Um Homem Célebre

Um Homem Célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

fahfah1998 18/01/2024

Pestana Ilitch
Conto MARAVILHOSO. Me trouxe TANTAS reflexões acerca da vida, de quem somos, do que fazemos e do que aqui deixaremos quando partirmos. Por enquanto, foi o meu favorito da coleção dos 10 contos de Machado de Assis selecionados pelo Maicon Tenfen. Opinião impopular, creio eu, mas o que me fez de fato enxergar tanta beleza e dor nessa história foi que, em vários momentos, a vida do Pestana remeteu à vida de Ivan Ilitch do Tolstói. E, não só à vida. À morte também. Genial.

Julio.Argibay 02/11/2023

Polca
Um homem célebre de Machado de Assis é um conto sobre um compositor de polcas chamado Pestana, que se torna famoso na sociedade da época. A esposa dele se chamava Maria e era tísica, pouco tempo depois ela acaba falecendo. Este infortúnio abala o artista. Ele acaba ficando muito doente e falece logo depois.

Thais645 05/01/2023

um conto sobre insatisfação pessoal ?
Um conto sobre a incapacidade de reconhecer que algumas coisas não podemos ter/ser. Muitas vezes lutamos por algo que não é para nossa vida e deixamos de aproveitar o que temos.
Um homem célebre é uma história sobre a vida de Pestana, um compositor de poucas que sonhava em criar músicas clássicas.
Morre "bem com os homens e mal consigo mesmo."

Janaina Edwiges 08/12/2022

A genialidade de Machado de Assis é atemporal!
Um homem célebre é um conto que nos permite refletir sobre o sentimento de frustração gerado quando as pessoas não conseguem realizar o que realmente almejam e o porquê de não se sentirem realizadas com aquilo que fazem, mesmo que o façam bem e sejam reconhecidas pela sociedade. Ler as histórias criadas por Machado é sempre muito instigante.
Joao 08/12/2022minha estante
Nossa, Machado nunca é menos do que espetacular, né? Tanto contista como romancista. Genial.

Cris 08/12/2022minha estante
Ganhei de aniversário de uma amiga o Box de todos os contos de Machado de Assis, já quero ler esse aqui. ?

Cris 08/12/2022minha estante
Achei! Está no Box II, mas já separei para ler! Vc escreveu de um jeito que deu vontade de ler.

Janaina Edwiges 09/12/2022minha estante
Isso mesmo, João. Machado sempre nos inspira a refletir sobre questões humanas.

Janaina Edwiges 09/12/2022minha estante
Os contos do Machado são excelentes, Cris. Estou lendo aos pouquinhos, ao longo dos anos. Ele escreveu tantos.

@quixotandocomadani 03/06/2022

"Eterna peteca entre a ambição e a vocação"
Pestana é um músico que compõe belas polcas (músicas populares) que fazem sucesso e as pessoas dançarem. Porém vive a vida insatisfeito, esqueceu as amizades e passa as noites em claro em busca de inspiração para compor um clássico, uma obra que ficará para a eternidade no estilo de Mozart.

Porque não ser feliz e satisfeito com o que fazemos de melhor? Porque queremos o que queremos? Atenção para saber o que realmente nos satisfaz e o que a sociedade espera de nós para não acabar como Pestana... 'bem com os homens e mal consigo mesmo'.

Thales 24/04/2022

Celebre
Uma história sobre a frustração da oposição entre vocação e a ambição.
Um conto machadiano.
Celebre não ser um homem célebre.

Nick 30/12/2021

A impotência no capitalismo
Conto de Machado de Assis que conheci através do ENEM, parece algo bem superficial quando lido sem cuidado, mas analisando o texto magistral do Bruxo do Cosme Velho, podemos tirar diversas reflexões sobre o capitalismo, sonhos, ambições e essência humana, justificando toda a importância do autor na história da literatura brasileira e mundial.

Samanta 16/10/2021

Candongas não fazem festa
Um conto que retrata a época de 1800 e poucos, mas que poderia muito bem ter sido escrito em 2020. A política continua a mesma, a indústria da produção musical continua a mesma.

Mais do que isso, o conto trata da dualidade entre a circunstância do protagonista Pestana, um exímio compositor de polcas, e seu desejo inalcançável de adicionar à sua biografia uma obra-prima. Esse afã o atormenta e o persegue até o fim, quando acaba por ficar de bem com os homens e de mal consigo mesmo, o que faz o leitor refletir: não é isso que fazemos com nossas próprias vidas até hoje?
Tadeu Jr. 07/09/2022minha estante
Boa reflexão, dada a enxurrada de artistas que temos fazendo músicas simplórias em detrimento da qualidade.

nina 12/08/2021

adorei
Fui instruida a ler o conto por uma professora de faculdade, e preciso confessar que estou positivamente surpresa. Não sou muito fã de contos, mas a forma que Machado descreve o bloqueio criativo e as frustrações de um artista e compositor em fracassar na realização de seu projeto dos sonhos me impactou bastante. Acho que gostei tanto assim porque me identifico com o personagem.

fl.gil 01/04/2020

UM HOMEM CELEBRE
Em terceira pessoa com a narração feita por um narrador onisciente, aquele que conhece a alma do personagem. O tema refere-se a frustração e o desejo ambicioso de se tornar conhecido com um compositor clássico.