Coroa de Landes

Coroa de Landes Catherine Fisher

Resenhas - Coroa de Landes

Yuririn 06/12/2020

Tres historias que se entrelaçam "de tal modo que nunca realmente se tocassem, mas ecoassem diferentes temas e imagens."(como disse a autora). A mistura de ficçao, realidade e mitos é sensacional e me deixou com vontade de conhecer o Círculo do Rei, as teorias druídicas e as aguas de Sulis. A maneira de misturar os elementos e as épocas das tres historias me pegou de surpresa, como se, no decorrer da leitura, eu estivesse descobrindo algo incrivel e as peças do quebra cabeca começassem a se encaixar. Embora tenha criado minhas teorias para algumas partes que ficaram dúbias, adorei o livro e pretendo ler mais da autora.

Helaina 19/11/2013

Achei que o final merecia mais explicação...
A adolescente é Sulis. Esse é o nome pelo qual ela escolheu ser chamada. Não é seu nome verdadeiro. Ela foge de uma tragédia que ocorreu em sua infância que culminou na morte de sua melhor amiga. O problema é que o homem, o qual Sulis é a única capaz de reconhecer, ainda está à solta e por isso ela é posta no serviço de proteção á testemunha. Mas, sempre que ela percebe que ele está próximo, tem que se mudar novamente.

Sulis é uma adolescente bem agitada que foge de seu passado. Gostei dela. E fiquei com pena por ela não poder levar uma vida normal. Ela, no entanto tenta com seus novos “pais” Hannah e Simon e seu novo colega de trabalho e candidato a “affaire”, Josh. A amizade dos dois é muito fofa. Josh é aquele tipo de cara que aparece na estória para dar todo o apoio á garota desesperada não se importando com o seu passado.

Zac aparece na estória como aprendiz de Jonathan e logo vamos descobrindo o porquê ele se tornou aprendiz do homem que havia decidido construir uma rua circular com casas suntuosas em uma cidade não tão exuberante como é retratada na época. Quem entra na estória, praticamente adotada por Forrest é Sylvia, uma mulher cujo passado é tão misterioso quanto o Círculo do Rei.

Apesar de Forrest receber Zac com toda boa intenção de ajudá-lo, ele não se parece aquele tipo de pupilo admirador de seu tutor, e dá pra sentir um pouco de raiva dele com sua postura.

Bladud realmente emoldura a estória. Suas participações são em trechos de no máximo duas páginas cada, mas nas quais ele conta sua estória. Um rei que deu origem a toda a estória dos círculos.

Minha impressão sobre o livro foi um pouco influenciada por outro livro da mesma autora. Faz um tempinho que li Circulo Negro (ler resenha) e achei simplesmente fantástico. A maneira como a autora conta duas estórias que parecem ocorrer paralelamente, mas que ela soube unir com maestria. Em Coroa de Landes, Catherine Fisher até que cita uma estória nas outras, mas não há uma grande interação entre elas.

No geral o livro é bom. Um bom mistério com algumas pinceladas de cultura Céltica. Acho que ficaram algumas perguntas sem resposta ao final, mas nada que impeça a compreensão da estória. Recomendo o livro para quem gosta de mistério e um pouco de ação, mas não se importa de terminar uma estória sem saber a resposta para todos os mistérios expostos.

Na última página a autora escreve uma nota, cujo conteúdo vou deixar para a curiosidade de vocês descobrirem, mas posso dizer que usei as informações para algumas das imagens que coloquei no post do blog Mente Hipercriativa!

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2012/11/resenha-coroa-de-landes.html

Ju Rosa 28/09/2013

opinião
Na minha opinião:

O melhor livro da Catherine Fisher.

Andrea 31/12/2012

Esse livro ficou um bom tempo na minha listinha de desejados e nada de aparecer pra troca. Fiquei tão intrigada que decidi comprá-lo. E eu só faço isso quando o livro realmente chama minha atenção.
Quando fui ler, como acontece na maioria das vezes, não lembrava mais a sinopse. Na verdade, eu até prefiro assim. A chance de um livro me surpreender quando eu não sei sobre o que é a história, é muito maior.

Mas bem, nesse caso, o tiro saiu pela culatra. Comecei já não entendendo muita coisa e fui lendo sem ritmo, só por ler. Passei metade da história e nada de legal, de opa que interessante, quero ler só mais um capítulo. Daí eu desisti e reli a sinopse pra ver se lembrava do motivo que me fez querer o livro. E não lembrei.

O pior é que não foi um livro tão ruim a ponto de me fazer abandoná-lo. Eu até queria saber do final da história. Fiquei meio que presa na leitura. Mas me segurei diversas vezes porque quis pular alguns capítulos.

No final das contas, é um livro chato, com personagens chatos e um final chato... Eu acho que, quando me interessei pelo livro, pensei que teria algo sobrenatural e não teve. Teve uma revelação mais ou menos (e meio que esperada), mas só.

E pra coroar (coroar, entenderam? XD) o livro ruim, a tradução e a revisão aqui foram péssimas! (Se é que teve revisão, né?) Achei várias frases que não faziam sentido. E falando em não fazer sentido, as descrições da autora me cansaram bastante. Sem contar que eu boiei nos landes. Não conseguia visualizá-los de jeito nenhum.

A única coisa realmente legal em todo o livro, foi a nota da autora dizendo que algumas coisas são verdadeiras. Sempre gosto quando eles falam sobre suas histórias, sobre o que é real e o que não é.