A Viagem de Théo

A Viagem de Théo Catherine Clément

Resenhas - A Viagem de Théo

Valéria 12/03/2012

Esse com certeza será o "catecismo" de meus filhos. A viagem de um jovem pelo mundo para conhecer as diversas religiões. Muito, muito bom.

Julia Manjko 23/05/2023

Muito bonitinho
Um livro com uma história bem simples , simples até demais as vezes, mas levando em conta q a historinha do Theo é só um pretexto para a autora te apresentar as religiões de uma forma mais lúdica, ela funciona bem.

A Tia Marthe me irritou muito em alguns momentos, principalmente quando ela queria debater as religiões de forma desrespeitosa ( as vezes dava a impressão q era só para se aparecer). O Theo pra mim não parece q tem 14 anos e sim uns 9, e isso ficou bem estranho em alguns momentos.

Resumindo a trama em si não é o forte do livro, mas em alguns momentos ela nos rende momentos muito fofos e emocionantes.

O final é muito muito lindo.

Recomendo muito a leitura a todos, é um livro fácil e leve e de bônus ainda proporciona muito conhecimento.

Rubens.Memari 24/08/2021

Uma viagem com belas paradas
Não é fácil falar deste livro... A proposta de conhecer as religiões através de uma extensa viagem pelo mundo é observada desde o início, mas alguns comentários precisam ser feitos.
A história é bem tranquila. Um adolescente chamado Théo, que mora em Paris, descobre que tem uma doença grave. Já com a saúde debilitada, é convidado a conhecer as principais religiões do mundo em uma viagem acompanhado de sua tia Marthe, uma mulher bem sucedida e que acredita que seu sobrinho pode se restabelecer através de uma cura realizada por algum sacerdote de uma das religiões. E aí começa essa grandiosa viagem pelo mundo, em cada país os dois são recebidos por um "guia religioso".
As viagens acontecem, e aí está a minha principal crítica do livro. Inclusive ela tem nome: tia Marthe. Acontece que essa mulher (que talvez seja a autora personificada na história) é extremamente crítica em algumas dessas visitas às religiões, chega a incomodar na leitura. Por outro lado, em certos momentos ela se deixa ser deslumbrada por algumas religiões. E em outras ela "apaga" por ter exagerado na bebida, e ficamos sem a sua referência.
Assim, minha opinião é que houve uma desigualdade na exposição das religiões visitadas. E na visita ao nosso querido Brasil, a decepção foi grande: em pouquíssimas páginas, a viagem é encerrada, embora no livro conste que a dupla passou vários dias em terras brasileiras.
Ainda assim, gostei do livro. O grande momento, para mim, foi o passeio no Japão! E gostei do final, achei que a autora conseguiu fechar a história muito bem, diante do desafio proposto.
Leia o livro e aproveite a viagem!

Nanda 08/04/2021

Adorei.
Se vc tem curiosidade sobre as religiões ao redor do mundo, esse livro é para vc. Ele te faz viajar ao redor do mundo aprendendo um pouco sobre as religiões e costumes de cada local por onde o personagem passa. Muito interessante mesmo. O único ponto negativo: não é uma leitura simples e nem rápida, mas não se preocupe, pois vc nao vai se cansar facilmente. E te deixa com um quentinho no coração ao final da leitura.

Bielzin 19/04/2022

Uma nova visão das religiões
Confessar que normalmente eu estudava apenas as três grandes monoteístas, mas a experiência de viajar junto do Theo pelo mundo me fez repensar muito sobre tudo que eu sei sobre crença religiosa.
Quero fazer uma viagem assim também, descubrir. E ter uma Pítia me ajudando.

Cada personagens é memorável...todos ao seu modo e ideologia. E o amadurecimento do Theo...Saudade, palavra única que diz muito para quem sabe seu significado.

Farei de questão reler.

Lizuly 01/06/2021

Aprendendo no Processo ??
O encanto deste livro, para mim, foi poder viajar pelas religiões, notar os diversos modos de compreende-las e senti-las. Pouco a pouco fui entrando nas tramas do mundo, descobrindo suas bases, suas histórias, o que ajudou a crescer o nome de uma dada religião ou o que a fez cair para outra surgir de suas bases.

A maneira poética que Théo fecha o livro comentando sobre sua visão de tudo foi o que mais me cativou, ele era tão preso em seu próprio mundo, tão recluso em sua casa, ver esse crescimento me encheu de orgulho por quem ele é atualmente. Sinto eterna gratidão pela recomendação de minha mãe para ler este livro.

Embora tenha ocorrido momentos que me deixou irritada, frustrada e até mesmo confusa, sinto que essa leitura me fez crescer como os personagens nela descritos. A vivência deles não foi o foco, mas sem sombra de dúvidas, marcou meu coração com os doces laços encontrados ali, com as descobertas e avanços que eles tiveram, em especial com a visão singular que, somente após compreender inúmeras vertentes, um jovem poderia ter! Théo expressou tudo perfeitamente com seus resumos e eu achei isso muito importante para seu desenvolvimento. Ouso dizer que para o meu aprendizado também.

Para todos que desejam aprender um pouco mais desse universo religioso, leia "A Viagem de Théo".

Dilcéia 08/04/2023

A jornada iniciática de Theo: Uma Busca Por Respostas
A Viagem Iniciática" de Catherine Clément, a jornada de Theo é vista como uma oportunidade de encontrar paz e equilíbrio, tanto físico quanto emocional.

Durante a jornada, Theo é submetido a várias práticas de cura de diferentes religiões e espiritualidades, e sua tia-avó espera que isso o ajude a se curar. Embora o foco principal do livro não seja a cura física, o resultado final dos exames mostra que a jornada foi bem-sucedida em curar a doença de Theo.

No entanto, vale ressaltar que a obra de Catherine Clément não trata apenas da cura física de Theo, mas também da sua jornada interior em busca de respostas espirituais e existenciais. Theo é exposto a diferentes práticas e crenças religiosas, o que o ajuda a desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo e a encontrar um sentido mais profundo em sua vida.
Renata 08/04/2023minha estante
Livro muito bom

Andrea 02/03/2013

A Viagem de Théo

O livro nos conta a história de um menino francês de 14 anos, Théo, que encontra-se muito doente. Sua tia Marthe, uma mulher muito culta, bem de vida e viúva, quer ajudar e então resolve lhe dar um presente. Uma viagem pelo mundo das religiões. Como o menino não tinha tido nenhum tipo de educação religiosa ela achou que seria bom ele conhecer cada uma delas e tirar suas próprias conclusões. Com o consentimento de seus pais Théo parte para uma volta ao mundo com sua tia, passando por vários países (me lembro de pelo menos 12, mas são mais) conhecendo a cultura e principalmente a história das religiões de cada local. Vão a Israel conhecer Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, a Índia conhecer Hinduísmo, ao Brasil conhecer o Candomblé, e muitos outros lugares. A história dos dois na verdade é bem ‘chatinha’, foi um pretexto para a escritora escrever o que eu acho que é praticamente um guia sobre o assunto. Não chega a se aprofundar muito sobre nenhuma delas mas nos passa o básico de cada uma. Tem alguns contras como, por exemplo, ser uma leitura muito longa, tem mais de 600 páginas, acho que caberia bem em 400, onde podemos deduzir que teve sim, um pouco de enrolação. Em pelo menos dois momentos a leitura ficou muito cansativa: na Índia ( acho que eu tenho algum problema com a Índia, em ‘Comer, Rezar, Amar’ a leitura travou também nesta parte ) e depois no Senegal ( foi difícil sair do Senegal). No resto acho que fluiu bem. Uma das formas de medir o quanto um livro te acrescenta é quantidade de vezes que você fala dele com outras pessoas sobre as coisas que você aprendeu e este eu já citei em várias conversas. A diferença de sunitas e xiitas, as subdivisões dentro da igreja católica, o significado das flores das cerejeiras e da cerimônia do chá para os japoneses, e muitas coisas mais. Só não vou dar as 5 estrelas justamente pela enrolação em alguns momentos , mas pela quantidade de informação merecia sim a nota máxima. De qualquer forma achei que foi uma leitura muito válida.
Recomendo!
Victor 20/04/2016minha estante
Andrea, gostei muito da critica.
Eu tenho esse livro há alguns anos e começo e recomeço a ler, mas nunca termino.
Acho um ponto fraco mesmo nele. Queria que a historia fosse um pouco mais dinamica porque o livro em si é bom

Geo.Alencar 18/03/2021

A melhor viagem do mundo
Já tinha lido anteriormente a esse livro "O mundo de sofia" e me encantei demais com o jovem Théo. Tenho uma conexão especial com esse livro porque antes de encontra-lo estava procurando um livro sobre religiões e o primeiro que eu bati o olho na estante do sebo foi ele!
Aprendi muitas coisas com o livro e óbvio que ele é só um "start" para entender e se aprofundar nas religiões. Algumas delas eu já tinha um conhecimento sobre, mas outras foram como um "despertar". Ao ler lembrei-me da frase de marx "A religião é o ópio do povo" que nada mais é do que cura para dor, alívio da alma. A religião é isso, traz cura, mas também traz alienação. É preciso que consumamos tudo com criticidade.
Enfim, esse livro tem algo que nos prende e confesso que fiquei o livro todo esperando que eles chegassem no Brasil e amei a aparição do candomblé!
Ps: A tia Marthe é muito chatinha, poderia ser como Alberto em "O mundo de Sofia".

Fat212 21/12/2020

Um pouco de cada lugar
Religião, fé, ?guerra e paz?. Onde o certo e o errado são uma questão de referencial.

Angel 20/03/2013

Aprendizado
Nossa este livro foi esclarecedor, aprendi muito a respeito das religiões e foi ótimo para ampliar minha visão cultural, politica e religiosa. Indico sempre este livro, pois viajei junto com Theo, senti os aromas e vi as cores, as luzes.... consegui me despir de todo preconceito.
Já cultivava amigos independente de sua crença ou a falta dela rsrsrs, agora além de cultivar os amigos procuro me inteirar mais da visão de mundo, morte, vida..... Aprendi a diferença entre religião e religiosidade.
Valerio.Assolari 21/03/2013minha estante
Estava na dúvida se pegava esse livro pra ler ou não, depois de ler seu comentário não tive mais dúvida, vou lê-lo :D

O Leitor 10/03/2009

A autora queria fazer um livro do tipo O Mundo de Sofia, mas ao invés de filosofia conta a história das religiões. Só que a história do livro não é tão cativante quanto da Sofia, a doença do Théo não prende a atenção de ninguém, o livro é previsível, a tia do menino tem muito dinheiro e resolve levar o menino com uma doença terminal para uma volta ao mundo pelas religiões sem nenhuma explicação coerente. Enfim, sem pé nem cabeça...

Jessi 21/01/2023

Romance das religiões
A viagem de Théo foi publicado a primeira vez em 1998, pela francesa Caterine Clément que estudou filosofia e ciências humanas, o livro é basicamente um resumão de todas as religiões do mundo, Théo é um adolescente francês que está com uma doença que os médicos não conseguem dizer o que ela é, sua tia então propõem uma viagem ao mundo passando por todas as religiões do mundo, eles saem por essa aventura em busca da cura de Theo descobrindo novas culturas e religiões diversas. O livro é bem fluido, só precisa de um pouco de paciência porque é um pouquinho grande (600 páginas), mas é um ótimo livro é super recomendo!!

madu.taveira 15/12/2022

Ano que vem, em Jerusalém
Termino esse livro simplesmente encantada! Théo é um menino de 14 anos que, graças a um infortúnio, faz uma viagem ao mundo das religiões, passando inclusive pelo Brasil. Confesso que em alguns momentos foi fácil ?esquecer? algumas informações ? os exames necessários para a doença de Théo, sua idade, algumas relações de parentesco, nome dos personagens ? porque a verdadeira história se desenrola lindamente, numa facilidade impressionante de ser compreendida: o conhecimento das religiões, dos povos, dos costumes, os ideais sagrados, o próprio Deus. Fiquei fascinada do começo ao fim, e certamente o lerei de novo em algum momento ? agora é meu catecismo.

Pablo Paz 19/09/2021

Romance de formação
Uma obra de ficção com personagens cativantes que nos explica a função e o significado antropológico (não- ficção) das religiões na história da humanidade. Catherine Clément, antropóloga de formação, escreveu um belo livro recheado de muita cultura no gênero romance de formação. Se você gostou de 'O Mundo de Sofia', provavelmente gostará deste 'A Viagem de Theo'. Um daqueles livros que além de agradável e bem escrito, contribui para a formação de espíritos tolerantes, ainda mais nesses tempos de relativa intolerância por que passa o país do carnaval. Daqueles livros que todos devíamos ler ainda no ensino médio. Vale a leitura...