O retorno dos cátaros

e-zamprogno 21/03/2012

Razões pouco óbvias para se ler O Retorno dos Cátaros
Razões pouco óbvias para se ler O Retorno dos Cátaros

1. Não é suspense americano

É espanhol, ainda que em parte ambientado nos EUA. Não estou sugerindo que o gênero americano seja inferior, mas variar o sabor do prato às vezes é bom!

2. Sexo

Não é um livro pornoerótico e não é para quem estiver atrás disso que faço a indicação. O fato é que tem mais sexo do que eu esperava, seja pelo gênero, seja pela história dos cátaros em si na qual o autor se baseou para criar sua ficção. E o sexo não só tem presença marcante como também traz desdobramentos importantes para o enredo, colocando-se naturalmente como pauta de discussão em determinado ponto.

3. Os Cátaros

Esta é uma razão um pouco mais óbvia pois está no título do livro. Mas qual é a relevância dos cátaros? O catarismo foi um movimento religioso que prosperou no sul da França e que foi suprimido através de cruzadas organizadas pela Igreja no século XIII. Na verdade, o que hoje faz parte da França, naquela época eram outros reinos, que tinham uma língua e uma cultura própria. Esta região tem castelos em que se organizavam encontros de trovadores que vinham de todas as partes para se apresentar num verdadeiro festival. As ruínas destes castelos podem ser visitadas ainda hoje. Além das ruínas, cidades inteiras mencionadas no livro, como Carcassonne, encontram-se preservadas com suas caracaterísticas medievais e outras, como Tolosa (Toulouse em francês), cresceram e se tornaram modernos centros importantes. Tolosa ainda hoje tem as placas das ruas escritas em língua d'oc, o occitano, a língua falada pelos cátaros e pela população antes da anexação pela França. Conhecer a história dos cátaros, portanto, é atravessar a superfície "francesa" desta região e mergulhar em suas raízes. Como foi a Igreja quem venceu as cruzadas, e a História é sempre contada a partir do ponto de vista dos vencedores, conhecer a história dos cátaros é também ouvir a versão da História pela parte que foi subjugada, ou pelo menos uma versão romanceada dela.

prof.vinic 30/08/2009

Um bom livro policial
Quando peguei para ler achei que seria algo do estilo de O Código Da Vince, misturando religião, história e assassinatos! Na verdade é um pouco menos do que isso. Porém, com certeza, algumas partes são de prender o fôlego ... o final tive que ler todo de uma única vez, pois não conseguia segurar a curiosidade!

Não foi nem de longe o melhor livro policial que já li, mas tem suas qualidades e recomendaria a todos. Provalmente ainda leio-o de novo!

ps.: as últimas 10 páginas foram desnecessárias ...

Josias.Lopes 01/01/2017

Abordagem interessante sobre alguns temas
Dizem pra não julgar pela capa, mas ela aponta bem o conteúdo do livro, a historia fala sobre os cátaros( é mesmo? Kkk), reencarnação, destino, manipulação de pessoas enfim basicamente um roteiro de filme, os personagens são cativantes, mesmo os menos significativos na história, em trechos especificos da história você se sente na pele do personagem e ate se decepciona com suas atitudes, resumindo o livro te faz viajar no tempo, imersão total, a história tem um ritmo constante, soltando fatos chave na hora certa, li rapidíssimo recomendo!