Os anos

Os anos Virginia Woolf

Resenhas - Os Anos

Raquel 23/12/2022

Os anos
"Os Anos" é um romance que relata episódios aleatórios dos membros de uma família inglesa, os Pargiter, durante cerca de 50 anos, a partir de 1880. Não há um personagem principal, eles aparecem aleatoriamente ao longo das cenas narradas pela autora.

Contrariando a fama de Virginia Woolf, a história é linear e com poucas passagens de fluxo de consciência. Li um comentário na internet que dizia que nada acontece nesse livro, mas acho que acontece justamente o que a autora se propôs a narrar: os anos passam, a juventude se vai, as memorias ficam.

Sugiro anotar os nomes e a relação dos personagens no começo, para consultar caso se perca na leitura. Eu contei uns 15 membros da família que vão passeando do começo ao fim da história, mais alguns que aparecem pelo caminho.

Foi meu primeiro romance de VW (já tinha lido "Contos Completos") e gostei muito! Achei uma leitura agradável e li bem rápido. Recomendo para quem te medo de VW assim como eu tinha!

MIRANDA 25/02/2021

... como a própria Virginia escreve no livro e creio que o descreve bem :
- "Nada acontecia por ali - nada absolutamente ."
ou
-"o que poderia haver de mais comum?"
então , palavra para o livro = INEXPRESSÍVEL .

bobbie 16/07/2018

Uma Virginia Woolf um tanto convencional.
Os anos, de certa forma, foge um pouco do padrão de escrita de Woolf. De todos os romances da autora que li, este foi o de mais fácil absorvição. Aqui, sua narrativa é mais linear, convencional e seu stream of consciousness está menos acentuado. Sim, Os anos também divaga em observações simples, como uma flor, pombos, pequenos gestos, sensações "menos importantes". Contudo, não chega a um nível tão exigente como vários de seus outros romances.

A cronologia também é bem linear. Como sugere o título, o narrador passeia por vários anos da vida da família protagonista, começando por 1880 e terminando no meado dos anos 1930. A sensação de anos passados, de juventude perdida e memórias resgatadas torna-se forte neste livro.

Aline.Guimaraes 12/07/2020

Anos em linhas
Com certeza, um dos meus livros preferidos. Incrível como a escrita de Virginia Woolf faz sentir como se estivéssemos assistindo um filme com sua narrativa, construção dos cenários e descrição de sentimentos e sensações. É quase como se estivéssemos enxergando com nossos próprios olhos.Em Os anos, acompanhamos não só a vida e o amadurecimento dos personagens, mas também a evolução da sociedade para tempos modernos. Podemos visualizar toda essa evolução através de pensamentos e diálogos, ora misturados e ora incompletos, de personagens que vão e vem no decorrer da narrativa. Quase como um estudo psicológico, encontramos a visão de pessoas que estão envelhecendo e observando o passar do tempo. Ao mesmo tempo em que acompanhamos tantos anos em linhas, confrontamos nossos próprios pensamentos e posicionamentos acerca da velhice e do que seria viver a vida. Por último, cabe dizer que esse é um livro que tem pressa. Deve ser lido com atenção e sem postergação. Possui uma narrativa que poder ser por vezes confusa se o leitor fizer muitas pausas demoradas, pois os anos voam e assim como o próprio tempo, o texto não permite pausas para explicações. Ele precisa ser acompanhado de perto.

Tharcila.Fernandes 01/04/2024

Ok talvez eu me enrole nessa resenha pois ainda estou absorvendo tudo sobre esse livro. depois de ter lido "as ondas" e me maravilhado com o que a virgínia nos proporciona naquela narrativa queria ter uma experiência pelo menos parecida com a que tive e nesse aqui me proporcionou não só isso mas uma sensação tão profunda e confortável sobre o cotidiano de uma simples família e sobre pensamentos que os personagens têm e a vivência deles e que ou já parei pra pensar ou até descobri uma nova visão sobre e comecei a pensar tipo a sara é um personagem que me definiu da cabeça aos pés e definitivamente esse é um livro que ou quem leia vai amar ou se entediar bastante mas como eu amo tudo que envolve a narrativa de mostrar plots simples que se encaixam na nossa realidade ou que já tivemos experiência óbvio que aqui não foi diferente e é tão incrível que pensamentos e opiniões que temos nesse livro ainda se encaixem perfeitamente nos dias de hoje definitivamente virgínia era muito á frente de seu tempo e esse é o principal motivo de eu amar ela.