Um Homem Célebre

Um Homem Célebre Machado de Assis




Resenhas - Um Homem Célebre


306 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Janaina Edwiges 08/12/2022

A genialidade de Machado de Assis é atemporal!
Um homem célebre é um conto que nos permite refletir sobre o sentimento de frustração gerado quando as pessoas não conseguem realizar o que realmente almejam e o porquê de não se sentirem realizadas com aquilo que fazem, mesmo que o façam bem e sejam reconhecidas pela sociedade. Ler as histórias criadas por Machado é sempre muito instigante.
Joao 08/12/2022minha estante
Nossa, Machado nunca é menos do que espetacular, né? Tanto contista como romancista. Genial.


Cris 08/12/2022minha estante
Ganhei de aniversário de uma amiga o Box de todos os contos de Machado de Assis, já quero ler esse aqui. ?


Cris 08/12/2022minha estante
Achei! Está no Box II, mas já separei para ler! Vc escreveu de um jeito que deu vontade de ler.


Janaina Edwiges 09/12/2022minha estante
Isso mesmo, João. Machado sempre nos inspira a refletir sobre questões humanas.


Janaina Edwiges 09/12/2022minha estante
Os contos do Machado são excelentes, Cris. Estou lendo aos pouquinhos, ao longo dos anos. Ele escreveu tantos.




Thais645 05/01/2023

um conto sobre insatisfação pessoal ?
Um conto sobre a incapacidade de reconhecer que algumas coisas não podemos ter/ser. Muitas vezes lutamos por algo que não é para nossa vida e deixamos de aproveitar o que temos.
Um homem célebre é uma história sobre a vida de Pestana, um compositor de poucas que sonhava em criar músicas clássicas.
Morre "bem com os homens e mal consigo mesmo."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@quixotandocomadani 03/06/2022

"Eterna peteca entre a ambição e a vocação"
Pestana é um músico que compõe belas polcas (músicas populares) que fazem sucesso e as pessoas dançarem. Porém vive a vida insatisfeito, esqueceu as amizades e passa as noites em claro em busca de inspiração para compor um clássico, uma obra que ficará para a eternidade no estilo de Mozart.

Porque não ser feliz e satisfeito com o que fazemos de melhor? Porque queremos o que queremos? Atenção para saber o que realmente nos satisfaz e o que a sociedade espera de nós para não acabar como Pestana... 'bem com os homens e mal consigo mesmo'.
comentários(0)comente



Thales 24/04/2022

Celebre
Uma história sobre a frustração da oposição entre vocação e a ambição.
Um conto machadiano.
Celebre não ser um homem célebre.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Samanta 16/10/2021

Candongas não fazem festa
Um conto que retrata a época de 1800 e poucos, mas que poderia muito bem ter sido escrito em 2020. A política continua a mesma, a indústria da produção musical continua a mesma.

Mais do que isso, o conto trata da dualidade entre a circunstância do protagonista Pestana, um exímio compositor de polcas, e seu desejo inalcançável de adicionar à sua biografia uma obra-prima. Esse afã o atormenta e o persegue até o fim, quando acaba por ficar de bem com os homens e de mal consigo mesmo, o que faz o leitor refletir: não é isso que fazemos com nossas próprias vidas até hoje?
Tadeu Jr. 07/09/2022minha estante
Boa reflexão, dada a enxurrada de artistas que temos fazendo músicas simplórias em detrimento da qualidade.




Livia.Oliveira 23/02/2018

O que a fama há de nos dar?
Um Homem Célebre é um dos melhores contos de Machado de Assis, onde é contado a vida de um compositor de polcas chamado Pestana. O conto não é muito longo, mas uma série de eventos bem narrados dá a impressão de que é uma história extensa. Não tarda ao leitor se infiltrar na história e desejar intensamente descobrir a essência do conto e como Machado de Assis irá surpreender-te. O final se mostra um pouco triste, mas o leitor é inundado por perguntas que aparecem em sua mente ao fazer uma pequena retrospectiva e tentar descobrir a mensagem do conto como um todo: o que a fama há de nos dar? É certo que o compositor de polcas enfrentou um grande bloqueio após a morte da esposa, Maria, mas ficara claro com o desenrolar da trama de que a fama nunca fora algo que ele almejou, e até em seu leito de morte compusera para agradar, embora não satisfeito consigo mesmo. O leitor tem um vislumbre de que o homem não era feliz como queria ser, e tampouco continuar a compôr era o seu desejo. Não obstante, a vida lhe obrigara a seguir aquela mesma linha contínua de compositor, trazendo-o de volta àquele sentimento assíduo de que precisava compôr algo clássico e, quando demorava a compôr, não lhe sobrava cobranças para assim fazer. No fim, esse conto faz o leitor pensar bastante no assunto, desenvolver perguntas ele mesmo tentar respondê-las. Um conto célebre, sadio e gostoso de ser lido. A literatura brasileira é muito bem representada por Machado de Assis, autor desse magnífico conto recomendado por todos após lê-lo.
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
Oi, Livia
A fama é subjetiva, assim com a vida humana. Acho que todos temos um pouquinho do Pestana, não é? É típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,




Julio.Argibay 02/11/2023

Polca
Um homem célebre de Machado de Assis é um conto sobre um compositor de polcas chamado Pestana, que se torna famoso na sociedade da época. A esposa dele se chamava Maria e era tísica, pouco tempo depois ela acaba falecendo. Este infortúnio abala o artista. Ele acaba ficando muito doente e falece logo depois.
comentários(0)comente



Nick 30/12/2021

A impotência no capitalismo
Conto de Machado de Assis que conheci através do ENEM, parece algo bem superficial quando lido sem cuidado, mas analisando o texto magistral do Bruxo do Cosme Velho, podemos tirar diversas reflexões sobre o capitalismo, sonhos, ambições e essência humana, justificando toda a importância do autor na história da literatura brasileira e mundial.
comentários(0)comente



Renan.Passos 23/02/2018

Um Homem Célebre
O livro achei um pouco chato, sem nenhum fato que impressiona-se, os leitores, eu preferia um pouco mas de ação, um pouco mas de drama.
A literatura retrata a história de Pestana, um pianista muito dedicado ao seu trabalho, que sempre procurava criar suas canções ,se baseando em compositores de altíssimo nível, tais como Gluck, Mozart, Bach e entre outros. O piano era seu lugar favorito para pensar, é como se fosse um altar de uma igreja.
No final do texto sua mulher morre, ele se preocupa em compor um requiem e depois tenta abandonar sua carreira .Quando sua mulher morre ,acaba passando alguns tempos e ele acaba morrendo e deixando seu sonho sem se concretizar.
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Oi, Renan

Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo é perceptível a paixão do escritor pela leitura. Ao iniciar o conto A cartomante ele cita William Shakespeare ?há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia? demonstrando como a leitura é importante para a construção intelectual e acadêmica. Que sigamos seu exemplo e mergulhemos nas leituras dos contos machadianos.





spoiler visualizar
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Olá, Brena

No conto Um homem célebre, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

A duplicidade relaciona-se também com público X privado; para o público Pestana vive a felicidade satisfatória do reconhecimento suas produções populares, que tanto empolgam as pessoas, porém no privado ele se chateia, se irrita com suas composições de polca.

Hoje, com as tecnologias muito se debate sobre a falsa felicidade promovida pelas redes sociais. O mais legal da obra é Machado
discute esses e outros aspectos, valor mercadológico, vocação, ambição, criatividade, entre outros. Todos esses aspectos podem ser visualizados no conto, vai depender da visão de mundo de cada leitor. Machado é maravilhoso por isso, após mais de um século encanta leitores com sua atualidade.




Alessandra.Santana 23/02/2018

Um homem Célebre
O Homem célebre nos mostra o resultado da insatisfação de Pestana, um homem que possuía fama e dinheiro, mas que não se sentia satisfeito com aquilo, dessa forma, buscando alcançar a sua satisfação pessoal, ele fez coisas que acabou o prejudicando e assim perdendo tudo o que tinha conquistado até então, mostrando assim que devemos ter cuidado com o desejo e ambição para não acabarmos perdendo tudo que já conquistamos.
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
No conto Um homem célebre, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

A duplicidade relaciona-se também com público X privado; para o público Pestana vive a felicidade satisfatória do reconhecimento suas produções populares, que tanto empolgam as pessoas, porém no privado ele se chateia, se irrita com suas composições de polca.

Hoje, com as tecnologias muito se debate sobre a falsa felicidade promovida pelas redes sociais. O mais legal da obra é Machado discute esses e outros aspectos, valor mercadológico, vocação, ambição, criatividade, entre outros. Todos esses aspectos podem ser visualizados no conto, vai depender da visão de mundo de cada leitor. Machado é maravilhoso por isso, após mais de um século encanta leitores com sua atualidade.




fahfah1998 18/01/2024

Pestana Ilitch
Conto MARAVILHOSO. Me trouxe TANTAS reflexões acerca da vida, de quem somos, do que fazemos e do que aqui deixaremos quando partirmos. Por enquanto, foi o meu favorito da coleção dos 10 contos de Machado de Assis selecionados pelo Maicon Tenfen. Opinião impopular, creio eu, mas o que me fez de fato enxergar tanta beleza e dor nessa história foi que, em vários momentos, a vida do Pestana remeteu à vida de Ivan Ilitch do Tolstói. E, não só à vida. À morte também. Genial.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Anri,
Todos temos um pouquinho do Pestana. É típico da natureza humana essa eterna insatisfação, não é? Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,




306 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR