me despir de todo preconceito.
Já cultivava amigos independente de sua crença ou a falta dela rsrsrs, agora além de cultivar os amigos procuro me inteirar mais da visão de mundo, morte, vida..... Aprendi a diferença entre religião e religiosidade.
Valério 21/03/2013minha estante
Estava na dúvida se pegava esse livro pra ler ou não, depois de ler seu comentário não tive mais dúvida, vou lê-lo :D

Fernanda :) 23/04/2010

Jornada espiritual
Uma leitura super-gostosa para quem quer saber um pouco sobre as principais religiões, e outras não tão conhecidas. Enquanto Théo roda o mundo com a tia, vamos aprendendo sobre diversas crenças e filosofias de vida existentes ao redor do planeta. Bem interessante para os curiosos em espiritualidade, especificamente os que ainda não se encaixaram em religião alguma, e acreditam na cura espiritual. Percebe-se que a autora pesquisou sobre o assunto, e ainda criou uma história muito bonitinha para usar de base.

O Leitor 10/03/2009

A autora queria fazer um livro do tipo O Mundo de Sofia, ms ao invés de filosofia conta a história das religiões. Só que a história do livro não é tão cativante quanto da Sofia, a doença do Théo não prende a atenção de ninguém, o livro é previsível, a tia do menino tem muito dinheiro e resolve levar o menino com uma doença terminal para uma volta ao mundo pelas religiões sem nenhuma explicação coerente. Enfim, sem pé nem cabeça...

Viajante da Leitura 27/12/2010

Não é que não gostei
Religião é um assunto sério!
Théo, pra início da conversa não teve um alicerce em religião nenhuma e então doente, a família,a tia , na verdade resolveu se preocupar com isso, bem nunca é tarde...
O livro é bem específico em cada assunto abordado sem sair do tema.
Resumindo...Prefiro a doce e fantástica ficção!!

Luis Netto 21/11/2010

A Viagem de Théo
Em ”A Viagem de Théo”, obra de Catherine Clément, livro este conhecido com o romance das religiões, é um retrato em que Catherine demonstra sua grande capacidade de reunir todas as religiões existentes no mundo em uma trama fantástica, protagonizada por Théo Fournay, um garoto de personalidade forte, que não se deixa levar pela cabeça dos outros, sempre impondo suas opiniões e gostos. Théo sempre gostou de tecnologia, livros e principalmente sempre admirou todas as religiões.
Vocês devem estar perguntando ‘mas por que Théo gosta tanto de religiões? A resposta é que Théo apesar de não ter uma religião definida, procura conhecer como cada uma delas retrata Deus e como isto pode influenciar na vida de um cidadão.
Mas Théo sabia que para adquirir todo o conhecimento que queria teria de sair de sua terra natal, Paris, onde morava com os pais e com sua irmã; ele tinha também uma namorada cujo nome era Fatou, uma senegalesa que viveu toda sua vida na Cidade das Luzes. Théo então abandonou tudo e seguiu atrás de sua sabedoria. Pois, segundo o pensador Voltaire, ‘o amante do conhecimento, é quem está mais próximo do saber’.
Só tinha um problema: Théo não estava muito bem de saúde, por isso contou com a ajuda de sua tia Marthe, mulher extraordinária, que leva Théo para conhecer o mundo que existia nos livros, as religiões, paisagens, os museus, etc.
Théo visita Nova York, Salvador, Roma, Jerusalém, Cairo, Tóquio, entre outros, e viu que todas as religiões como: catolicismo, judaísmo, budismo, islamismo, protestantismo, e outras tem sua crença, e que cada uma tem seu jeito de ver Deus. Com isso Théo se torna um rapaz muitíssimo religioso, mas sem nunca escolher uma religião, pois conhece a essência e a vitalidade de cada uma delas.
Um livro emocionante do começo ao fim, capaz de mudar nossos conceitos sobre religiões.
Recomendo a todos.

Psychobooks 09/05/2010

Caso alguns de vcs não saibam, sou uma pessoa extremamente curiosa, e que apesar de não seguir religião nenhuma, adoro estudar o tema e, esse livro trata justamente sobre isso: religiões.
Esse livro me foi apresentado pelo meu avô, e ao longo do livro podemos conhecer um pouco de cada religião, entendo muitos porquês. Aliás, uma parte muito interessante é um pequena explicação sobre Jerusalém e suas três religiões: Judaísmo, Catolicismo e Islamismo.
O livro nos explica a origem da chamada 'guerra santa', sem parecer uma aula de história maçante.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Marconi Brasil 07/07/2010

'O mundo de Sofia' sobre religiões
Theo é um menino querido que descobre ser portador de doença rara, tendo pouco tempo de vida. A ciência não deu chance a Theo. Uma tia libertária, que viajou meio mundo, acredita que a fé é a última chance do garoto. A família rejeita, mas ela os convence a permitir uma tentativa: viajar com Theo pelo mundo explorando todas as formas de fé. Essa viagem apresenta um novo mundo a Theo, cuja vida mudará para sempre.

Delicioso texto, mostrando uma perspectiva sem preconceitos sobre fé e religião. Descreve rituais e tradições milenares. Excelente pesquisa. Recomendo.

Vanessa 06/06/2013

Trecho que acho sublime!
"E, percebais ou não, o universo se desenrola sem dúvida como deveria. Estai em paz com Deus, qualquer que seja vossa concepção dele e, quaisquer sejam vossas obras e vossos sonhos, guardai no desconcerto ruidoso da vida a paz em vossa alma. Com todas as suas perfídias, as suas tarefas fastidiosas e os seus sonhos desfeitos, o mundo é belo! Prestai atenção… Tratai de ser felizes".

Bruno Freitas 04/05/2015

Uma 'tour' rápido pelas religões
Ganhei A Viagem de Théo de presente de aniversário de um amigo no ano passado (até então, eu nunca tinha ouvido falar sobre o livro) e não podia deixar de ler a história. A sinopse me chamou a atenção e coloquei a publicação nas minhas leituras de 2015.

O livro tem 668 páginas com muita informação sobre algumas das mais importantes religiões do mundo. Para passar por cada uma das religiões citadas no livro, a autora Catherine Clément, narra a história do jovem Théo que sofre com uma doença terminal. Marthe, tia do garoto, entra na história e leva Théo a uma volta ao mundo pelas religiões com o objetivo de buscar a cura para a doença do menino.

Em cada país que eles desembarcam, Théo encontra velhos amigos de Tia Marthe que os ajudam a entender um pouco de cada religião e os levam para conhecer os pontos de peregrinação e de fé de cada crença. Em cada novo país, Théo também visita hospitais para averiguar o estado de saúde.

O livro é cheio de detalhes, muitos detalhes mesmo, e informações verdadeiras (caso o leitor seja curioso, vale grifar no livro os pontos turísticos religiosos citados e as curiosidades sobre cada crença e fazer uma busca mais detalhada na internet). A Viagem de Théo não é um livro de fácil compreensão, principalmente, se você quiser entender os mistérios e as crenças de cada cultura que são bem diferentes das nossas.

Recomendo a leitura, pesquise mais sobre os fatos que achar interessante e uma boa viagem pra você!

site: http://livroeprosa.blogspot.com.br/2015/05/resenha-viagem-de-theo.html

Juliana 24/09/2012

Simplesmente maravilhoso! enriquece a alma!

@flay_gaby 17/12/2012

Um dos livros mais gostosos que já li, com uma história que te prende do início ao fim, o protagonista Théo é levado pela sua tia Marthe para um fascinante passeio pelo mundo das religiões. A proposta é fazer com o que o garoto, já desenganado pelos médicos por possuir uma doença desconhecida, possa conhecer as religiões existentes passando pelos locais onde elas nasceram ou mais se sobressaem, e possa buscar a cura do corpo e da alma. O que mais nos fascina é a forma com o que são mostradas as religiões, seus costumes, histórias, descrições de países, nos proporcionando uma verdadeira aula de cultura, antropologia, história, geografia, religião, e principalmente nos abrindo a mente para nos livrar de alguma possível alienação. Mostrando os erros e maiores benefícios que as religiões nos trazem, a autora não diz que uma é melhor que a outra, mais sim que o que importa é o amor que nos impulsiona a viver e viver de forma harmoniosa com os nossos.

CGarrido 04/10/2011

Este é um dos livros mais bonitos que já li na vida! Foi impressionante como ele tocou a mim e a minha irmã. Achei a narrativa fluida e a estória uma aventura!

Lya 18/05/2014

o melhor dos melhores
ao longo dos meus quase 60 anos, afirmo que já li pelos menos mil livros.......mas este.....eu nunca mais vou ser a mesma, é simplesmente fabuloso.