Mistério no museu imperial

Mistério no museu imperial Ana Cristina Massa

Resenhas - Mistério no museu imperial

17/09/2009

Comecei achando meio chato, principalmente por estar lendo porque a escola mandou, mas depois não consegui mais parar de ler. É uma aventura fantástica que atiça a nossa curiosidade, melhor ainda foi ir até Petrópolis depois conhecer o Museu Imperial. Ótimo para quem começou a se interessar por leitura agora.
Antonio 15/12/2019minha estante
Justamente! O grande mérito do livro é criar esse interesse, e nos dar vontade de visitar o Museu de Petrópolis, que é belíssimo.

Alysson 18/04/2012

Mistério no Museu Imperial
Este livro, para mim foi um dos melhores!!!
O livro tem muitos temas(suspense,aventura e mistério)por isso gostei tanto dele.
A amizade e a união, neste livro são bastante importante,pois os amigos tentam resolver os mistérios juntos de forma que um ajude o outro com seus medos.
Este livro tem um fim surpreendente,que sinceramente eu adorei, recomendo a leitura.
Com o livro Mistério no Museu Imperial aprendi que a união faz sim a força!!!!
Raquel 09/05/2012minha estante
Se você gosta de mistério e suspense, procure os contos de Conan Doyle que têm Sherloxck Holmes como personagem. Na biblioteca tem!

Suzane 13/04/2009

Historia para todas as idades
Para quem gosta de aventura, misterio, gente jovem e muito romance adolescente deve ler...É gostoso de ler, voce se apega a história e aos personagens de uma forma encantadora.

Saribera 15/11/2011

Mistério de primeira
Que as livrarias enterrem os Conan Doyles e as Crhisties de vez, tá aqui um livro de mistério infanto-juvenil de primeira qualidade, com um fundo histórico todo brasileiro.

É a história dos Invencíveis, grupo de adolescentes com o lema "um por todos", eles se envolvem na investigação de um mistério no museu de Petrópolis, trata-se de um quebra-cabeça reprodução de um Quadro de D.Pedro II que tem uma pessoa a mais que o original. Muito suspeito! A investigação do caso vai levar os jovens a perigos e aventuras.

Recomendo, apesar de retratar a família imperial com muita simpatia.

Cacau 30/03/2012

Ganhei esse livro na minha formatura do ginásio(2004), ele é fantástico, engraçado e divertido. Ensina muito sobre amizades e o carinho que devemos ter com nosso amigos.

Joshua 20/04/2012

Um mistério bem dosado, mas que quase não supera minhas expectativas...
Mistério no Museu Imperial de Ana Cristina Massa é um livro, só para esclarecer, direcionado ao público infanto-juvenil, basicamente para pré-adolescente, até mesmo pela linguagem que a autora decidiu usar em sua escrita.

O livro relata a aventura em que um grupo de crianças - denominados O Invencíveis - entra após um passeio escolar no Museu Imperial em Petrópolis. Depois que certas coisas estranhas ocorrem no Museu, o grupo decide voltar e investigar tudo, e após certas revelações a história dá muitas reviravoltas e cenas bem legais.

Para explicar melhor, Ana, a autora, escreveu uma história que no início é bem entediante, mas que logo na metade toma ritmo e você não consegue largar mais o livro. O mistério no começo talvez seja meio sem pé e cabeça, mas logo depois tudo faz sentido e a história começa a conquistar.

Os personagens, por sua vez, são bem estruturados e possuem personalidade. Eugênio - apelidado de Gênio - é o líder do grupo Os Invencíveis, e bem inteligente. Na verdade ele por si só resolve o mistério, mas precisa boa parte da ajuda dos amigos, como Isadora, mimada, metida, quer ser a líder do grupo, mas quando vê que suas atitudes são um tanto egoístas, faz tudo pela equipe para resolver o mistério. Jonas é apenas um garoto normal, jogador de futebol da escola e almejado pelas garotas, principalmente por Sofia, esperta e uma amiga fiel. Seu meio-irmão, Goma, no livro serve como alívio cômico, e as vezes é bem engraçado. Os personagens se destacam por si só. A autora criou conflitos entre os personagens, mas no final deixou bem claro que a amizade e o perdão vence tudo.

Enfim, o mistério do livro todo gira em torno de um homem misterioso, sem identidade, que foi visto pela turma no Museu Imperial. Nomeado como Sombra por eles, o homem guarda muitos segredos, e até planos contra o próprio Museu, tudo por uma causa. Mas isso que move o livro: por quê?

A história, em suma, é muito bem bolada, e possui muitos elementos bons que a autora se utilizou dando um bom resultado para o livro. É claro que encontrei pontos negativos em algumas cenas do livro. As vezes a autora fazia com que os diálogos se tornassem meio que vazios, e muitas vezes você não sabia quem estava falando no momento, dificultando o entendimento. Era meio que preciso voltar alguns parágrafos e entender o que se tratava a cena. Não foi um ponto ruim, mas é bom revisar isto. Outro ponto negativo que encontrei foi a própria revisão mesmo. Muitas vezes o traço de identificação de diálogo faltava, e você confundia um parágrafo normal com a fala de um dos personagens. Mas no final, os pontos negativos não foram muitos...

O livro conta com extras bem legais, como a planta do Museu Imperial e toda a área a sua volta, imagens de salas dentro do Museu, como o Gabinete de D. Pedro II, a Sala de Música, a Sala de Estado... uma pintura de D. Pedro II - que é a verdadeira razão para o mistério do livro - e algumas indicações de sites sobre o assunto pela autora.

Enfim, recomendo o livro, mas antes de mais nada, releia o primeiro parágrafo da resenha e tome sua decisão. O livro pode agradar, como também não pode superar as expectativas do leitor, mas é uma boa leitura com certeza.

- O livro é o primeiro volume de uma série intitulada Os Invencíveis. O Mistério do Museu Imperial é seguido de outros dois volume até agora lançados, Enigma na Capela Real e O Segredo do Colecionador.

AlexP 10/09/2013

Os Invencíveis é um grupo de amigos de 12 a 13 anos que tem uma grande curiosidade em coisas incomuns. Tudo começa em uma excursão da escola, onde eles vão para o Museu Imperial em Petrópolis. O grupo nota acontecimentos estranhos no museu. Nas ferias eles vão visitar o avô de Eugênio, o vô Otaviano. A casa do Otaviano fica em Petrópolis, perto do Museu Imperial. Eles investigam o museu e acontece algo estranho a cada vez. Eles encontram um homem de preto mexendo em algo dentro da sala de segurança e ele começa a fugir. O grupo corre atrás do homem de preto. Esse homem era o Sombra. O começo do livro não é interessante, mas já no terceiro capítulo quando o grupo vai para Petrópolis, o livro fica mais emocionante. O livro muda por que o grupo começa a investigar o Museu Imperial, enquanto isso há muitas ameaças ao grupo. Eu aprendi que há pessoas falsas por ai que vendem coisas falsas. Então se tem que tomar cuidado com o que se compra.

Leilinha 06/06/2014

Os invencíveis
Os Invencíveis é o nome do grupo de Eugênio, Goma (Marco), Isadora e Sofia. Eles jogam e competem entre si, ou na internet contra outros grupos. Em uma viagem com a escola ao Museu Imperial, no Rio de Janeiro algo estranho começa a acontecer. Mas com medo que alguém não acredite, Jonas (que viu coisas estranhas)decidem não falar nada. Eugênio compra (na loja do museu) quatro quebra-cabeças para levar para ele e seus amigos montarem, iniciando assim, um novo desafio para Os Invencíveis. Porém, após montarem, descobrem que tem algo de errado. E algo relacionado com o museu. Os invencíveis, resolvem voltar ao museu e pedem para Jonas (que acabou contando as coisas estranhas que viu no museu) ir junto para tentarem descobrir o que há tão misterioso lá.
O livro realmente é coberto de mistério desde a primeira página. Me apaixonei pelos Invencíveis!

Moonlight Books 30/12/2014

O livro traz uma história dinâmica e rápida de ser lida, o texto é jovial e de fácil assimilação, os personagens são cativantes e você consegue viajar para o local durante a leitura.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2014/12/resenha-misterio-no-museu-imperial.html

Fogui 11/03/2015

Os Invencíveis
Mistério no Museu Imperial
Ana Cristina Massa
Série: Os Invencíveis
Biruta
2003

Já sei! Não precisa me lembrar, sei que tenho idade para ler está estória para meus priminhos de 5 e 10 anos. E não deveria ler por prazer da leitura. Também sei que deveria ler sobre assuntos que correspondem a minha idade.

Mas o "Mistérios no Museu Imperial" é tão gostosinho, cheio de referências históricas . Além disso Os Invencíveis são tão cativantes e inteligentes. E outra coisa, amo ler sobre mistérios e história, imagine quando os dois assuntos estão juntos no mesmo livro...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/03/serie-os-invenciveis-misterio-no-museu.html

SahRosa 27/01/2016

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Que tal embarcar em uma aventura ao lado de uma turminha divertida e corajosa? Em Mistério no Museu Imperial, da autora Ana Cristina Massa, vamos conhecer Gênio, Goma, Isa, Sofia e Jonas, Os Invencíveis, que sempre estão dispostos a embarcar nas mais diversas jornadas. Com uma escrita leve e dinâmica, a autora nos brinda com um enredo cheio de referências, uma ótima escolha para o publico infantil e juvenil, além de ser uma boa opção para os leitores mais velhos, afinal, como o enredo encanta e envolve o leitor, mesmo tendo uma narrativa e descrições mais simples, perfeita para obras infanto juvenis, Mistério no Museu Imperial, vai agradar ao público de todas as idades.

Após visitarem o Museu Imperial, Gênio decide levar um quebra-cabeças de três mil peças, o novo desafio dos Invencíveis, a cada semana, o líder do grupo deve entreter o grupo com um novo jogo e desta vez, aquele que montar o quebra-cabeças, será o novo líder dos Invencíveis, ditando todas as regras. No entanto, o que deveria ser mais um passatempo divertido para Gênio, Goma, Isa e Sofia, acaba sendo o inicio de um mistério ainda maior. O quebra-cabeças possui um elemento diferente, que não deveria estar ali, algo que intriga os Invencíveis e para desvendar esse mistério, o grupo decide voltar para o Museu, afinal, ali deve estar todas as respostas deste grande segredo. Para ajudar os Invencíveis, Jonas se une ao grupo e perceberá o quanto essa aventura longe do campo de futebol, lhe trará recordações valiosas e novos amigos.

Este é o primeiro livro da série Os Invencíveis, ou seja, nesta obra vamos saber mais dessa turminha e como a amizade deles é forte, mesmo com alguns obstáculos. Os leitores mais jovens irão se identificar com o grupo e os mais velhos ficarão admirados com eles; Gostei bastante dos Invencíveis, até mesmo a Isa, a mais chatinha, meio mandona, como diria o Goma, é uma personagem maravilhosa, mas o destaque vai mesmo para o Gênio, líder dos Invencíveis, um garoto perspicaz, esperto e que adora jogos, e Goma, o mais divertido do grupo, seu apelido se deve por seu peculiar vicio em chicletes, Goma tem uma imaginação fértil e com isto traz a ainda mais leveza ao enredo, suas cenas são mais divertidas e depois de conhece-lo, você vai querer experimentar os mais diversos sabores de chiclete.

Como mencionei, o enredo, sua narrativa e até mesmo conclusão, são simples e diretas, isto é um o ponto ao mesmo tempo positivo e negativo, digo negativo, pois eu queria um pouco mais de elaboração por parte do mistério e até saber mais sobre o vilão, mas compreendo que em livros neste gênero, o enredo não é necessariamente elaborado, afinal, o público-alvo pede histórias mais simples e diretas, já que nesta idade que se começa o apreço pela leitura e se for ao contrário, pode acabar afastar o jovem leitor, por isso digo que esta característica de Mistério no Museu Imperial é uma faca de dois gumes, pois o leitor mais velho pode acabar esperando mais; No entanto, apesar disto, a obra entretêm e é divertida, por tanto, recomendo sim a qualquer leitor, independente da idade.

Outro ponto muito legal nesta obra, é o Caderno de Curiosidades no final do livro, com plantas do Museu, curiosidades históricas sobre o Brasil e imagens do interior do Museu, local em que a história é o foco, temos até a foto da Carruagem de Gala, que os Invencíveis se esconderam para desmascarar o vilão! Quanto ao trabalho editorial, a Biruta está de parabéns, a diagramação é simples, mas bonitas, a revisão um primor como sempre, não encontrei um único erro. A narrativa de Mistério no Museu Imperial é feita em terceira pessoa, com foco nos Invencíveis, os capítulos possuem um bom tamanho e cada um fecha com um gancho ótimo, que incentiva o leitor a querer ler mais!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/01/resenha-misterio-no-museu-imperial-ana.html

Marina - @respire.literatura 02/06/2016

Mistério no museu imperial, de Ana Cristina Massa
Mistério no Museu Imperial é um livro infanto juvenil escrito pela autora nacional Ana Cristina Massa. O livro conta a história de um grupo de jovens, Os Invencíveis, que estão sempre em busca de novas aventuras. A autora tem uma escrita fluida, leve e divertida fazendo com que o leitor fique curioso em saber o que está por trás de tanto mistério. Esse é o primeiro livro que recebi em parceria com a editora Biruta e amei os mimos e a cartinha que eles mandaram. Enfim, eles são super atenciosos. Mas vamos falar sobre a trama...

Eugênio ou Gênio, Goma, Isadora, Sofia e Jonas são amigos inseparáveis que estão sempre em busca de grandes desafios. Eles se autodenominam Os Invencíveis e são grandes aventureiros. Na empreitada da vez, após visitarem o Museu Imperial, o líder do grupo, Gênio, decide comprar um quebra-cabeça de três mil peças e lança o desafio de quem do grupo montar o quebra-cabeça primeiro, sem ajuda de ninguém, será o grande vencedor e levará o premio de ser líder do grupo.

" – O grande prêmio. O poder total, o título de líder dos Invencíveis, o comando do grupo. O novo comandante tem direitos e deveres. É quem decide tudo o que vamos fazer, organiza o próximo desafio e tem como dever manter o grupo unido, ser justo e nunca mentir." – Pág. 20

O desafio foi lançado e todos estão eufóricos para terminar os seus o mais rápido possível. Contudo, o que seria uma grande diversão, acaba se tornando algo mais sério quando Gênio percebe que tem algo de errado com o quebra-cabeça que apresenta um item que não deveria estar ali. A partir daqui começa o desafio maior: uma investigação que é um verdadeiro "quebra-cabeça". Então, eles voltam ao Museu Imperial, em Petrópolis, para desvendar o mistério e o que está por trás de todo esse jogo.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://www.anebee.com.br/2016/05/resenha-misterio-no-museu-imperial-de.html

Momentos da Fogui 01/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

Fêh Zenatto 07/12/2016

RESENHA - BLOG COISA E TAL
Entre os livros que mais marcaram a minha vida estão os da série Os Karas, escritos por Pedro Bandeira, e Mistério no Museu Imperial me lembrou demais essa outra série por também ter um grupo de jovens que sempre se metem em confusões e tentam resolver mistérios. Em uma época da vida em que as amizades são tão presentes e importantes, livros onde os adolescentes se encontram no mundo são extremamente representativos e despertam a curiosidade do mundo.
Além disso, o livro fala muito sobre a história do nosso próprio país já que toda a parte central da história se passa no Museu Imperial e não tem como não ficar curioso com as descrições das grandes salas, fazendo com que queiramos conhecer também o lugar.

A leitura do livro é rápida, fácil e prazerosa e, mesmo sendo um livro infanto juvenil, o enredo não é bobo. Acabamos completamente surpreendidos com o desenrolar da trama e nos identificando com as diferentes personalidades dos cinco integrantes d'Os Invencíveis. Temos Eugênio, o Gênio, o atual líder que está sempre conectado à internet e arquitetando todos os planos infalíveis da equipe; Goma, melhor amigo de Gênio, que nunca está sem um chiclete na boca, passa o tempo todo imaginando e criando cenas na sua cabeça; Sofia é irmã de Goma e extremamente sonhadora, disposta a lutar por seus amigos acima de tudo; Isadora é uma menina mandona que sonha em virar líder mesmo estando sempre contando com a palavra final de Gênio e, por fim, Jonas, o última a entrar n'Os Invencíveis, o craque do time de futebol que, mesmo com a pose de valentão, está morrendo de medo de toda a aventura.

As aventuras d'Os Incríveis continuam com mais 3 livros (Enigma na Capela Real, O Segredo do Colecionador e O Mistério da Ilha de D. João VI) e o término desse faz com que fiquemos com muita vontade de acompanhar mais das aventuras deles.
É uma série ótima para aqueles que já são fluentes na leitura mas ainda não foram completamente capturados por ela (meu enteado lerá esse livro muito em breve)!

site: goo.gl/cN7Z4h