A Viagem de Théo

A Viagem de Théo Catherine Clément

Resenhas - A Viagem de Théo

Demetrio.Avigo 26/04/2016

Viagem pelo mundo com esse livro
Trata-se de um livro difícil de ser digerido, portanto deve ser lido com calma. Não por isso deixa de ser delicioso. Viajar pelo mundo e conhecer um pouquinho de algumas religiões é uma experiencia enriquecedora. Durante a leitura eu anotava termos, personagens e lugares que mais tarde consultava na internet para ter uma imersão ainda maior na história.

Dani Feli7 25/10/2009

Para entender sobre as religiões mais conhecidas e praticadas no mundo.
Pela curiosidade de Theo, aprendemos a conhecer melhor essas religiões e a entender Deus em cada uma delas. O livro é grosso - o que abala o entusiamo de qualquer um - mas a história nos prende facilmente com informação e sensibilidade na medida certa.
Ari 06/11/2010minha estante
Pois é, estilo O mundo de Sofia, mas a primeira vez que peguei pra ler aA viagem de Théo, não consegui terminar, graaaaandeeee, quem sabe dou uma segunda chance pra ele.

Kimberly F. 13/12/2009

Interessante
Ganhei esse livro a uns quatro anos, de uma tia. É um livro bem legal, que conta a história de várias religiões. Porém, é bastante cansativo. Até hoje não consegui terminar. Para quem não tem paciência eu não recomendo. Mas para quem precisa de um manual de religiões, é uma boa pedida!
Kim.

livrodebolso 14/10/2019

Théo não recebeu educação religiosa em sua infância, ainda assim, sempre fora curioso sobre as muitas religiões ao redor do mundo, sobretudo, a mitologia egípcia, tema de um vídeo game do qual gostava. Aos quatorze anos, descobriu-se vítima de alguma doença, sobre a qual seus pais eram sempre misteriosos. Surpreendentemente, sua tia, viúva e rica, veio visitá-lo com uma intenção única: levar Théo para uma volta ao mundo das religiões, como um "presente de despedida", afinal, ele estava prestes a morrer.
A viagem, planejada conforme seu jogo, o levaria para conhecer os aspectos peculiares da fé de diferentes países, a cultura e as soluções para crenças distintas. Théo precisaria desvendar pistas que indicariam qual o próximo destino, e seria guiado por amigos de sua tia, especialistas nas religiões que interessavam em cada país. E este é o principal pecado do livro: a autora se apega aos ritos mais chocantes para traçar um retrato local, de forma que muitas características ficam de fora. Uma vez escolhida a religião preferida da tia, conta-se algo de História, informações complexas em poucos parágrafos e um relato detalhado de algum ritual místico, com o máximo de sensacionalismo possível.
De qualquer forma, é um bom livro introdutório, sendo escrito aos moldes de O Mundo de Sofia, para quem pouco sabe sobre a cultura religiosa.
Não posso negar que, quando Théo visitou o Brasil, focando nos ritos do Candomblé, me emocionei profundamente, pois a autora sabe narrar de forma ímpar as particularidades da crença das pessoas, mesmo eu não sendo de tal religião.
Uma questão que me agradou, foi o esclarecimento sobre o sincretismo que envolve o mundo: as misturas feitas através do tempo, e a mudança nas tradições e na própria fé das pessoas, algo que nós, brasileiros, entendemos bem. Brasil é sinônimo de sincretismo, de mistura. Aliás, o mundo todo é.
A autora não se apega ao discurso de tolerância, mas é a lição principal desse pequeno calhamaço. Théo descobriu que sua doença era na alma, e que precisaria utilizar um pouco de cada religião para se curar, subir os galhos da grande árvore religiosa, e acreditar.

Alzira 30/08/2022

Encantada! ????
Esse livro foi uma indicação de uma professora da minha filha. Comprei pra ela e me interessei. Théo é um adolescente que está muito doente. Sua tia rica, Marthe, o leva para uma viagem bem longa, que dura 9 meses e o faz conhecer as religiões e suas histórias. Também conhece pelo caminho "jardineiros" que o ajudam a entender tais religiões. Com ele viajamos também, de país a país, de religião a religião. Gostei de conhecer no Brasil, o maior país cristão do mundo, detalhes que ignorava sobre o Candomblé. Eu sou da maioria brasileira cristã, mas sou da minoria espírita, que também é vista com preconceito pelos que a desconhecem, bem como são vistas as religiões de matriz africana em meu país. Por isso achei importante a escolha dessa religião para representar nosso país no livro. Amei o fim, quanta sabedoria nas lições aprendidas por Théo. Ele realmente cresceu, amadureceu e evoluiu. Ah, o espiritismo foi esquecido no livro. Acho que muitos só o tratam por doutrina filosófica, embora ele seja filosofia, ciência e religião. Mas isso não muda minha opinião sobre o livro: ele é maravilhoso. Se Théo se cura? Ah, não vou dar spoiler, mas vou deixar a oração que tia Marthe entrega a Théo e Fatou, sua namorada e "Pítia" no fim do livro:
"Ide tranqüilamente entre o tumulto e a pressa e lembrai-vos da paz que pode existir no silêncio. Sem alienação, vivei tanto quanto possível em bons termos com todas as pessoas. Dizei calma e claramente vossa verdade, e ouvi os outros, mesmo o pobre de espírito e o ignorante; eles também têm sua história. Evitai os indivíduos barulhentos e agressivos, eles são um insulto para o espírito. Não vos compareis com ninguém: correríeis o risco de vos tornar vaidosos. Sempre há alguém maior e menor que vós? Desfrutai vossos projetos assim como vossas realizações, sede sempre interessados em vossa carreira, por mais modesta que seja: é uma verdadeira posse nas prosperidades mutáveis do tempo. Sede prudentes em vossos negócios, porque o mundo está cheio de malícias. Mas não sejais cegos no que concerne à virtude que existe: vários indivíduos buscam os grandes ideais e em toda parte a vida é repleta de heroísmo. Sede vós mesmos. Sobretudo não simuleis a amizade! Tampouco sede cínicos no amor, porque em face de qualquer esterilidade e de qualquer desencanto ele é tão eterno quanto a relva? Aceitai com bondade o conselho dos anos renunciando com graça a vossa juventude. Fortalecei a prudência de espírito para vos proteger em caso de infortúnio repentino. Mas não vos aborreçais com quimeras! Numerosos temores nascem da fadiga e da solidão? Para lá de uma disciplina sadia, sede ternos convosco mesmos. Sois filhos do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas: Tendes o direito de estar aqui? E, percebais ou não, o universo se desenrola sem dúvida como deveria. Estai em paz com Deus, qualquer que seja vossa concepção dele e, quaisquer que sejam vossas obras e vossos sonhos, guardai no desconcerto ruidoso da vida a paz em vossa alma. Com todas as suas perfídias, as suas tarefas fastidiosas e os seus sonhos desfeitos, o mundo é belo! Prestai atenção? Tratai de ser felizes."

Desiderata ? Uma oração para todas as religiões

Fernanda 30/12/2009

Sinceramente, não o considero um livro bom. o início do livro aparenta ser bem interessante (o que me fez comprar o livro, já que a idéia era maravilhosa), mas a maneira como ela desenvolve é muito cansativa. poderia ter sido muito melhor, pois, ao ler o livro, nota-se que a autora realmente pesquisou sobre as religiões abordadas na obra, porém parece que ela não soube trabalhar direito com o material que ela tinha em mãos.

Marcelo 07/09/2011

Inesquecível
Ainda hoje, mais de 15 anos depois de ter lido esta obra de Catherine, considero uma das melhores que já li, sobretudo pela grau, em certo sentido, de imparcialidade com que ela aborda o tema da religião, passando pelas mais variadas culturas e o impacto da fé, moldando a sociedade em seu pensamento cotidiano. A estilo inusitado com que agrega experiências comuns e infantis, na viagem sugestiva de Theo, é simplesmente maravilhoso.

simone267 27/08/2016

Uma das melhores recomendações de todos os tempos
Quando me recomendaram A Viagem de Théo como se fosse a O Mundo de Sophia das religiões, achei promissor mas não tinha ideia do quando gostaria deste livro.
Théo é um garoto comum, que adora jogos, tem família e amigos amorosos, mas sofre de uma doença que ninguém sabe explicar. A partir daí ele e sa tia resolvem fazer uma volta ao mundo das religiões, conhecendo os fundamentos de cada uma das principais religiões do mundo, por um ponto de vista limpo e simples. Agrega um conhecimento que todos deveriam ter, de uma forma suave e cativante.
Carla Maria 27/08/2016minha estante
Opa! Coloquei na fila de leitura... ;)

Rose Salles 09/07/2009

Cansativo, apesar de abordar tema super interessante: religiões. Enquanto lia (me arrastando) li 4 livros diferentes...Mas o final teve um bom fechamento.

CGarrido 04/10/2011

Este é um dos livros mais bonitos que já li na vida! Foi impressionante como ele tocou a mim e a minha irmã. Achei a narrativa fluida e a estória uma aventura!

Juliana 24/09/2012

Simplesmente maravilhoso! enriquece a alma!

Kizzy 23/10/2012

Lindo e poético romance sobre as religiões do mundo, a viagem de Theo faz parecer viva a experiência de cada uma das pequenas ou grandes religiões que são praticadas pelo mundo.
Apesar de bem extenso e denso no que diz respeito às explicações teológicas, ao ponto de as vezes torna-se cansativo, o livro traz uma abordagem generalista e aparentemente sem viés de escolha e o romance, mesmo que esteja em segundo plano ajuda a deixar mais acessível um assunto tão denso quanto Teologia.
A definição da árvore da vida do Theo no fim do livro, para mim, é dos conceitos mais democráticos e poéticos que já vi sobre a Teologia. O mundo seria essencialmente melhor se todos entendessemos que Deus é Deus não importa o nome que se dê a ele ou a forma como você o adora.
Apesar de não ser tão cativante quanto o mundo de sofia, é uma belíssima e instrutiva leitura. Ótimo livro.

@flay_gaby 17/12/2012

Um dos livros mais gostosos que já li, com uma história que te prende do início ao fim, o protagonista Théo é levado pela sua tia Marthe para um fascinante passeio pelo mundo das religiões. A proposta é fazer com o que o garoto, já desenganado pelos médicos por possuir uma doença desconhecida, possa conhecer as religiões existentes passando pelos locais onde elas nasceram ou mais se sobressaem, e possa buscar a cura do corpo e da alma. O que mais nos fascina é a forma com o que são mostradas as religiões, seus costumes, histórias, descrições de países, nos proporcionando uma verdadeira aula de cultura, antropologia, história, geografia, religião, e principalmente nos abrindo a mente para nos livrar de alguma possível alienação. Mostrando os erros e maiores benefícios que as religiões nos trazem, a autora não diz que uma é melhor que a outra, mais sim que o que importa é o amor que nos impulsiona a viver e viver de forma harmoniosa com os nossos.

Eduardo 03/01/2013

Um livro leve que relata a busca da cura de um garoto com grave doença, cuja tia proporciona uma volta ao mundo em sua companhia, onde Théo vai se deparar com uma série de rituais religiosos, os mais diversos e incomuns possíveis, que para ele não passa de novos conhecimentos, mas para a tia uma possível cura. Muito interessante!

José Ros 14/03/2014

A Viagem de Théo, livro de Catherine Clément, é uma verdadeira aula de religiosidade pelo mundo, além de uma aventura linda e magnifica. Quem quiser ensinar religião, é um ótimo livro para ser usado em sala de aula com as crianças, e até mesmo um ótimo presente tanto para adolescentes como para adultos, pois é um livro que se encaixa em todas as idades...