A náusea

A náusea Jean-Paul Sartre

Resenhas - A Náusea

luana 22/03/2024

"O melhor seria anotar os acontecimentos dia a dia. Manter um diário para que possam ser percebidos com clareza. Não deixar escapar as nuanças, os pequenos fatos, ainda quando pareçam insignificantes, e sobretudo classificá-los. É preciso que diga como vejo esta mesa, a rua, as pessoas, meu pacote de fumo, já que foi isso que mudou. É preciso determinar exatamente a extensão e a natureza dessa mudança." (p. 15)

Michael Alves 07/03/2024

Um desconforto necessário
Ao finalizar este livro, percebi que não era o mesmo de quando o iniciei, mas não aquela mudança simples, mas brusca, principalmente no pensar.

A Náusea é um livro que te tira do conforto, o faz pensar em coisas muito além do simples existir que conhecemos e até onde uma mente humana pode chegar para sentir sua existência ou a falta da mesma.

Rafael Siqueira 03/03/2024

A NÁUSEA - JEAN-PAUL SARTRE
"Prepare-se para uma crise existencial excepcional com 'A Náusea' de Sartre, um livro que vai te deixar com mais perguntas do que respostas e talvez até um pouco enjoado - literalmente.

Nesta obra, Sartre vai nos conduzir as profundezas da condição humana ao nos apresentar, Antoine Roquentin, um personagem tão perdido na vida quanto um piolho na cabeça de um careca. Ele confronta constantemente a natureza essencialmente absurda e desprovida de sentido da existência humana, questionando tudo e todos, inclusive a própria essência da existência. Com isto, Sartre nos desafia a encarar a nudez da existência e a busca incessante por sentido em um mundo desprovido de certezas.

Com uma narrativa que mistura a angústia de um adolescente confuso com a profundidade filosófica de uma conversa em uma mesa de bar, Sartre nos faz adentrar as profundezas da condição humana, explorando temas como a angústia, a liberdade, a gratuidade e a ilogicidade da vida. Prepare-se para uma leitura verdadeira nauseante, onde acompanhamos o protagonista numa série de questionamentos existenciais, muitas vezes beirando a loucura á medida que se expõe a crueza e a falta de sentido da própria realidade ao seu redor.

Eu diria que a leitura d’A Náusea é como uma salada de frutas existencialista: você pode encontrar um pouco de tudo, desde a doçura e a responsabilidade da liberdade até o tédio do existir e o amargor da solidão. Sartre nos lembra que a vida é um grande palco, e nós somos os atores perdidos em um ensaio sem propósito intrínseco algum, tentando descobrir nossas falas em um roteiro que parece ter sido escrito pelo gato de Schroedinger, só que superpostamente bêbado. É um mergulho de cabeça em um oceano de incertezas, onde cada onda de pensamento nos arrasta para mais fundo no vazio da realidade da condição humana. É como um prato feito com vários sabores de miojo que você ingere para matar a exigência da fome: pode ser uma mistura estranha, mas no final você está satisfeito - embora possa acabar enfrentando uma boa dor de barriga posteriormente. Ou, no caso da leitura d’Náusea, uma crise existencial para tratar na terapia.

Então, se você está pronto para embarcar em uma jornada filosófica cheia de crises existenciais e momentos de puro absurdo, 'A Náusea' é o livro para você. Afinal, quem precisa de respostas quando se pode ter mais perguntas? Prepare-se para sentir um profundo enjoo existencial e tentar fugir da sensação de que talvez a existência seja mesmo uma comédia trágica em cartaz no teatro do absurdo.

Dani Ramos 02/03/2024

É um livro muito paradoxal para mim, entre ódio e compreensão. Há momentos chatos e o personagem parece louco, mas ao mesmo tempo, acho ele mais lúcido que a maioria das pessoas. Sei lá, me fez refletir muito.
Fabio909 03/03/2024minha estante
Muitas vezes os loucos são loucos por que são extremamente lúcidos. A realidade os atormenta.
Vejamos como Nietzsche terminou sua vida, ou Van Gough, por exemplos....

Dani Ramos 04/03/2024minha estante
Sim. É isso. Parece que o personagem principal tinha coragem de pensar o que nós temos medo de admitir. Ele ia além, refletia, sentia, era. Atualmente, só vivemos no automático e em uma realidade já imposta.

Fabio909 04/03/2024minha estante
Pensar fora da caixa e ser um ponto fora da curva, indo de contra ao senso comum é anormal para nossa sociedade!

Sir Rocha 29/02/2024

Sartre brilhantemente nos presenteou com uma ode ao existencialismo em forma de devaneios que tendem a ser atemporais...

lia 18/02/2024

Enevoado
Engraçado esse livro e muito, muito, muito difícil de ler. Não é violento ou mórbido, só que enquanto lia parecia que começava a me sentir como o personagem. A gente vai perdendo o senso de realidade. Leitura complicada por mais que a escrita seja fluída. Bastante difícil exprimir em poucas linhas o que sinto sobre essa obra.
Luana Silva 22/02/2024minha estante
A leitura é complicada pelos temas ou pela escrita? Tipo, tem que ter experiência em livro cabeçudo pra conseguir?

camila1856 27/01/2024

Bom livro
É definitivamente um bom livro, é bem reflexivo e de certa forma triste. Eu gostei de como o personagem escrevia o que sentia, mas também em algumas partes ele falava tanto que era entediante. Mas todo o conjunto foi muito bom. É uma leitura para mergulhar de cabeça e foi uma experiência mágica.

Maria 11/01/2024

Lindo lindo lindo lindo
Não sei dizer o que sinto, mas sinto meu coração bater, acho que me apaixonei pelo sartre.
Essa obra é tão incrível, tão cruel, tão melancólica.
Meu único arrependimento é ter demorado tanto para ler.
Quem me garante que estou agora escrevendo essa resenha com minhas duas mãos e usando meu cérebro para montar um raciocínio coerente, eu poderia agora ter duas patas e estar apenas sonhando que sou um ser racional, e se eu fosse, que diferença faria??
Estou anestesiada.

Gê Galvao 31/12/2023

Uma náusea
Eu esperava algo mais da hora deste livro porém o achei em algumas partes um pouco chato. Sartre é tão incrível que só se espera coisas incríveis dele.

Henriquepm111 29/12/2023

Existencialismo
Simplesmente um clássico da filosofia que marcou o século XX. é o livro mais influente da corrente existencialista

Daianex 28/12/2023

Perfeito. Não tenho o que falar desse livro negativamente. É uma viagem realista e profunda sobre a mente de um homem perturbado e nos devaneios dele.
Amei

Leitorconvicto 18/12/2023

Romance teoria
Livro que sempre merece uma releitura. A teoria existencialista representada no protagonista. O ser humano em confronto direto com sua essência

Icaro 17/12/2023

Existindo
Clássico da literatura mundial e considerado pela crítica e pelo próprio autor como um dos seus melhores livros.

Sartre foi um dos pais do existencialismo e dedicou boa parte da sua vida às causas sociais. Na visão do autor, intelectuais deviam tomar partido das decisões políticas de um país.

Apesar de ter ganho o Prêmio Nobel, recusou recebê-lo alegando que ?nenhum escritor pode ser transformado em instituição.?

Sobre o livro em si, o personagem escreve um diário sobre os seus dias banais, mas repletos de uma angústia nauseante que o torna parte do mundo.

Publicado pela Editora Nova Fronteira.

Nota 9/10 ???