O Inimigo Secreto

Agatha Christie

Resenhas - O Inimigo Secreto

Carol Martins 10/02/2022

Primeira aventura de Tommy e Tuppence
Dois amigos de infância entram quase aue por brincadeira em um perigoso trabalho de espionagem que mudaria a história da Inglaterra. Essa foi a minha segunda experiência com a Agatha, o primeiro com os personagens T&T. Diferente de O Misterioso Caso de Styles, O Adversário Secreto é cheio de ação. Os protagonistas são muito carismáticos, sendo a Tuppence muito enérgica, rápida e o Tommy mais comum, porém tranquilo, o que o salva de várias enrascadas. Eu gostei muito desse livro, e apesar de não ter curtido muito a trama política envolvida na história e de o inimigo secreto ser facilmente reconhecível, é uma ótima estreia para o jovem casal de detetives.

Victoria (Vic) 17/06/2020

É... realmente não curto tanto livros de espionagem internacional, mesmo sendo da Agatha (haja visto que eu abandonei Os Quatro Grandes).

Não sei muito como me sinto em relação à esse livro. É uma leitura agradável, a história definitivamente me prendeu, mas nem se compara com outras obras da autora.

Gostei muito dos protagonistas Tommy e Tuppence e confesso que fui bastante surpreendida durante a leitura, inclusive com final! Só não é meu tipo favorito de história e não me diverti tanto lendo quanto me diverti com as histórias clássicas da Agatha.

No mais, achei fofo o romance aflorando entre os dois amigos.

* p i e t r a* 23/01/2024

Uma delícia de livro!
"O adversário secreto" fugiu um pouco do estilo clássico da Agatha, mas não de uma forma ruim, eu adorei o livro, foi uma grande aventura com vários mistérios (orgulhosa de mim mesma, pois desvendei a maioria desse livro).
Eu me senti aflita, torci, ri, me emocionei... A construção dos personagens é incrível, por ter menos do que geralmente têm nos romances da autora, consegui me apegar e entender a maioria. Por algum motivo, a Tuppence me lembrou a Bundle, e o Hersheimmer o pai dela (ambos de "O mistério dos sete relógios"), que são dois personagens que eu adorei.
Agora mal posso esperar para ler o próximo desses jovens aventureiros. Obs: queria um romance tal qual Tommy & Tuppence.

Carlx 29/03/2022

Inimigo secreto
Um documento comprometedor entregue a uma moça de uma cara que está fugindo, e esse documento se cair em mãos erradas pode levar o caos para a Inglaterra pessoas inescrupulosas procuram essa moça atrás do documento, a história se desenrola com a entrada em cena dois jovens amigos desde a infância Tommy e tuppence, que dá uma de detetives sem ser, e investiga o caso da moça com ajuda do governo.
Kell 29/03/2022minha estante
Amo!

A.Paula.Sz 22/12/2021

Até mais ou menos a metade do livro eu estava achando que o bandido misterioso era o cara q ela queria q a gente achasse mesmo, mas depois de um tempo fiquei bem dividida nas minhas suspeitas, e qdo tudo foi revelado eu já estava bem desconfiada do verdadeiro suspeito.

Estou melhorando nas minhas deduções sobre os livros da rainha kkkk Mas não entendo essa fixação que Ágatha tem por terminar casando td mundo, poderia passar sem isso q tava de boa kkkkk

carol.pinheiro 02/08/2021

Mais um livrinho da rainha do crime pra conta. Adorei a estória, a ambientação, as buscas e as trapaças. Os personagens principais são maravilhosos! Ainda mais com uma aspirante a detetive mulher
Ezequiel 02/08/2021minha estante
Rainha!!

Coruja 03/03/2021

Publicado em 1922, O Adversário Secreto foi o segundo livro de Agatha Christie - tomando um caminho completamente diferente do bem-sucedido O Misterioso Caso de Styles, provando, contudo, tanto a capacidade da autora de urdir uma boa trama como sua versatilidade dramática. Tendo à frente uma dupla de investigadores completamente amadores (que, aliás, começam sua carreira como chantagistas acidentais), é um enredo de espionagem repleto de tensão, mas também surpreendentemente cômico.

Desempregados, sem grandes fundos, mas dispostos a uma boa aventura, Tommy e Tuppence entram na busca de Jane Finn, uma jovem que desapareceu após o naufrágio do Lusitania em 1915. A moça provavelmente tem em sua posse um tratado secreto que, terminada a guerra, torna-se comprometedor para a Inglaterra e os países aliados. O tratado tem informações que podem desestabilizar o governo e assim começa uma corrida para encontrar a moça e os documentos.

Agora, esqueça os clássicos thrillers de espionagem. Por mais que o mistério da identidade de Mr. Brown - o grande adversário do título - seja intrigante, o que brilha são os protagonistas: o imperturbável Thomas “Tommy” Beresford e a atrevida Prudence “Tuppence” Cowley. Amigos de infância que se reencontram em Londres após a desmobilização da Primeira Guerra, formam de brincadeira uma empresa de ‘Jovens Aventureiros’ e, por uma série de coincidências, se envolvem nessa rede de intrigas com direito a documentos confidenciais, jovens raptadas, e até a possibilidade de um golpe no governo britânico - aparentemente planejado pelos bolcheviques.

As coincidências e situações em que nossos heróis continuamente se descobrem são, francamente, ridículos. Um nome ouvido no meio da multidão é usado aleatoriamente por Tuppence, momento em que a moça se torna uma chantagista acidental (algo que me faz gargalhar sempre que lembro da cena). O mesmo nome, posto num anúncio de jornal, leva os dois jovens - sem qualquer experiência prévia ou treinamento - a serem não oficialmente admitidos pelo serviço secreto (onde estava James Bond?), bem como se aliarem a um milionário americano com dinheiro demais e bom senso de menos. Na metrópole que é Londres, Tommy e Tuppence praticamente ‘tropeçam’ nas pessoas que precisam seguir para continuarem suas investigações.

Sério, para uma trama de espionagem, é curioso como personagens-chave confiam fácil uns nos outros. Que Beresford tenha reconhecido Mr. Carter de seu serviço no front até dá para engolir, e gosto de pensar que assim que deixaram a companhia do homem, ele usou de todos os recursos a sua disposição para fazer uma devassa na vida da dupla. Mas que Tuppence e Tommy simplesmente engulam de cara a história de Julius, coloquem todas as suas cartas na mesa para o outro rapaz logo no primeiro encontro é mais que inexperiência; é loucura.

O romance é ainda repleto de personagens estereotipados que são bem característicos da xenofobia casual de Christie: o clube secreto descoberto por Tommy a certa altura praticamente não nomeia ninguém, apenas atribui nacionalidades aos vilões (os russos, o alemão, o irlandês…). A forma como ela costuma retratar estrangeiros em sua obra costuma ser bem pouco lisonjeira - mas é curioso que, quando ela quer um vilão realmente temível, prefere um típico e fleumático britânico.

Mr. Brown, aliás, fez-me lembrar do professor Moriarty (o lance da caderneta em especial, remeteu-me direto ao Moriarty de Sherlock Holmes: o Jogo das Sombras). Toda aquela descrição de ‘mente criminosa mais brilhante de nossa época’ foi a pista que eu precisava para resolver o caso por volta da metade do livro. Ponto pra mim! Há!

Por todas as críticas que fiz, pode parecer que não gostei de O Adversário Secreto, mas isso está longe de ser verdade. Diverti-me demais com as tiradas da Tuppence, a obstinação de Tommy, os impulsos de Julius e a sagacidade de Jane (quando ela é finalmente localizada). Perseguições em alta velocidade, encontros e desencontros, bilhetes falsos: há bastante ação para te deixar de fôlego curto enquanto espera o que virá a seguir, somado a um romance que pode soar clichê, mas é perfeitamente satisfatório. Por mais inverossímil que o enredo possa parecer, a trama é bem costurada e a leitura, envolvente como um clássico da Sessão da Tarde.

Que venha o próximo!

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/03/projeto-agatha-christie-o-adversario.html

Gabi 10/12/2020

Muito boa essa primeira interação com o casal Tommy e Tuppence. Ansiosa para as próximas aventuras dos dois.

Karen547 11/04/2024

Segundo livro que leito dessa autora
Que delicia os livros da Agatha, leva minha imagina para época da escrita e é incrível! O suspense dela é muito bom para época, e o jeitinho típico dela escrever que sempre no final tem aquele momento de revelação que eu amo!
MinyardKins 11/04/2024minha estante
A "continuação" dele é muito boa também!!

Karen547 11/04/2024minha estante
Qual??? Eu quero ler,nao sabia

Dedé 11/04/2024minha estante
Agatha é maravilhosa! ?

MinyardKins 11/04/2024minha estante
Tommy e Tuppence é uma série com uns 4 livros se não me engano, depois de adversário secreto é Sócios no crime que é uma coletânea de contos relacionados!

Karen547 11/04/2024minha estante
Vou ir atras!!!

- cris ! 30/03/2022

Simplesmente, amei
Certo, certo. Se você olhar as outras resenhas desse livro, alguns dizem que não gostaram muito por causa da questão política, situações muito "impossíveis" e um final meio previsível.
Bom, devo concordar com parte dessa gente.

O desfecho é simples, mas de maneira alguma sem graça. Achei bastante interessante e inteligente. Provavelmente falam isso por causa que as expectativas que temos da Agatha são enormes, e esse livro é mais voltado a ação do que ao mistério, na minha opinião.

Sobre as situações difíceis de acontecer, houve algumas, sim. Houve horas que Tommy e Tuppence só sobreviveram gracas ao "poder do protagonismo". Na minha opinião, a autora poderia ter posto algumas lesões depois de algumas cenas de ação, tudo ocorreu bem demais.

Sobre a questão política, eu amo gêneros assim. E amei esse também. O vilão tinha motivação e razão (não que ele estivesse certo no que fazia, ele era um maníaco).

Me apaixonei por Tommy e Tuppence, não logo de cara, mas por aí. Vou inclusive favoritar o livro, porque gostei muitoo mesmo!
Foi algo atípico da Agatha, mas ela não falhou em me conquistar.

Maike 09/03/2022

?O ADVERSÁRIO SECRETO
Então, esse era um livro que eu esperava muita coisa, talvez pelo nome que a Ágatha carrega, mas infelizmente consegui saber o fim enquanto estava lendo a metade do livro. Queria muito que ela me fizesse queimar a língua e desse uma virada na história. Mas isso não aconteceu. Por isso considerei um livro mediano, com diálogos razoáveis, e até achei algumas atitudes dos personagens meio forçaras. Que eu tenha uma experiência melhor com o próximo livro da Ágatha Christie.

26/05/2021

Nunca desconfiei dele!
Eu amo os livros da Agatha. Sou curioso e fofoqueiro. Sendo assim, os livros dela são um prato cheio pra mim. Só que eu tbm sou MUITO lesado KKKKKKKKKKKKKK

As pistas estão na minha frente e nunca consigo perceber. Já tinha criado toda uma fic de quem era o Sr. Brown, mas como sempre errei super ?

Recomendo, e muito, esse livro. 5 estrelas e favoritado!!!

Shippo muito Tommy e Tuppence ?

Nágela 12/05/2020

Emocionante!
Que livro maravilhoso. Admito que no começo estranhei a falta de Poirot como personagem principal, mas logo no terceiro capítulo já estava encantada pelos jovens aventureiros.
Adorei o desenrolar do caso e a pegada de romance me deixou ainda mais envolvida na história.
Não esperava menos de Ágatha.