On The Edge

On The Edge Richard Hammond

Resenhas - On The Edge

Clio0 19/01/2012

Não é uma biografia, é um relato estilo auto-ajuda baseado em um acidente sofrido por uma “celebridade” da TV britânica.

O livro não é um primor em nada, nem mesmo a história que não tem nada de edificante, mas é bem feita e por isso pode merecer um ou dois minutos do seu tempo.

Richard Hammond, aparentemente de próprio punho, escreve sobre suas experiências que levaram ao acidente automobilístico que lhe causou uma lesão cerebral, segundo ele sem sequelas.

Levei algum tempo para acreditar que não havia um ghost-writer trabalhando nas linhas desse livro, justamente porque o texto é bem organizado e o estilo de escrita é até razoavelmente reconhecível. Foi só com a afirmação do autor acerca do estilo de trabalho que realiza na TV, apresentação e produção de um programa sobre automóveis, foi que me convenci.

De fato, o estilo permanece o mesmo por todo o livro, embora a organização mude quando temos acesso aos depoimentos de sua mulher sobre o mesmo período.

Fora isso, é a descrição comum a qualquer tipo de livro semelhante, ou seja, altamente emocional, ainda que não necessariamente espiritual, sobre um período difícil, mas que nesse caso teve um final feliz.

Se você gosta de histórias de tragédias e superação, vai gostar desse, principalmente porque o autor admite suas próprias tentativas de auto-engrandecimento e não esconde nenhum de seus defeitos e falhas, embora esses fiquem a cargo do leitor julgar.