Bartleby, o escriturário

Bartleby, o escriturário Herman Melville

Resenhas - Bartleby, o escriturário

Bia 10/04/2024

Just love it! Melville?s writing is so good, I couldn?n stop until I finished this short story. Amazing how his portrait depression in a time that this word wasn?t even known yet.

renni 05/04/2024

DISRESPECT YOUR SURROUNDINGS ??????
Engraçado como essa história pode ser vista como a revolução das máquinas em um sentido.

O poder do "não" foi forte o suficiente para quebrar algumas paredes da Rua da Parede. A caridade do sistema capitalista não foi suficiente para fechar olhos que se abriram.

Leiturascomthays 01/04/2024

Uma leitura muito boa e confusa com o escrivão. Uma pessoa que não gostava de nada e só sabia fazer cópias e dizer não a tudo kkkk

Carlos.Junior 28/03/2024

6/10
Com um humor extremamente refinado, ácido e sarcástico temos a apresentação de um conto curto escrito por Herman Melville, autor de Moby Dick, que conta a história de um respeitoso advogado de New York que possui um leve imprevisto, seu novo funcionário chamado Bartleby que, educadamente, se recusa a realizar a tarefas que precisaria e que quando indagado responde com a mesma frase em todas as vezes: ?Eu preferiria não fazer?.
Criando uma esfera de humor/suspense temos um lastro de como o ser humano lida com os problemas, obrigações e, principalmente, com o trabalho. O texto faz você rir alto durante a leitura e o autor levanta pontos interessante durante a história, sua conclusão é fraca se comparada com a premissa e ideias desenvolvidas, mas cumpre seu papel de finalizar a história. Não chega a ser uma aula, mas sim um breve conselho sobre liderança, tomar as rédeas da situação no estado em que se encontra e tirar o melhor proveito disso.

Recomendação quase que OBRIGATÓRIA para gestores de equipe, principalmente os que são advogados.

Patricia Milani 26/03/2024

O escrivão Bartleby nos deixa perplexos com sua postura firme ao afirmar que "prefiro não fazer". É uma leitura interessante que pode gerar várias interpretações. Recomendo a leitura.

Oliveira208 25/03/2024

Mais moderno do que parece.
Bartleby refletiu tanto sobre o que fazia que parou de fazê-lo. Será que nós, após reflexão sincera sobre nossas atividades, não teríamos o mesmo ímpeto?

Carol749 23/03/2024

Livro que trata sobre capitalismo tardio e mecanização da mão de obra e precarização do trabalho, traz um personagem principal apático que por meio da sua recusa em participar do teatro da vida em sociedade como um todo expõe a fragilidade da mente dentro de um sistema falido como o capitalismo

Clarissa.Rodrigues 15/03/2024

Um escrivão diferenciado
Bartleby trouxe uma reflexão muito importante, mas prefiro não explaná-la! Kkkkk
Brincadeiras à parte, é um livro curto, porém curioso, por vezes engraçado e às vezes reflexivo. É de tudo um pouco.

Juliane.Teixeixa 12/03/2024

Muito bom, conseguiu contar a história toda, bem clara e explicativa, mesmo sendo apenas um conto curtinho.

FernandaPagidis 01/03/2024

Prefiro não fazê-lo
O livro Bartleby é muito mais que uma história de um escritório de advocacia. A ideia de um personagem que se recusa a fazer o trabalho, com a frase " prefiro nao fazê-lo", e como isso impacta na vida dos seus colegas e seu empregador, no início, é revoltante. Mas ao longo da história percebemos que seu protesto pacífico vai muito além de uma simples revolta.

O mais interessante da história não é somente o comportamento de Bartleby, mas também de todos as sua volta e como seu comportamento, apesar de ser apático, os influência.

"Nada irrita tanto uma pessoa ansiosa quanto uma resistência passiva."

Alexandra 29/02/2024

Ah, Bartleby! Ah, humanidade!
Uma novela rica, repleta de referências e com tantas possibilidades de reflexões. Um história que nos instiga a um olhar para outro. Amei!