Um Homem Célebre

Um Homem Célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Janaina Edwiges 08/12/2022

A genialidade de Machado de Assis é atemporal!
Um homem célebre é um conto que nos permite refletir sobre o sentimento de frustração gerado quando as pessoas não conseguem realizar o que realmente almejam e o porquê de não se sentirem realizadas com aquilo que fazem, mesmo que o façam bem e sejam reconhecidas pela sociedade. Ler as histórias criadas por Machado é sempre muito instigante.
Joao 08/12/2022minha estante
Nossa, Machado nunca é menos do que espetacular, né? Tanto contista como romancista. Genial.

Cris 08/12/2022minha estante
Ganhei de aniversário de uma amiga o Box de todos os contos de Machado de Assis, já quero ler esse aqui. ?

Cris 08/12/2022minha estante
Achei! Está no Box II, mas já separei para ler! Vc escreveu de um jeito que deu vontade de ler.

Janaina Edwiges 09/12/2022minha estante
Isso mesmo, João. Machado sempre nos inspira a refletir sobre questões humanas.

Janaina Edwiges 09/12/2022minha estante
Os contos do Machado são excelentes, Cris. Estou lendo aos pouquinhos, ao longo dos anos. Ele escreveu tantos.

Thais645 05/01/2023

um conto sobre insatisfação pessoal ?
Um conto sobre a incapacidade de reconhecer que algumas coisas não podemos ter/ser. Muitas vezes lutamos por algo que não é para nossa vida e deixamos de aproveitar o que temos.
Um homem célebre é uma história sobre a vida de Pestana, um compositor de poucas que sonhava em criar músicas clássicas.
Morre "bem com os homens e mal consigo mesmo."

@quixotandocomadani 03/06/2022

"Eterna peteca entre a ambição e a vocação"
Pestana é um músico que compõe belas polcas (músicas populares) que fazem sucesso e as pessoas dançarem. Porém vive a vida insatisfeito, esqueceu as amizades e passa as noites em claro em busca de inspiração para compor um clássico, uma obra que ficará para a eternidade no estilo de Mozart.

Porque não ser feliz e satisfeito com o que fazemos de melhor? Porque queremos o que queremos? Atenção para saber o que realmente nos satisfaz e o que a sociedade espera de nós para não acabar como Pestana... 'bem com os homens e mal consigo mesmo'.

Thales 24/04/2022

Celebre
Uma história sobre a frustração da oposição entre vocação e a ambição.
Um conto machadiano.
Celebre não ser um homem célebre.

Samanta 16/10/2021

Candongas não fazem festa
Um conto que retrata a época de 1800 e poucos, mas que poderia muito bem ter sido escrito em 2020. A política continua a mesma, a indústria da produção musical continua a mesma.

Mais do que isso, o conto trata da dualidade entre a circunstância do protagonista Pestana, um exímio compositor de polcas, e seu desejo inalcançável de adicionar à sua biografia uma obra-prima. Esse afã o atormenta e o persegue até o fim, quando acaba por ficar de bem com os homens e de mal consigo mesmo, o que faz o leitor refletir: não é isso que fazemos com nossas próprias vidas até hoje?
Tadeu Jr. 07/09/2022minha estante
Boa reflexão, dada a enxurrada de artistas que temos fazendo músicas simplórias em detrimento da qualidade.

Livia.Oliveira 23/02/2018

O que a fama há de nos dar?
Um Homem Célebre é um dos melhores contos de Machado de Assis, onde é contado a vida de um compositor de polcas chamado Pestana. O conto não é muito longo, mas uma série de eventos bem narrados dá a impressão de que é uma história extensa. Não tarda ao leitor se infiltrar na história e desejar intensamente descobrir a essência do conto e como Machado de Assis irá surpreender-te. O final se mostra um pouco triste, mas o leitor é inundado por perguntas que aparecem em sua mente ao fazer uma pequena retrospectiva e tentar descobrir a mensagem do conto como um todo: o que a fama há de nos dar? É certo que o compositor de polcas enfrentou um grande bloqueio após a morte da esposa, Maria, mas ficara claro com o desenrolar da trama de que a fama nunca fora algo que ele almejou, e até em seu leito de morte compusera para agradar, embora não satisfeito consigo mesmo. O leitor tem um vislumbre de que o homem não era feliz como queria ser, e tampouco continuar a compôr era o seu desejo. Não obstante, a vida lhe obrigara a seguir aquela mesma linha contínua de compositor, trazendo-o de volta àquele sentimento assíduo de que precisava compôr algo clássico e, quando demorava a compôr, não lhe sobrava cobranças para assim fazer. No fim, esse conto faz o leitor pensar bastante no assunto, desenvolver perguntas ele mesmo tentar respondê-las. Um conto célebre, sadio e gostoso de ser lido. A literatura brasileira é muito bem representada por Machado de Assis, autor desse magnífico conto recomendado por todos após lê-lo.
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
Oi, Livia
A fama é subjetiva, assim com a vida humana. Acho que todos temos um pouquinho do Pestana, não é? É típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,

Julio.Argibay 02/11/2023

Polca
Um homem célebre de Machado de Assis é um conto sobre um compositor de polcas chamado Pestana, que se torna famoso na sociedade da época. A esposa dele se chamava Maria e era tísica, pouco tempo depois ela acaba falecendo. Este infortúnio abala o artista. Ele acaba ficando muito doente e falece logo depois.

Nick 30/12/2021

A impotência no capitalismo
Conto de Machado de Assis que conheci através do ENEM, parece algo bem superficial quando lido sem cuidado, mas analisando o texto magistral do Bruxo do Cosme Velho, podemos tirar diversas reflexões sobre o capitalismo, sonhos, ambições e essência humana, justificando toda a importância do autor na história da literatura brasileira e mundial.

Renan.Passos 23/02/2018

Um Homem Célebre
O livro achei um pouco chato, sem nenhum fato que impressiona-se, os leitores, eu preferia um pouco mas de ação, um pouco mas de drama.
A literatura retrata a história de Pestana, um pianista muito dedicado ao seu trabalho, que sempre procurava criar suas canções ,se baseando em compositores de altíssimo nível, tais como Gluck, Mozart, Bach e entre outros. O piano era seu lugar favorito para pensar, é como se fosse um altar de uma igreja.
No final do texto sua mulher morre, ele se preocupa em compor um requiem e depois tenta abandonar sua carreira .Quando sua mulher morre ,acaba passando alguns tempos e ele acaba morrendo e deixando seu sonho sem se concretizar.
Oi, Renan

Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo é perceptível a paixão do escritor pela leitura. Ao iniciar o conto A cartomante ele cita William Shakespeare ?há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia? demonstrando como a leitura é importante para a construção intelectual e acadêmica. Que sigamos seu exemplo e mergulhemos nas leituras dos contos machadianos.

Olá, Brena

No conto Um homem célebre, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

A duplicidade relaciona-se também com público X privado; para o público Pestana vive a felicidade satisfatória do reconhecimento suas produções populares, que tanto empolgam as pessoas, porém no privado ele se chateia, se irrita com suas composições de polca.

Alessandra.Santana 23/02/2018

Um homem Célebre
O Homem célebre nos mostra o resultado da insatisfação de Pestana, um homem que possuía fama e dinheiro, mas que não se sentia satisfeito com aquilo, dessa forma, buscando alcançar a sua satisfação pessoal, ele fez coisas que acabou o prejudicando e assim perdendo tudo o que tinha conquistado até então, mostrando assim que devemos ter cuidado com o desejo e ambição para não acabarmos perdendo tudo que já conquistamos.
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante

Hoje, com as tecnologias muito se debate sobre a falsa felicidade promovida pelas redes sociais. O mais legal da obra é Machado discute esses e outros aspectos, valor mercadológico, vocação, ambição, criatividade, entre outros. Todos esses aspectos podem ser visualizados no conto, vai depender da visão de mundo de cada leitor. Machado é maravilhoso por isso, após mais de um século encanta leitores com sua atualidade.

fahfah1998 18/01/2024

Pestana Ilitch
Conto MARAVILHOSO. Me trouxe TANTAS reflexões acerca da vida, de quem somos, do que fazemos e do que aqui deixaremos quando partirmos. Por enquanto, foi o meu favorito da coleção dos 10 contos de Machado de Assis selecionados pelo Maicon Tenfen. Opinião impopular, creio eu, mas o que me fez de fato enxergar tanta beleza e dor nessa história foi que, em vários momentos, a vida do Pestana remeteu à vida de Ivan Ilitch do Tolstói. E, não só à vida. À morte também. Genial.

Anri,
Todos temos um pouquinho do Pestana. É típico da natureza humana essa eterna insatisfação, não é? Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede: