O Detetive Parker Pyne

Agatha Christie

Resenhas - O Detetive Parker Pyne

Renata..nunes 31/03/2024

O detetive Parker Pyne
O livro trás uma coletânea de doze contos, nos quais somos apresentados à um novo detetive e sua singular equipe.

J. Parker Pyne é um profundo conhecedor da natureza humana e todos os sentimentos que nos envolvem (fato sempre presente das obras da Rainha do Crime); mas, diferentemente das investigações criminais de Hercule Poirot e Miss Marple, dos quais estamos tão acostumados, Parker Pyne costuma investigar casos diferentes, principalmente aqueles envolvendo a redescoberta do amor próprio e da felicidade, traições conjugais, manipulações, roubos, trocas de identidade e um ou outro assassinato.

A leitura é muito fluida e, apesar de eu não me adaptar muito a livros de contos e histórias curtas, fico feliz em ter conhecido mais um personagem de uma de minhas autoras favoritas.

Ratinha de Biblioteca 17/03/2024

Contos
São vários contos sobre roubos, assassinatos e outros mistérios desvendados pelo sr. J. (ou seria Christopher?!) Parker Pyne e sua peculiar equipe.

Robs 17/03/2024

Nem parece AC, não me cativou muito, terminei por terminar, é a primeira vez na vida que não fico encantada com algo escrito pela AC

Mireille 07/03/2024

Mais uma leitura da rainha do crime, dessa vez acompanhamos contos do detetive Parker pyne e seus clientes. Vale a pena ler e tentar descobrir o mistério ?

Bruna 06/03/2024

Apesar de ser em formato de contos, o livro é bom, a escrita é bastante fluida, dá vontade de seguir lendo todas as histórias de uma vez?

Mariane398 25/01/2024

Coletânea de contos é aquela coisa: uns são bons, outros...
Agatha Christie invariavelmente me acompanha no meu dia a dia em meio a outras leituras. É sempre uma leitura leve e gostosa com um texto bem escrito.

Em "O detetive Parker Pike" me deparo com as histórias de um detetive que não é detetive (estava lá o tempo todo, só ele não viu).

A sequência de contos molda a personalidade de Parker Pike, que no início pode ser visto enquanto pilantra, depois como defensor dos oprimidos e por último como alguém que só quer tirar férias.

A origem de Parker Pike é sem dúvida curiosa: Agatha Christie escutou uma conversa na mesa logo atrás da sua sobre estatísticas, olhou para trás, enxergou de relance um homem e, a partir de então, achou seu Parker Pike, um homem que utiliza estatísticas para resolver o problema dos outros.

A própria autora conta no prefácio que seus contos favoritos são "O caso do marido descontente" e "O caso da mulher rica". Já eu tenho meus próprios favoritos: "O caso da esposa de meia idade" e "O mistério da regata", ironicamente os contos que iniciam e terminam a coletânea, respectivamente.

Por fim, que surpresa, eu indico a obra (como não poderia indicar Agatha Christie)?

thamyrescas 04/01/2024

Eu gostei muito de dois contos os outros achei mais ou menos. Confesso que prefiro os livros com uma boa investigação de Poirot ??

Rita 31/12/2023

Teve algumas partes divertidas e outras achei chatas. Pensei que não ia gostar do personagem principal, mas ele não é o pior que a Agatha já escreveu.

Rosana.Montenegro 10/11/2023

O Detetive Parker Pyne
Quem diria que um antigo funcionário do governo, do departamento de estatística conseguiria montar um escritório para fazer as pessoas felizes????
De um simples ciúmes ao marido a um assassinato e sequestro, Parker Pyne usa seu conhecimento para trazer felicidade às pessoas. Fantástica a percepção de Pyne sobre o que as pessoas realmente precisam...

mv.fz 20/10/2023

"? Adeus. Sempre fui abjeto. Sempre. Mas juro que de hoje em diante vai ser diferente. Lembra-se de que você falou uma vez que gostava de ler os Anúncios Pessoais? No dia de hoje, todos os anos, você vai encontrar um recado meu, dizendo que sempre me lembro de você e que continuo no bom caminho. Você vai ver então o quanto significou para mim. Mais uma coisa: não quero nada de você. Mas quero que guarde alguma recordação minha. ? Tirou do dedo um anel de ouro. ? Foi de minha mãe. Quero que fique com ele. Agora, adeus..."

Silvana.Pereira 30/08/2023

Se vc não é feliz, procure o detetive Parker Pyne! Acompanhamos aqui uma série de contos onde Parker Pyne ajudará as pessoas infelizes encontrar a felicidade.

Erica 24/08/2023

Pensei que era um romance, mas cada capítulo traz um caso do detetive Parker Pyne.
Os primeiros, de pessoas que procuraram-no. A segunda metade, de casos em que ele se envolve em viagens.

Alguns meio sem graça, mas as histórias 5 e 6 são bem legais.

1 - O Caso da Esposa de Meia-idade
2 - O Caso do Soldado Insatisfeito
3 - O Caso da Senhora Angustiada
4 - O Caso do Marido Desgostoso
5 - O Caso do Empregado de Escritório
6 - O Caso da Milionária
7 - Você Tem Tudo o que Quer?
8 - O Portão de Bagdad
9 - A Casa de Shiraz
10 - Uma Pérola Valiosa
11 - Morte no Nilo
12 - O Oráculo de Delfos

Eulaliafernanda 09/08/2023

O detetive parker pyne
Vou dar 3 estrelas porque percebi que definitivamente histórias assim não são minha praia.
Tem algumas muito legais, mas tem outras chatas, o livro nao conseguiu me prender muito. Enrolei bastante pra ler, tem algumas partes cômicas mas outras bastante monótonas.
50% do livro o cara é detetive, outros 50% ele dá um jeitinho de consertar o coração e os problemas das pessoas. Essas foram as minhas favoritas, a parte do ser detetive não gostei. É isto.

Carla 07/08/2023

Simpático senhor Pine
Mais uma obra da rainha lida. Nessa, vamos conhecer o Sr. Pine que se propõe a tornar seus clientes felizes. Os contos iniciais são bem machistas ao falarem de casamentos, traições e artimanhas para não perder o marido ou a esposa. Mas é compreensível que, nos idos de 1930, se pensasse assim.

Do meio para o final, os contos são menos óbvios e acontecem na viagem de Pine pelo Egito e Grécia.

Pine era um senhor simpático, leitor da alma humana e conhecedor dos sentimentos mais profundos das pessoas e, ao contrário de Poirot, era um sujeito muito humilde.