O Inimigo Secreto

Agatha Christie

Resenhas - O Inimigo Secreto

arthur 29/10/2023

AGATHAAA CHRISTIEEEEE!!!!!!
Que leitura deliciosa e surtada. A cada capítulo eu ficava mais ansioso para terminar, como pode ainda me enganar, mais uma vez sendo feito de palhaço e ainda teve tempo para romance, Agatha você sempre será icônica!!!

COMO ASSIM ERA EL.........????
Carolina2809 26/02/2024minha estante
Na minha memória nostálgica da adolescência, esse foi o melhor livro que já li dela, ao lado de assassinato no expresso do oriente

arthur 27/02/2024minha estante
Muito bom mesmo, Agatha só tem livros excelentes!!!

Núbia Cortinhas 13/09/2022

Nem tudo é aquilo que aparenta ser!
"Para todos aqueles que levam vidas monótonas na esperança de que possam experimentar por alguns momentos os prazeres e perigos da aventura. "

O Inimigo Secreto é o título original aqui no Brasil e foi atualizado para O Adversário Secreto. E Agatha Christie mais uma vez impressiona com essa trama!

Sim! Eu aplaudo essa mulher pela sua criatividade genial. Eu pensei que teria o mesmo ritmo e a mesma pegada do primeiro livro "O Misterioso Caso de Styles" mas, não! Na trama de Poirot temos uma narrativa mais lenta, mesclada com leves descrições (mas nem por causa disso deixa de ser interessante), afinal de contas o famigerado detetive já é idoso; em contrapartida em O Adversário Secreto, o ritmo é mais frenético, aventureiro e cômico, nem parece que foi escrito pela mesma autora ; é só Agatha mostrando a sua versatilidade dentro de um mesmo gênero, apesar de também demonstrar o seu conhecimento na área dos venenos, detalhe comum as duas obras.

Temos nesta obra o segundo livro escrito por Agatha Christie e o primeiro da dupla Tommy e Tuppence, apelidos respectivos de Thomas Beresford e Prudence Cowley ( eu adoro os nomes e apelidos que Agatha Christie dá aos seus personagens). Pois bem, eles embarcarão numa aventura intrincada, muito intensa e divertida numa Inglaterra do pós primeira guerra.

O mistério terá início quando a jovem, Jane Finn, aceitará cumprir um pedido inesperado a bordo do Lusitânia, que foi torpedeado por um submarino alemão - em maio de 1915, plena 1° Guerra Mundial - e por isso está naufragando. O cumprimento deste pedido mudará drasticamente a vida de Jane, que apesar de ser avisada  não imaginou o perigo que a sua vida passaria a sofer, além do naufrágio que estava acontecendo naquele momento.

E é após alguns anos que Tommy e Tuppence, amigos de infância e que serviram juntos na guerra, se reencontram e por estarem entediados  quase sem dinheiro decidem formar os Jovens Aventureiros; e de um modo extraordinário acabam sendo contratados e juntos enfrentarão as maiores peripécias e perigos que nunca imaginaram para descobrir o que aconteceu com Jane Finn.

A autora mais uma vez nos presenteia com uma obra repleta de personagens bem construídos, fortes e carismáticos. Tanto os mocinhos quanto os vilões nos cativarão nesta aventura para James Bond nenhum botar defeito, pois neste livro nem tudo é aquilo que aparenta ser!
DANILÃO1505 13/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Núbia Cortinhas 13/09/2022minha estante
Obrigada, Danilo! ??

Cleber 13/09/2022minha estante
Adoro suas resenhas! Obrigado pelas curiosidades, esse vai para a minha lista, preciso ler mais livros da Agatha :)

Núbia Cortinhas 13/09/2022minha estante
Obrigada, meu amigo!

Aline MSS 03/10/2022minha estante
Amei sua resenha. TB tive essa impressão de q não foi a Agatha q escreveu e me surpreendi com sua versatilidade. Já quero ler mais livros dela. ??

Núbia Cortinhas 11/10/2022minha estante
Ela arrasaaa!! ?

Aline MSS 22/08/2022

2°Livro- Tuppence e Tommy. Q dupla!
É difícil resenhar um livro da Agatha Christie, pois além de existirem milhares de vídeos, resenhas e resumos por aí, qualquer impressão pode revelar algo da trama e estragar as surpresas e plot twists q a trama proporciona ao leitor.

O mais importante ressaltar aqui é a surpresa. Sim! Vc com crtz acha q não precisa conhecer mais algum detetive na sua vida, mas aí Agatha Christie joga na sua cara uma dupla maravilhosa q "acidentalmente" se descobrem como tal. E te faz repensar se o Poirot realmente será o seu personagem favorito em toda a obra da autora.

Estou lendo a obra pela ordem cronológica de publicação e achei a história desse 2°livro mais complexa q a do 1°. A dupla Tuppence e Tommy é apresentada e se desenvolvem no ofício investigativo de maneira "acidental".
O quebra-cabeça do enredo é bem instigante e no final é difícil saber do q vc gosta mais, se é da dupla Tuppence e Tommy ou se é o fato de ter sido "enganado" pela autora a cada capítulo avançado.

Particularmente, qdo pego um livro, tento evitar spoilers pra gerar na minha mente a versão daquilo q irei ler. Então busco mentalizar o ambiente e personagens dos livros associando a algum filme ou série q eu já tenha assistido. Esse livro específico me remeteu a uma série pouco conhecida e assistida aqui no Brasil: Babylon Berlin.

Babylon Berlin é uma das melhores séries de época q já assisti. A trama é sensacional, os personagens são magníficos e existem cenas de ação de tirar o fôlego (algo difícil de se encontrar em séries de época). Não teve como ler esse livro e não associar ao enredo e acontecimentos da série. Os dois valem mto a pena. Sério!

Oq tem no livro:
- Uma dupla q te cativa mais do q a história em si;
- Diálogos tão descontraídos q vc se questiona se o livro foi msm publicado/ escrito em 1922;
- O elenco da trama é tão bom qto os protagonistas;
- Desaparecimento;
- Espionagem;
- Plot twist do plot twist ?;
- Mortes;
- O final é em parte esperado, mas não deixa de ser MUITO bom.

Comprei o e-book apesar de fazer coleção dos boxes e das novas edições coloridas da Harper Collins. Ao q parece a Harper não tem todos os direitos autorais dos livros e se ficasse esperando o lançamento pra iniciar a leitura pela ordem cronológica, seria bem difícil conseguir avançar na obra. A edição da Globo Livros é bem simples e vale mais investir no e-book, na minha opinião! ?
Américo 22/08/2022minha estante
Legal, tenho dois romances aqui protagonizados pela dupla Tuppence e Tommy (são um casal, não é isso?). Já li sócios no crime, e vou ler M ou N. Espero que seja bom :)

Aline MSS 22/08/2022minha estante
Esse é o 2°livro da autora q leio, não pesquisei sobre os outros pra não tomar spoiler, então não sei te dizer mto quais são os protagonistas dos próximos. Nesse q li, a autora trata da apresentação da dupla e relata como eles se conhecem. ?

Américo 22/08/2022minha estante
Ah que legal, vou catar esse pra ler depois então

Aline MSS 22/08/2022minha estante
Vai fundo, pq a dupla é ótima, o tom é bem mais "atual". ??

Núbia Cortinhas 22/08/2022minha estante
Arrasando como sempre na resenha e sem spoiler!! ????????????????

DANILÃO1505 22/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Aline MSS 23/08/2022minha estante
Obg Núbia. É difícil resenhar sem liberar spoilers, pq qq coisinha já estraga a experiência e a surpresa nas obras dela. Tentei ir até onde a sinopse vai pra não estragar a leitura de ngm. Espero ter conseguido! Obg pelo feedback e espero q a sua leitura seja boa!???

ester :) 22/08/2023

O Adversário Secreto
Agatha Christie foi genial e cirúrgica nesse livro, com certeza foi um dos melhores livros dela que eu já li, é incrível. O livro me prendeu do início ao fim, foi muito bem escrito e a história é muito boa, cheia de suspense, aventura, ação, mistério e um pouco de romance.
Eu amei os personagens e a trama, gostei de absolutamente tudo nesse livro, tem muitas
reviravoltas e o final é imprevisível.
??????????
Soris 22/08/2023minha estante
Adicionei à minha lista, espero gostar :)

Michela Wakami 01/09/2022

Muito bom.
Esse é o primeiro livro que aparece o casal de detetives Tommy Beresford e Tuppence Cowley.
Eu simplesmente amei essa dupla, e estou ansiosa para ler os outros quatro livros, que eles aparecem.
Amei a trama, apesar de ter descoberto com muita facilidade, quem era o vilão da vez, a história não perdeu seu brilho.
Núbia Cortinhas 01/09/2022minha estante
Comecei hoje essa aventura!

Michela Wakami 01/09/2022minha estante
Acredito que você vai amar.????

Núbia Cortinhas 01/09/2022minha estante
Já estou gostando. ????

Janaina Edwiges 18/01/2021

"Todos nós escondemos uma coisa ou outra"
Em O adversário secreto, Agatha Christie traz uma trama diferente, um caso de espionagem no fim da Primeira Guerra Mundial. Somos apresentados a Tommy Beresford e Prudence “Tuppence” Cowley, os jovens aventureiros, que irão tentar desvendar todo mistério. Gostei bastante desses personagens, são muito carismáticos, espertos, bem-humorados e inteligentes. O que me incomodou um pouco na história foram algumas situações que achei bem forçadas e convenientes demais, daquelas difíceis de acontecer de verdade. Para mim, não é um dos melhores da autora, mas considero como um bom livro.

Alex 13/09/2022

O segundo de uma centena
Este é o segundo livro de Agatha, e o terceiro que leio.

Neste somos apresentados a uma dupla, um casal, Tommy e Tuppence, que por não terem outras opções melhores, decidem empreender no setor de aventuras - ou melhor, como detetives amadores.

De fato eles são muito amadores e isso é muito bom, existem erros, amadorismos, sem a empáfia que vemos em Poirot. Estes estão onde estão pela simples aventura, pelo dinheiro e porque eles são bons nisso.

Muito mais divertido que as investigações de Poirot (que não são ruins), além de ter, neste em específico, um quê de espionagem. Uma trama que envolve vários países, personagens russos, americanos, franceses, todos em território inglês. Além de uma trama muito atuam da época, os motins dos trabalhadores e o bolchevismo.

Se você já leu as investigações de Poirot, vai gostar ainda mais das aventura de Tommy e Tuppence.

Obs: como disse, este é o terceiro livro dela que li, até o segundo eu tinha dúvidas se Agatha era machista, em certos momentos, por pressão ou opção. Mas agora ficou claro, ela defende muito bem o lugar da mulher e da bastante ênfase em comportamentos machistas e antiquados (que na época eram o normal). Achei muito bacana, afinal seus personagens quebram as barreiras da época.
Núbia Cortinhas 15/09/2022minha estante
Eu curto demais as tuas resenhas! ??????

Alex 15/09/2022minha estante
Obrigado Nubia, e eu to curtindo muito ler, quase que junto contigo. Qual será seu próximo dela?

Núbia Cortinhas 15/09/2022minha estante
O próximo será Assassinato no Campo de Golfe. ??

Alex 15/09/2022minha estante
Esse eu já li. Pq tinha pensado em ler apenas os livros do Poirot.

Núbia Cortinhas 15/09/2022minha estante
? O Misterioso Caso de Styles (1920)
? O Inimigo Secreto (1922)
? Assassinato na Campo de Golfe (1923)
? O Homem do Terno Marrom (1924)
? Poirot Investiga (1924)
? O Segredo de Chimneys (1925)
? O Assassinato de Roger Ackroyd (1926)
? Os Quatro Grandes (1927)

Núbia Cortinhas 15/09/2022minha estante
Aí está os oito primeiros livros dela. ???

Fran 06/07/2022

Fui Tapeada!
Resenha: Fui tapeada pela primeira vez pela Gata Triste. Depois de vários livros, finalmente aconteceu. O ponto alto do livro são os Jovens Aventureiros, que se tornaram os meus personagens favoritos, Tommy e Tuppence são incríveis. Mas a história também foi boa, embora um pouco enrolada demais. Consegui perceber dois plot twist, mas no terceiro a véia me pegou.

Quote favorito: "Jamais diga tudo o que sabe... nem mesmo à pessoa que mais conhece neste mundo."

Três dias de leitura.
Larissa 06/07/2022minha estante
Como faço pra ler no app?me ajuda

Fran 06/07/2022minha estante
O skoob não é um app de leitura, e sim de organização e registro. Eu leio pelo Kindle ou livro físico, e faço as minhas resenhas aqui!

Larissa 06/07/2022minha estante
Ataa

Miih.... 26/01/2022

O adversário secreto
Mais uma leitura concluída ??....

"Não, não direi mais nada. Falar demais é um grave erro. Lembre-se disso. Nunca diga tudo o que sabe nem mesmo à pessoa que a senhorita melhor conhece. Compreende?"

Cinara... 09/08/2021

" - Um grande homem - ele disse. Gênio ou loucura, quem é capaz de dizer?"

Eu achava que sabia o que estava acontecendo, só achava de novooooo! Mas um livro que a Agatha me enganou... ??
M. D'us Escritor 09/08/2021minha estante
Escrevi um livro de fantasia maravilhoso, mas meu maior desafio é que ele seja conhecido. O nome dele é:

?O Rei das Docas?

Você pode me ajudar adquirindo um livro digital na Amazon, ou um livro físico comigo, ou ainda me seguindo no insta:

@m.dus_escritor

Sei que são muitos pedidos, mas quero muito que este sonho dê certo.

Elfa 06/02/2022

Cansados da rotina, dois jovens decidem fundar uma empresa nada convencional, especializada em investigações, a Jovens Aventureiros Ltda. O primeiro caso era um desafio que intrigava a Scotland Yard: uma jovem americana desaparecera, levando com ela documentos secretos que poderiam comprometer o governo inglês.

Jéssica 05/01/2021

Ótimo!!
Pra quem está habituado com as leituras da AC esse é bem diferente, não é um crime com detetives que investigam uma morte, mas sim jovens em busca de aventuras que, além de enfrentarem uma conspiração incrível, descobrem muito sobre seus próprios sentimentos tbm.
Foi o primeiro livro que li com Tommy e Tuppence e amei esses dois, são muito divertidos.

Única coisa do livro que senti falta (e quem já leu outros livros com Poirot e Marple vai entender) foi de uma reunião ao final do "caso" explicando alguns pontos que passaram despercebidos por alguns leitores - como eu kkkk

No mais, eu amei a leitura, te prende do inicio ao fim.
Vale muito a pena!!
andreolive.91 06/01/2021minha estante
Esse casal é incrível! Amo esse livro!

Jéssica 06/01/2021minha estante
Pena q só tem 5 com eles ne... massass

andreolive.91 08/01/2021minha estante
Verdade! Uma pena!

Neto Murracho 07/12/2021

Recomendo
Agatha Christie é realmente brilhante, história que prende a atenção do leitor e o deixa curioso até às últimas páginas.
É muito justa a comparação com Sir Conan Doyle !!!

Maíra Marques 10/11/2022

É uma leitura divertida, com bons personagens, um ritmo bom (textual e narrativo) e uma ótima escritora.
O final é bem previsível, mas não me fez gostar menos da leitura. Deve estar entre meus 5 favoritos do ano.

trizisreading 15/02/2024

Achei que era sorvete, era feijão congelado
"O Adversário Secreto" é mais uma trama escrita pela Rainha do Crime. Diferente dos demais livros que li dela, neste se desenrola uma reviravolta em que temos como principais personagens, dois detetives amadores. Embora um tanto divertido, infelizmente, não conseguiu cativar meu interesse como outros trabalhos da autora.

A narrativa se desenrola de forma bastante elaborada, porém, senti que a trama se perde em uma sucessão de reviravoltas que, ao invés de instigar, acabam por tornar a leitura cansativa. A resolução do mistério, apesar da habitual astúcia de Christie, revelou-se previsível, não proporcionando o impacto surpreendente que costumo associar às suas obras.

Em suma, "O Adversário Secreto" não alcançou as expectativas, deixando-me com a sensação de uma trama intricada demais para um desfecho que não conseguiu compensar o investimento na leitura.