O Segredo de Chimneys

O Segredo de Chimneys Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Segredo de Chimneys

laissa33 22/04/2024

Bem razoável em comparação aos outros.
Senti muita falta do querido detetive ( não vou me submeter escrever o nome dele, já que muito provável vou anotar errado), pois é o primeiro da Agatha que eu leio sem a presença do mesmo.
Aliás, os personagens são incríveis nesse livro, além da Agatha mostrar mais do seu humor um tanto duvidoso nesse livro, fazendo-me rir bastante até. Em meu ver, o problema começa quando eu não estou nem aí para o crime em si, eu simplesmente não liguei, só continuei porque os personagens faziam as coisas ficarem mais interessantes.

Recomendo? Sim, mas não com altas expectativas.

Fran ;) 22/04/2024

Mediano e narrativa complicada
Esse livro está longe de ser um dos melhores da Ágatha. O início é extremamente lento e chega a ser entediante e com personagens pouco cativantes, além de vários histórias que parecem soltas a princípio. Após os primeiros 25/30% do livro, a narrativa começa a se entrelaçar e ficar mais interessante, alguns personagens conseguem salvar o enredo com carisma, e até então daria três estrelas, porém quanto mais vamos nos aproximando do final, pior fica. Volta a ter muitas narrativas ao mesmo tempo, e que parece corta um pouco a dinâmica que vinha na trama. Afora isso, ao decorrer da história a autora utiliza o mesmo plot várias vezes p surpreender, além de que o plot final, não temos indicação nenhuma durante a leitura. Acho q o final se prolongou por uns 3 ou 4 caps desnecessários e que se fossem reduzidos iriam auxiliar mt na narrativa.

Entretanto, o que mais influenciou para a retirada de uma estrela foi o diálogo explicitamente racista no final do livro.

Apesar de entender a época e o contexto de quando o livro foi escrito, e de saber que a escrita reflete a classe branca privilegiada da Europa dos anos 20 ao qual pertencia a autora, isso não pode simplesmente passar despercebido. Acredito que em uma nova edição isso tenha sido retirado, mas ainda assim é algo inacreditável.

MahAndrade 11/04/2024

Bem razoável
A leitura em si é fácil, leve e flui rapidamente. A história não me cativou no início e acabei deixando esse livro de lado por um tempo, acredito que isso me deixou pouco conectada e portanto me perdi algumas vezes. Confesso que irei reler uma segunda vez daqui um tempo para ver se minha opinião muda.

O personagem principal é divertido, engraçado e isso trás leveza para a história, foi legal. A parte política eu não gostei muito, muitas coincidências pouco prováveis aconteceram, e isso me desmotivou.

Com certeza esse não foi um dos meus preferidos da autora. Ele é uns dos primeiros lançados (ainda na primeira década) e acredito que seja por isso também.

Fhernanda.Costa 11/04/2024

O segredo de Chimneys
A história fica um pouco confusa no começo, com a história dos dois amigos. Temos muitos personagens, que claramente se apresentam com identidades falsas por toda a história.
Os dois grupos de criminosos, tem pouco participação ativa na narrativa. A história no geral é boa, tem um desfecho que não se apresenta pistas no decorrer da narrativa, proporcionando uma surpresa nas últimas páginas.

Fernanda Oliveira 10/04/2024

Fui feita de otária
Minha resenha se resume ao título. Simplesmente.
A mona escreve de uma forma que você não consegue soltar o livro até terminar a história.
Os personagens são super desenvolvidos e misteriosos, a história é viciante... tudo nesse livro é perfeitoooo.
5 ? ainda é pouco para o que esse livro merece ?

silviafofa 17/03/2024

Bonzinho | ??????
É bacana a quantidade de reviravoltas que tem, mas não achei muiiiiiito maravilhoso não. E o assassino você pode até ter descoberto, mas depois você terminou o inocentando, quase certeza!

Herick 14/02/2024

Christie nos apresenta um novo protagonista, não um de seus famosos detetives ou "resolvedores" de mistérios, mas sim Anthony Cade, um inglês que saiu da Inglaterra há 7 anos e leva uma vida "sem rumo", trabalhando com qualquer coisa e indo aonde o vento o leva.

Eis que, num belo dia, um amigo seu o incumbe de determinada missão: levar as memórias do antigo conde de uma nação, Herzoslováquia, de volta a Inglaterra, onde serão publicadas. Junto das memórias, encontram-se cartas trocadas entre o conde e uma tal sra. Revel.

Cade, ansioso por retornar à Inglaterra, de pronto aceita. O que ele não poderia imaginar era o que essa missão, aparentemente simples, traria para a sua vida.

Logo na primeira noite de volta em sua terra natal, Anthony é atacado por um ladrão que pretende recuperar o manuscrito, e logo no dia seguinte presencia o assassinato deste mesmo ladrão, quando vai atrás da tal sra. Revel.

A partir daí, Anthony se vê envolto numa trama política que envolve a ocupação do trono da Herzoslováquia, o escândalo que a publicação das memórias pode gerar, e um novo assassinato que acontece na mansão Chimneys, onde se concentram os maiores figurões da época.

Um romance sagaz, divertido, e muito bem estruturado, com personagens cativantes e muito bem construídos. Excelente leitura.

Larissa3790 05/02/2024

Um bom agatha christie
Como um bom agatha christie, não decepciona! Eu tinha lido anteriormente o "mistério dos sete relógios", livro que, sucede este. Já conhecia o detetive Battle, e já era apaixonada pela Bundle e por seu pai (icônicos).

O livro mostra bem mais como que é a mansão de Chimneys e é protagonista de reviravoltas que eu (infelizmente mais, uma vez) não previ. Recomendo muito!

O livro me arrancou boas risadas e no final vieram os plots todos de uma vez, fazendo nós leitores de bobos hehe

Laura.Schmidt 15/01/2024

O segredo de Chimneys
Gostei bastante do livro. Estou lendo os livros da autora em ordem de publicação e esse foi o sexto que li. Acredito q seja um dos mais legais em questao de história, mas achei o livro muito lento até chegar lá (começei a gostar mesmo ali pelos 25% do livro). Recomendo mas o inicio é realmente chato kkkkk

priscila.marques 06/01/2024

O livro mais Sessão da Tarde da Agatha
Ok, eu confesso, esse não é o melhor mistério da Agatha. Mas e daí? Os personagens são tão bons que eu queria poder ser amiga deles.
Eu ri durante a história toda enquanto torcia para que todo mundo fosse inocente.
Nossa história começa com Anthony Cade, o personagem mais charmoso da Christie, aceitando fazer o trabalho de um velho amigo entregando um livro de memórias para uma editora. O que poderia dar errado? Tudo! Desde encontro com pessoas de nomes esquisitos até assassinatos aleatórios e o aparecimento de um milhão de detetives (sério, todo mundo quer resolver esse mistério).
Todas essas reviravoltas levam Anthony para Chimneys, onde vamos encontrando personagens muito marcantes, em especial o dono da casa que faz as melhores reclamações do livro todo.
Eu amei muito a história, mesmo tendo um foco político, e acredito que se trata mais de uma aventura do que um mistério em si. Na minha mente eu estava vendo um filme de aventura com um toque de comédia.

Driele 01/01/2024

A história é surpreendente, nada passa batido pra Agatha Christie. Me senti presa do início ao fim às tramas complexas que se interligam. E a resolução do mistério como sempre choca a todos.

Daria 5 estrelas se não fosse pelo diálogo racista no final.

Tamara Campos 30/12/2023

Foi a minha primeira experiência com a autora e eu achei a coisa mais arrastada do mundo. Fora uma pitada de racismo que notei também. Ainda pretendo ler outras coisas da autora porque ela é um marco e eu espero que os outros funcionem pra mim. Esse chegou num ponto em que eu já não tinha interesse nenhum de saber o final. Só terminei porque já havia abandonado essa leitura no ano anterior.

CinMeireles 18/12/2023

Fiquei muito na dúvida se daria 2 ou 3 estrelas. O livro é mediano; está longe de ser um dos melhores da autora, mas tem alguns pontos brilhantes que o salvam de ser o pior. Se a história em si não é das melhores e transborda conveniências, Agatha conseguiu ao menos desenvolver bem o mistério, e desenrolar as complexidades da trama de forma compreensível sem recair na expositividade explícita - problema que permeia alguns dos livros anteriores. Mas o que realmente brilha no livro são os personagens, em especial Cade e Virgínia, que são divertidissimos e transbordam ironia, deboche e auto confiança mesmo nas situações mais desesperadoras.

Imagino que algumas pessoas tenham ficado chocadas com um trecho explicitamente racista, já no final do livro. Embora esse seja o exemplo mais gritante que vi até agora, está longe de ser o único - não é preciso procurar muito para encontrar exemplos de racismo, classicismo e xenofobia em varios livros de Agatha. A visão de mundo da autora reflete fielmente a visão das classes altas inglesas à época do lançamento do livro. Cabe ao leitor o julgamento moral da história e do autor, e a decisão de seguir ou não com a leitura.

De forma geral, não é um livro que eu recomendaria, embora não seja de todo ruim. Sabendo o tamanho da produção literária da autora, certamente vale a pena ler os mais conhecidos. Livros como esse ficam mais a título de curiosidade.

juju 28/11/2023

Que livro BOM!
Mais uma vez muito enganada pela Rainha do Crime.
Amo meu queridinho Poirot, mas as tramas internacionais da Gatinha Triste são simplesmente sensacionais.

O começo do livro é um pouco lento, como a maioria dos livros da AC, mas quando engata, você quer ir até o final sem parada.

Super indico essa leitura.

adrievianna 24/11/2023

Não foi um dos meus favoritos
Vi aqui uma resenha de alguém falando que gostou mais dos personagens do que da história e isso foi muito real pra mim. Adorei o Antony e a Virgínia, as tiradas e astúcias dos dois, mas a história em si não me prendeu não. Também não curti muito quem foi a pessoa culpada de tudo porque ela é alguém que quase não aparece no livro.
Adoro os livros da Agatha mas nesse ela ficou devendo um pouco. De qualquer forma, vale a leitura.