Cael e o Destino de Eleanthus

Cael e o Destino de Eleanthus José Agnaldo Navarro

Resenhas - Cael e o Destino de Eleanthus

TainA473 07/08/2022

Esperava mais
O livro no começo me cativou, pelo fato de ter elfos e outras criaturas mágicas eu gostei da narrativa, é um livro que se passa no Brasil e em terras consideradas "perfeitas". Lógico que com o decorrer do livro vemos que essa perfeição não existem.
No geral, eu estava realmente gostando da leitura mas foi decaindo e tendo uma narrativa fraca com muita enrolação no meio, tendo um fim apressado e sem muito nexo. Não leria denovo, até pq não tem uma continuação.

Aione 13/01/2012

Há séculos a paz reinava em Eleanthus. Os elfos, os leões brancos, os mantifores e os diacris, moradores mágicos de Eleanthus, formavam um Conselho que apenas se reunia em momentos de urgência, há muito inexistentes. Eis que um objeto desconhecido surge e traz consigo a lenda já esquecida dos irmãos Caius e Krisna, ameaçando a paz de Eleanthus através da luta entre o bem e o mal, na qual Cael, vivendo em outro mundo, será peça chave.

Escrito por José Agnaldo Navarro e publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século, “Cael e o Destino de Eleanthus – Livro 1: A Batalha Anelar” é uma recheada história de literatura fantástica.
O enredo foi bem composto e bem estruturado. Não só um mundo novo foi criado como também seus habitantes e as lendas que o rodeiam. Tudo foi bem encaixado, bem explicado e bem descrito. Aliás, José Agnaldo Navarro não nos priva de descrições o que, particularmente, me agradou.
O que mais gostei em toda a história foi a questão temporal presente. Sabe quando uma viagem ao passado pode influenciar o futuro e tudo passa a ficar dependente dessas ações? Isso ocorre aqui e, claro, pode criar um nó na sua cabeça quando se começa a pensar em todas as modificações decorrentes de uma viagem no tempo. Porém, eu adoro esse tipo de nó!
A narrativa, entretanto, não me prendeu. Foi difícil iniciar a leitura e, mesmo depois de ter engatado nela, não me envolvi com a história, vários momentos foram lidos sem que eu prestasse muita atenção aos acontecimentos. Porém, acredito que isso se deva ao fato de esse gênero literário não me agradar muito. Já iniciei a leitura com uma pré-resistência porque sabia não ser o tipo de história que chama minha atenção, então parcela da culpa é totalmente minha.
A revisão do livro pecou em alguns pontos. Primeiro, há repetições de uma mesma palavra em demasia pelos parágrafos, às vezes em um único ocorriam duas ou três. Depois, notei o uso incorreto de vírgulas em várias ocorrências. Por fim, por todo o livro foi utilizada a palavra “eminente” ou “eminência” ao invés de “iminente” e “iminência”. Como já li outros livros da editora que também pecaram um pouco na revisão, fica o lembrete.
De um modo geral, gostei da história por ser criativa e bem composta, ainda que não tenha me prendido ao livro. Algo que vale ser ressaltado é que, mesmo esse sendo o primeiro de uma série, é bem finalizado. Os conflitos aqui são resolvidos e restaram pontas para que os próximos livros existam. Aos admiradores da literatura fantástica, está é certamente uma boa escolha.