The Long Ships

Frans G. Bengtsson
Frans G. Bengtsson

Resenhas - The Long Ships

Laura 12/09/2012

The Long Ships é uma extraordinária saga de aventura épica do século X quando os Vikings navegavam pelos mares do Norte e Mediterrâneo. O herói, Orm Tosteson o Ruivo, esperto, corajoso, hipocondríaco e acima de tudo muito sortudo é sequestrado para remar em um navio viking e assim começa a aventura, com longas viagens, batalhas, disputas sanguinárias e muito, mas muito, humor e realismo.
Bengtsson me encantou e divertiu com seu texto impecável e detalhes historiográficos que nos remete a um mundo e cultura desaparecidos.
Infelizmente esta obra-prima da ficção histórica não foi traduzida para o português, mas se você tiver a oportunidade, em inglês ou suéco, não perca.
Ao terminar esta viagem de 500 páginas, só me resta inveja de você, que ainda não leu The Long Ships, pois poderá lê-lo pela primeira vez.

Arnoldo 23/11/2017

Uma aventura histórica
Livro escrito pelo autor sueco Frans Gunnar Bengtsson, em dois volumes, o primeiro em 1941 e o segundo em 1945 e que hoje é apresentado com esses dois volumes reunidos em um só.

Trata de uma obra de aventura no melhor estilo “capa e espada”, passada na virada do século X para o XI, cuja personagem principal é o viking Orm, o Ruivo e que descreve suas expedições e viagens, dessa maneira narrando batalhas, grandes feitos, encontros e cenas hilárias, emoções fortes, lutas, ou seja, todos os elementos que são essenciais a um livro desse estilo.

O escritor demonstra um vasto e detalhado conhecimento sobre a cultura escandinava, bem como outras culturas, como a mourisca, inglesa, irlandesa, eslava e bizantina, pois o personagem principal em suas viagens e expedições trava contato com essas outras culturas e autor propicia ao leitor um rico detalhamento desse choque e estranhamento cultural e particularidades dessas culturas, como o modo de se vestir, a maneira de se viver, os costumes locais e etc.

É um livro muito dinâmico, de leitura fácil, que infelizmente ainda não possui tradução para o português. Não é um livro que se pretende profundo e que contenha grandes tensões entre as personagens, porém é uma ficção histórica muito rica, que permite ao leitor se encantar e divertir com todas as cenas de ação e comédia, bem como travar conhecimento com um ou vários povos que já não existem mais, e aprender sobre eles, pois o escritor se esmera ao descrever os detalhes e costumes de cada cultura, bem como o choque entres estas à medida que se relacionam.

samuellima06 02/02/2023

Simplesmente excelente
Comecei a ler o livro como uma recomendação para quem leu a Série The Last Kingdom, de Bernard Cornwell.

Já no início do livro me peguei preso a ele. A história é muito boa e o autor muito hábil. Leitura leve, com um pouco de história e muito envolvente.

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos!