do Amor

do Amor Stendhal

Resenhas - do Amor

larissa dowdney 02/08/2010

Gostaria de descrever as inúmeras sensações e reflexões que esse livro me trouxe. Impossível! Ao contrário de Stendhal que narra muito bem histórias diversas de amor e vaidade, não sei usar bem as palavras para classificar essa obra-prima literária. Só uma coisa digo: uma leitura de imenso prazer!

Thais 24/03/2021

Eu sei como é o amor? Como eu sei que estou amando? Como é se sentir amado? Como é amar? Perguntas que antes de ler esse livro nunca tinha parado para pensar. O livro traz reflexões acerca do amor e Stendhal aponta as variadas formas de amor e suas fases. Li esse livro depois de uma desilusão amorosa, que me fez refletir muito sobre como o amor pode ser algo muito bom, mas também muito ruim, pode te fazer enxergar ou pode cegar. Não pude deixar de me botar no lugar do Stendhal que escreveu esse livro justamente por causa de uma desilusão amorosa e também não pude deixar de refletir de como o amor é visto em diferentes tempos e civilizações, o que me fez pesquisar bastante sobre uma antropologia do amor. Um livro muito gostoso de ler e que te faz refletir muito sobre o assunto. Pra quem gosta, super recomendo!

Letícia Salviano 03/05/2019

As mais diversas fases para se amar!
O livro "do amor", além de ser um relato intimo sobre o desamor que o autor sofreu com a Matilde(mulher casada e moralista), é também uma publicação do seu tempo por que ele traduz em sua análise para se descobrir como o amor se inicia e como ela vai se desencadeando na sua época, onde tudo era devidamente controlado e que coisas como se envolver com mulheres casadas era altamente condenável, até para um homem. Além disso, o autor tece criticas contra a igreja católica - instituição que tem sido importante até nos tempos atuais, sobre a condição da mulher. Para Stendhal, a mulher deveria ser livre para ter sua autonomia sexual e de instrução liberadas. Ele desafia a norma cultural vigente na época com sua opinião e a obra, apesar de ser romântica, meche com a espinhosa relação entre a mulher, sexo e religião.

O autor traz em riqueza de detalhes desde o surgimento do amor até a concretização desta. "Cristalização", na obra, quer dizer a paralisação e o envolvimento que se assemelham a uma hipnose diante do ser amado. Ela dica estática diante do ser amado e não consegue pensar em mais nada, somente em ver os encantos da pessoa amada e se embriagar-se com eles. Fofo, não?

Luiza.Almudi 01/10/2017

O amor tem que ser menos alegre...amor feliz dissipa.
Stendhal defende o amor dificil e desdenhoso da vitória fácil ..esperança é um condimento precioso. Bem como a dúvida, uma pequena dúvida nos acalma, eis o que faz a sede de todos os instantes, eis o que constitui a vida do amor feliz.
Da mesma forma, avança a dificuldade da cura, do encontrar de remédios capazes de combater essa doença