Crônicas da Fantasia

Crônicas da Fantasia Ana Cristina Rodrigues...

Resenhas - Crônicas da Fantasia

brendasnb 06/06/2012

Vinte crônicas reunidas, vinte histórias cotidianas dos seres da literatura fantástica, vinte autores diferentes, tudo isso só poderia resultar num livro cheio de surpresas. Um livro pra se emocionar e se divertir.

No dia 3 de abril deste ano, divulguei o lançamento de "Crônicas da Fantasia", organizado por Cristiano Rosa. O livro é lindo, ótima fonte, páginas amarelas e ilustrações perfeitas, mas com tantas histórias não pude deixar de ter os meus favoritos e também aqueles não gostei. Algumas me fizeram rir, outras me fizeram refletir e outras são meio "macabras"...

"Um dia ouviu gritos horríveis que o apavoraram, pois se desacostumara a não ser a causa do medo. (...) Em sua vida jamais ouvira tal barulho infernal, tão macabro, agudo e penetrante, pior do que o uivo de um coiote agonizante." - (Crônica "A Louca que Gritava na Ponte")
Até o nosso querido Saci não escapou das grandes ideias desses super autores nacionais!

"As coisas começaram a melhorar na minha vida quando um escritor famoso resolveu me fazer uma homenagem, percebeu como fui injustiçado e criou algumas histórias nas quais apareço." - (Crônica "Desilusão")

À pedidos venho trazer pra vocês alguns comentários sobre as crônicas que eu mais gostei! Vamos lá?

A minha favorita foi a escrita pelo autor Luiz Teodosio, que tem histórias publicadas também em Histórias Fantásticas - Volume 1 (Editora Cidadella, 2010) e em Lugares Distantes (Editora Infinitum, 2011). A crônica "O Vendedor de Balinhas" nos traz uma bela lição de vida "feita para adoçar a sua vida"!

Depois vem "Cegueira" do Daniel Cavalcante, que também publicou em Extraneus - Vol.3: Em Nome de Deus. A crônica é bem curtinha, mas muito bem feita...

"Quem sabe no próximo milênio o Homem reconheceria a sua cegueira e, finalmente, poderiam compartilhar da magia (...)."

Gostei de outras também, mas pra fechar com chave de ouro, a primeira crônica do livro que já me fez iniciar a leitura sorrindo. "A Louca que Gritava na Ponte" do Bruno Matangrano, que já participou de dez publicações. Depois de terminar de ler fiquei pensando, será que minhas brincadeiras com a galera já assustou algum troll?

De estreantes a autores com várias publicações, Crônicas da Fantasia está repleto de novas histórias, muitas delas com ideias não antes imaginadas. Crônicas muito bem escritas, divertidas e emocionantes que vão agradar a todo tipo de leitor, seja lá qual for a sua favorita dentre as vinte. Viva a Fantasia!

Escrito originalmente em: http://sonhosemtinta.blogspot.com.br/2012/06/resenha-premiada-cronicas-da-fantasia.html
Vanessa Sueroz 02/07/2012minha estante
Oie, eu não conhecia o livro, mas só pela sua resenha pude ver que ele deve ser legal, mas ainda nnão é muito o meu estilo de leitura

Leandro Souza 05/07/2012minha estante
Não gosto muito de livros assim, com várias histórias. Mas esse, acho que seria um bom iniciador pra eu mudar de ideia sobre isso.

Pauliane 07/07/2012minha estante
Tento ler esse tipo d livro sempre q posso, mas eles não conseguem me prender. =/

Ju 18/09/2012minha estante
Faz tempo que não leio crônicas, apesar de achar um gênero bem legal... fiquei com um pouco de medo das macabras, mas quero ler o livro. E ele já está aqui esperando a sua vez! =)

Amanda Reznor 21/05/2012

Fantasias
Cristiano Rosa soube reunir crônicas bastante diversificadas e agradáveis nesta coletânea, autores conhecidos e outros novos que vêm nos agraciar com uma amostra de seu talento. Por serem curtas, as estórias levam a reflexões morais e até metafóricas do cotidiano, de como as pessoas renegam a fantasia em meio à correria, questionando como os elementos fantásticos poderiam ser verdadeiros se não estivessem esquecidos. A qualidade mantida é linear e satisfatória, um bom livro para ler num dia agitado e se afastar um pouco da jornada sufocante da realidade!
César 04/03/2014minha estante
ótimo!

Heidi Gisele Borges 15/06/2012

Um livro que encanta logo na primeira vez que o pegamos nas mãos. A capa e a parte gráfica chamam a atenção de forma positiva. Crônicas da Fantasia (Editora Literata,114 páginas, R$25) é organizado pelo Cristiano Rosa, além de autor é blogueiro e escreve no Criando Testrálios.

Algumas crônicas são muito bem escritas, rápidas como o estilo pede e que prendem e cativam, outras são médias. As que mais me encantaram e mereceram destaque são:

Campeonato de beijar sapos – Ana Cristina Rodrigues
A autora se torna a personagem, através das palavras de Ana conhecemos sua amiga problemática, Dani, que não consegue arranjar um namorado e Iara, que chega na metade da história para ajudá-la, num campeonato de beijar homens e escolher o seu príncipe encantado.

Cegueira – Daniel Cavalcante
Em 2 páginas o autor consegue ser intenso. Um homem cego espera ser ajudado para atravessar a rua, simplesmente, mas as pessoas se mostram mais ocupadas para essa tão árdua tarefa.

Desilusão – Veridiana Ghesla
A crônica é contada pela visão de um personagem do folclore nacional, que ganhou destaque nas páginas de certo autor – leia-se Monteiro Lobato –, mas que se mostra triste com o futuro, pois as pessoas não têm mais tempo ou curiosidade para ler ou ouvir as lendas.

O pior olhar da criatura – Tânia Souza
A história de um apaixonado, que se enamora pela imagem de uma fênix passeando pelo céu, quando se depara com um dragão, e foge. Passados tempos, encontra seu amor, que pede que vá atrás de ovos de dragões. De forma poética, a autora mostra o amor verdadeiro de uma maneira não convencional.

Para onde vão as fadas quando crescemos – Cristiano Rosa
Numa sociedade moderna, até mesmo as fadas precisam se reciclar. Com humor o autor mostra como é difícil até mesmo para fadas conseguirem um novo emprego.

“Ela então decidiu tentar vender um antigo ensinamento de fadas mais velhas sobre o poder do pó mágico. Ele torna reais os sonhos das pessoas. Principalmente ao misturá-lo com vodka”.

Satírico – Daniel Gruber
Nesta crônica, com bastante humor o autor mostra a revolta de um sátiro, por sua espécie não ser respeitada pelos humanos. Ele exige o fim do racismo e denuncia “Existem comunidades no Orkut só voltadas a instigar o ódio contra nós: ‘sátiros não são gente’, ‘tenho um sátiro atrelado na minha carroça’”.

Muitos textos abordam a questão do homem sem a fantasia, triste, e o ser fantástico de cada autor também se torna assim, ou tenta ajudá-lo. Nesse mundo a fantasia é vista como “coisa de criança”, e o ser humano segue triste em sua vida real.

“E seus olhos atentos de caçador estavam maravilhados com a visão no limiar entre os dois mundos. Mundos que outrora eram unidos, mas que o tempo levou os homens e a magia para dimensões opostas”, pág 69

*****
Outras resenhas no Mundo de Fantas no mundo dos livros

Thyeri 17/07/2012

www.restaurantedamente.com
Crônicas da Fantasia é um livro contendo 20 contos, organizado por Cristiano Rosa. Assim que o livro chegou eu não resisti e logo comecei a lê-lo, devido ao trabalho gráfico do livro, que me chamou muito a atenção. Suas folhas contém detalhes sombreados em suas bordas, que nos jogam num clima fantástico; e no início de cada conto, há uma página contendo um desenho que o represente, o que me fazia ficar imaginando o que estava por vir.

Como são 20 contos, todos eles com elementos fantásticos, há uma variedade de estilos de escritas para todos os gostos. Ao lê-los, acabei separando-os em duas categorias, alguns deles trouxeram o fantástico para o nosso mundo, enquanto outros no levaram para um outro; houveram contos bons e ruins em ambos.

Os contos que eu não gostei foram os que eu acabei achando mais do mesmo, com elementos fantásticos fracos, que não me levaram a lugar algum, apenas me deixaram sentado lendo um livro. Mas tiveram contos que pareciam ser “mais do mesmo”, mas que me tiraram do lugar de leitor, como o conto, que não vou citar o título para não estragar a leitura de vocês, onde lemos uma espécie de depoimento do Saci.

O que eu gosto nos contos, é como o autor consegue, em poucas páginas, nos contar uma história, as vezes completas, outras não, mas que acabam funcionando da mesma forma, nos leva para a mente do autor/personagem. E teve um conto, um dos primeiros do livro, que me prendeu desde sua primeira linha, que foi o “A primeira página”. Destaco esse por ter me surpreendido, e por refletir o que me chama a atenção nos contos.

Recomendo o livro para quem gosta de um livro leve e uma leitura rápida, já que os contos possuem no máximo 4 páginas. O fantástico está presente em todos eles, mesmo que em alguns apareça de forma sutil.

Ju 23/06/2013

Crônicas da Fantasia
Inacreditável. Um livro tão curtinho e tão rápido de ler e, mesmo assim, levei muito tempo para conseguir encaixá-lo na fila. Não sei se uma vida será suficiente para ler os livros que já tenho e os que eu ainda vou ter... rs...

Crônicas da Fantasia tem uma proposta interessante. Nele, os seres mágicos vivem bem mais perto dos humanos. Alguns chegam a ter vidas iguais às nossas, e a se misturar completamente com nossa espécie. Achei a capa bem legal, simples e delicada, e não encontrei erros nos textos.

Mas, no geral, o livro me decepcionou. A maior parte das crônicas não significou nada para mim. Passei por elas sem nenhuma reflexão, e eu realmente não gosto nada quando isso acontece. Eu preciso me importar, preciso parar para pensar sobre o que li sem reparar que fiz isso. É uma das coisas que me fazem gostar de um livro.

Claro, me deparei com algumas exceções. Alguns textos me conquistaram pelo bom-humor, como Namorado?, de Raquel Rosas e Desilusão. Este, aliás, se tornou o meu preferido. Fala dos sentimentos do saci, com seus problemas de acessibilidade e seu hábito de fumar que já não é mais moda. Foi escrito por Veridiana Guesla, e foi sua primeira publicação.

Outros me chamaram a atenção por me colocarem para refletir, mesmo que por um só momento: Memórias, de Kamila Zöldyek; E se os zumbis viessem a existir?, de A. S. M. Spindler e Cegueira, de Daniel Cavalcante, se encaixam nessa categoria.

Bom, gente, é isso... O livro só tem 113 páginas, então não tenho como me estender aqui.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/06/resenha-cronicas-da-fantasia.html
Adriane Rod 23/06/2013minha estante
Eu não gosto muito de livros de crônicas e esse não tem nada que eu tenha gostado.

;)

Duh 25/06/2013minha estante
Eu tenho um livro de contos variados, e como você, tem sempre um livro que acaba passando na frente, mas logo vou lê-lo hehehe. Ainda não conhecia este livro, então não digo que vou lê-lo, mas não sabemos o dia de amanhã, neah?

Bjss!

Lua 26/06/2013minha estante
Novamente me pego na mesma dúvida: qual a diferença de Fauno e Sátiro? rs Mas enfim, A capa e a sinopse vendem muito bem o livro, fiquei bastante instigada a ler, tenho pouquíssimo contato com livros de Crônicas e que envolvam vários autores, e não sei se para mim seria uma boa leitura. Adorei a resenha, Beijos!

Lore 27/06/2013minha estante
Sou louca por livros que falem sobre coisas sobrenaturais, talvez eu leia o livro, quem sabe eu goste né? (:

Juh 28/06/2013minha estante
Até que gosto de livros de fantasia, mas sinceramente Ju ultimamente eu tô perdendo o interesse por eles. São muito irreais e não trazem nenhuma reflexão para nossa vida. Meu gosto tem sido mais por livros que trazem reflexão, que me faz repensar na vida e ver o que eu posso fazer e contribuir para mudanças!

Wal @fantasiandopaginas 28/06/2013minha estante
Eu não leio muito contos, pois eles não me convencem preciso de um enredo estenso para me convencer, mas para quem gosta..

Thais 01/07/2013minha estante
Apesar de ser fã de fantasia, não sei se é porque são contos, não me animou muito. Não tenho pressa para ler, mas se tiver a oportunidade, quem sabe?

Thaís 01/07/2013minha estante
Oi Ju! Esses dias pra trás também li um livro de cronicas (Depois dos quinze) e adorei, ainda não conhecia muito bem o estilo, mas me identifiquei com quase todos os textos! Pena que os textos não significaram nada para você, isso é muito ruim.. Mas o livro me deixou super curiosa (ainda mais os textos que você citou haha)

Manuella_3 01/07/2013minha estante
Boa ideia! Pena que não te trouxe tanto encantamento, né?
Gosto de crônicas e contos, ótimos para depois da ressaca literária, pra aliviar um pouco e ler sem expectativas.
Pelo seu comentário sobre o texto do Saci, achei bem interessante... realmente, como o Saci enfrentaria a falta de acessibilidade nas ruas Brasil adentro? Como sou fisioterapeuta, não consigo evitar essa constatação por onde eu vou... gente, nossas cidades não foram feitas para quem tem dificuldades de locomoção!
Quero ler esse livro exclusivamente para ver o ponto de vista da autora.

Ana Lopes 04/07/2013minha estante
Não sou muito fã de crônicas , mas acho que se fosse pra eu começar , começaria com esse ;)
Achei o título e a capa super bacanas e em geral é isso que mais pesa quando se fala em comprar livros

Thay Ribeiro 06/07/2013minha estante
Eu amo fantasia, então fiquei muito interessada no livro!Embora eu não goste muito de contos, gostei do tema e leria o livro!