Submarino

Submarino Lothar-Günther Buchheim

Resenhas - Submarino

Guilherme 24/03/2020

Nunca tinha lido um livro sobre o ponto de vista dos soldados alemães durante a Segunda Guerra, e meu conhecimento do funcionamento de submarinos era extremamente superficial. Bem, agora acho que entendo um pouco essas máquinas; pelo menos suas versões de 80 anos atrás.

Livros e filmes que retratam o lado dos Aliados, normalmente, tendem a mostrar os nazistas como uma massa de maldade, onde a maioria segue firmemente a ideologia. Mas Buchheim mostra alemães que só estão cumprindo ordens, como todos os soldados eles não sabem direito o que está acontecendo em todos os pontos de guerra. Ainda mais quando se está em um submarino a realidade é uma expectativa agoniante. Imagine estar a mais de 100 metros de profundidade e não saber o que esta acontecendo na superfície, só usando de conjecturas para descobrir se ainda lá em cima está um navio jogando bombas de profundidade que podem cair bem em cima da sua embarcação?

Me lembrou um pouco de Moby Dick; homens isolados cumprindo ordens de superiores malucos. Com a diferença de que aqui eles estão caçando outros homens.

Adriano.Paula 04/01/2019

Submarino
Outro leitor já resenhou este livro aqui e eu li o livro e cheguei a mesma conclusão que ele.
Talvez ele, o leitor, tenha sido mais diplomático que eu mas eu vou falar claramente.
O livro é ruim, chato, cansativo.
O autor fala por dezenas de páginas a mesma coisa, o dia a dia dentro de um submarino, que qualquer um mesmo que nunca tenha entrado em um pode imaginar que não sendo em caso de combate ou fuga é uma vida chata.
Na minha opinião, o filme que veio do livro o "O barco - inferno em alto mar" é, pasmem, muito melhor que o livro.
É sempre a mesma ladainha página após página, subiam a torre, o vento frio, a água gelada, olhando o horizonte em busca de um comboio, desciam, subiam e ...

cadocapires 19/05/2013

Uma obra de ficção que deu origem ao filme O Barco. Há momentos em que o leitor se envolve tanto com a leitura que praticamente se sente dentro do submarino U-Boat. Por outro lado, algumas passagens são cansativas. Para descrever um determinado acontecimento, o autor gasta dezenas de páginas. Como sofreram os cerca de 40.000 submarinistas alemães, principalmente na época de baixa (após o radar dos Aliados ter melhorado consideravelmente).