Machado de Assis

Machado de Assis Alfredo Bosi

Resenhas - Folha Explica Machado de Assis

Pablo Paz 07/01/2024

Os tantos Machados
Daqueles livrinhos que você adquire sem pretensão nalgum sebo da vida e se surpreende com o conteúdo. A originalidade está em nos apresentar como Machado de Assis foi lido pela crítica e pelo público ao longo de sua história. Visto como católico, como filósofo, como nacionalista, como degenerado, como europeu, como nacionalista, como freudiano, como materialista etc., o crítico explica, no estilo Jorge Luis Borges, como a leitura de um autor fala-nos mais sobre os leitores e sua época do que sobre o próprio autor lido; e tudo isso porque o autor (o livro original é de 2000) nem abordou a leitura contemporânea de um Machado 'negro' a partir de 2010 por novos críticos da escola pós-colonial. Toda essa polissemia porém só é possível se o autor é grande, tem algo a dizer e sabe dizer, como é o caso de Machado. Alfredo Bosi, neste livro que está mais para um opúsculo, parece um desses autores japoneses que consegue resumir toda a natureza e comportamento humanos em meras 100 páginas com erudição e boa escrita. Vale a leitura!

Fabio Shiva 19/07/2019

Qual é o seu tipo: Machado ou Alencar?
Excelente livrinho da série “Folha Explica”, escrito pelo especialista em Machado de Assis, Alfredo Bosi, autor também de “Machado de Assis – O enigma do olhar”. Começa com um resumo das análises críticas feitas sobre a obra de Machado, que demonstram de forma muito eloquente, pelas mutações que vão sofrendo, como é verdadeiro o ditado “vita brevis, ars longa” (“a vida é curta, a arte é longa”). A obra de um gênio como Machado de Assis desafia o tempo e continua intrigando e seduzindo leitores, década após década – ainda que cada geração encontre na leitura algo de diferente.

Em seguida o próprio Bosi analisa cada um dos romances machadianos, assim como suas principais novelas, contos, crônicas, poesias e peças teatrais. Eu achei a leitura simplesmente deliciosa, quase tão boa quanto degustar diretamente os textos de mestre Machado. É preciso fazer a advertência de que as tramas dos romances são totalmente expostas aqui, por isso a leitura desse livro é recomendada para quem já leu toda a obra citada ou para quem não se incomoda com spoilers de clássicos da literatura.

Nesses nossos tempos tão esquisitos, em que o Brasil e o mundo estão tão fortemente polarizados, a leitura desse livro me sugeriu (mais) uma divertida divisão. Penso que é possível dividir as pessoas em dois tipos básicos, a partir de dois luminares de nossa literatura:

a) Tipo “José de Alencar” – pessoas imaginativas, sentimentais, grandiosas, arrebatadas, religiosas, românticas...
b) Tipo “Machado de Assis” – pessoas céticas, irónicas, detalhistas, comedidas, racionais, realistas...

Eu, que amo de paixão esses dois autores, sou decididamente um tipo “José de Alencar”! E você, qual é o seu tipo?

Palestra de Alfredo Bosi sobre Machado de Assis:

site: https://www.facebook.com/sincronicidio