A estrela de Lancaster

A estrela de Lancaster Jean Plaidy

Resenhas - A estrela de Lancaster

Luiz.Goulart 15/09/2021

Como deixar a França de joelhos
Este é o 11º volume da série de Jean Plaidy A Saga dos Plantagenetas e neste livro acompanhamos a chegada ao poder do rei, Henrique V, herói conquistador da batalha de Agincourt que deixou a França de joelhos.

Camila Felicio 05/12/2023

PS: A partir deste volume já não possuía mais a obra no físico o que me atrasou a dar prosseguimento, tardei em encontrei uma versão e recorri ao ebook em espanhol (não li pela Record, mas tive que anotar como se fosse posto que não consta no Skoob a edição em que foi feita a leitura)

Dito isto, tardei um pouco em dar prosseguimento e no primeiro capítulo mesclei alguns fatos pois o volume 10 foi lido já faz algum tempo, no entanto, melhor assim, pois novamente a Plaidy repetiu-se em demasia como ocorrera no volume anterior, no entanto, como tardei em dar prosseguimento terminou por ser interessante pois já havia esquecido muitos detalhes...
O livro inicia-se com o casamento do futuro Henry IV e Mary Bohum, e o final do terrível reinado do fraco Richard II, retornamos a John de Gaunt, e ao golpe Lancaster pós regresso de desterro na França. O ponto alto é o príncipe Harry, que vem a ser Henry V, um grande rei guerreiro que durante a juventude envolve-se em diversas peripécias traduzindo-se em um personagem amável e querido ao leitor. Desembocamos em Azincourt, para quem busca conhecimento de batalha pelo livro, esqueça... a Plaidy foca na história e movimentos políticos, batalhas e romances são secundários o que me fez estar apegada a saga..
Eu amo a saga, então mesmo não sendo o melhor livro (continuo amando bem mais o livro de Ricardo coração de Leão e os 3 livros dos 3 Eduardos), não consigo deixar de apreciar a obra e conferir uma boa nota que capaz nem merecera.

Leo 26/03/2009

Muito, muito chato
A meu ver, um dos livros mais fracos da saga desta vez por culpa da própria autora que perde tempo deais com personagens secundários e sem importância para a estória.

A primeira parte contando a vida de Mary e as grandes disputas entre de Gaunt e Wookstock por conta de sua herança poderia ser resumida e não ter ocupado o promeiro quarto do livro até o nascimento do pequeno Harry que era o ponto importante da narrativa.

O segundo quarto apresentando a luta de Henrique IV para manter a coroa enquanto o jovem e obstinado Harry consegue levantar o livro e fazer o leitor emabalar na leitura torcendo para o jovenzinho e suas artimanhas.

O terceiro quarto novamente se perde em personagens secundarios e desfoca o tema central contando como a Joana da Bretanha se torna rainha, os problemas internos na França e as aventuras impetuosas do jovem Harry.

A parte final apesar das subtramas totalmente desnecessárias como a de Oldcastle e dos Lollardos volta a empolgar com as vitórias do jovem Harry, agora como Henrique V, mas o lado soldadesco não é tão elaborado como os primeiros livros e passa longe do que foi mostrado quando das batalhas do Principe Negro dando a impressão que a vitória de Agincourt não foi tão grande quanto Crecy ou Poitiers.

Infelizmente o gancho final não empolga apesar da grande interrogação deixada mais uma vez. Parece uma espécie de deja vu do final do Juramento do Rei assim pode-se imaginar o que virá em frente apenas lembrando do livro anterior. Poderia ter contado um pouquinho mais e finalizado durante o caos politico em vez da dúvida.
Julie 06/02/2016minha estante
Não acho para vender os livros 11, 12, 13 e 14 da Saga.

Marília 16/03/2019minha estante
Também não acho

Marília 22/04/2019minha estante
Achei um site para baixar a série na internet.

Julie 22/04/2019minha estante
Sério?! Que maravilha! Passa para mim, pfv!

Marília 25/04/2019minha estante
É um site sobre livros de dinastias inglesas

Carlos Nunes 09/09/2017

Só uma continuação
E segue minha leitura da Saga Plantageneta, com o 11º volume. Esse é um pouco diferente dos demais, uma vez que o rei que protagoniza o livro (Henrique V) só assume de vez a história a partir da metade do livro. Confesso que, não sei se devido ao fato de a série ser muito longa, a saga não vem me cativando como fez no início. Tenho a impressão de que a autora não se dedicou tanto aos volumes finais como a início da série. É um bom livro, a história prende a atenção, pois Henrique V, apesar de um reinado bastante curto, foi um grande rei (vejam o filme Henrique V, de/com Kenneth Branagh). Mas acredito que seja uma leitura mais interessante apenas para quem vem acompanhando a saga, e não como leitura única. Um livro mediano.

Marianne.Azevedo 21/07/2022

Henrique IV e V
Ler a Saga Plantageneta está sendo uma experiência maravilhosa. Muito bom conhecer esta época através deste romance histórico. Não consegui este livro físico, mas em .pdf. Pena que a Batalha de Agincourt é contada em um capítulo apenas. Mas já tenho 2 livros sobre o assunto para serem lidos antes do próximo volume da saga: um de Bernard Cornwell e outro de Juliet Barker. Outro livro que retrata um pouco antes da época deste livro é Katherine de Anya Seton, o qual estou lendo agora.